Edição de 10 de Maio de 2022
 

Banco Mundial disponibiliza a última tranche de quinhentos milhões de dólares, do total de 1,7 mil milhões destinados à Angola.

Somoil, empresa petrolífera angolana entra para a bolsa ainda este ano.

António Guterres pede às autoridades da  RDC  que investiguem ataques na província de Ituri.

Ponto

Hoje é terça-feira, dia 10 de Maio de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, António dos Santos e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

O Banco Mundial e o Ministério das Finanças, assinaram hoje em Luanda, o acordo para o desembolso da terceira e ultima tranche do financiamento destinado ao apoio as reformas em curso no país.

Com este desembolso de 500 milhões de dólares, fica concluído o montante global de 1.7 mil milhões de dólares que começaram a ser disponibilizados em 2019.

A ministra das Finanças, reiterou que este apoio financeiro permitiu não apenas as reformas económicas, mas a construção de bases para uma maior sustentabilidade fiscal.

RD-VDAVES1

Vera Daves de Sousa, sublinhou que este financiamento permitiu também dotar de maior transparência, uma serie de procedimentos ligados a máquina publica.

RD-VDaves2

A titular das finanças, disse com esta ultima tranche, o Executivo poderá dar seguimento as reformas, e torna-las mais sustentáveis.

RD-VDaves3 att editor este som não está editado

Ministra das finanças Vera Daves de Sousa.

O Director Nacional do Banco Mundial para a República Democrática do Congo, Angola, Burundi e São Tomé e Príncipe, defendeu que os financiamentos destinados ao nosso país, vão permitir que estejamos menos vulneráveis a choques externos.

RD-JCarret1

Jean-Christophe Carret, esclareceu que Angola terá até vinte anos para pagar estes financiamentos, e que as taxas de juros aplicadas, são das mais baixas practicadas a nível mundial.

RD-JCarret2

Jean-Christophe Carret Director Nacional do Banco Mundial para a República Democrática do Congo, Angola, Burundi e São Tomé e Príncipe.

O Banco Mundial e o Ministério das Finanças, assinaram hoje em Luanda, o acordo para o desembolso da terceira e ultima tranche do financiamento destinado ao apoio as reformas em curso no país.

Ponto

A entrada em Bolsa com o objectivo de garantir mais financiamentos para melhorar a prestação da empresa, é um dos objectivos da petrolífera angolana SOMÓIL que representa 3% da produção de petróleo no país, onde opera há mais de 20 anos na região do Soyo, província do Zaire.

Edson dos Santos, PCE da SOMÓLIL disse hoje em Luanda que outros dos objectivos da empresa, é a aposta nas Energias Renováveis nesta fase em que Angola abraçou a causa da transição energética.

RD – Edson dos Santos

Edson dos Santos, presidente do Conselho Executivo da empresa petrolífera angolana SOMÓLI que opera no mercado há mais de vinte anos, quando falava esta manhã em Luanda na sessão comemorativa da efeméride.

Ontem foi o dia de Angola na Conferencia Internacional Indaba Mining, que decorre na Cidade do Cabo, na Africa do Sul.

O ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, Diamantino Azevedo que representa o nosso país, avançou que a divulgação do potencial geológico mineiro nacional, não se restringe aos diamantes, mas estende-se as demais rochas e minerais encontrados em Angola.

RD-DAzevedo

Ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, Diamantino Azevedo.

Para o director geral da Sociedade mineira de Catoca, Benedito Paulo, o encontro, servirá também para interagir com fornecedores de equipamentos e tecnologia, que possam colmatar os constrangimentos registados na cadeia logística internacional, devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

RD-BPaulo

Director geral da Sociedade mineira de Catoca, Benedito Paulo.

A Conferencia Internacional Indaba Mining, que decorre na Cidade do Cabo, na Africa do Sul, e nove empresas angolanas estão presentes para levar ao mundo as potencialidades geológicas do nosso país.

Uma feira denominada “Made In Angola” vai realizar-se à partir de amanhã no Centro Mopic em Viana, Numa iniciativa privada em parceria com o governo.

Carlos Calas da organização do certame disse hoje à comercial, que mais de uma centena e meia de expositores vão expor os seus produtos, e promover novos negócios e parcerias, e aferir em que sectores somos auto suficientes.

R.D.-Carlos Calas1

A produção nacional é significativa, no entanto Carlos Calas da organização da Feira Made In Angola questiona-se sobre as razões da existência de preços elevados.

R.D.2-Carlos Callas2

Carlos Callas da organização da Feira de Produtos Made In Angola que estará patente à partir de amanhã no Centro Mopic em Viana, junto da casa da Juventude, com a participação de cento e cinquenta e oito expositores de vários ramos de actividade.

Ponto

Os ministros, Secretários de Estado e vice governadores provinciais não poderão deslocar-se ao estrangeiro à partir de do próximo domingo, dia 15 de Maio, nos termos de um despacho presidencial publicado, em Diário da República.

O decreto, abre uma excepção para o ministério das relações exteriores, e também para “entidades” que tenham necessidade de se deslocarem ao exterior,  para atender a situações pontuais e inadiáveis, desde que devidamente autorizadas”.

A suspensão vai vigorar “até à investidura do Presidente da República resultante das Eleições Gerais de 2022”, conforme estabelece o número 1 do despacho Presidencial n.º 113/22.

O documento especifica que esta medida surge, porque se aproxima o  fim  do mandato do Executivo referente ao período 2017/2022”, como estabelece a nossa Constituição.

Refere igualmente a necessidade de se maximizarem os resultados do trabalho de articulação institucional desenvolvido, bem como fazer o balanço das actividades realizadas ao longo do mandato pelos diversos órgãos da administração central e local do Estado”.

Ponto

O ministro da cultura, turismo e ambiente defende a necessidade dos Estados africanos adoptarem medidas urgentes e mais eficazes de combate a seca e a desertificação.

Filipe Zau que discursava ontem em Abidjan, Costa do Marfim na décima quinta sessão da COP 15 referiu que o impacto das alterações climáticas no nosso continente têm sido minimizadas, mas urge encontrar recursos e soluções integradas para as minimizar.

Filipe Zau falou também sobre a fase  mais crítica da seca em Angola e dos prejuízos estimados em milhões de dólares.

R.D.-Filipe Zau

Ministro da cultura, turismo e ambiente, Filipe Zau, quando intervinha ontem em Abidjan na Cop 15.

O evento subordinado ao lema “Terra, vida, legado da escassez à prosperidade”, o evento termina amanhã..

Ponto

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a elevada sofisticação do marketing digital de bebidas alcoólicas, dirigido a jovens e a grandes consumidores e defendeu um reforço das regras de comercialização transfronteiriça desses produtos.

A OMS sublinha num relatório que em todo o mundo, morrem anualmente três milhões de pessoas em consequência do consumo elevado  de álcool, e destaca que ocorrem em cada 10 segundos, o que representando cerca de 5% de todas as mortes”.

Segundo aquela  organização, 13,5% de todas as mortes de pessoas entre os 20 e 39 anos estão relacionadas com o consumo de álcool.

“O álcool é classificado como uma das substâncias psicoativas mais nocivas, mas os controlos sobre a sua comercialização aos consumidores são muito mais fracos do que os controlos de outras substâncias psicoativas”, salienta o relatório.

Por cá, embora não existam dados estatísticos actualizados sabemos que o consumo de bebidas alcoólicas tem causado danos nefastos principalmente entre a juventude.

E o psicólogo, Carlinhos Zassala disse hoje à LAC que é preciso que os media promovam debates para que se encontrem soluções para o alcoolismo na juventude.

R.D.Carlinhos Zassala

Psicólogo, Carlinhos Zassala.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O secretário-geral da ONU, António Guterres, instou hoje as autoridades da República Democrática do Congo (RDCongo) a investigarem os ataques na província de Ituri, que fizeram 70 mortos desde domingo.

Guterres “apela às autoridades congolesas para que investiguem estes incidentes e levem os responsáveis à justiça”, pode ler-se num comunicado das Nações Unidas.

O secretário-geral insta ainda as autoridades a garantirem “acesso imediato, livre e desimpedido” da missão da ONU no terreno (Monusco) às áreas onde ocorreram os ataques “para facilitar os esforços de proteção dos civis”, acrescenta-se na nota.

O ex-primeiro-ministro português exprime “as suas mais profundas condolências às famílias das vítimas” e deseja melhoras rápidas aos feridos, segundo o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, citado no comunicado.

Sublinhando o apoio da ONU à RDCongo, Guterres pede a todos os grupos armados que ponham fim aos seus “ataques cruéis” a civis e insta-os a “participarem incondicionalmente no processo político no país, depondo as armas através do programa de Desarmamento, Desmobilização, Recuperação da Comunidade e Estabilização”.

A Rússia não vai participar na sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre “a deterioração da situação dos direitos humanos na Ucrânia”, anunciou hoje a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

delegação russa não vai legitimar, com a sua presença, este novo espetáculo político organizado sob a forma de uma sessão extraordinária”, disse Zakharova, em comunicado hoje divulgado.

“Infelizmente, os nossos argumentos e esclarecimentos sobre os objetivos reais desta operação militar especial [na Ucrânia] e a situação real no terreno são completamente ignorados”, lamentou.

“É óbvio que [os russos] também não seriam ouvidos desta vez”, acrescentou a porta-voz, descrevendo esta sessão como “um novo movimento antirrusso do ‘grupo Ocidente'”.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU vai organizar a sessão extraordinária na quinta-feira, a pedido de Kiev e apoiada por outros 15 Estados-membros do Conselho, incluindo a França, a Gâmbia, o Japão, o México, os Estados Unidos e a Polónia, e por mais de 35 países observadores, incluindo a Bulgária, a Hungria, a Suíça e a Turquia.

 

 

Data de Emissão: 10-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados