Edição de 14 de Março de 2022
 

Presidente da República inicia visita a Cabo Verde com cedência de Boeing à TACV, em regime de leasing.

País vai ganhar este ano “Escola 42 Angola”, projecto internacional vai estrear no Continente.

Trabalhos de manutenção condicionam fornecimento de água a zona sul e centro da cidade até ao próximo mês.

Quarta ronda de conservações Rússia-Ucrânia realizada por videoconferência,

Segunda-feira 14 de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de António Santos e Emanuel Catilina. Apresenta o Pedro Fernandes.

Boa tarde,

O Presidente da República, João Lourenço, inicia hoje o programa oficial da visita a Cabo Verde reunindo-se com o homólogo cabo-verdiano e assistindo à assinatura de acordos de protecção de investimentos e de cedência de um Boeing, em regime de Leasing.

João Lourenço chegou ontem a Cabo Verde e iniciou esta manhã o programa oficial da visita de Estado na Praia, com a recepção no Palácio Presidencial pelo Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, que em Janeiro último realizou a sua primeira visita ao exterior, após ter sido empossado no cargo em Novembro, precisamente a Luanda.

O Presidente da República vai ao Palácio do Governo para assistir, juntamente com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, à assinatura dos documentos finais da oitava Comissão Mista de Cooperação Cabo Verde – Angola.

Um desses documentos é o acordo envolvendo a transportadora aérea angolana TAAG, que vai fornecer um Boeing 737-700 em regime de ‘leasing’ à homóloga cabo-verdiana TACV.

A visita oficial que o presidente João Lourenço realiza esta semana a Cabo Verde, também é útil para o processo democrático angolano, por permitir às autoridades nacionais, a obtenção de mais informações sobre o amadurecimento das instituições democráticas cabo-verdianas, que iniciaram o seu percurso há mais tempo que as congéneres angolanas.

Esta opinião, é defendida pelo analista de política internacional, Carlos Soares.

Carlos Soares, analista de política internacional. 

Outro especialista da mesma área, Mário Gersen, realça as relações histórias entre Angola e Cabo Verde, como forma de exemplo do reforço da coesão da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Mário Gersen, especialista em relações internacionais quando falava ontem durante o programa ‘O Mundo em Análise’ da LAC, sobre a visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, a Cabo Verde.

O serviço S.O.S Criança registou na semana passada 410 denúncias de violação do direito das crianças.

Segundo a porta-voz do INAC, Rosalina Domingos, mais de metade das denúncias, foram de violência física e três de abuso sexual, duas delas em Luanda.

Rosalina Domingos e a denúncia de casos de abusos dos direitos das crianças.

E um homem foi detido na Ilha, em Luanda, no fim-de-semana, por manter uma menor de 16 anos de idade em cárcere privado.

De acordo com o porta- voz do comando provincial de Luanda, Nestor Goubel, a adolescente foi continuamente abusada sexualmente, ao longo do período em que esteve retida.

E dez pessoas morreram nos últimos três dias, na sequência de acidentes de viação registados na capital do país.

Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel e o balanço das ocorrências que provocaram instabilidade pública, durante o fim-de-semana

A zona sul de Luanda e alguns bairros do centro da cidade estão com restrições no fornecimento de água, desde hoje, até ao dia 10 de Abril.

Segundo a EPAL, estas restrições devem-se a trabalhos de manutenção na linha de alta tensão que alimenta a estação de bombagem de água bruta de Cassaque.

Porta-voz da Epal,  Vladimir Bernardo, e as restrições no fornecimento de água em algumas zonas de Luanda, até ao próximo mês.

A Sonangol e a Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros, assinaram em Luanda, um protocolo de cooperação para a implementação da “Escola 42 Angola”, instituição internacional dirigida ao ensino inovador de tecnologia de informação e comunicação.

Na ocasião, o director do gabinete de quadros da presidência da república, Edson Barreto, explicou que a “Escola 42 Angola”, não é de modelo convencional e tem como base uma plataforma digital.

O director do gabinete de quadros da presidência da república, disse também que “Escola 42 Angola”, deverá começar a funcionar ainda este ano.

Director do gabinete de quadros da presidência da república, Edson Barreto.

Já o presidente do conselho de administração da Sonangol, Sebastião Martins, manifestou satisfação pelo apoio da petrolífera, a este projecto.

Presidente do conselho de administração da Sonangol, Sebastião Martins, e a parceria assinada com a Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadro para a implementação da “Escola 42 Angola”.

O livro contributos para a história da “Contributos Para a História da Rádio em Angola”, vai ser lançado na quinta-feira, dia 17, a partir das 16 horas, no pátio da LAC.

O retrata o depoimento de diferentes actores que fazem parte da história da rádio angolana, tendo como base a Rádio Nacional de Angola. 

O Ministério da Saúde e o sindicato dos médicos reúnem-se hoje, para acerto dos pontos do caderno reivindicativo apresentado pelos profissionais de saúde.

Mais dados com o repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina.

Já aqui o dissemos: o presidente da República, JoãO Lourenço cumpre hoje o primeiro dia de visita oficial a Cabo Verde.

O chefe de estado angolano e o seu homólogo cabo verdiano reuniram-se há instantes em privado, e no fim do encontro, falaram a imprensa.

JoãO Lourenço reiterou na ocasião que os activos recuperados em Angola, no quadro das acções de combate à corrupção estão ao serviço da sociedade-

Por sua vez, o presidente cabo-verdiano, José Maria Nenes referiu-se aos incentivos fiscais, e ao quadro legal para que os empresários angolanos e mesmo da diáspora cabo Verdiana possam investir no seu pais.

E o presidente angolano, João Lourenço avançou que as autarquias locais serão em breve implementadas, logo que o parlamento finalize o pacote legislativo.

Presidente da República, em declarações à imprensa, na Cidade da Praia, após um encontro privado com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.

Do desporto,

O 1º de Agosto perdeu ontem por 1-0 com o Recreativo do Libolo, em jogo da vigésima segunda jornada o Girabola, e atrasa-me na redução pontual ao segundo classificado Sagrada Esperança, apesar de manter a terceira posição no principal campeonato de futebol no País. 

Os militares em situação de crise financeira, a semelhança do seu adversário, somou a sua segunda derrota consecutiva no Girabola.

Também ontem, a Académica do Lobito goleou o Progresso do Sambizanga por 5-0, o Wiliete também goleou, mas por 4-0, o Sporting de Benguela, Recreativo da Caála-Desportivo da Lunda Sul, empataram a zero, resultado igual teve o jogo Futebol Club Cuando Cubango-Kabuscorp do Palanca.

Com estes resultados, o Petro mantem a liderança do Girabola, com 54 pontos, mas sete que o segundo classificado, Sagrada Esperança, e pode aumentar para dez, caso vença do seu jogo desta jornada, que será apenas disputado no dia 12, diante dos Bravos do Maqui.

E a massificação do desporto, foi hoje o tema do programa do eleitor aqui na LAC, os ouvintes apontaram alguns caminhos que podem ser seguidos pelas autoridades da alterar a actual situação do desporto angolano.

Ouvintes e suas sugestões para que o País melhore o desporto nacional. 

Na política internacional,

No décimo nono dia de guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e apesar da continuação dos combates, realiza-se hoje mais uma ronda de conversações, por videoconferência, entre delegações da Ucrânia e da Rússia, depois de ambos os lados terem assinalado sinais positivos nos últimos dias.

A jornalista Ana Margoso entende que as verdadeiras negociações estão a ser feitas nos bastidores, entre Russos, americanos e europeus.

Jornalista Ana Margoso e rondas de negociações para a resolução do conflito entre Rússia e Ucrânia

O Comité Central do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) remarcou para 19 a 21 de Março a data do décimo congresso, anunciou o partido em comunicado.

Inicialmente a reunião magna do PAIGC esteve marcada para 17 a 20 de Fevereiro e foi adiada devido às restrições sanitárias impostas pelo Governo para combater a pandemia da Covid-19.

Na altura, o partido considerou que se tratava de “acto de perseguição e de intimidação” por parte de elementos do actual poder a quem acusa de “pretender impedir a realização do congresso”.

 

Data de Emissão: 14-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados