Edição de 13 de Junho de 2022
Mais de 14 milhões de angolanos estão aptos para irem as urnas no dia 24 de Agosto.
Executivo prevê que a economia cresça este ano, 2,7 %
Secretário de Estado de Saúde Pública reconhece que são necessários mais apoios para os portadores de albinismo.
Petro de Luanda faz dobradinha, e leva para casa a Taça de Angola em futebol.
Michelle Bachelet descarta, candidatura a um segundo mandato nas Nações Unidas.
Coligação de Emmanuel Macron vence primeira volta com 25,75%
…
Ponto
…
Hoje é segunda-feira, 13 de Junho, Dia Internacional de Consciencialização sobre o Albinismo. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.
…
Ponto
…
Boa Tarde,
Catorze milhões, trezentos e noventa e nove mil cidadãos, estão habilitados a votar nas eleições gerais de Agosto próximo.
O número consta do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores, cuja cópia definita foi entregue hoje à Comissão Nacional Eleitoral e que compila os dados recolhidos durante o período de registo oficioso.
O ministro da Administração do Território, que falava hoje na sede da CNE, esclareceu que estão excluídos do universo de votantes, a população carcerária e aqueles que só atingem a maioridade depois de 24 de Agosto.
…
RD-MLopes1
…
Marcy Lopes, disse ainda que quanto ao voto na diáspora, a prioridade foi para os países com as maiores concentrações de angolanos.
…
RD-MLopes 2
…
Ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, durante a cerimónia de entrega à CNE, da cópia definitiva do Ficheiro Informático dos Cidadãos Maiores.
O documento, segue a seguir para o Tribunal Constitucional.
Mais de 14 milhões de angolanos estão aptos para irem as urnas no dia 24 de Agosto.
…
Ponto
…
O Executivo espera que a economia angolana cresça este ano 2.7 porcento. Esta previsão foi apresentada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, na semana passada, durante a cerimónia oficial de admissão do banco BAI na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).
Segundo Manuel Nunes Júnior, o crescimento da economia esperado para este ano é sustentável e segue a tendência do ano passado.
…
RD – MNJúnior 3
…
O Ministro de Estado para a Coordenação Económica disse também que no ano passado, a saída do país de cinco recessões seguidas, foi suportada pelo crescimento do sector não petrolífero.
…
RD – MNJúnior 2
…
Para Manuel Nunes Júnior, os resultados positivos da economia nacional devem-se a implementação do programa macroeconómico iniciado em 2018.
…
RD – MNJúnior 1
…
Ministro de Estado para a Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior e economia nacional que este ano tem previsão de crescimento de 2.7 porcento.
…
Ponto
…
O quotidiano das pessoas portadores de albinismo em Angola, ainda é marcado pela estigmatização, ausência de apoio no acesso às consultas de oftalmologia, dermatologia e oncologia e dificuldades no acesso ao mercado laboral.
O facto foi revelado à LAC, por Benvinda Esperança, da Associação de apoio às pessoas com albinismo, que referiu a necessidade da mudança de mentalidade para que esta franja da sociedade possa usufruir em pleno dos seus direitos.
R.D1-Benvinda Esperança1
…
Benvinda esperança revelou ainda que nem mesmo alguns professores estão preparados para lidar com os portadores de albinismo, e sublinhou que são pessoas capacitadas e prontas a darem o seu contributo para o desenvolvimento do país.
…
R.D2-BEsperança2
…
Por sua vez, Telmo Martins, também portador de albinismo, disse à Comercial que para si, o dia de hoje representa a continuidade da luta pela salvaguarda de interesses de outras pessoas na sua condição, e apelou à mobilização de todos, para que os problemas não sejam só aflorados durante as jornadas de reflexão da efeméride que hoje se assinala.
…
R.D1-Telmo Martins1
…
No caso de Telmo Martins, o albinismo não impediu a sua inserção no mercado de trabalho, mas admite que existem sim descriminação.
…
R.D2-Telm Martins2
…
Telmo Martins portador de albinismo, em declarações hoje à Comercial.
E durante a cerimónia de abertura das jornadas de consciencialização do albinismo, cuja efeméride se assinala hoje em todo o mundo, o secretário de estado para a saúde pública, Franco Mufinda revelou que existem no país cerca de mil e quatrocentas pessoas com albinismo que enfrentam múltiplas dificuldades que urge resolver e sobretudo acabar com os mitos.
…
R.D2-Franco Mufinda2
…
Franco Mufinda referiu-se a grande probabilidade dos portadores de albinismo desenvolverem cancros de pele e outras patologias, a morte precoce de muitos, e reconheceu que os apoios que recebem são insuficientes.
…
R.D.-3-Franco Mufinda
…
E a secretária de estado para a família e promoção da mulher, Elsa Barber deu a conhecer que fruto das políticas públicas de inserção das franjas vulneráveis, está a ser criada uma base de dados sobre os portadores de albinismo.
…
R.D.-Elsa Barber
…
Secretária de estado para a promoção da mulher, Elsa Barber quando falava durante a abertura das jornadas de consciencialização sobre o albinismo.
A efeméride que hoje se assinala à escala mundial prevê a realização na Mediateca de uma mesa redonda sobre as políticas públicas de inserção de pessoas com albinismo, e no próximo dia 18, uma outra sobre o cancro da pele.
…
Ponto
…
Uma criança de catorze anos de idade feriu a sua irmã também menor de idade, quando brincavam com uma arma de fogo.
Segundo o porta-voz da polícia nacional em Luanda, o incidente ocorreu em Viana durante o fim-de-semana.
…
RD – RD – NGoubel 1
…
O porta-voz da polícia nacional disse também eu durante o fim-de-semana nove pessoas morreram vítimas de acidente rodoviário.
…
RD – NGoubel 2
…
Porta-voz da polícia nacional Nestor Goubel
…
Ponto
…
Do Desporto,
Petro de Luanda conquistou ontem a Taça de Angola em Futebol, com a victória por 2-1, diante do Desportivo da Huíla, numa partida decidida no prolongamento.
Com a victória de ontem os petrolíferos somam o seu décimo segundo título da Taça de Angola e levantaram o segundo troféu este ano, depois de vencerem o Girabola
Para o comentador Manecas Leitão o Petro de Luanda foi um justo vencedor, pelo que fez ao longo da época.
…
RD – MLeitão
…
Comentador Manecas Leitão. Petro conquista Taça de Angola e faz dobradinha em futebol.
….
Ponto
…
Da actualidade Internacional,
A alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Michelle Bachelet, anunciou hoje que não vai recandidatar-se a um segundo mandato, após o dia, 31 de agosto.
“Numa altura em que o meu mandato chega ao fim, esta 50.ª sessão do Conselho será a última em que falarei”, disse a ex-presidente chilena, de 70 anos, na sessão de abertura do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, que hoje arrancou em Genebra, na Suíça.
A porta-voz do ACNUDH, Ravina Shamdasani, citada pela agência Associated Press, confirmou que Bachelet não irá procurar um segundo mandato de quatro anos quando o atual terminar em 31 de agosto.
O atual mandato de Bachelet foi recentemente ensombrado pelas críticas à sua resposta ao tratamento dado pela China aos uigures e outras minorias muçulmanas.
…
A coligação do partido do Presidente Emmanuel Macron ganhou ontem, a primeira volta das eleições legislativas em França, ficando em segundo lugar a coligação de esquerda.
De acordo com os resultados finais divulgados durante a noite, a coligação Ensemble!, de Emmanuel Macron, obteve 5.857.557 votos (25,75%), seguida de perto pela coligação de esquerda Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes), com 5.836.116 votos (25,66%).
Significa que apenas 21.441votos separam as duas coligações, nas eleições de domingo.
Segundo os dados do Ministério do Interior de França, em terceiro lugar ficou a União Nacional, de Marine Le Pen, extrema-direita, com 4.248.600 votos (18,68%).
Na quarta posição, com 2.370.882 votos (10,42%), ficaram os republicanos, e em quinto lugar, com 964.865 votos (4,24%), o Reconquista!, um partido de extrema-direita.
…
Ponto
…
Recapitular
Fecho