Edição de 09 de Maio de 2022
 

PAPE já permitiu a criação de cerca setenta mil postos de trabalho directos, e mais de cento e quarenta e cinco mil indirectos, pelo país.

Prova de Vida retomada hoje em todo o país. Empresas com dívidas poderão responder em Tribunal.

Angola busca investimentos para o sector mineiro, na Mining Indaba.

Japão embarga importações de petróleo russo.

Ponto

Hoje é Segunda-feira, dia 09 de Maio de 2022. Com a técnica de, Miguel Correia e final de emissão de, Emanuel Catilina. Edita e Apresenta, o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje, em audiência, no Palácio da Cidade Alta, o seu homólogo de São Tomé e Príncipe.

Carlos Vila Nova, que chegou ontem à capital, vai participar na reunião plenária solene da Assembleia Nacional, convocada por ocasião da sua visita de Estado de três dias. 

Angola e São Tomé e Príncipe rubricaram, em 1995, um acordo de Protecção Recíproca de Investimentos, com vista a criação de condições favoráveis para estimular as iniciativas privadas e intensificar a cooperação económica entre os dois Estados.

Em 2019, foram identificadas áreas para a nova estratégia de cooperação, entre as quais, o turismo, transporte e a exploração dos hidrocarbonetos que os dois países fazem em offshore.

Ponto

O Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade, “PAPE” já permitiu a criação a nível nacional de perto de setenta mil postos de trabalho directos e mais de cento e quarenta indirectos, revelou hoje em Luanda a ministra da administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

Teresa Dias, falava à imprensa a margem da inauguração do Pavilhão de Artes e Ofícios do Distrito do Sambizanga.

E mostrou-se satisfeita com os resultados do PAPE e anunciou que em breve começa a quinta ronda pelo país.

RD2-Teresa Dias2

A ministra, Teresa Dias, referiu-se a reconstrução do Centro de Artes e ofícios do Sambizanga, cujas obras duraram oito meses, e que traz como novidade a formação na área de mecânica auto e em breve terá também a contabilidade informática.

R.D1-Teresa Dias1

 

A titular da pasta do MAPTSS sublinhou que nos termos do PAPE e da responsabilidade social das empresas, os formando têm feito estágios em vários sectores de actividade.

R.D3-TDias3

Ministra da administração Pública, Trabalho e Segurança Social, “MPAPTSS”, Teresa Dias.

E a reportagem LAC falou igualmente com os formandos, alguns ainda menores e que frequentam em paralelo aulas em estabelecimentos de ensino convencionais, e outros já adultos que aspiram tornar-se futuramente empreendedores.

R.D.-formandos

Por sua vez os formadores falaram sobre as matérias ministradas no Centro de artes e ofícios do Sambizanga e foram unânimes em sublinhar que em seis meses, os beneficiários estão aptos a drealizarem com zelo e profissionalismo as suas tarefas.

R.D.-formandos

Formandos do Centro de artes e ofícios do Sambizanga, em declarações hoje à reportagem LAC, à margem da inauguração da estrutura, após oito meses de reconstrução.

O Instituto Nacional de Segurança Social, retomou hoje o processo de prova de vida, que foi paralisado em consequência da Covid-19. 

Segundo o Secretario de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe, este retorno da prova de vida, traz consigo a possibilidade de a realizar de forma digital.

RD-PJFilipe

Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro José Filipe

De acordo com o PCA do INSS, Anselmo Monteiro, a prova de vida vai decorrer em simultâneo em todo o país, e os pensionistas com mobilidade reduzida ou quem estão no estrangeiro poderão recorrer ao aplicativo criado para os atender.

RD-AMonteiro1

O responsável, revelou ainda que o INSS em parceria com os órgãos de justiça vai agir junto das empresas incumpridoras, que em último caso serão levadas ao tribunal.

RD-AMonteiro2

PCA do Instituto Nacional de Segurança Social, Anselmo Monteiro, e a prova de vida que retoma hoje em todo o país.

Nove empresas angolanas que actuam no sector diamantífero, participam de hoje a 12 de Maio na conferência internacional Mining Indaba, que decorre na Cidade do Cabo, Africa do Sul.

Este é o maior evento africano de investimentos em mineração, e terá a presença de vários chefes de Estado do Continente.

A representar o nosso país, estará o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo.

O encontro vai servir, entre outros, para estabelecer parcerias no domínio da prestação de serviços e captar investimentos para os projectos mineiros da Chitonga no Huambo e de Muamba na Lunda-sul.

A administradora para geologia e Desenvolvimento mineiro da Endiama, fala sobre o que Angola vai levar para o evento.

RD-AFeijó1

Ana Feijó, reitera que a participação em eventos desta magnitude tem gerado interesse de grandes empresas, que já começam a entrar no mercado nacional.

RD-AFeijó2

A administradora para geologia e Desenvolvimento mineiro da Endiama, Ana Feijó.

Angola marca presença a partir de hoje, na conferência internacional Mining Indaba, que decorre na Cidade do Cabo, Africa do Sul.

Ponto

A Autoridade Nacional de Inspeção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) registou mais de 400 infrações, no periodo entre 18 de Abril e 06 de Maio.

De acordo com o porta-voz da ANIESA, Aderito Mendes, a nível de Luanda, o destaque vai para o município do kilamba Kiaxi, em que foram detectados mais de duzentas infrações.

RD-AMendes

Porta-voz da ANIESA, Aderito Mendes, e os trabalhos inspectivos realizados nos últimos dias.

Mais de duzentas denúncias de violência contra menores, foram feitas aos serviços S.O.S Criança, durante a semana finda.

Agressões físicas, fuga a paternidade e o uso de mão de obra infantil foram as principais ocorrências durante o período em referencia como revelou a porta-voz do INAC.

RD-RDomingos1

Rosalina Domingos, fala ainda dos casos registados a nível da Capital, que mereceram acções de mediação por parte do Instituto Nacional da Criança.

RD-RDomingos2

Porta-voz do INAC, Rosalina Domingos.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O Japão vai embargar as importações de petróleo russo, apesar de manter a participação em projetos de energia com Moscovo para minimizar o impacto no fornecimento de energia do país, anunciaram as autoridades.

Para um país como o Japão, que depende muito das importações de energia, é uma decisão muito difícil, mas a coordenação do G7 é mais importante num momento como este”, disse hoje o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida aos repórteres do Kantei, o escritório e residência oficial do chefe de Governo.

O anúncio do líder nipónico ocorre horas depois de participar numa reunião à distância com os homólogos do G7 (grupo de países mais industrializados do mundo, formado por Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido), no qual foi reiterado o compromisso de reduzir a dependência energética da Rússia, face à invasão da Ucrânia.

A Organização Não Governamental (ONG) Sea Eye tem a seu cargo 34 migrantes que estavam à deriva no Mediterrâneo central há quatro dias e que foram resgatados no domingo, informou hoje a organização alemã.

A Sea Eye explicou em comunicado que o navio Berlin Express, um porta-contentores com sede em Hamburgo (Alemanha), foi o primeiro navio a chegar ao local, mas devido às condições climéricas e à sua altura “não pôde resgatar pessoas diretamente sem colocar em risco ainda mais as suas vidas”.

“A tripulação do navio forneceu comida e água potável, lançou um barco salva-vidas e ficou com as 34 pessoas até serem resgatadas”, acrescentou a ONG em comunicado.

 

 

Data de Emissão: 09-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados