Edição de 10 de Junho de 2022
 

Especialista diz que se desconhece o número exacto de empresas nacionais que actuam no sector petrolífero.

Sistema Pan Africano de Pagamentos e liquidações em debate em Luanda.

Presidente da República, constata hoje realidade sócio económica do Moxico.

Petro/Desportivo da Huíla vão disputar final da taça de Angola

Trinta e sete jihadistas mortos pelas forças do Burkina Faso

Ponto

Hoje é sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Alexandre Campos e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde,

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a TotalEnergies e os seus parceiros do Bloco 17 (Equinor, Exxon Mobil, BP e a Sonangol P&P)  vão investir 850 milhões de Dólares norte-americanos para o lançamento do projecto,  +desenvolvimento CLOV Fase 3, no offshore profundo daquele bloco, situado a 150 quilómetros da costa angolana.

O projecto representa uma extensão da rede de produção submarina e a sua interligação à unidade flutuante de produção e armazenamento (FPSO) CLOV para desenvolver uma produção adicional que poderá chegar aos trinta mil barris dia .

O empreendimento, é o primeiro a beneficiar da padronização de equipamentos submarinos no Bloco 17, através de inovadoras estruturas de engenharia e contratuais, que representam uma significativa redução de custos e beneficiam o portfólio de projectos de desenvolvimento de ciclo curto nos diferentes campos do referido Bloco.

Segundo o Presidente do Concelho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, o investimento no CLOV Fase 3 vai contribuir para que o país mantenha os seus níveis de produção de hidro carbonetos.

Por sua vez, o Director Geral da Total Energies em Angola, Olivier Jouny, entende que além da maximização das infraestruturas do Clov também haverá redução da emissão de dióxido de carbono e redução de custos na ordem de 20%.

E o especialista brasileiro do sector do Petróleo, Elmar Mourão, defende a introdução de mecanismos legais que permitam às empresas nacionais de Conteúdo Local, a obtenção de mais benefícios financeiros.

Elmar Mourão dá como exemplo da proposta que faz, a realidade actual da indústria petrolífera no Brasil, que privilegia mais a execução da lei do que o regime de contrato da prestação de serviços por parte das empresas do sector.

RD – Elmar Mourão

Elmar Mourão, especialista em Conteúdo Local no Brasil ouvido pela LAC. E, Patrício Quingongo, consultor da PETROANGOLA diz que os ganhos financeiros das empresas nacionais do sector petrolífero ficam aquém do desejado.

RD – Patrício Quicongo 1

O consultor acrescenta ainda que se desconhece actualmente o número de empresas nacionais que operam na indústria petrolífera em Angola.

 

RD – Patrício Quingongo 2

Patrício Quingongo, especialista em questões de Energia e Petróleo e a actividade das empresas de Conteúdo Local do sector petrolífero em Angola.

Ponto

O pagamento de transacções comerciais, é um dos condicionantes das trocas entre países africanos, que seguem ainda em volumes aquém do desejado.

De acordo com o Ministro da Industria e Comércio, que falava hoje em Luanda, as dificuldades no acesso aos mercados da região, passam não apenas pela logística mas também pelo pagamento nas diferentes moedas utlizadas no Continente.

RD-VFernandes1

Para Victor Fernandes, o Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidações, uma ferramenta que permite que empresas em todo o continente, paguem por transacções comerciais intra-africanas em moeda local, vai facilitar e fomentar o comércio regional.

RD-VFernandes2

Ministro da Industria e Comércio, Victor Fernandes, hoje durante a abertura do Seminário sobre o Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidações.

Ponto

João Lourenço está hoje em presidência aberta na província do Moxico, para constatar a realidade sócio económica e política da região.

Tal como tem feito nas várias províncias a que se desloca, o presidente da República vai reunir-se com as autoridades locais, para saber dos desafios e grau de execução dos projectos de desenvolvimento regionais, e reunir-se com representantes da sociedade civil para saber dos seus reais problemas.

Amanhã, já na qualidade de presidente do MPLA, João Lourenço vai dirigir um comício em que certamente irá evidenciar a estratégia e as prioridades que pretende seguir caso seja reeleito em Agosto próximo.

Ponto

Não há cultura de registo de terras no país revelou à LAC o director geral do Instituto Geográfico e Cadastral de Angola “IGCA”

José Januário disse que para reverter esta situação o IGCA tem realizado acções formativas, e de sensibilização para a necessidade de registo e modernização dos serviços de cadastramento de terras.

R.D1-José Januário1

O director do IGCA destacou também o facto de ser atribuição das autoridades zelar pela concessão de terras às comunidades.

R.D2-JJanuário2

No entanto José Januário alerta que podem ocorrer expropriações de terras, para a execução de projectos de utilidade pública, desde que haja negociações e a devida indemnização.

R.D.3-JJanuáqrio3

Director geral do IGCA, José Januário em entrevista à Comercial.

Já está em curso, o programa “Crescer Juntos”, do Banco BIC, que visa apoiar organizações Sociais com projectos em áreas como educação, Saúde, Cultura e direitos Humanos.

Segundo o PCE do BIC este projecto poderá ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, a melhorarem as suas condições de vida.

RD.-HTeles

Hugo Teles, Presidente da Comissão Executiva do Banco Internacional de Crédito (BIC), durante a cerimónia de lançamento do programa de responsabilidade social “Crescer Juntos”

Na ocasião, Celso Grecco disse esperar que programa se transforme na maior plataforma de responsabilidade social do país.

  1. CGrecco

Celso Grecco, especialista internacional em Responsabilidade Social sobre o programa “Crescer Juntos”, que visa apoiar organizações Sociais com projectos em áreas como educação, Saúde, Cultura e direitos Humanos.

Ponto

Na Cultura,

A Casa da Música sediada em Talatona realiza hoje e amanhã espectáculos com os artistas cabo verdianos, Ana Lopes e Jorge Sena.

O administrador daquele espaço, Estevão Pereira da Costa falou à comercial sobre os shows que têm início às vinte e duas horas e trinta minutos.

R.D-Estevão da Costa

Administrador da Casa da Música em Talatona que promove hoje e amanhã espectáculos com dois músicos cabo verdianos, designadamente Jorge Sena e Ana Lopes, que interpreta a conhecida canção, Nha Principe.

Ponto

Do Desporto,

As equipas séniores femininas do 1º de Agosto e Interclube jogam às cinco da tarde de hoje, jogam hoje às cinco da tarde no estádio Palanca Negra em Malange a contar para a Super Taça de basquetebol.

O Desportivo da Huíla e o Petro de Luanda disputam depois de amanhã, no Lubango, a final da Taça de Angola em futebol.

A partida está marcada para as três da tarde no Estádio da Tundavala, e está a ser aguardada com alguma expectativa pelos amantes da modalidade.

O comentador LAC para o futebol entende que será uma partida muito renhida.

R.D.-Manecas Leitão

Comentador LAC para o futebol, Manecas Leitão, e a antevisão da final da Taça de Angola entre o Desportivo da Huíla e o Petro de Luanda.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Trinta e sete rebeldes que tinham realizado dois ataques a guarnições militares no norte do Burkina Faso foram ontem  mortos pelas forças militares e policiais do país, segundo fontes militares.

Nos confrontos morreram ainda quatro polícias, um militar e um civil, adiantaram fontes militares.

Um primeiro ataque ocorreu na cidade de Barani, na província de Kossi, localizada na região de Boucle du Mouhoun (noroeste), onde um “grupo de terroristas” atacou um destacamento militar, informou o Exército em comunicado.

“Dezenas de terroristas foram mortos, tendo outros três sido capturados”, refere a nota oficial, precisando que quatro polícias morreram nos confrontos, que causaram ainda uma “dúzia de feridos” que foram transferidos para um hospital.

No segundo ataque, ‘jihadistas’ armados tentaram assaltar as instalações da mina de ouro Karma, na província de Yatenga, localizada na região Norte, onde também existe um destacamento das Forças Armadas.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, assegurou ao seu homólogo norte-americano, Joe Biden, que, quando tiver de deixar a presidência do país, será pela via democrática.

Referindo-se às eleições agendadas para Dezembro próximo, Bolsonaro sublinhou que quer que seja um escrutínio limpo, fiável e auditável, refere um comunicado da Casa Branca após um encontro entre os dois chefes de estado.

O Presidente chinês, Xi Jinping, pediu hoje que a aplicação “implacável” da estratégia de `zero covid` proteja também a economia, numa altura em que metade da população de Xangai se prepara para uma nova fase de testes.

“Devemos coordenar efetivamente a prevenção e o controlo da epidemia com o desenvolvimento económico e social”, disse Xi Jinping.

O Presidente chinês, no entanto, enfatizou que o país deve “adequar-se incansavelmente à estratégia” de tolerância zero ao novo coronavírus.

 

 

Data de Emissão: 10-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados