Edição de 14 de Março de 2022
 

Angola e Cabo Verde assinam acordos para reforçar cooperação com destaque para os transportes

Presidente João Lourenço diz que recuperação de ativos visa servir a economia e manter os empregos

Para tratar registo de nascimento, cédula, bilhete de identidade e outros serviços país terá este ano catorze centros integrados de justiça 

Sobe para 75 o número de mortos na sequência do descarrilamento de um comboio na RDC

Russos e Ucranianos suspendem negociações e retomam conversa amanhã…Zelensky considera que o diálogo está difícil

Americanos dizem que Putin está zangado, frustrado e suscetível de agravar a guerra.

Luanda com 31 graus de máxima e 26 de mínima nesta segunda-feira. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Mauro Costa  e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

…..

Angola e Cabo Verde assinaram, esta segunda-feira, na cidade da Praia, capital cabo-verdiana, quatro instrumentos jurídicos, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Entre os acordos assinados no primeiro dia da visita de Estado que o Presidente da República, João Lourenço, realiza àquele país, incidência para o relativo aos transportes aéreos.

……

Jornalista José Silva e os acordos de cooperação assinados esta segunda-feira entre Angola e Cabo Verde.

..

Para presidente angolano com a assinatura destes acordos o futuro dos dois países será risonho, pois os investimentos serão recíprocos.

João Lourenço recordou os acordos de mobilidade a nível da comunidade dos países língua portuguesa, CPLP.

E reiterou que era necessário o reforço da cooperação entre Angola e Cabo Verde no domínio dos transportes aéreos, onde, por sinal os cabo-verdianos são muito fortes.

E como exemplo prático da cooperação no sector da aviação foi entregue uma aeronave Boeing 737-700, da TAAG a TACV.

O que se pretende segundo o chefe de estado angolano, é que os sectores da aviação dos dois países trabalhem em conjunto.

João Lourenço esclareceu que a cooperação no sector dos transportes é apenas o pontapé de saída, pois Angola tem muito a aprender com Cabo Verde nos diversos sectores.

Por sua vez o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, apontou sectores onde os angolanos poderão investir de forma segura.

Questionado sobre quais as espectativas do seu governo para com o investimento angolanos, Ulisses Correia, disse que são boas, pois cabo verde garante segurança e está estável economicamente.

Primeiro-ministro de Cabo Verde Ulisses Correia e Silva, que com o presidente angolano João Lourenço testemunharam a assinatura de acordos bilaterais entre os dois países, com foco no domínio dos transportes.

Este foi um dos momentos que marcou o primeiro dia da visita oficial do Presidente da República a Cabo Verde.

O estadista angolano discursou esta tarde numa sessão especial no parlamento cabo-verdiano e também rendeu uma homenagem a Amílcar Cabral, o pai da independência de Cabo Verde, com a deposição de uma coroa de flores no seu monumento na cidade da Praia.

O primeiro momento da agenda oficial de João Lourenço foi com a recepção no Palácio Presidencial pelo Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, com quem reuniu em privado.

No final do encontro os dois estadistas falaram a imprensa.

João Lourenço reiterou na ocasião que os activos recuperados em Angola, no quadro das acções de combate à corrupção estão ao serviço da economia mantendo os empregos.

João Lourenço, informou igualmente que estão em curso negociações de cedência de terras para que cabo-verdianos possam desenvolver agricultura em Angola com fins de exportação.

“Ainda não é uma realidade mas vamos renovar esta intenção e acreditamos que, brevemente, este desejo comum dos dois países vai ser realizado”, disse o chefe de estado angolano.

….

Por sua vez, o presidente cabo-verdiano, José Maria Neves referiu-se aos incentivos fiscais, e ao quadro legal para que os empresários angolanos e mesmo da diáspora cabo-verdiana possam investir no seu país.

E o presidente angolano, avançou que as autarquias locais serão em breve implementadas, logo que o parlamento finalize o pacote legislativo.

Presidente da República, diz que autarquias vão avançar e que ausência de poder local é uma anormalidade.

João Lourenço falava aos jornalistas, na Cidade da Praia, após um encontro privado com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves.

….

A visita do presidente João Lourenço, também é útil para o processo democrático angolano, por permitir ao país obter mais informações sobre o amadurecimento das instituições democráticas cabo-verdianas, que iniciaram o seu percurso há mais tempo que as congéneres angolanas.

Esta opinião, é defendida pelo analista de política internacional, Carlos Soares.

Carlos Soares, analista de política internacional. 

Outro especialista da mesma área, Mário Gerson, realça as relações histórias entre Angola e Cabo Verde, como forma de exemplo do reforço da coesão da CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

…..

Mário Gerson, especialista em relações internacionais quando falava ontem durante o programa ‘O Mundo em Análise’ da LAC, sobre a visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, a Cabo Verde.

A presidência de Angola na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP foi elogiada e satisfaz os membros da organização comunitária.

A posição foi apresentada pelo secretário executivo da CPLP, o timorense, Zacarias da Costa.

……

Zacarias Costa secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP.

O diplomata falava domingo, em Malabo, capital da Guiné Equatorial, onde se deslocou para acelerar a integração daquele país na CPLP e discutir os compromissos assumidos com a organização.

…..

O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos anunciou hoje que até Julho, serão inaugurados 14 Centros Integrados de Justiça,  com conservatórias, postos de identificação e notários,  em igual número de províncias.

Francisco Queirós destaca que o investimento está inserido na melhoria das infraestruturas dos serviços de justiça.

Francisco Queiroz, falava na abertura do ano formativo 2022/2023 do Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ).

Sublinhou que, entre Fevereiro de 2018 e 2022, foram formados, pelo INEJ, 347 magistrados, sendo 198 judiciais juízes e 147 do Ministério Público procuradores.

…..

O novo ciclo formativo no INEJ está articulado com as políticas de reforma na justiça em curso no país, com realce para o combate à corrupção.

….

O ministro ressalta ainda alguns diplomas aprovados no presente ciclo governativo que está a terminar.

….

Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós, que falava na abertura do ano formativo 2022/2023 do Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ).

Cerimonia onde esteve presente também o Procurador-geral da República.

Hélder Pita Grós entende que o INEJ deve aprimorar a qualidade técnica dos formandos.

….

Pita Grós lamenta que num passado recente a carreira de magistrado não era valorizada ou prestigiada

Procurador-geral da República Hélder Pita Grós e os desafios da magistratura angolana.

Arrancou mais ano formativo no Instituto Nacional de Estudos Judiciários (INEJ).

Os funcionários judiciais do Tribunal Supremo vão iniciar, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de Março, uma greve de duas semanas para reivindicarem um reajuste salarial equiparado ao dos trabalhados dos outros tribunais superiores do país.

Em declarações ao Novo Jornal esta segunda-feira, o coordenador da comissão sindical do Tribunal Supremo, Domingos Feca, disse que até ao momento não houve nenhum avanço no processo de negociação, por isso “a greve será um facto”.

Domingos Feca avançou que os problemas são antigos e que a greve passada foi suspensa devido à promessa de que, em Janeiro último, seria efectivada “a tão almejada equiparação salarial”, facto que não aconteceu.

….

E continua o impasse entre o governo e o sindicato dos médicos para o atendimento ou cumprimento das reivindicações dos técnicos de saúde, passados noventa dias da moratória solicitada pelo governo.

Hoje decorreu um encontro entre a ministra de estado para a área social e representantes do sindicato, todavia sem grandes avanços.

Os médicos dizem que grande parte das suas reivindicações não foram atendidas e anunciaram para quinta-feira uma conferência de imprensa para fazer o ponto da situação.

Jornalista Fortunato Cabina.

Terminou sem avanços o encontro entre a ministra de estado para a área social e representantes do sindicato dos médicos de Angola.

Os médicos dizem que grande parte das suas reivindicações não foram atendidas e anunciaram para quinta-feira uma conferência de imprensa para fazer o ponto da situação.

…..

Daqui a pouco

Papel da comunicação social em época eleitoral estará em debate amanhã em Luanda

Polícia detém cidadão suspeito de manter em carcere privado e violar menor de 16 anos.

Linha S.O.S Criança registou na última semana 410 denúncias de violação do direito das crianças.

….

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Acontece amanhã na Mediateca de Luanda, 28 de Agosto, no Largo das Escolas, uma Conferência sobre o Papel da Comunicação Social em época eleitoral.

O evento é uma promoção da oficina do conhecimento, que pretende a posição mais equilibrada dos órgãos de comunicação face as eleições de agosto próximo.

Osvaldo Mboco gestor da oficina de conhecimento ressalta a presença de algumas personalidades da comunicação social do país.

…..

Osvaldo Mboco gestor da oficina de conhecimento, organização que realiza amanhã a tarde na Mediateca de Luanda, no Largo das Escolas, uma Conferência sobre o Papel da Comunicação Social em época eleitoral.

….

O livro contributos para a história da “Contributos Para a História da Rádio em Angola”, vai ser lançado na quinta-feira, dia 17, a partir das 16 horas, no pátio da LAC.

O retrata o depoimento de diferentes actores que fazem parte da história da rádio angolana, tendo como base a Rádio Nacional de Angola. 

….

Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas últimas 24 horas.

Foram registados 4 novos casos, 43 pacientes recuperados e não houve a notificação de nenhum óbito

O serviço S.O.S Criança registou na semana passada 410 denúncias de violação do direito das crianças.

Segundo a porta-voz do INAC, Rosalina Domingos, mais de metade das denúncias, foram de violência física e três de abuso sexual, duas delas em Luanda.

 

Rosalina Domingos e a denúncia de casos de abusos dos direitos das crianças.

E um homem foi detido na Ilha, em Luanda, no fim-de-semana, por manter uma menor de 16 anos de idade em cárcere privado.

De acordo com o porta-voz do comando provincial de Luanda, Superintendente Nestor Goubel, a adolescente foi continuamente abusada sexualmente, ao longo do período em que esteve retida.

E dez pessoas morreram nos últimos três dias, na sequência de acidentes de viação registados na capital do país.

Porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel e o balanço das ocorrências que provocaram instabilidade pública, durante o fim-de-semana

Três cidadãos detidos sábado, em Luanda, acusados de vandalização do Banco de Urgência do Hospital para doenças Cardio-Pulmonares, Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, serão encaminhados a julgamento sumário ao Tribunal de Comarca de Belas.

Em declarações a ANGOP o porta-voz do SIC, superintendente de Investigação Criminal Manuel Halaiwa, disse que o expediente deverá ser encaminhado nas próximas horas para o Tribunal.

De acordo com o responsável, os três elementos, membros da mesma familia (irmãos) dos 15, 35 e 42 anos, são indiciados de insurgirem-se contra a guarda e outros funcionários da instituição, alegadamente pela demora de atendimento da mãe, que está doente.

É a rádio por dentro da capital e das suas Makas…….E vem o aviso para racionalizar água nos próximos dias..

A zona sul de Luanda e alguns bairros do centro da cidade estão com restrições no fornecimento de água, desde hoje, até ao dia 10 de Abril.

Segundo a Empresa Pública de Águas de Luanda, EPAL, estas restrições devem-se a trabalhos de manutenção na linha de alta tensão que alimenta a estação de bombagem de água bruta de Cassaque.

Porta-voz da EPAL,  Vladimir Bernardo, e as restrições no fornecimento de água em algumas zonas de Luanda, até ao próximo mês.

Assim está Luanda captada pela sensibilidade da antena LAC.

….

Vamos agora saber como está o mundo nesta segunda-feira….

O número de mortos na sequência do descarrilamento de um comboio de mercadorias na província de Lualaba, no sul da República Democrática do Congo (RDC) subiu de 60 para 75, segundo noticiaram as autoridades.

Numa mensagem publicada domingo à noite sua conta da rede social ‘Twitter’, o Ministério da Comunicação e Media informou que, neste momento, há “75 mortos e 125 feridos, incluindo 28 com ferimentos graves encaminhados a centros médicos especializados”.

Também no ‘Twitter’, o presidente da RDC, Félix Tshisekedi, expressou a sua “tristeza” pela “morte de 75 compatriotas e vários feridos no acidente de comboio” ocorrido em Lualaba, e enviou as suas condolências às famílias das vítimas.

…..

Um tribunal castrense do Sudão, país liderado desde outubro por militares após um golpe de Estado, condenou hoje sete oficiais superiores pela tentativa de golpe de julho de 2019 contra a Junta Militar então no poder, anunciou fonte judicial.

O condenado de patente mais elevada é o ex-chefe do Estado-Maior, Hashim Abdelmuteleb, contra quem “foi emitida uma sentença de nove anos de prisão em primeira instância”, e além de ter sido exautorado foi expulso do Exército, disse à imprensa o advogado de defesa de um dos acusados, Hashim abu Bakrdijo.

….

E já está no décimo nono dia a guerra entre a Rússia a a Ucrânia 

Especialistas norte-americanos dizem que o presidente russo Vladimir Putin está zangado, frustrado e suscetível de agravar a guerra.

Putin projetou para ser travada em dois dias durasse tanto. E agora, que já passaram mais de duas semanas desde que começou a invasão na Ucrânia, os funcionários dos serviços secretos dos Estados Unidos traçam o perfil de como está o presidente russo.

Vladimir Putin está a projetar raiva, frustração com as falhas dos seus militares e vontade de causar ainda mais violência e destruição na Ucrânia, diz a avaliação citada pela agência Associeted Press News. 

E terminou sem conclusão mais uma ronda de negociações entre russos e uraniamos desta vez por videoconferência, e não terminou por questões técnicas. As negociações serão retomadas amanhã…

Entretanto, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou hoje de “negociações difíceis” as conversações entre a Ucrânia e a Rússia, que decorreram por videoconferência

A jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, traz o ponto de situação do conflito no leste da Europa.

….

Jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, traz o ponto de situação do conflito no leste da Europa.

 

Data de Emissão: 14-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados