Edição de 11 de Maio de 2022
 

673 empresas angolanas já certificadas como prestadoras de serviços á industria petrolífera.

Jornadas científicas do Hospital Américo Boavida, com foco em doenças dermatológicas.

EUA descartam uso de misseis hipersónicos pelas forças Russas.

Ponto

Hoje é Quarta-feira, dia 11 de Maio de 2022. Com a técnica de Galácio Santana e final de emissão de Emanuel Catilina. Edita e apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Mais de seiscentas e setenta empresas angolanas, já estão certificadas como prestadoras de serviços ao sector petrolífero.

De acordo com a directora de Recursos Humanos da Agencia Nacional de Petróleos, Gás e biocombustíveis, para conseguir este estatuto, as empresas devem provar ter capacidade de fornecer de serviços de qualidade.

RD-MViegas2

Maria do Rosário Viegas, esclarece que o decreto presidencial que rege o Conteúdo Local, estabelece regimes, para estimular os intervenientes do sector petrolífero a recorrerem aos serviços de origem angolana.

RD-MViegas1

Amanhã o tema do conteúdo local vai estar em análise, num workshop a decorrer aqui em Luanda.

Entre vários assuntos, o destaque vai para o capital humano, a sua inserção no mercado de trabalho e a sua capacitação.

RD-MViegas3

Directora de Recursos Humanos da Agencia Nacional de Petróleos, Gás e biocombustíveis, Maria do Rosário Viegas.

A ANPG promove amanhã o Workshop “ Conteúdo Local para o Fortalecimento do Empresariado Angolano”.

A Conferencia Internacional, Indaba Mining segue hoje no seu terceiro dia.

O evento, que é o maior do continente neste domínio, continua a servir de plataforma para que a delegação angolana estabeleça encontros.

O Ministro dos Recursos Minerais, Petroleos e Gás, tratou de questões como a transição energética e a cooperação entre Estados Africanos em matéria de transformação mineral, com o seu homologo Sul-Africano.

RD-DAzevedo1

Diamantino Azevedo, reuniu também com as gigantes AngloAmenrican e Rio Tinto, e falou das suas actuações no mercado angolano.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo.

Em entrevista a TPA, o director-geral da Endiama Mining, Pedro Galiano, fez um balanço da sua participação no evento.

RD-PGaliano

Director-geral da Endiama Mining, Pedro Galiano.

Ponto

As terceiras jornadas Cientificas do Hospital Américo BoaVida, em Luanda, arrancam amanhã, com foco em doenças de fórum dermatológico.

Mais dados com repórter lac, Fortunato Cabina.

RD-FCabina

Repórter lac, Fortunato Cabina e as terceiras jornadas Cientificas do Hospital Américo BoaVida, que começam amanhã.

Dados provisórios apontam para que cerca de catorze milhões de angolanos, estejam registados para votar nas eleições gerais de Agosto próximo.

O número pode variar, para cima ou para baixo, uma vez que ainda está em curso o processo de validação dos dados que chegam de todo o país, como explicou o ministro da Administração do Território.

RD-MLopes1

Marcy Lopes, garantiu que este processo é transparente e desdramatizou as críticas dos partidos da oposição.

RD-MLopes2

Ministro da Administração do Território, Marcy Lopes.

Recorde-se que as lideranças dos partidos políticos da oposição reuniram-se em Luanda, para em conjunto tecer críticas ao processo de registo eleitoral oficioso, e apontar alegadas violações.

RD-NNzinga

Porta-voz das lideranças dos partidos políticos da oposição, Ndonda Nzinga.

Vinte e dois mil milhões de kwanzas serão disponibilizados até ao final do ano pelo Programa Kwenda para apoiar as seiscentas e cinquenta mil famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os financiamentos de combate à pobreza no país devem-se ao aumento dos apoios do Banco Mundial a Angola através do Programa Kwenda que será alargado até 2025, e que de acordo com Aia-Eza da Silva, Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, agrada a instituição financeira devido ao seu impacto social.

RD – Aia Eza Silva

Aia-Eza da Silva, Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público quando falava ontem em Luanda, durante mais uma edição do Café CIPRA onde esteve o director do Fundo de Apoio Social que falou do papel do dinheiro na transformação da vida dos beneficiários do Kwenda.

……..

RD – Belarmino Jelembi

……..

Belarmino Jelembi, director do Fundo de Apoio Social e os resultados do Programa Kwenda que será alargado a 2025 na luta contra a pobreza no país.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Os Estados Unidos afastaram a ideia de que as forças armadas russas tenham utilizado mísseis hipersónicos na cidade ucraniana de Odessa, sob ataque nos últimos dias.

“Não há quaisquer indícios da utilização de mísseis hipersónicos em Odessa”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em conferência de imprensa, na terça-feira.

“Já vimos mísseis hipersónicos serem utilizados no passado para atingir edifícios, mas nada indica que tenham sido usados em Odessa” recentemente, reiterou.

Kirby descreveu Odessa como “solidamente sob controlo ucraniano”, mas indicou que há registo de ataques de longo alcance na cidade, “sem uma indicação clara” dos alvos ou do impacto produzido.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) informaram hoje que, a partir da próxima segunda-feira, deixam de recomendar máscaras obrigatórias em aeroportos e voos europeus.

Num comunicado conjunto hoje divulgado, relativo às viagens aéreas na União Europeia (UE) em altura de levantamento de restrições relacionadas com a covid-19, as entidades indicam que vão “retirar a recomendação de uso obrigatório de máscaras médicas nos aeroportos e a bordo de um voo”, embora lembrando que “uma máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do SARS-CoV-2, nomeadamente para pessoas mais vulneráveis.

 

Data de Emissão: 11-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados