Edição de 12 de Maio de 2022
 

olícia Nacional regista mais de 15 mil crimes durante o primeiro trimestre do ano

Presidente da República solicita parecer da CNE sobre condições para convocar as eleições gerais de agosto  

Partidos Políticos legalizados vão receber 80 milhões Kwanzas como financiamento extraordinário para a pré-campanha

Alto dirigente da polícia da República Democrática do Congo condenado à morte

Presidente da Comissão Europeia considera Rússia ameaça à Ordem Global. 

Ponto-LAC Informação 2

Quinta-feira quente em Luanda, com a capital a registar 30 graus de máxima e 24 de mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com a Maria La-Vieter.

………

Ponto-Forte

Boa noite,

….. 

15.886 crimes de natureza diversa foram registados em todo país no primeiro trimestres deste ano, revelou hoje a Polícia Nacional 

Os dados foram apresentados durante uma conferência de imprensa pelo director nacional adjunto do gabinete de comunicação institucional e imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues.

……

RD-MRodrigues 1

……

Vandalização de bens públicos, roubo de viaturas e sequestros relâmpagos são algumas das ocorrências que marcaram o período

……

RD-MRodrigues 2

……

O subcomissário Mateus Rodrigues avança ainda dados sobre o controlo da criminalidade e ressalta o roubo de viaturas.

…….

RD-MRodrigues 3

……..

A capital, Luanda continua a liderar a estatísticas da criminalidade no país

…….

RD-MRodrigues 4

…….

Em relação aos acidentes rodoviários, a polícia registou uma redução de sinistro e do número de mortos.

……..

RD-MRodrigues 5

……

Subcomissário Mateus Rodrigues Director nacional adjunto do gabinete de comunicação institucional e imprensa do Comando Geral da Polícia Nacional.

A corporação apresentou hoje o balanço da criminalidade no país durante o primeiro trimestre do ano. Foram registados mais de 15 mil crimes, detidos 10.542 suspeitos e apreendidas 277 armas de fogo, são alguns números que marcam a acção policial.

Polícia que continua a preparar o seu efectivo em todo país para assegurar ordem e tranquilidades pública durante o período eleitoral.

…….

Eleições gerais, agendadas para a segunda quinzena de agosto, de acordo com a constituição, podem ser convocadas dentro de dias pelo Presidente da República. 

João Lourenço solicitou hoje o parecer da Comissão Nacional Eleitoral-CNE sobre as condições para convocar as eleições gerais de agosto.

A informação foi confirmada esta quinta-feira, em conferência de imprensa, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, após um encontro com os partidos políticos com assento parlamentar.

……

RD-AAlmeida 1

…….

Adão de Almeida anunciou ainda que os onze partidos políticos legalizados no país vão receber a quantia de 80 milhões de Kwanzas como financiamento extraordinário para o actual período eleitoral como a lei permite,

……

RD-AAlmeida 2

…….

A entrega dos dados provisórios do registo eleitoral à CNE foi uma das questões que mereceu esclarecimento aos representantes dos partidos políticos

……

RD-AAlmeida 3

…….

Adão de Almeida diz que os cidadãos podem e devem reclamar em caso de alteração de dados e reitera que não há incumprimento da lei em relação a publicação das listas, como exige a oposição.

……

RD-AAlmeida 4

Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, após um encontro com os partidos políticos com assento parlamentar, para abordar o processo que prepara as eleições gerais deste ano.

………

Encontro que contou também com a presença do Ministro da Administração do Território.

Marcy Lopes elucidou os presentes sobre as alterações dos dados do registo eleitoral.

…….. 

RD-MLopes

….

Ministro da Administração do Território Marcy Lopes e os esclarecimentos a volta do processo de registo eleitoral, feitos hoje aos partidos políticos.

E os onze Partidos Políticos legalizados vão receber 80 milhões Kwanzas como financiamento extraordinário para a pré-campanha.

Afinal quais são estes partidos, José Silva

….

RD-JSilva

……

Jornalista José Silva e os partidos políticos que vão receber 80 milhões de kwanzas para a período de pré-campanha eleitoral.

Assim segue o país à caminho das eleições gerais de 2022. Vem aí a Festa do Voto.

…..

Ponto-A Notícia e a Verdade

…….

O Presidente da República, João Lourenço, esteve, nesta quinta-feira, na Clínica Girassol, para confortar Maria Eugénia Neto, que se encontra a receber cuidados médicos na referida unidade.

A informação foi tornada pública hoje na página do Facebook da Presidência da República.  

Maria Eugénia Neto é viúva do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

O Presidente João Lourenço teve gestos semelhantes com os nacionalistas angolanos Lopo do Nascimento, em Fevereiro de 2021, Jorge Valentim, em Agosto de 2021, Santana André Pitra “Petroff e General Paulo Lara, em Janeiro do ano em curso.

………

Ponto-Os Factos

……..

Daqui a pouco

Conteúdo Local foi discutido hoje em Luanda.

Enfermeiros querem melhoria das condições de trabalho.

Detidos funcionários bancários suspeitos de envolvimento no furto de cerca de mil milhões de kwanzas no Banco Sol.

……

Ponto-RádioPlay-noíticias

……

O Serviço de Investigação Criminal deteve um grupo de funcionários bancários, alegadamente envolvidos no furto de cerca de mil milhões de kwanzas no Banco Sol.

Os detalhes com o repórter LAC, Fortunato Cabina.

RD-FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

O Serviço de Investigação Criminal deteve um grupo de funcionários bancários, alegadamente envolvidos no furto de cerca de mil milhões de kwanzas no Banco Sol.

….

Ponto-LAC Informação 2

….

O ministro dos recursos minerais, petróleo e gás, reconheceu hoje em Luanda, que há ainda múltiplos desafios no que se refere a materialização dos normativos referentes ao conteúdo local.

Diamantino Azevedo falava durante a sessão de abertura do segundo Workshop sobre conteúdo local que juntou esta manhã operadores do sector petrolífero, especialistas e académicos.

RD-DAzevedo

Titular da pasta dos recursos minerais, petróleo e gás, Diamantino Azevedo durante a cerimónia de abertura do segundo workshop sobre conteúdo local.

À margem do encontro, em declarações a imprensa, e sobre a a angolanização, Maria do Rosário Viegas disse que o processo está bem encaminhado e que já existem empresas com quadros angolanos nos órgãos gestores.

RD-MRiegas 2

Maria do Rosário Viegas adiantou igualmente que a responsabilidade social das empresas é tida em conta e tende a fortificar-se.

RD-MRViegas 3

Porta- voz do segundo workshop sobre conteúdo local, Maria do Rosário Viegas.

Por sua vez, Helena Campos do Ministério de Tutela, ao apresentar o tema sobre a operacionalização da angolanização, disse que o número de empresas no sector dos hidrocarbonetos tem vindo a crescer nos últimos 5 anos, e avançou que em 2023, estas serão obrigadas a apresentarem o Plano de desenvolvimento de recursos humanos.

RD-HCampos

Helena Campos do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e gás, quando intervinha no segundo workshop sobre conteúdo local, que juntou esta manha especialistas e académicos. 

Ponto-Vector

…..

Assinala-se hoje o dia Internacional do Enfermeiro, por ocasião desta data, a LAC ouviu o Secretário-geral do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem, que transmitiu a sua classe uma mensagem de encorajamento, mas que entretanto, apontou as más condições de trabalho como condicionantes do bom atendimento ao cidadão.

RD-AKileba1

António Kileba, defendeu ainda que as lideranças nacionais, façam uso das unidades sanitárias do país, para que possam identificar de facto os reais problemas que enfrentam no seu dia-a-dia.

RD-AKileba2

António Kileba, Secretário-geral do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem.

E o secretário-geral do Sindicato dos enfermeiros, Clemente Vunda faz um balanço positivo da trajectória da classe, e comemora o anúncio de novos concursos públicos para admissão de profissionais, que vai reduzir a excessiva demanda a que são sujeitos.

RD-CVunda

Secretário-geral do Sindicato dos enfermeiros, Clemente Vunda, por ocasião do dia de hoje que e dedicado a esta classe.

…..

Questões como a violência doméstica e a queda das verbas alocadas aos programas sociais, devido ao combate a pandemia de Covid-19, são algumas das preocupações que afligem uma parte significativa das famílias angolanas.

De acordo com Santa Ernesto, Directora Nacional para as políticas Familiares Igualdade e Equidade de género do MASFAMU, para responder a esta situação, foram reforçados os programas de apoio as famílias mais vulneráveis e criados centro de apoio as vitimas de violência domestica.

RD-SErnesto2

Para marcar o dia internacional da Família, várias actividades de caracter educativo e social serão realizadas em vários pontos de Luanda, todas de acesso gratuito.

RD-SErnesto1

Directora Nacional para as políticas Familiares Igualdade e Equidade de género do MASFAMU, Santa Ernesto.

….

Ponto-LAC Informação 1

O documentário “Sita: a vida e o tempo de Sita Valles”, da realizadora Margarida Cardoso, estreia hoje nos cinemas portugueses, após a sua primeira exibição pública a 6 de Maio no festival Indie-Lisboa.

Trata-se de parte da história de uma das vítimas mais conhecidas do 27 de Maio de 1977 em Angola, 

Margarida Cardoso conta como surgiu Sita Valles durante a sua pesquisa para o documentário e porque a historia desta mulher a marcou.

…..

RD-MCardoso 2

….

Na opinião da realizadora, Sita Valles consegue representar varias realidades vividas na altura do acontecimento o que torna um relato muito próximo das pessoas.

……

RD-MCardoso 3

…..

A realizadora explica porque escolheu a “A luta continua” como a frase que se lê no último plano do filme, acompanhado pelo discurso do Presidente a pedir desculpas às vítimas dos conflitos políticos, nomeadamente do 27 de Maio. 

…..

RD-MCardoso 1

….

Mardariga Cardoso realizadora do documentário “Sita: a vida e o tempo de Sita Valles”, parte da história de uma das vítimas mais conhecidas do 27 de Maio de 1977 em Angola, o filme estreia hoje nos cinemas portugueses.

…….

O especialista em Relações Internacionais, Orlando Victor Muhongo, lança no próximo dia 20 deste mês aqui no Pátio da LAC, o livro “Thatcherismo em Angola e outros textos de Circunstancia” bem como o suplemento “ O Colapso da União Sovietiva, a China e as percepções sobre o Comunismo”

Entre os muitos assuntos presentes na obra estão as privatizações, sobre as quais o autor faz uma provocação se são ou não o caminho ideal para os problemas económicos do país.

RD-OMuhongo

Especialista em Relações Internacionais, Orlando Victor Muhongo, que no dia 20 estará no aqui no Páteo da LAC, para o lançamento e sessão de autógrafos do livro “Thatcherismo em Angola e outros textos de Circunstancia”.

Ponto-Mais Estação

…….

Vamos agora saber como está o mundo nesta quarta-feira

Um tribunal militar da República Democrática do Congo (RDC) condenou à morte um alto dirigente da polícia pelo seu papel no assassínio, em junho de 2010, do proeminente ativista de direitos humanos Floribert Chebeya e do seu motorista.

Segundo informações recolhidas por um portal de notícias congolês, o tribunal condenou à morte o comissário superior Christian Ngoy Kenga Kenga, comandante do batalhão Simba na altura do acontecimento.

As acusações que o tribunal deu como provadas incluíam assassínio, deserção e desvio de armas e munições.

Data de Emissão: 12-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados