Edição de 10 de Junho de 2022
 

JORNAL 19H00

10.06.202

 

– ADRA sugere plano concertado da Sociedade Civil para influenciar boa governação e políticas públicas

 

– Presidente da República no Moxico para jornada de trabalho de dois dias

 

– SIC chamado a reforçar acções no combate a crimes violentos, a dois meses da realização de eleições.

…Em Viana, efectivo mostra-se pronto a assegurar o pleito

 

– 6.500 agentes cívicos empenhados na campanha de sensibilização eleitoral em todo o país.

 

-Presidente de Moçambique promete ser porta-voz de África no Conselho de Segurança

——————-

Jornal das 19H00, na “Rádio Nova”, tem uma garantia técnica de Stélio de Sousa, edição de Laurinda Tavares, apresentação de Dena Francisco e Ricardo Ngolo.

 

 

Ministro do Interior pede reforço de acções no combate aos crimes violentos.

Eugénio Laborinho, pediu aos responsáveis do Serviço de Investigação Criminal um maior combate contra esses crimes, devido ao aumento contínuo de casos do género.

O Ministro façava durante a abertura do 7º Conselho Consultivo Alargado do Serviço de Investigação Criminal, que decorre até sábado, na sede da corporação, situada no município de Cacuaco.

 

 

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho. Sugere um aprimorar das estratégias entre os vários órgãos do sector, numa altura em que se aproximam as elições gerais:

 

RD EUGÉNIO LABORINHO 2

 

O governante considera entretanto, estável a situação de segurança pública:

 

RD EUGÉNIO LABORINHO 3

 

O ministro, que reconhece as dificuldades financeiras do SIC, causadoras do desgaste dos meios e equipamentos durante as acções, pediu à estes efectivos da corporação para estarem melhor preparados, tecnologicamente, para elevar o grau de eficiência e eficácia.

O director do SIC, Paulo Bendje, disse, durante o Conselho Consultivo, que o órgão vai dar especial atenção aos quadros jovens e as mulheres, por serem o garante da continuidade, mas pediu destes maior humildade e respeito aos veteranos, para a transição geracional ocorrer na normalidade.

….

A Delegação Municipal do Interior em Viana procedeu hoje apresentação do efectivo que vai garantir asseguramento do processo eleitoral de 24 de agosto próximo em Viana.

 

Mais dados sobre este assunto com o repórter Edgar Manuel

RD: EDGAR MANUEL

 

 

PONTO

 

O Director geral da ADRA considera que não existe uma agenda articulada da Sociedade Civil.

Carlos Cambuta considera que o país precisa de uma sociedade civil autónoma:

RD CARLOS CAMBUTA 1

Carlos Cambuta, Director Geral da ADRA, esta quinta-feira na conferência sobre processos de democratização e desenvolvimento, organizada pela Universidade Católica de Angola.

Carlos Cambuta afirmou na mesma ocasião que a escassez de serviços publicos limita a democracia e citou alguns exemplos:

RD CARLOS CAMBUTA 2

Carlos Cambuta, Director Geral da ADRA.

 

 

Em Luanda, há cidadãos quase nada sabem sobre o processo eleitoral em curso no país.

A Rádio Nova constatou que há inclusive pessoas que não conhecem a data das próximas eleições.

RD…VOX ELEIÇÕES – 12H00 – 10.06.2022

Cidadãos pouco sabem sobre processo eleitoral em curso em Angola.

–..–..–..–..

Entretanto, já foi lançada a campanha de educação cívica…

Seis mil agentes de educação cívica e 465 formadores estão envolvidos na Campanha de Educação Cívica Eleitoral, que teve início nesta quinta-feira em todo o país.

O objectivo é consciencializar os cidadãos sobre a condunduta que devem adotar no dia 24 de agosto próximo.

Esta informação foi avançada hoje pelo porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundu.

RD: LUCAS QUILUNDO

Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Lucas Quilundu. A Campanha de Educação Cívica Eleitoral vai ser implementada em três fases.

A primeira vai debruçar-se sobre a importância da cidadania, da democracia, dos direitos e deveres do cidadão num Estado Democrático de Direito e das Eleições Gerais, em conformidade com a Constituição da República de Angola e a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.

 

PONTO

 

 

Presidente da República no Moxico.

João Lourenço chegou hoje de manhã ao Luena, capital da província do Moxico, para uma jornada de trabalho de dois dias.

A agenda do Chefe de Estado reserva várias actividades. Hoje mesmo recebeu em audiência as autoridades tradicionais, no quadro da auscultação dos problemas das comunidades.

Amanha, já nas vestes de Presidente do MPLA, João Lourenço vai falar para a população local, num acto de massas, enquadrado na pré-campanha eleitoral do seu partido.

 

Na antiga vila do Luso, está também o repórter Rádio Nova, Ernesto Samaria que conversa já a seguir com a Secretária Geral da OMA, Joana Tomás… Ernesto Samaria boa noite ….

 

RD ERNESTO SAMARIA DIRECTO

Moxico, terras do Mel e onde foram assinados há 20 anos, os acordos de paz que os angolanos desfrutam hoje.

 

PONTO

 

Sindicato dos enfermeiros descarta possibilidade de greve no país.

O Secretário-geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola, Cruz Vieira Matete afastou hoje em Malanje, a possibilidade de uma greve da classe, por conta de quaisquer reivindicações. 

Cruz Matete precisou que nesta altura não se justifica uma greve dos enfermeiros, já que o Executivo aprovou um aumento do salário base da classe em 6 por cento e em 30% de subsídios, para além das horas acrescidas, cuja tabela será aplicada a partir deste mês de Junho.

Actualmente o Sindicato controla 32 mil 720 filiados, dos 38 mil profissionais de enfermagem que o país tem em exercício de funções. Destes apenas 400 estão inscritos a nível de Malanje.

..–..–..–..–..

As Associações culturais são uma importante elo de ligação entre o Estado e as comunidades, para a implementação de acções a nível local.

Segundo Tony Nguxi, Presidente da Associação Akwáfrica, as associações culturais têm uma actuação abrangente:

 

RD TONY NGUXI

Palavras do presidente da associação Akwáfrica, Tony Nguxi. Para acompanhar em pormenor amanhã a partir das 13h00, no programa Cultura e Diversidades.

 

JINGLE

 

 

Não se pode falar de desenvolvimento de Angola sem que se debata o seu crescimento económico.

Esta posição foi defendida, esta quinta-feira pelo  professor da Universidade Católica de Angola (UCAN), Caetano João.

O acadêmico falava na conferêrencia sobre processos de democratização e desenvoleimtno de Angola.

RD…CAETANO JOÃO – 12H00 – 10.06.2022

 E o economista Carlos Rosado de Carvalho diz que existe em Angola um excessivo protecionismo que contribui, em grande medida, para o atraso do país observa.

RD…CARLOS ROSADO – 12H00 – 10.06.2022

Já Ferando Pacheco antigo responsável da ADRA entende que o processo do desenvolvimento de um país passa igualmente pela participação dos cidadãos na vida política do Estado.

 

RD…FERANDO PACHECO – 12H00 – 10.06.2022

 

FerNando Pacheco antigo responsável da ADRA quando falava, esta quinta-feira, na conferêrencia Sobre Processos de Democratização e Desenvoleimtno de Angola.

 

INTERNACIONAL

 

Novos governantes tomaram posse hoje, na Guiné-Bissau, de acordo com o decreto presidencial, o novo governo é composto por 24 ministros e 12 secretários de Estado.

De salientar que durante a cerimónia de tomada de posse do novo executivo, que teve lugar esta sexta-feira, o chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, lamentou que o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) não tenha integrado o novo governo, mas enalteceu o facto do partido se mostrar disponível a coabitar com a presidência da República.

Recorde-se que a Guiné-Bissau anunciou esta quinta-feira, a composição do novo executivo chefiado pelo primeiro-ministro guineense

Nuno Nabiam, lembrou, em conferência de imprensa, que o PAIGC descartou a possibilidade de participar no governo.

RD NUNO NABIAM

Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau Nuno Nabiam.

 

–..–..–..–

 

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyuse, assegurou hoje que, durante os dois anos de mandato, Maputo não vai poupar esforços na defesa do diálogo e multilateralismo para a paz no mundo.

Moçambique foi eleito esta quinta-feira, membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Filipe Nyusi prometeu ser a voz de África no Conselho de Segurança, onde não vai poupar esforços na defesa do diálogo e do multilateralismo.

RD FILIPE NYUSI

Palavras do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

É a primeira vez que Moçambique ocupa o lugar de membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O país recebeu a totalidade dos 192 votos possíveis.

-.-.-.-.-.-

E o conflito militar na província de Cabo Delgado, em Moçambique, um dos paises lusófonos de África voltaram a registar-se em Ankwabi.

A informação foi avançada à Rádio Nova pelo correspondente da DW África naquela região, Delfim Anacleto.

Para o jornalista, os terroristas têm estado a revelar um desespero total por causa da actuação das forças moçambicanas e aliadas.

A última incursão militar registou a morte de, pelo menos, quatro pessoas.

Delfim explica ainda que é a primeira vez que os actos terrorristas se alastram a esta região e está a provocar uma nova onda de deslocados.

RD…DELFIM ANACLETO – 12H00 – 10.06.2022 –

2

Palavras de Delfim Anacleto e  o conflito em Cabo Delgado, Moçambique.

Desde finais de 2017 que se regista no norte do país  a insurreição islâmica que pretende estabelecer um Estado islâmico naquele país lusófono. Muitos Estado africanos icnluindo Angola têm ajudado Miçambique na neutralização destas forças.

..–..–..–..–..–

O presidente da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, está a ser exigido que preste informações no parlamento.

Em causa está a alegada omissão de informação sobre o furto de valores monetárias na sua fazenda protagonizada por melientes locais e depositados num banco sul africano.

Em entrevista à Rádio Nova, José Gama, jornalsta angolana que vive naquele país anglófono diz que, neste momento, diferentes grupos parlamentares querem ouvir o presidente.

Em nota, a presidência confirmou a existência de notas furtadas no local, diz José Gama.

RD…JOSÉ GAMA – 12H00 – 10.06.2022 – 1

A exigência do interrogatorio surge pelo facto de o presidente Ciryl Ramaphosa não ter denunciado o furto dos valores às autoridades policiais.

RD…JOSÉ GAMA – 12H00 – 10.06.2022 – 2

Jornalista José Gama e o presidente Sul Africano que está aparentemente em apuros por omitir informação sobre o furto de dinheiro na sua fazenda.

 

 DESPORTO

 

Data de Emissão: 10-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados