Edição de 11 de Abril de 2022
 

Acidente na vala do Zango, causa cinco mortes.

Especialistas defendem que financiamento obtido com a emissão de eurobonds beneficie também o sector privado.

Criado na Somália órgão de comunicação social, integrado só por mulheres para divulgar os direitos femininos e combate a violência do género.

Ponto

Hoje é segunda- feira, dia 11 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Galácio Santana, e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde, 

Ponto

Cinco pessoas morreram, ontem a noite, devido ao despiste de uma viatura ligeira na vala de drenagem do Zango 2, município de Viana, em Luanda.

Tudo indica que o excesso de velocidade tenha provocado este acidente que vitimou jovens entre os vinte e os trinta e quatro anos de idade, segundo disse hoje à Comercial, o Porta- voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Feliz Luciano.

R.D.1-Felix Luciano1

Felix Luciano avançou que os bombeiros em parceria com a administração de Viana têm realizado acções para prevenir acidentes fatais na vala de drenagem do Zango, também conhecida como vala da morte.

R.D.2-FLuciano2

O porta- voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros lembrou que todo o cuidado é pouco naquela área onde também é frequente o uso de moto táxis.

R.D.3-FLuciano3

Porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Felix Luciano sobre o acidente de viação que causou ontem a morte de cinco jovens no Zango 2

Ponto

Especialistas defendem que os 1,75 mil milhões de dólares que o País obteve com a emissão de Eurobonds devem servir também para financiar o sector privado da economia nacional. 

Na semana passada, o Ministério das Finanças anunciou que Angola concluiu com sucesso a emissão simultânea de um novo pacote de títulos de dívida no mercado internacional em Eurobonds, no valor de 1,75 mil milhões de dólares, com maturidade de 10 anos e taxa de 8,75%. 

De acordo com o comunicado da instituição liderada por Vera Daves de Sousa, a operação serviu também para um exercício estratégico de Gestão de Passivos, com a recompra em oferta pública de Eurobonds de cupão a curto prazo no valor de 636 milhões de dólares.

Segundo o documento esta transacção representa, o regresso bem-sucedido de Angola ao mercado internacional de capitais, em Eurobonds, após mais de 2 anos de ausência e iguala a maior emissão de Eurobonds de sempre para o País.

Em função desta operação, o economista Carlos Padre defende que este financiamento deve beneficiar também o sector privado da economia, já que os actores económicos têm dificuldades de poupanças.

RD – CPadre 1

Carlos Padre disse também que a actual situação do mercado internacional tornou este financiamento mais caro para o País.

RD – CPadre 2

Economista Carlos Padre.

Já o consultor Galvão Branco entende que os 1,75 mil milhões de dólares obtidos com a emissão de Eurobonds vão contribuir para a concretização de compromissos assumidos pelo Governo.

RD – GBranco 1

Galvão disse também que o País deve evitar endividamento que tem o petróleo como pagamento, a semelhança do que acontece com a China.

RD – GBranco 2

 

Consultor Galvão Branco e os 1,75 mil milhões de dólares que o País obteve com a emissão de Eurobonds, que segundo especialistas deve servir também para financiar o sector privado da economia nacional.

As empresas Afentra, Namcor, Sequa e Petrolog, Somoil e Sirius, foram as vencedoras do concurso público de alienação parcial dos interesses da Sonangol nos blocos de produção e exploração 3/05, 4/05, 5/06, 15/06, 18, 23, 27 e 31.

Segundo um comunicado da petrolífera nacional, estas empresas apresentaram propostas com valores que mais se aproximaram aos estabelecidos nas condições de venda. 

No entanto, a Sonangol não avançou o valor de venda das suas participações. 

A agricultura estará depois de amanhã em debate na capital do país, durante uma conferência promovida pela revistaw angolana, Economia e Mercado,sob o lema: da Agro-Indústria à Distribuição: Radiografia da Produção Nacional.

O director da revista, Sebastião Vemba falou hoje à LAC, sobre os objectivos desta quarta- conferência temática que vai reunir, representantes do governo, produtores, especialistas do sector privado, e da banca.

R.D1.-Sebastião Vemba1

Sebastião Vemba referiu-se a alguns factores que ao longo dos anos têm constituído entraves para o desenvolvimento da agricultura.

R.D.2-S.Vemba2

Sebastião Vemba director da Revista Economia e Mercado que realixa depois de amanha a sua QUARTA Conferência para debater a agricultura.

A primeira fase, do processo de certificação do novo aeroporto internacional de Luanda deverá ocorrer ainda em Junho deste ano, avancçou recentemente à imprensa o ministro dos transportes, Ricardo de Abreu.

R.D.-R.Abreu1

O titular da pasta dos transportes que falava à imprensa à margem da visita presidencial aquela infra-estrutura, referiu-se a importância de um trabalho integrado para a exitosa conclusão do aeroporto que irá movimentar 15 milhões de passageiros, nacionais e estrangeiros e custos na ordem de um bilião e quatrocentos mil dólares.

R.D.-Ricardo de Abreu

Ministro dos transportes, Ricardo de Abreu durante a recente visita de trabalho do presidente da República, às obras do novo aeroporto internacional de Luanda.

Ponto

E hoje durante o Programa do Eleitor, os ouvintes desta estação emisssora opinaram sobre o tema Comov pode o país ganar a batalha do desenvolvimento, vinte 

Ponto

Do desporto,

O Petro de Luanda começou com victória a sua participação na segunda edição da BAL League, ao vencer ontem a noite o Tigers de Cape Town, por 90-61, em partida da primeira jornada da conferência Nilo. 

Os petrolíferos voltam a jogar amanhã, as 19 horas, diante do Kobra Sport do Sudão do Sul.  

No Girabola, o 1º de Agosto perdeu ontem com o Desportivo da Huíla por 2-1, em partida da vigésima quinta jornada da prova, agravando a situação de crise que vive.

Com este resultado os militares da Capital mantém-se na terceira posição do principal campeonato de futebol no País, com 43 pontos, menos 10, que o segundo classificado Sagrada Esperança.

A equipa da Lunda Norte nesta jornada goleou o Sporting de Benguela por 6-0, e continua atras do primeiro classificado Petro de Luanda, que soma 58 pontos. 

Os petrolíferos foram a Cabinda bater o Sporting local por 3-0, e têm um jogo a menos que o Sagrada Esperança.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Já está em funcionamento no Somália, o primeiro órgão de comunicação social composto apenas por senhoras, para combater a discriminação de género num país onde a pobreza e a falta de estabilidade política têm dificultado a luta pelos direitos das mulheres.

O Bilan Project liderado por Nasrin Mohamed Ahmed, fundadora da Organização das Mulheres Jornalistas Somali e uma das poucas jornalistas mulheres, e financiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto terá seis jornalistas a tempo inteiro, a criar conteúdos para televisão, rádio e meios digitais.

Em entrevista ao The Guardian, a editora-executiva explicou que o órgão vai procurar mudar mentalidades, e alertar para a violência de género na Somália, mas também para questões positivas, como mulheres no mundo empresarial e na política, de forma a “desafiar as crenças sociais de que as mulheres devem ficar em casa”.

Uma mulher morreu e três homens ficaram feridos num ataque aéreo a um veículo numa zona fronteiriça entre a Mauritânia e o Saara Ocidental, disse hoje uma fonte de segurança à imprensa internacional.

A mesma fonte, que se encontrava em Zuerat, a 600 quilómetros a norte de Nuakchot, afirmou que o ataque, alegadamente lançado por um ‘drone’ marroquino, ocorreu a sul da aldeia de Bir Lehlou, localizada em território saaraui controlado pela Frente Polisário pró-independência, perto da fronteira com a Mauritânia.

Marrocos não confirmou, nem desmentiu o incidente, ocorrido depois de três civis argelinos terem sido mortos a 01 de novembro, num ataque aéreo de uma caravana comercial na mesma zona. A Argélia atribuiu este incidente passado a Marrocos.

A situação tem sido tensa nesta parte do Saara desde finais de 2020, quando o exército marroquino expulsou militantes saarauis que tinham bloqueado, durante várias semanas, a única estrada entre a Mauritânia e o território saharaui, que  Marrocos usa como passagem para à África subsariana.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 11-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados