Edição de 14 de Fevereiro de 2022

País sem casos nem óbitos de covid, pela primeira vez desde o início da pandemia, nas últimas 24 horas.

Preço do barril de petróleo supera a barreira dos 95 dólares, novo record desde 2014.

Pai mata criança de 4 anos em Viana.

Ucrânia pode abandonar intenção de integrar NATO

Ponto

Segunda-feira 14 de Fevereiro, dia de São Valentim. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galassio Santana e Emanuel Catilina. Apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

O preço do barril de petróleo Brent, que determina o valor médio das ramas exportadas por Angola, para entrega em Abril ultrapassou hoje, a barreira dos 95 dólares no mercado de futuros de Londres, sendo negociado a 95,57 dólares.

Este valor representa um aumento de 1,15 porcento face ao acerto da última sexta-feira e pode ficar a dever-se à crescente tensão sobre a situação na Ucrânia.

A escalada da tensão sobre a possível incursão militar russa no território ucraniano desencadeou uma subida no preço do petróleo devido ao receio de problemas no fornecimento global de petróleo bruto, segundo especialistas, citados hoje pela EFE.

Angola reportou ontem, pela primeira vez em quase dois anos, desde o início da pandemia de covid-19, zero casos novos e nenhuma morte devido à doença, segundo o boletim epidemiológico das autoridades de saúde.

Segundo o boletim epidemiológico ontem divulgado, não foram registados novos casos, nem óbitos, e 103 pessoas recuperaram da doença, com idades compreendidas entre 07 e 86 anos.

Para o médico Jeremias Agostinho, o facto de não terem sido notificados novos casos, não significa que existem.

RD – JAgostinho 1

O médico disse também que é preciso os cidadãos continuarem a observar as medidas de prevenção e vacinarem-se, para que país mantenha o ritmo de desaceleração de contaminações.

RD – JAgostinho 2

Médico e especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, e os casos de covid no País, que nas últimas 24 horas não notificou novos casos.

Em Viana, uma criança de quatro anos de idade foi espancada até a morte pelo seu pai, que se encontra em parte incerta, segundo o porta-voz do comando provincial da polícia nacional, Nestor Goubel.

RD-NGoubel1

Nestor Goubel que fazia o balanço dos crimes registados durante o fim-de-semana, referiu-se igualmente a casos de violação de menores em Luanda.

RD-NGoubel 2

Porta-voz do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional sobre os casos de segurança pública na cidade Capital.

Luanda que a partir de Abril começa a vigorar o novo modelo de limpeza Luanda, que deixa de estar sob responsabilidade do governo provincial e passa para administrações municipais, descentralizando assim o processo. 

O novo modelo de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos na Capital, para além do princípio do poluidor-pagador, introduz outras alterações, sobretudo ao nível da promoção da reciclagem, horários e métodos de recolha e gestão operacional.

A recolha de Resíduos Sólidos Urbanos esteve hoje em análise no Programa do Eleitor, aqui na LAC. 

Os ouvintes apresentaram as suas posições e sugestões para que seja mais eficiente a limpeza de Luanda.

RD-OP.Eleitor

As propostas dos nossos ouvintes para melhorar a gestão de resíduos sólidos e tornar Luanda, mais limpa, esta manhã durante o programa do eleitor.

O tema volta a estar em aberto na próxima segunda-feira, dia 21 de Fevereiro.

A circulação ferroviária Luanda-Malange deverá ser reposta ainda esta semana, anunciou a imprensa o PCA em exercício do Caminho de Ferro de Luanda (CFL) Manuel João Lourenço.

RD-MJLourenço1

O PCA em exercício do CFL, admite a possibilidade do descarrilamento do comboio que transportava combustível para Malange ter ocorrido devido a um acto doloso.

RD-MJLourenço 2

O gestor sugere o agravamento das penas para os autores de actos de sabotagem de bens públicos, e pediu a colaboração das autoridades para a vigilância das vias ferroviárias e desencorajamento dos actos de sabotagem.

RD-MJLourenço 3

PCA em exercício do Caminho de Ferro de Luanda, em declarações à imprensa no Cuanza Norte onde na última semana se registou o descarrilamento de um comboio que transportava combustível da capital para Malange, causando sérios danos a linha.

Publicidade

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) descartou que a escolha da espanhola Indra para apoiar as eleições gerais comprometa a lisura do acto e salientou que o afastamento da outra concorrente se deveu ao incumprimento das regras.

A posição foi manifestada pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, quando falava após a segunda reunião extraordinária do órgão, realizada na sexta-feira, onde foram apresentados os resultados dos concursos públicos lançados no final de 2021, relativos ao transporte da logística eleitoral direta e inversa e para aquisição dos serviços de solução tecnológica e logística eleitoral, com vista à realização das eleições gerais em agosto de 2022.

RD-LKilundo 1

O porta-voz da CNE falou também do slogan, que já foi aprovado. 

RD-LKilundo 2

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, Lucas Kilundo.

Ponto

No dia de São Valentim, casais falam da responsabilidade e respeito mútuo, que deve prevalecer entre namorados diariamente.

Repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina. 

Ponto

Da política internacional,

A Ucrânia pode abandonar a sua intenção de ingressar na NATO para evitar um confronto militar com a Rússia, disse hoje o embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko.

Em declaração à BBC, o embaixador indicou que o seu país seria “flexível” quanto ao seu objectivo de ingressar na Aliança Atlântica, sublinhando que a Ucrânia é um país “responsável”, após o Presidente russo, Vladimir Putin, ameaçar entrar num conflito armado.

O antigo Presidente cabo-verdiano Pedro Pires, que há 20 anos esteve na criação da União Africana, admite que replicar o modelo organizacional da União Europeia não terá sido a melhor solução e pede independência financeira da organização africana.

“Talvez se tivesse de encontrar um outro, menos perfeito, se podemos dizer assim, menos integrado, qualquer coisa a se construir e não qualquer coisa já definida”, afirmou o antigo chefe de Estado, de 87 anos.

A analista da consultora Control Risks que acompanha a África subsaariana considerou hoje à Lusa que a cimeira entre a União Europeia e a União Africana será marcada pela tensão entre os dois blocos.

“A cimeira não deverá aprofundar a relação entre os dois blocos, principalmente porque a tensão cresceu significativamente durante o último ano; a União Africana deverá criticar abertamente os países da União Europeia por questões como a desigualdade na distribuição de vacinas, que prejudicou muitos estados africanos em 2021”, disse Marisa Lourenço.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 14-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados