Edição de 11 de Fevereiro de 2022

Angola entre os países da África subsaariana que piorou a sua pontuação no Índice de Democracia, segundo o The Economist Intelligence Unit.

Jornalistas impedidos de cobrir o julgamento do empresário São Vicente.

Sagrada Esperança estreia hoje na Liga dos Campeões Africanos diante do Widade. Amanhã será a vez o Petro.

Governo norte americano adverte que invasão russa à Ucrânia, pode ocorrer durante Jogos Olímpicos.

Ponto

Hoje é sexta-feira, dia 11 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Alexandre Campos e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde, 

Angola é um dos 16 países da África subsaariana que piorou a sua pontuação no Índice de Democracia, produzido pelo The Economist Intelligence Unit (EIU), que revelou uma deterioração global da democracia em 2021.

Angola, classificada como um regime autoritário, encontra-se na posição 122 no “ranking” global e em vigésimo sexto no “ranking” regional da África subsaariana, que integra 44 países, e obteve no ano passado a pontuação mais baixa desde 2015, com 3,37 pontos.

O nosso País está entre os 16 Estados desta região que registaram um declínio da sua classificação, integrando o conjunto dos cinco que mais pioraram, a par do Congo, Benim, Mali e Guiné-Conacri.

O Índice de Democracia, que começou a ser elaborado 2006, retrata a situação da democracia em 2021, em 165 Estados independentes e dois territórios, com base em cinco categorias: processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis.

Sérgio Calundungo, do Observatório Político e Social de Angola (OPSA), entende que queda do País no índice da democracia reflete o momento e não contribui para a boa imagem de Angola.

RD – SCalundundo 1

O coordenador do OPSA disse também que as eleições não devem condicionar os avanços na busca de mais pluralidade no País.

RD – SCalundungo 2

 

Sérgio Calundungo entende ainda que apesar sociedade civil ter um papel na melhoria da democracia no País, a responsabilidade maior é das autoridades.

RD – SCalundundo 3

Coordenador do Observatório Político e Social de Angola, Sérgio Calundungo. 

Angola está entre os países da África subsaariana que piorou a sua pontuação no Índice de Democracia, segundo o The Economist Intelligence Unit.

Ponto

Os jornalistas viram-se hoje impedidos de cobrir o julgamento do empresário luso angolano, Carlos São Vicente que hoje começou na terceira sessão do Tribunal de Luanda. Repórter LAC, Fortunato Cabina.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Publicidade

O aumento do salário mínimo e actualização salarial da função pública, propostos recentemente por iniciativa do presidente da República, passam no próximo dia 24 de Fevereiro pelo crivo dos deputados.

De acordo com o primeiro secretário de Mesa da Assembleia Nacional, Raul Lima, durante a  segunda reunião plenária ordinária do dia 24 deste mês, os deputados vão igualmente, discutir e votar, na generalidade, a Proposta de Lei do Regime Extracontratual dos Poderes Públicos e dos Titulares dos seus Órgãos, Funcionários e Agentes Públicos.

O aumento do salário mínimo e actualização dos salários da função pública continuam a gerar divergências entre o governo e os sindicatos que dizem não ter sido ouvidos.

Posição contrariada recentemente pelo secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, que diz ter sido consultado o grupo técnico empresarial.

R.D.-pedro Filipe

Secretário de Estado do trabalho e Segurança social, Pedro Filipe.

Já o secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos  Sindicatos Independentes e Livres de Angola, Francisco Jacinto Gaspar, disse hoje à Comercial que os documentos referentes a actualização do salário mínimo não foram submetidos à concertação social.

R.D1-Francisco JGaspar1

O secretário-geral da CGSILA, entende que além da actualização dos salários há outros aspectos pertinentes, que o governo deveria debater com os parceiros sociais.

R.D.2-Francisco J.Gaspar2

Francisco Jacinto Gaspar da CGSILA.

E o secretário-geral da Unta, José Laurindo referiu que os ajustes salariais propostos pelo governo estão aquém do valor da cesta básica.

R.D1-Jose Laurindo1

O líder sindical, José Laurindo sublinhou que tem de se encontrar uma plataforma de diálogo sobre o aumento e actualização dos salários da função pública.

R.D.2-José Laurindo 

Secretário geral da Unta, sobre o projecto referente aos  reajustes salariais que estará em debate no parlamento no próximo dia 24 deste mês.

Os resultados públicos para a admissão de professores para a província de Luanda, serão publicados dia 17 de Fevereiro, e está em curso, a fase de reclamações.

O facto foi revelado ontem pelo director do gabinete provincial da Educação de Luanda, Narciso Benedito à margem de um encontro no Governo provincial.

Por sua vez, a ministra da educação, Luísa Grilo pediu aos administradores municipais que sejam mais rigorosos no licenciamento dos estabelecimentos privados de ensino do sector da saúde. 

Referiu por outro lado que a admissão de novos professores, está condicionada a resolução do caso de docentes que auferem salários sem exercerem a sua actividade.

R.D.-Luísa Grilo

Ministra da Educação, Luísa Grilo, em declarações à imprensa ontem em Luanda, à margem de um encontro orientado pela governadora provincial Ana Paula de Carvalho.

Ponto

Nos últimos dias pode ver-se em vários bairros da cidade de Luanda, um número significativo de pessoas de botijas à cabeça ou em carros de mão, à procura de gás butano.

O repórter LAC, Joel Domingo foi falar com estes cidadãos, para perceber se falta ou não gás de cozinha em Luanda.

RD-JDomingos

Repórter LAC Joel Domingos e a procura de gás de cozinha em Luanda, por parte de muitos cidadãos nos últimos dias em Luanda.

E o Presidente da Comissão Executiva da Unidade de Gás e Energias Renováveis da Sonangol, Manuel Barros já reagiu. sublinhando que há gás suficiente para abastecer o mercado nacional.

R.D.-Manuel Barros

Manuel Barros, presidente da Comissão Executiva da Unidade de Gás e Energias Renováveis da Sonangol: há gás butano suficiente para abastecer o mercado nacional.

Ponto

Do desporto,

O Sagrada Esperança da Lunda Norte estreia hoje na Liga dos Campeões Africanos, diante do Wydad de Cassablanca, na abertura do grupo D.

O jogo acontece a partir das 20 horas no estádio Mohamed Quinta.

Amanhã, será a vez Petro estrear na competição diante do Zamalek do Egipto, no estádio internacional do Cairo.

Em Portugal, hoje há clássico entre Porto e Sporting. Os portistas lideram a liga portuguesa com mais seis pontos que os sportinguista na segunda posição.

O comentador José Cunha entende que devido a classificação, o Porto está em melhores condições de abordar o Jogo.

RD – JCunha 

Comentador José Cunha e o jogo de hoje em Portugal entre o Porto-Sporting.   

No Girabola, 1º de Agosto-Interclub é destaque da décima nona jornada do que se disputa amanhã.

Os militares ocupam agora a terceira posição da prova com 38 pontos, mais dez, que os polícias que estão na quarta-posição.

Ainda amanhã, jogam Libolo-Progresso, Kabuscorp-Sporting de Benguela, Recreativo da Caála-Cuando Cubango, Desportivo da Huíla-Académica do Lobito, Williet-Sporting de Cabinda.

Ponto

Da Actualidade Internacional, 

Dez ‘jihadistas’ envolvidos na morte de 53 polícias em Inata, no norte de Burkina Faso, em novembro de 2021, foram mortos numa operação militar francesa esta semana, anunciou hoje o Estado-Maior militar francês.

Os mortos integravam um “grupo ligado à organização Ansarul Islam” que realizou “vários ataques contra a população civil” e contra as forças de segurança, em particular em Inata, revelou o Estado-Maior em comunicado.

Recorde-se que em meados de Novembro último, uma coluna de veículos “todo-o-terreno” e motocicletas, transportando “mais de 300 combatentes” de grupos armados ‘jihadistas’, segundo fontes militares, invadiu o acampamento do destacamento da polícia burquinabê de Inata, dessa acção resultaram pelo menos 57 mortos.

O secretário de Estado norte-americano declarou hoje que a Rússia está a acumular mais tropas na fronteira com a Ucrânia e alertou que uma invasão pode ocorrer “a qualquer momento”, mesmo durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.

Antony Blinken disse que a administração norte americana, continua a ver sinais muito preocupantes de uma escalada russa”.

Blinken, que realiza um périplo pela zona do Pacífico, declarou que as divergências entre Washington e Moscovo deveriam resolver-se pela via diplomacia., e advertiu que se a Rússia optar pela via militar, enfrentará grandes consequências.

O secretário de Estado norte-americano declarou ainda que os cidadãos norte-americanos que se encontram em solo ucraniano “devem partir agora”, diante da possibilidade da iminência de um conflito armado.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 11-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados