Edição de 13 de Maio de 2022
 

Presidente da República inaugurou hoje no Bailundo, centralidade de Halavala.

Pedro Magalhães é o novo reitor da Universidade Agostinho.

Petro de Luanda/Wydad jogam hoje em Casablanca para apuramento a final da Liga dos Clubes Campeões Africanos

Chefe da diplomacia francesa diz que o mundo tem de preparar-se para uma guerra longa.

Hoje é sexta-feira, dia 13 de Maio de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

O presidente da República, João Lourenço inaugurou hoje no Bailundo, província do Huambo, a centralidade de Halavala que dista setenta e cinco quilómetros da cidade do Huambo.

A centralidade possui três mil e cinco apartamentos da tipologia T3, duas escolas primárias, uma do ensino secundário e um instituto politécnico.

Ao intervir durante a cerimónia após o corte da fita, a governadora do Huambo, Loty Nolika realçou que é a terceira centralidade nova na província com equipamentos sociais diversos e que permite abrigar mais de nove mil nove mil  famílias.

Governadora do Huambo, Loty Nolika hoje durante a inauguração da centralidade de Halavala.

Por sua vez o ministro das obras públicas e ordenamento do território, Manuel Tavares de Almeida referiu-se as quotas definidas para a comercialização dos apartamentos.

Ministro das obras públicas e ordenamento do território, Manuel Tavares de Almeida, durante a inauguração da centralidade de Halavala no Bailundo Huambo.

Ali, o presidente visitou o equipamento social entre estas, as instalações de um posto de saúde que vai atender várias especialidades e entregou as chaves de uma ambulância que vai servir a população .

A agenda do presidente da República inscreve ainda para hoje, a inauguração da sub estação eléctrica de Belém que vai fornecer energia à outras províncias.

Tal como o fez nas restantes deslocações ao interior, o chefe do executivo vai debater com as autoridades locais a situação socio económica e política da região e receber a sociedade civil para auscultar as questões que os preocupam e debater formas de impulsionar o desenvolvimento da província.

Amanha na qualidade de presidente do MPLA, João Lourenço irá participar num acto de massas.

….

Pedro Magalhães é o novo reitor da Universidade Agostinho Neto, na sequência das eleições realizadas hoje.

Foi o culminar de uma corrida eleitoral que começou a cinco deste mês.

De acordo com o director do Gabinete de Informação Científica e Documentação da UAN, apesar da escolha do cargo máximo ter ocorrido nesta sexta-feira, o processo vai estender-se até ao dia 28 de Junho, com eleição dos decanos e vice-decanos.

Arlindo Isabel, esclarece que o novo reitor vai durante os próximos cinco anos, conduzir a relação da Universidade António Agostinho Neto, com a comunidade e as demais intuições.

Estas eleições para a escolha do novo reitor da UAN, marcaram o fim de uma interrupção de treze anos, durante os quais o cargo máximo da instituição foi designado por nomeação directa.

Director do Gabinete de Informação Científica e Documentação da Universidade António Agostinho Neto, Arlindo Isabel.

Pedro Magalhães é o novo reitor da instituição de ensino superior, eleito hoje. Três candidatos concorreram ao posto.

Na política, os onze Partidos Políticos legalizados, vão receber 80 milhões Kwanzas cada, como financiamento extraordinário para a pré-campanha, avançou ontem em conferência de imprensa o ministro de estado e chefe da Casa Civil da presidência da República.

Adão de Almeida, disse que essa verba foi já autorizada pelo presidente da República e que essa atribuição extraordinária, é decorrente da lei, em anos em que ocorram eleições gerais, mas explicou que este montante é independente do destinado a campanha eleitoral.

O ministro de estado e chefe da casa Civil da presidência da República, fez alguns esclarecimentos sobre os prazos para a convocação das eleições gerais.

Quanto a polémica levantada pela oposição sobre a entrega dos dados provisórios do registo eleitoral à CNE, e publicação destes indicativos, Adão de Almeida sublinhou que não há nenhum incumprimento, porque a lei foi revogada, e aconselha os eleitores a consultarem os seus registos.

Ministro de estado e chefe da casa Civil da presidência da República, ontem durante uma conferência de imprensa em Luanda.

E ainda sobre a polémica em torno da lei do registo eleitoral, o constitucionalista, Albano Pedro disse hoje a comercial que a actual legislação deve ser amplamente divulgada para dissipar dúvidas.

Constitucionalista, Albano pedro em declarações hoje à LAC sobre a revogação da lei do registo eleitoral.

Mais de quinze mil e oitocentos casos foram registados no país, durante o primeiro trimestre deste ano. O repórter LAC, Fortunato cabina tem mais dados sobre esta matéria.

Repórter LAC, Fortunato Cabina com os índices da criminalidade no país durante o primeiro trimestre.

Petro de Luanda/Widad de Casablanca jogam às 19 horas de hoje no estádio Mohamed V em Casablanca na tentativa de chegarem a final da Liga dos Clubes Campeões Africanos.

Nesta que é a segunda mão das meias finais da competição, a equipa tricolor vai fazer tudo ao seu alcance para contrariar a desvantagem resultante da derrota há uma semana no 11 de Novembro de 3 a 1.

A agravar esta situação está também o factor casa,à favor dos marroquinos.

O comentador LAC para o futebol internacional, José Cunha diz que o Petro tem poucas chances de passar a próxima fase, e a final deverá ser disputada pelo Halali e pelo Wydade.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Jean-Yves Le Drian, afirmou hoje no segundo dia da cimeira do G7, que os líderes mundiais precisam de se preparar para o facto da guerra na Ucrânia não ter fim à vista, e para os impactos que o conflito terá a longo prazo na segurança alimentar.

O ministro francês frisou ainda no norte da Alemanha que os países do G7 –  Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Itália, Canadá, Japão e Alemanha – não estão em guerra com a Rússia, mas que nesta guerra “há um agressor e uma vítima” e que as grandes potências mundiais “apoiam quem está a ser atacado”.

E o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou hoje a União Europeia, de se ter tornado um “actor agressivo e belicoso”, na sequência da guerra na Ucrânia. Lavrov disse na capital da República do Tajiquistão, que a “a União Europeia, passou de uma plataforma económica construtiva, a um actor agressivo e belicoso que já mostra as suas ambições muito para além do continente europeu”. O chefe da diplomacia russa acusou ainda os europeus de seguirem o “caminho que a NATO já traçou”, tornando-se apêndices da Aliança do Atlântico Norte”.

A ministra da Justiça de Cabo Verde, Joana Rosa, admitiu hoje em sessão parlamentar que na sessão cidade da Praia, que vota a adesão do país, à Convenção Internacional sobre cooperação em matéria parental e de medidas de protecção da crianças, a necessidade de responsabilizar os pais, pelos custos dos testes de ADN em processos de fuga à paternidade, problema que há vários anos afecta a sociedade cabo-verdiana. Recorde-se que os tribunais cabo-verdianos tinham pendentes quase 1.600 processos de averiguação de paternidade, uma redução para menos de metade no espaço de um ano, que o Ministério Público assume que podia ser maior com mais meios.

O ex-banqueiro português João Rendeiro foi hoje encontrado morto dentro da cela na prisão de Westville, em Durban, onde estava detido na África do Sul desde 11 de Dezembro, após fuga de Portugal por motivos de condenação pela Justiça. As circunstâncias da morte de João Rendeiro de 69 anos,  – que partilhava uma cela de 80 metros quadrados com cerca de outros 50 reclusos – ainda estão a ser investigadas. A advogada do antigo presidente do Banco Privado Português, afirmou à Lusa que Rendeiro foi hoje encontrado enforcado na cadeia onde estava detido, e a que as autoridades estão a investigar as circunstâncias do que aconteceu.

 

 

Data de Emissão: 13-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados