Edição de 10 de Março de 2022
 

Presidente da República reúne Conselho de Governação Local no Cuando Cubango.

Sonangol prepara-se para produzir hidrogénio verde em parceria com empresas alemãs.

Rússia anuncia que vai deixar de participar no Conselho da Europa. 

Reunião entre o ministro dos Negócios Estrangeiros russo e o homólogo ucraniano termina sem progressos sobre cessar-fogo e criação de corredor humanitário em Mariupol.

Quinta-feira 10 de Março, dia mundial de combate ao sedentarismo. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de António Santos e Emanuel Catilina. Apresenta o António Videira.

 

Boa tarde,

O Conselho de Governação Local está reunido na província do Cuando Cubango, sob orientação do Presidente da república que está na localidade para uma visita de dois dias.

O órgão que reúne semestralmente, está a efectuar o seu último encontro antes das eleições gerais de Agosto, e segundo o ministro da administração do território, Marcy Lopes, vai avaliar os programas do Governo que têm execução e aplicação local.

 

Ministro da administração do Território Marcy Lopes e a reunião do Conselho de Governação Local, que decorre na província do Cuando Cubango, sob orientação do Presidente da República.

João Lourenço que permanecerá nesta província dois dias, vai dedicar-se amanhã, a avaliação da execução das infraestruturas locais, incluindo os projectos sociais e económicos em curso no Cuando Cubango.

A Sonangol está a trabalhar na criação de uma estratégia para produzir hidrogénio verde, realizando estudos conceptuais e de engenharia, para identificar o local para a instalação de uma fábrica para a produção do produto e seus derivados.

Segundo um comunicado da petrolífera nacional, a iniciativa está inserida na estratégia de transição energética da companhia, na busca de recursos energéticos renováveis, desenvolvida em parceria empresas alemãs.

O hidrogénio verde constitui uma das fontes energéticas mais limpas e a sua produção, por via da electrólise da água, deve ser assegurada por fontes de energias renováveis.

No ano passado, durante a conferência sobre Tecnologias e Serviços na Indústria de Petróleo, promovida pela Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera de Angola, o secretário de Estado Para os Petróleos, José Barroso, defendeu que a transição energética em Angola passa também pelo uso de equipamentos mais eficientes e menos poluentes por parte dos operadores que actuam em território nacional.

 

Secretário de Estado Para os Petróleos, José Barroso. Sonangol está a trabalhar na criação de uma estratégia para produzir hidrogénio verde

O Presidente da Câmara de Comércio Americana em Angola (AmCham-Angola), defende que face a subida do preço do barril de petróleo no mercado internacional, Angola deveria aproveitar o momento para abandonar a Organização dos Países Produtores de Petróleos e Parceiros-OPEP-Mais.

Pedro Godinho justifica a sua posição partindo do princípio de que o nosso país não é um player fundamental, e a sua oferta no mercado, representa apenas dois por cento da produção da organização.

 

Godinho acrescenta ainda que a esta altura a OPEP-Mais não é vista com bons olhos, porque manipula os preços a seu belo prazer e a presença da Rússia no grupo agrava esta imagem.

 

Pedro Godinho Presidente da Câmara de Comércio Americana em Angola.

O país registou nos últimos doze meses, a abertura de mais de dez mil novas contas custódia, o que representa um aumento de 66 porcento, em relação ao ano anterior.

Os dados foram hoje avançados em Luanda pelo administrador executivo da BODIVA, Odair Costa, durante o Terceiro Fórum anual, com o tema “A Bolsa como instrumento catalisador da economia real”.

 

Odair Costa que fazia o balanço da actividade da Bolsa de Dívida e Valores de Angola referiu-se igualmente a alguns dados macroeconómicos e a taxa de inflação 

 

Odair Costa administrador executivo da BODIVA, hoje durante a terceira edição do fórum anual. Ao longo do evento será lançada a Carteira do Investidor.

Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva da Bolsa de dívida e Valores de Angola, Walter Pacheco destacou os momentos mais relevantes da BODIVA durante o ano transacto.

 

Presidente da Comissão Executiva da Bodiva, quando intervinha hoje em Luanda, durante o fórum anual 

 

O sindicato dos professores do ensino superior e o órgãos ministeriais, reúnem-se esta tarde na busca de caminhos para o fim da greve dos profissionais de ensino, que já dura mais de sessenta dias no ensino universitário público.

Depois da ausência dos órgãos ministeriais na reunião agendada na semana passada, o secretário-geral do sindicato dos professores do ensino superior,  Eduardo Peres, espera que o mesmo não volte a acontecer hoje. 

 

Embora ainda não tenha acontecido o encontro, os sindicalistas já agendaram assembleias regionais para analisar a proposta que será apresentada pelo Governo

 

Eduardo Peres secretário-geral do sindicato dos professores ensino superior, que esta tarde tem agendada com órgãos ministeriais, na busca de caminhos para o regresso as aulas no ensino público universitário.

Na saúde, o sindicato nacional dos médicos diz que o prazo de noventa dias dado ao Ministério da Saúde para cumprir com pontos acordados do caderno reivindicativo terminou sem a sua concretização.

Situação que poderá desencadear greves nos próximos dias.

Repórter Fortunato Cabina.

 

Repórter Fortunato Cabina.

Sindicato nacional dos médicos diz que o prazo de noventa dias dado ao Ministério da Saúde para cumprir com pontos acordados do caderno reivindicativo terminou sem a sua concretização. Situação que poderá desencadear greves nos próximos dias.

 

Angola pediu uma moratória de três anos, para a graduação a categoria de país de rendimento médio, o pedido foi já aprovado por unanimidade pela ONU.

De acordo com o secretário de Estado para o planeamento, que falava recentemente em Luanda, o nosso país, tornou-se elegível para a ascensão já em 2012, mas não avançou com o processo devido as implicações a ele inerentes, no que toca ao acesso a facilidades de comércio e a financiamentos internacionais.

 

Milton Reis, revelou que o Comité de Politicas de Desenvolvimento da ONU, vai no âmbito do processo de avaliação da graduação de Angola, implementar mecanismos para detectar e responder a crises, sejam elas pandémicas ou financeiras.

 

E em breve, será efectuado em todo o país, um inquérito sobre o grau de literacia financeira da população, que vai auferir o comportamento dos angolanos com relação aos serviços da banca, e permitir elaborar estratégias para aumentar o grau de penetração dos mesmos.

 

Secretário de Estado para o planeamento, Milton Reis.

 

Do desporto,

O Real Madrid garantiu o passe para os quartos-de-final da Liga dos Campeões Europeus ao vencer ontem o PSG, por 3-1, em jogo da segunda mão dos oitavos de final desta competição.  

A equipa espanhola que na primeira mão perdeu com em França por 1-0, eliminou a desvantagem com três golos de Benzema.

No outro jogo da noite, o Sporting foi a Inglaterra empatar a zero com o Manchester City, mas disse adeus a competição devido a derrota de 5-0, da primeira mão.

Quanto a Liga Europa, o Futebol Clube do Porto perdeu por 1-0, com o Lyon, na primeira mão dos oitavos de final desta competição. O Eintracht de Frankfurt foi a Espanha vencer o Betis por 1-2.

Os oitavos de final da Liga Europa prosseguem hoje com destaque para os jogos Barcelona-Galatasaray, Sevilha-West Ham e Atalanta-Bayern de Leverkusen 

 

Na política internacional, a agenda continua a ser marcada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia. 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmitro Kuleba, e da Rússia, Sergey Lavrov, reuniram hoje na Turquia no primeira encontro entre ambos desde o início da invasão russa, há duas semanas, para negociar uma solução para o conflito. 

No entanto, a reunião terminou sem progressos sobre cessar-fogo e criação de corredor humanitário em Mariupol.

E hoje o Governo russo anunciou que vai deixar de participar no Conselho da Europa e acusou os países da União Europeia e da NATO de minarem o organismo. 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo salientou que a União Europeia e a NATO mantêm uma postura “hostil” e salientou que mantêm “uma linha de destruição do espaço comum do Conselho da Europa a nível humanitário e jurídico”.

E o secretário-geral da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg, defendeu hoje que a decisão da NATO em não criar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia é “dolorosa”, mas evita “uma guerra total” com a Rússia.

Já os Estados Unidos da América acusaram hoje a Rússia de “espalhar intencionalmente” teorias da conspiração e mentiras de que Washington e Kiev encontram-se a realizar actividades relacionadas com armas químicas e biológicas na Ucrânia.

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, afirmou que o seu Governo está a trabalhar para garantir estabilidade e tranquilidade ao povo e limpar a “marca negra” deixada pelo ataque de 01 de Fevereiro.

Estamos a trabalhar para garantir a estabilidade, a tranquilidade deste povo. Aquilo que aconteceu a 01 de fevereiro deixou uma marca negra naquilo que este Governo está a fazer. Mas pensamos que criando condições o país está em condições de avançar”, afirmou Nabiam.

Os proprietários de dois edifícios que desabaram com uma semana de diferença em Abidjan, provocando 13 mortos e dezenas de feridos, foram detidos no âmbito de uma investigação às derrocadas, anunciou hoje fonte oficial.

Segundo o porta-voz do Governo da Costa do Marfim, Amadou Coulibaly, os dois edifícios não tinham licença de construção.

 

Data de Emissão: 10-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados