Edição de 10 de Maio de 2022
 

Programa Kwenda que apoia financeiramente famílias vulneráveis do país será alargado até 2025

Governo vai realizar Festival Nacional da Cultura (Fenacult) Especial para assinalar o centenário de António Agostinho Neto

As obras do poeta maior “Sagrada Esperança”  e “Renúncia Impossível” serão reeditadas

Partidos da oposição com assento parlamentar defendem mobilização dos cidadãos para uma atitude participativa, pacífica e ordeira nas Eleições Gerais.

UNITA, PRS, FNLA e a coligação CASA-CE exigem, a publicação das listas provisórias do registo eleitoral.

Lula continua a frente de Bolsonaro nas intensões de voto para as presidenciais brasileiras. Nova sondagem indica 40,6% para o ex-presidente e 32% do atual presidente.

Ministério da Defesa do Sri Lanka ordenou tropas a disparem contra as pessoas envolvidas em atos de violência

Ponto-LAC Informação 2

30 de máxima e 25 de mínima foi a temperatura registada em Luanda nas últimas horas. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com o António Videira

……..

Ponto-Forte

…..

Boa noite,

…..

Uma edição Especial do Festival Nacional da Cultura (Fenacult) vai ser realizada este ano no quadro das celebrações do centenário de António Agostinho Neto, o fundador da nação.

O Executivo apresentou oficialmente hoje em Luanda, o programa geral das comemorações alusivas ao Centenário do primeiro Presidente de Angola.

Entre as várias actividades realce ainda para a reedição das obras do poeta maior “Sagrada Esperança”  e “Renúncia Impossível”.

Jornalista José Silva

….

RD-JSilva

…..

Jornalista José Silva.

Governo apresentou programa oficial das celebrações do centenário de António Agostinho Neto, o fundador da Nação.

A cerimónia foi realizada no memorial Doutor António Agostinho Neto e orientada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República.

Na sua intervenção Adão de Almeida, realçou a importância das reformas do Estado em curso, por abranger os alicerces do projecto de nação e a melhoria das condições de vida dos angolanos.

O governante adiantou como premissa uma eficaz interpretação dos anseios do povo angolano, no sentido da criação das condições necessárias para que cada um realize o seu sonho, como forma de honrar Neto.

…..

RD-AAlmeida

……

Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida e o legado de Agostinho Neto.

O Primeiro Presidente de Angola que no ano de seu cenário terá erguido um busto no centro de Moscovo, capital da Rússia, como confirma Vladimir Tararov, Embaixador da Rússia em Angola.

…..

RD-VTarov

……

Embaixador da Rússia em Angola Vladimir Tararov. Agostinho Neto terá busto no centro de Moscovo.

Governo lançou hoje programa oficial para assinalar o centenário de António Agostinho Neto

Durante a cerimónia que tem como lema “Angolanos de mãos dadas para o Futuro”,  foi apresentada a logomarca do Centenário. 

…….

Ponto-A Notícia e a Verdade

……

Os partidos da oposição com assento parlamentar defenderam, esta terça-feira, a necessidade de se mobilizar os cidadãos para uma atitude participativa, pacífica e ordeira nas Eleições Gerais, previstas para Agosto próximo no país.

Num memorando apresentado à imprensa, em Luanda, os partidos UNITA, PRS, FNLA e a coligação CASA-CE consideraram fundamental que o sufrágio ocorra num ambiente competitivo, seja transparente, livre, justo e credível.
 
No documento, as forças políticas manifestam abertura e disponibilidade para continuarem a dialogar com o Executivo, visando criarem, em conjunto, as condições para um ambiente eleitoral favorável.

Os líderes da UNITA, Adalberto Costa Júnior, da coligação CASA-CE, Manuel Fernandes, do PRS, Benedito Daniel, e da  FNLA, Nimi a Simbi, exigem, por outro lado, que se accionem os mecanismos previsto na Constituição e na Lei para a publicação das listas provisórias do registo eleitoral.
 
No memorando, os partidos na oposição com assento parlamentar defendem o diálogo permanente entre os actores políticos e exortam à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERCA) a uma “fiscalização isenta e imparcial” do exercício da comunicação social, principalmente das empresas públicas.

……

E Frente Patriótica Unida (FPU), empossou nesta segunda-feira os seus órgãos de direção e estão compostos apenas por membros da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), do Bloco Democrático (BD) e do projeto político PRA-JA Servir Angola.

 

Paulo Lukamba Gato, da UNITA, é o diretor nacional da campanha eleitoral e tem como adjuntos Álvaro Chikwamanga Daniel, secretário-geral da UNITA, Américo Chivukuvuku (PRA-JA) e Muata Sebastião, secretário-geral do Bloco Democrático (BD).

 

Nuno Dala, ativista e membro da coordenação do PRA-JA Servir Angola, é o diretor nacional de pesquisa, sondagens e análise da Frente Patriótica Unida-FPU

…….

E o governo esteve hoje reunido para fazer o balanço das ações do registo eleitoral oficioso que decorreu em todo país e no estrangeiro entre Setembro de 20’21 a abril de 2022.

 

O ministro da administração do território Marcy Lopes traz o ponto da situação no momento.

…..

RD-MLopes

….

Ministro da Administração do Território Marcy Lopes.

 

Governo ainda recolhe dados para concluir o registo eleitoral oficioso.

 

Os números preliminares apontam que 14 milhões de eleitores constam do ficheiro de cidadãos maiores.

…..

 

Ponto

….

 

O Programa Kwenda que apoia financeiramente famílias vulneráveis do país será alargado até 2025.

O anúncio foi feito hoje durante mais uma edição do Café-Cipra, que analisou a implementação do Kwenda nos vários municípios do país.

Vinte e dois mil milhões de kwanzas serão disponibilizados até ao final do ano pelo Programa Kwenda depois de no ano passado o governo ter aplicado nove mil milhões de kwanzas no combate à pobreza em todo o território nacional.

As verbas fazem parte do pacote financeiro de 320 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial que reforçam os cem milhões de dólares financiados pelo governo para apoiar o Programa Kwenda que será alargado até 2025.

……..

RD-CCerqueira

……..

Carolina Cerqueira, ministra de Estado para a Área Social falando esta tarde em Luanda, na quinda edição do Café CIPRA.

Presente esteve também a Secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, que revelou que o Programa Kwenda já cadastrou mais seiscentas mil famílias, e que cinquenta por cento das quais já receberam as transferências financeiras gratuitas.

………

RD – ASilva 2

……..

Aia-Eza da Silva falou ainda dos principais pilares do Programa Kwenda que está a ser implementado desde 2020.

………

RD-ASilva 1

………

Aia-Eza da Silva, Secretária de Estado para o Orçamento e a filosofia do Programa Kwenda de combate à pobreza em todo o território nacional.

A iniciativa conta com uma verba de 320 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial.

…..

E o Ministério das Finanças assinou hoje com o Banco Mundial um acordo para o desembolso da terceira e ultima tranche do financiamento destinado ao apoio as reformas em curso no país.

Com este desembolso de 500 milhões de dólares, fica concluído o montante global de 1.7 mil milhões de dólares que começaram a ser disponibilizados em 2019.

A ministra das Finanças, reiterou que este apoio financeiro permitiu não apenas as reformas económicas, mas a construção de bases para uma maior sustentabilidade fiscal.

RD-VDaves 1

Vera Daves de Sousa, sublinhou que este financiamento permitiu também dotar de maior transparência, uma serie de procedimentos ligados a máquina pública.

RD-VDaves 2

A titular das finanças, disse com esta ultima tranche, o Executivo poderá dar seguimento as reformas, e torna-las mais sustentáveis.

RD-VDaves 3-Noite

Ministra das finanças Vera Daves de Sousa.

O Director Nacional do Banco Mundial para a República Democrática do Congo, Angola, Burundi e São Tomé e Príncipe, defendeu que os financiamentos destinados ao nosso país, vão permitir que estejamos menos vulnerável a choques externos.

RD-JCarret1

Jean-Christophe Carret, esclareceu que Angola terá até vinte anos para pagar estes financiamentos, e que as taxas de juros aplicadas, são das mais baixas praticadas a nível mundial.

RD-JCarret 2

Jean-Christophe Carret Director Nacional do Banco Mundial para a República Democrática do Congo, Angola, Burundi e São Tomé e Príncipe.

O Banco Mundial e o Ministério das Finanças, assinaram hoje em Luanda, o acordo para o desembolso da terceira e ultima tranche do financiamento destinado ao apoio as reformas em curso no país.

…….

As empresas angolanas presentes na Conferência Internacional de Mineração “Mining Indaba”, na Cidade do Cabo, África do Sul, constam dentre as que mais atraem investidores internacionais para o estabelecimento de parcerias estratégicas. 

No período matinal do segundo dia do evento, que “abre portas” para o desenvolvimento da mineração em África, o Stand angolano registou um movimento frenético de potenciais investidores interessados em conhecer as valências de minerais de Angola, o sétimo país que mais produziu diamantes, em 2020, no mundo.

…..

Ontem foi o dia de Angola na Conferencia Internacional Indaba Mining, que decorre na Cidade do Cabo, na Africa do Sul.

O ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, Diamantino Azevedo que representa o nosso país, avançou que a divulgação do potencial geológico mineiro nacional, não se restringe aos diamantes, mas estende-se as demais rochas e minerais encontrados em Angola.

RD-DAzevedo

Ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, Diamantino Azevedo.

Para o director geral da Sociedade mineira de Catoca, Benedito Paulo, o encontro, servirá também para interagir com fornecedores de equipamentos e tecnologia, que possam colmatar os constrangimentos registados na cadeia logística internacional, devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

RD-BPaulo

Director geral da Sociedade mineira de Catoca, Benedito Paulo.

A Conferencia Internacional Indaba Mining, que decorre na Cidade do Cabo, na Africa do Sul, e nove empresas angolanas estão presentes para levar ao mundo as potencialidades geológicas do nosso país.

A entrada em Bolsa com o objectivo de garantir mais financiamentos para melhorar a prestação da empresa, é um dos objectivos da petrolífera angolana SOMÓIL que representa 3% da produção de petróleo no país, onde opera há mais de 20 anos na região do Soyo, província do Zaire.

Edson dos Santos, PCE da SOMÓIL disse hoje em Luanda que outros dos objectivos da empresa, é a aposta nas Energias Renováveis nesta fase em que Angola abraçou a causa da transição energética.

RD-ESantos

Edson dos Santos, presidente do Conselho Executivo da empresa petrolífera angolana SOMOIL que opera no mercado há mais de vinte anos, quando falava esta manhã em Luanda na sessão comemorativa da efeméride.

Ponto-Vector

….

Daqui a pouco

…..

A partir de amanhã vamos a Feira Made In Angola no município de Viana

Aniesa esclarece polémica a volta do Leite retirado do circuito comercial

País prepara diploma legal para regular uso de plástico de consumo comum

….

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

….

Publicidade

….

Os ministros, Secretários de Estado e vice governadores provinciais não poderão deslocar-se ao estrangeiro à partir de do próximo domingo, dia 15 de Maio, nos termos de um despacho presidencial publicado, em Diário da República.

O decreto, abre uma excepção para o ministério das relações exteriores, e também para “entidades” que tenham necessidade de se deslocarem ao exterior,  para atender a situações pontuais e inadiáveis, desde que devidamente autorizadas”.

A suspensão vai vigorar “até à investidura do Presidente da República resultante das Eleições Gerais de 2022”, conforme estabelece o número 1 do despacho Presidencial n.º 113/22.

O documento especifica que esta medida surge, porque se aproxima o fim  do mandato do Executivo referente ao período 2017/2022”, como estabelece a nossa Constituição.

Refere igualmente a necessidade de se maximizarem os resultados do trabalho de articulação institucional desenvolvido, bem como fazer o balanço das actividades realizadas ao longo do mandato pelos diversos órgãos da administração central e local do Estado”.

Ponto-A Notícia e a Verdade

Uma feira denominada “Made In Angola” vai realizar-se a partir de amanhã no Centro Mopic em Viana, Numa iniciativa privada em parceria com o governo.

Carlos Calas da organização do certame disse hoje à comercial, que mais de uma centena e meia de expositores vão expor os seus produtos, e promover novos negócios e parcerias, e aferir em que sectores somos auto suficientes.

RD-CCalas1

A produção nacional é significativa, no entanto Carlos Calas da organização da Feira Made In Angola questiona-se sobre as razões da existência de preços elevados.

RD-CCallas2

Carlos Callas da organização da Feira de Produtos Made In Angola que estará patente à partir de amanhã no Centro Mopic em Viana, junto da casa da Juventude, com a participação de cento e cinquenta e oito expositores de vários ramos de actividade.

A Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), veio hoje esclarecer a polémica à volta do Leite retirado do circuito comercial, após actividades inspectivas realizadas na última semana.

….

RD-AMendes

….

Porta-voz da ANIESA Adérito Mendes e os esclarecimentos da polémica a volta do Leite retirado do circuito comercial esta semana.

E a empresa Promasidor Angola Limitada produtora do leite da marca Cowbell, teve conhecimento de algumas notícias que circulam sobre o leite.

Estas notícias estão relacionadas com actividades inspectivas da ANIESA, que tem feito operações de apreensão de leite da marca Cowbell que entra de uma forma ilegal no país, e cuja embalagem não obedece à lei de rotulagem Angolana.

 

A nota da empresa refere ainda, que desde o princípio do ano, que o leite Cowbell com origem nos Congos (República Democrática do Congo e República do Congo) atravessa a fronteira ilegalmente e chega ao nosso mercado.

 

Este comércio ilícito lesa Angola porque não paga impostos, penaliza as empresas nacionais por fazerem concorrência desleal, e não observam as leis de Angola quanto à sua rotulagem que está feita em língua estrangeira (Francês “Cowbell Notre Lait”).

 

A apreensão da ANIESA tem a ver com comércio ilícito e rotulagem em língua estrangeira – e nada tem a ver com qualidade. 

……..

Ponto-A Notícia e a Verdade

…..

 

O músico e compositor angolano, Paulo Flores, venceu o prémio de “Melhor Artista Lusófono de 2022” da 4ª Edição dos PLAY “Prémios da Música Portuguesa 2022”.

 

Na ‘luta’ pelo prestigiado prémio, estavam artistas conceituados como C4 Pedro, as brasileiras Pablo Vitta, Anitta e Luiza Sonza e o cabo-verdiano Mário Lúcio, mas Paulo Flores levou a melhor. Com a cereja do topo do bolo, o autor de “Jeito alegre de chorar”, confirma assim a sua versatilidade e influência na música angolana dentro e fora do país.

 

O cantor foi também uma das atracções da gala, onde brindou os presentes com uma performance que levou o público de várias nacionalidades a cantarem trechos da sua música e gritarem pelo seu nome, provando assim o nível de popularidade das suas canções.

 

“Play Prémios da Música Portuguesa”, é um dos maiores eventos que visam premiar anualmente a melhor música consumida em Portugal.

…..

Ponto-Mais Estação

…..

Agora o mundo em notícias…..

 

O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, disse hoje que a proposta para a revisão da Constituição da Guiné-Bissau não pretende atingir nenhum órgão em particular, mas resolver as insuficiências e incluir elementos de que carece.

“Este é um anteprojecto de guineenses para guineenses e não visa atingir nenhuma instituição ou órgão em particular, antes pelo contrário, visa resolver as inúmeras insuficiências que a atual Constituição da República padece e introduzir os elementos inovadores de que carece”, afirmou Cassamá.

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com a mais recente sondagem divulgada, esta terça-feira, pelo CNT/MDA, continua a liderar a corrida pela Presidência do país – onde tem como concorrência direta o atual chefe de Estado, Jair Bolsonaro.

Esta nova sondagem, citada pela Reuters, dá conta de que Lula da Silva conta atualmente com 40,6% das intenções de voto, contra as 32% do atual presidente da extrema-direita.

A anterior sondagem, realizada pelo CNT/MDA no mês de fevereiro em antecipação das eleições marcadas para outubro, atribuía 42,2% das intenções de voto a Lula da Silva. Bolsonaro, por sua vez, contava com 28%. Ou seja, a distância entre os dois candidatos, tendo em base estes dois estudos de opinião, é neste momento menor do que há três meses atrás.

…..

O Ministério da Defesa do Sri Lanka ordenou hoje que as tropas disparem sobre pessoas envolvidas em atos de violência, um dia depois de manifestantes contra o Governo atacarem casas de funcionários do partido no poder.

“As forças de segurança foram ordenadas a disparar à vista contra qualquer pessoa que saqueie propriedade pública ou atente contra a vida” de pessoas, informou o Ministério.

O Governo do Sri Lanka enviou dezenas de milhares de soldados para patrulhar as movimentadas ruas da capital, Colombo, e de outras cidades, após um dia de violência no país.

O Sri Lanka está em estado de emergência desde sexta-feira, dando aos militares poderes acrescidos para deter suspeitos, estando em vigor um recolher obrigatório.

Há um mês que o país vive um ambiente de violência, com manifestações que exigem a renúncia do Presidente, Gotabaya Rajapaksa, provocando centenas de feridos.

 

 

Data de Emissão: 10-05-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados