Edição de 10 de Fevereiro de 2022

Governo avança com privatização de 30 porcento da BODIVA

Angola regressa aos mercados e deve emitir dívida de 2,8 mil milhões de dólares neste trimestre.

Sagrada Esperança defronta amanhã Wydad de Casablanca no arranque da Liga dos Campeões dos Clubes Africanos. 

Coreia do Sul preocupada com possível expansão do nuclear do Norte.

Ponto

Quinta-feira 10 de Fevereiro. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de António dos Santos e Emanuel Catilina, apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a privatização de 30 porcento das participações sociais representativas do capital social da Bolsa de Dívida e Valores de Angola – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados (BODIVA), detidas pelo Ministério das Finanças em representação do Estado.

“A privatização das participações sociais da BODIVA, deve ser feita de forma faseada, sendo a primeira fase por via de concurso limitado por prévia qualificação, e a segunda por via de oferta pública inicial em Bolsa de Valores”, determina o despacho presidencial, de João Lourenço.

O Governo prevê regressar aos mercados financeiros internacionais neste trimestre, devendo emitir até 2,8 mil milhões de dólares, de acordo com a apresentação do plano de endividamento, disponível no ‘site’ das Finanças.

De acordo com o documento, Angola prevê captar 10,74 milhões de dólares este ano, dos quais até 2,8 mil milhões de dólares, cerca de 2,4 mil milhões de euros, estão previstos ser angariados nos mercados internacionais através da emissão de dívida em moeda estrangeira (Eurobond).

O País prevê também contrair empréstimos e financiamentos internacionais de entidades comerciais, bilaterais e concessionais no valor de 2 biliões de kwanzas, equivalentes a 3,18 mil milhões de dólares.

A nível interno, Angola prevê endividar-se em 4,76 mil milhões de dólares, divididos em 320 milhões em dívida contratual e 4,44 mil milhões em dívida titulada.

Para o economista Carlos Padre, a possibilidade de ida ao mercado para contrair dívida, é uma forma de financiar a economia, apesar de mais cara comparativamente a financiamentos obtidos junto de instituições como o Fundo Monetário Internacional.

RD – CPadre 1

Carlos Padre defende também que estes endividamentos devem ser capazes de gerar mais-valias a economia nacional.

RD – CPadre 2

Economista Carlos Padre. 

Governo prevê regressar aos mercados financeiros internacionais neste trimestre, devendo emitir até 2,8 mil milhões de dólares.

O Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República, recuperou nos últimos três anos, bens móveis e imóveis constituídos com fundos públicos ou vantagens do crime, mais de 6 mil e 773 milhões de dólares.

Segundo o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, que falava na abertura do Seminário Regional sobre o Acompanhamento Acelerado da Implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que decorre na cidade do Cabo, África do Sul, foram recuperados, em dinheiro e bens, mais de 5 mil 329 milhões de dólares.

Francisco Queiroz, disse também que está nesse momento em curso, no âmbito do combate à corrupção e impunidade, 715 processos-crime sobre peculato, corrupção activa e passiva, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagens, participação económica em negócios, fraude fiscal e outros tipos de crimes económico-financeiro.

O julgamento do empresário Carlos São Vicente tem início agendado para amanhã na terceira secção do Tribunal de Luanda, depois do adiamento no passado dia 26 de Janeiro.

Carlos São Vicente é acusado dos crimes de peculato, participação económica, tráfico de influência e lavagem de capitais. De acordo com a justiça angolana, terá lesado a Sonangol em mais de 900 milhões de dólares.  

A defesa do empresário pede justiça e imparcialidade nas sessões e tratamento diferenciado ao dado no dia em que foi adiado o começo do julgamento.

Repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Julgamento do empresário Carlos São Vicente inicia amanhã. Empresário é acusado dos crimes de peculato, participação económica, tráfico de influência e lavagem de capitais. De acordo com a justiça angolana, terá lesado a Sonangol em mais de 900 milhões de dólares.  

Mais de duzentas mil empresas pagam regularmente as suas pensões e existem mais de dois milhões de pensionistas registados pelo Instituto Nacional de Segurança Social-INSS, segundo o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.

O responsável falava durante o briefing com os jornalistas promovido pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

RD-PFilipe 1

Pedro Filipe ressalta algumas medidas de incentivo a contratação de desempregados, jovens com deficiência e de fomento a regularização voluntaria de dívidas a Segurança Social. 

RD-PFilipe 2

Secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, e os dados a volta do sistema nacional de segurança social.

Publicidade

Passados mais de dois anos, desde a realização da conferência internacional, o governo ainda não submeteu ao poder legislativo a documentação para a ratificação da convenção 190, sobre a violência e assédio no local de trabalho.

O facto foi hoje revelado à Comercial por Maria Fernnanda Carvalho, membro do Conselho de Administração da OIT, em Angola que fazia um balanço sobre o encontro mantido ontem na capital entre mulheres parlamentares e outras sindicalizadas.

RD-MFCarvalho 1

Maria Fernanda Carvalho sublinhou que urge aprovar legislação específica sobre violência no trabalho, nem dados recentes que permitam aferir se terá ou não aumentado, mas sublinhou que a tendência global, é para o seu aumento.

RD-MFCarvalho 2

Maria Fernanda Carvalho membro do Conselho de Administração da OIT, sobre a necessidade de ratificação da convenção 190 sobre a violência nos locais de trabalho.

Apesar da proximidade com a barragem de Laúca, o município do mussende, na provincia do Kwanza-sul, não é beneficiado pela energia por ela gerada.

De acordo com o administrador municipal, José Eduardo, parte dos moradores foram realojados, na altura do enchimento da albufeira, mas recorrem a uma central térmica e a dois geradores para ter energia eléctrica.

RD-JEduardo 3

Com cerca de nove mil habitantes, o Mussende sofre com a não conclusão de um troço de 80 quilometros que o ligam a Malanje, numa altura em que os mais jovens clamam por formação profissional, em áreas como saúde e educação.

RD-JEduardo1

O município do Mussende, tem apenas um hospital, e dois médicos expatriados, situação que obriga a que os pacientes mais graves sejam transportados cerca de 300 quilómetros, na única ambulância de que dispõem.

RD-JEduardo2

Administrador municipal do Mussende, José Eduardo

Sobre a não electrificação daquele município do Kwanza-sul, a LAC, ouviu hoje o administrador para o Planeamento e Engenharia da ENDE, que justificou dizendo que há um plano director em curso que prevê numa primeira fase, atender os grandes centros consumidores.

João Furtado, garantiu que as localidades próximas das barragens serão priorizadas durante a fase de extensão da rede secundaria de energia.

RD-JFurtado

Administrador para o Planeamento e Engenharia da ENDE, João Furtado.

Energia de Lauca, vai chegar aos municípios no seu entorno, apenas na segunda fase da expansão da rede.

Ponto

Do desporto,

O Sagrada Esperança defronta amanhã o Wydad Atletic Club de Cassablanca para a primeira jornada do grupo D, da Liga dos Campeões dos Clubes Africanos. 

O jogo que marca a estreia do campeão nacional na competição começa a 20 horas, no estádio Mohamed Quinto, em Marrocos.

O Petro, outra equipa angolana na Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol, estreia sábado, diante do Zamalek do Egipto, no outro jogo do grupo D. 

Ponto

Na política internacional,

O Presidente sul-coreano manifestou hoje preocupação face à possível expansão dos programas nuclear e de armamento da Coreia do Norte a reavivar os receios de guerra na península.

As tensões renovadas entre Washington e Pyongyang têm sido um grande revés para Moon Jae-in, um liberal pacifista e filho de refugiados de guerra do Norte, que apostou na aproximação entre as duas Coreias.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, qualificou como “pressão psicológica” a presença dos militares russos junto da fronteira, uma declaração difundida no dia em que começam manobras militares russo-bielorussas na Bielorrússia.

“Não há nada de novo. No que diz respeito aos riscos, eles existem e nunca deixaram de existir desde 2014”, acrescentou o chefe de Estado ucraniano referindo-se ao ano da anexação da Crimeia pela Rússia e do início do conflito com os separatistas apoiados por Moscovo no leste da Ucrânia.

A Rússia continua a reforçar a presença militar nas fronteiras da Ucrânia, adiantou um porta-voz do Pentágono, numa altura em que o Kremlin disse que não se iria verificar uma nova “escalada”.

“Continuamos a observar, inclusive nas últimas 24 horas, capacidades suplementares a chegar de outras partes da Rússia em direção à fronteira da Ucrânia e a Bielorrússia”, apontou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em declarações ao Times.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 10-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados