Edição de 11 de Março de 2022
 

João Lourenço ausculta situação sócio económica da província do Cuando Cubango.

Mulheres invisuais reclamam papel mais interventivo na sociedade.

Petro a um passo da segunda fase da Liga dos Campeões, defronta amanhã o Sagrada esperança.

Autoridades ucranianas e Cruz Vermelha perspectivam operação para a retirada de civis da Mariupol.

Hoje é sexta- feira, dia 11 de Março de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Boa Tarde,

O governador da província do Cuando Cubango pediu a intervenção do presidente da República, para a conclusão ou reabilitação das estradas, por forma a permitir o desenvolvimento daquela região.

José Martins que fazia hoje de manhã o balanço ao chefe do executivo, da situação sócio económica da província sublinhou a necessidade de conclusão de obras de subordinação central, para permitir a mobilidade de pessoas e bens.

O governador do Cuando Cubango acredita que a província se devidamente apoiada, poderá arrecadar mais receitas para melhorar outros sectores como o ensino superior.

José Martins, pediu um reforço financeiro, para a reabilitação do Hospital Sanatório no Menongue.

Avançou que devido a extensão territorial do Cuando Cubango, a reestruturação dos aeródromos seria benéfica, a melhoria dos serviços de comunicação, colocação de mais esquadras e efectivos, assim como a colocação de multicaixas em toda a província.

José Martins também solicitou que o programa Kwenda priorize outras regiões, principalmente mais próximas da Namíbia.

No que se refere ao sector energético o governador do Cuando Cubango revelou que a população não tem luz, nem para ouvir as notícias, e há um único posto de combustível no Menongue para abastecer toda a província.

Governador do Cuando Cubango, José Martins hoje durante um encontro com o presidente da República e membros do executivo central em que expôs as múltiplas dificuldades da província, que condicionam o seu desenvolvimento.

João Lourenço que cumpre hoje o segundo, e último dia de presidência à província do Cuando Cubango desloca-se esta tarde à localidade do Missombo, onde se perspectiva a transformação do equipamento prisional em complexo museológico, político e social.

 

O Governo e o Sindicato dos Professores Universitários continuam sem chegar a um entendimento, que ponha fim a greve dos docentes, que dura mais de dois meses.

Ontem à tarde decorreu mais uma ronda de negociações entre as partes, todavia, sem resultados positivos.

Em causa continua o ponto referente a actualização salarial.

Secretário-geral do Sindicato dos Professores Universitários, Eduardo Peres Alberto.

O sindicalista diz que o impasse permanece, devido a falta de vontade política.

Alberto Peres lamenta a situação e diz que a greve vai continuar, enquanto se aguarda pela decisão do governo.

Secretário-geral do Sindicato dos Professores Universitários, Eduardo Peres Alberto.

Ontem realizou-se mais uma ronda negocial, em que as partes não chegaram a consenso, e os docentes do ensino superior decidiram continuar em greve.

O Comité das Mulheres da Associação Nacional  de Cegos e Amblíopes de Angola reclama um papel mais interventivo na sociedade para a salvaguarda dos interesses dos seus membros.

Em declarações hoje à LAC, a presidente do Comité, Julieta Fernandes apontou alguns problemas sociais das mulheres invisuais, e sugeriu que o Ministério da Saúde crie material em braille para que as gestantes possam perceber as prescrições médicas.

……

Julieta Fernandes entende que é preciso empoderar as mulheres invisuais para melhor servirem o país.

Julieta Fernandes, presidente do Comité das Mulheres da Associação Nacional de Cegos e Amblíopes de Angola.

E a visão da mulher sobre o sector petrolífero é o tema do encontro desta tarde promovido pela PatroAngola, no âmbito das festividades do Março Mulher.

Evento vai contar com a participação de mulheres ligadas ao sector que irão levar aos participantes as suas experiências, como explicou a LAC Helga Silva, da organização do evento.

Helga Silva e encontro desta tarde que vai obordar a visão da mulher sobre o sector petrolífero, promovido pelo PetroAngola.

O embaixador de Angola na Etiópia e Representante Permanente Junto da União Africana (UA), Francisco da Cruz sublinhou, em Arusha, Tanzânia, o papel estratégico do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos.

O diplomata que intervinha no retiro conjunto do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e do Comité de Representantes Permanentes da União Africana “COREP” realçou a necessidade de se realizarem acções que levem a uma maior credibilidade do tribunal, junto dos Estados membros. 

O embaixador Francisco da Cruz entende que o Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos tem por finalidade o reforço do Estado de direito, boa governação, estabilidade e justiça social no nosso continente e não fins individuais.
Recorde-se que o retiro de Arusha, que termina hoje, conta com a participação de juízes do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos, membros do COREP e representantes da Comissão da União Africana (CUA).

Na cultura, o  músico Nelo de Carvalho dá amanhã a noite no Palácio de Ferro em Luanda, um concerto de apresentação do seu novo disco intitulado Njila Yamy (o meu caminho).

Os portões abrem às dezoito horas, mas o concerto começa as 19.

A sessão de autógrafos realiza-se depois do show.

Do Desporto,

Petro de Luanda-Sagrada Esperança da Lunda Norte jogam amanhã para a quarta jornada do grupo D, da Liga dos Campeões Africanos em futebol. 

As duas defrontam-se a partir das 17 horas no 11 de Novembro, numa partida que pode confirmar já a passagem dos petrolíferos para fase seguinte da competição, já que lidera o grupo com sete pontos.

O Sagrada tem a tarefa mais difícil, já que está na última posição do grupo D, com apenas um ponto, e está obrigado a vencer amanhã, para manter em aberto a possibilidade de ainda passar a outra fase.

A ronda quatro do grupo D, abre esta tarde com o Zamalek do Egipto a receber o Wydad de Cassablanca.

Amanhã também joga-se para o Girabola. A partir das 15 horas, a Académica do Lobito recebe o Progresso e o Interclub defronta o Desportivo da Huíla, partidas a contar para a vigésima segunda jornada.

No domingo, o Cuando Cubango recebe o Kabuscorp, o Wiliete vai a Benguela defrontar o Sporting local, o Recreativo da Caála joga com Desportivo da Lunda Sul e o 1º de Agosto recebe o Recreativo do Libolo. 

No atletismo, a federação última os preparativos para a realização da sexagésima quinta edição da corrida de São Silvestre, que acontece no dia 26, depois do seu adiamento.

Em entrevista a LAC, o presidente da federação de atletismo, Bernardo João, disse que está a ser concertada a possibilidade de alteração do horário da corrida, que pode passar para as 18 horas a sua partida.

O responsável avançou que está quase tudo feito, a vistoria e arranjos no troço está em fase de conclusão em parceria com as autoridades locais.

Bernardo João disse também que a federação está disponível a devolver o valor da inscrição aquém assim pretender.  Quanto ao kits para a corrida, começam a ser entregues no dia 15, na cidadela desportiva.

Presidente da Federação de Atletismo Bernardo João e a sexagésima quinta edição da corrida de São Silvestre, que acontece no dia 26.

As autoridades ucranianas anunciaram hoje os seus planos para realizarem várias operações de retirada de civis e de envio de ajuda humanitária em vários pontos do país, em parceria com a Cruz Vermelha.

A prioridade mantém-se na cidade portuária de Mariupol sitiada pelas forças russas, e onde a população está exposta à violência do ataque armado, à fome e ao frio. 

A vice-primeira ucraniana Iryna Vereshchuk disse através de uma mensagem gravada em vídeo que as autoridades da Ucrânia estão novamente a tentar enviar ajuda para Mariupol e retirar civis para a cidade de Zaporizhzia.

A operação foi tentada várias vezes sem sucesso devido aos ataques da artilharia russa que atingiu os corredores humanitários que tinham sido previamente estabelecidos. 

Vereshchuk disse ainda que vários autocarros devem ser enviados para diferentes pontos da periferia de Kiev para o transporte de civis para o centro da cidade, assim como para enviar ajuda humanitária para as populações que se encontram em locais de onde estão impedidas de sair.

E dois dias depois da conclusão da cimeira dos chefes de estado e do governo da União Europeia, Emmanuel Macron recomendou-se a integração sem demora, da Ucrânia no espaço comunitário.

Decisão não aprovada pelo presidente francês, que é actualmente o líder rotativo do Conselho Europeu, porque a Ucrânia encontra-se em guerra.

A jornalista angolana Ana Margoso entende que issso só prova que a União Europeia não tem actualmente uma só voz.

O comentário da jornalista angolana no Reino Unido, Ana Margoso sobre a recomendação do Conselho Europeu para que a Ucrânia o mais breve possível do espaço comunitário.

 

Data de Emissão: 11-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados