Edição de 09 de Fevereiro de 2022

Reserva estratégica alimentar já importou cinquenta por cento do previsto.

Movimento dos Estudantes Angolanos, defende reinício das aulas nas universidades públicas, enquanto decorrem as negociações entre o governo e professores.

Constituição da República aprovada em 2010 reformou os direitos, liberdades e garantais dos cidadãos, diz presidente do Tribunal Constitucional

Subiu para trinta, o número de mortos em Magagáscar devido ao ciclone Batsirai.

Ponto

Hoje é quarta- feira, dia 09 de Fevereiro de 20222. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Alexandre Campos e final de edição de, Emanuel Catilina.

Ponto

Boa Tarde,

Mais de cento e setenta e três mil toneladas de alimentos, já foram importadas no âmbito da Reserva Estratégica Alimentar, volume que corresponde a cinquenta porcento da meta prevista.

De acordo com o Coordenador da Comissão de Gestão do Entreposto Aduaneiro, Eduardo Machado, o montante permite que o Executivo possa influenciar o preço dos produtos, de forma a torna-los mais baratos.

RD-EMachado3

A escolha dos produtos que constam da lista para importação no âmbito da reserva estratégica alimentar, são fruto de uma serie de estudos que começaram em 2016.

Entre os critérios, estiveram os índices de variação de preço que sofriam, a nível do mercado interno.

RD-EMachado1

Segundo o Coordenador da Comissão de Gestão do Entreposto Aduaneiro, apesar dos diferentes intervenientes neste processo, os bens importados são totalmente detidos pelo Estado angolano.

RD-EMachado2

Coordenador da Comissão de Gestão do Entreposto Aduaneiro, Eduardo Machado.

Volume de importação de bens alimentares, da Reserva Estratégica Alimentar, atingiu já os cinquenta porcento, e já ultrapassou as cento e setenta e três mil toneladas.

A Presidente do Tribunal Constitucional disse hoje que a Constituição da República aprovada em 2010 reformou os direitos, liberdades e garantais dos cidadãos.

Laurinda Cardoso, que falava na conferência internacional “A supremacia da Constituição e a Justiça Constitucional, que decorre em Luanda, em alusão aos 12 anos da Constituição da República celebrados no dia 5, apontou o documento como o resultado do processo evolutivo constitucional. 

RD – LCardoso 1

Laurinda Cardoso disse também que o cumprimento da Constituição passa pela maturação das instituições.

RD – LCardoso 2

Juíza presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso, quando falava na conferência internacional “A supremacia da Constituição e a Justiça Constitucional.

A conferência foi aberta pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, que destacou o trabalho realizado para a elaboração da Constituição, que no seu entender resultou de um aturado processo de maturação política.

RD – BSousa

Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, hoje quando falava na abertura na conferência internacional “A supremacia da Constituição e a Justiça Constitucional, que decorre em Luanda, em alusão aos 12 anos da Constituição da República celebrados no dia 5.

Ponto

O Movimento dos Estudantes Angolanos vai continuar a realizar acções pacíficas de pressão para o reinício das aulas no ensino superior público, o mais depressa possível.

Essa posição foi hoje reiterada por, Francisco Teixeira do MEA, que entende, que independentemente das negociações entre o governo e o sindicato de professores as aulas devem retomar já.

R.D.1-Francisco Teixeira1

Francisco Teixeira avançou que está programada para o dia 19 deste mês em Luanda, uma manifestação. 

Revelou igualmente, que o MEA desdobra-se em acções nos termos da lei, em várias instituições universitárias públicas, para se possa voltar à normalidade.

R.D.2-F.Teixeira2

Francisco Teixeira lembrou que a greve dos professores do ensino superior público, que dura já mais de um mês, prejudica os estudantes, e lembrou algumas questões que devem ser resolvidas para que haja de facto melhor qualidade de ensino.

R.D.3-F.Teixeira3

Francisco Teixeira do Movimento dos Estudantes Angolanos “MEA que teme que o ano académico possa ser anulado, caso o governo e o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior não cheguem a um entendimento.

E quanto a eventual alteração do calendário académico, o secretário de estado do ensino superior, Eugénio da Silva em declarações recentes à imprensa em Luanda referiu que ainda nada pode ser determinado.

R.D.-Eugénio Silva

Secretário de estado para o ensino superior, Eugénio Silva em declarações recentes à imprensa na capital do país.

Recorde-se que as negociações entre as partes para a satisfação das reivindicações salariais dos docentes está a ser tratada pelo pelouro das finanças, e segundo o Ministério do Ensino Superior estão em curso procedimentos para que se concretize, a eleição dos gestores universitários.

Publicidade

A publicação das listas definitivas do concurso público para admissão no GPL foram suspensas por quinze dias, revelou David Loké, membro da Comissão de Avaliação. O repórter LAC, Fortunato Cabina desenvolve esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina sobre o adiamento da publicação dos resultados do concurso público para a admissão de pessoal para o Governo Provincial de Luanda “GPL”.

Ponto

Angola acolhe, de 16 a 19 de Maio do corrente ano ano, a 8ª Edição do Congresso e Exposição de Petróleo de África (CAPE VIII), para promover e apoiar o investimento no sector.

Os participantes deste fórum, promovido pela Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO), vão igualmente debater a transição energética e sobre o futuro da indústria de petróleo e gás no nosso continente.

Estarão também em evidência no encontro, o desenvolvimento do conteúdo local africano, as actualizações dos sectores upstream (exploração e produção), downstream (refinação, transporte e distribuição) e agregação de valor através do conteúdo local.

Recorde-se que Angola assume a presidência rotativa da Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO).

Ponto

Já existem verbas para a compra de quinhentas e cinquenta mil cadernetas de passaportes e outros equipamentos para agilizar a emissão, segundo o porta- voz do Serviço de Migração e Estrangeiros “SME”, Simão Milagre.

R.D.-Simão Milagre

Porta- voz do Serviço de Migração e Estrangeiros, Simão Milagre, em declarações à Rádio Nacional de Angola.

Enquanto isso uma cidadã da República Democrática do Congo (RDC), de 26 anos, que se fazia passar por agente da Polícia Nacional de Angola, foi detida em flagrante, na via pública, no Lwena, província do Moxico.

De acordo com a polícia nacional, a falsa agente de nome Cristina Mulolo de nacionalidade congolesa, tem situação migratória irregular.

Pretendia viajar da Lunda Sul para o Huambo e trajava um fardamento de campanha dos oficiais superiores da polícia nacional, mas envergava a patente de agente de terceira classe.

A Associação Omunga, organização da sociedade civil angolana, lançou a campanha de educação cívica “2022 – O Meu Voto é Sério”, para exigir “maior transparência e lisura no processo das eleições gerais que estão agendadas para o mês de agosto.

De acordo com uma nota da instituição, esta campanha vai permitir que os cidadãos manifestem a sua opinião sobre o sentimento e a importância do processo.

O diretor-executivo da Omunga, João Malavindele Manuel, disse que a campanha vai desenvolver-se na prática ouvindo os cidadãos, através de palestras e indo ao encontro das pessoas nas comunidades, realizar vídeos que serão partilhados nas redes sociais sobretudo.

A campanha que vai decorrer até 30 dias antes das eleições, tem ainda como objetivo “apelar a todas instituições sociais, particularmente aos partidos políticos, a promoverem a cultura de paz e tolerância no seio dos seus militantes, adotando a comunicação não violenta”, refere ainda a nota da Associação Omunga.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Subiu para trinta, o número de mortos devido ao ciclone Batsirai que atingiu a ilha africana de Madagáscar no último fim-de-semana, soube-se hoje após um novo balanço do Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Catástrofes.

Aquela fonte adiantou que há cerca de sessenta mil pessoas deslocadas numa altura em que muitas Organizações Não Governamentais, e agências da ONU começaram a enviar recursos e equipas para ajudar as vítimas das chuvas torrenciais e ventos de mais de 235 quilómetros por hora.

O ciclone causou inundações, destruiu edifícios e provocou cortes de energia.

Segundo as autoridades, especialistas alemães chegaram ao Madagáscar, um dos países mais pobres do planeta, para “apoiar a resposta humanitária nas áreas de passagem de Batsirai”, e já decorrer trabalhos em 20 estradas e nas 17 pontes que ficaram cortadas.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), maior associação patronal do país, quer que a principal fronteira rodoviária com a África do Sul passe a funcionar 24 horas por dia, anunciou em comunicado.

O objetivo é “resolver o problema de congestionamento que se verifica como resultado do aumento do fluxo transfronteiriço entre os dois países e da frota com destino ao Porto de Maputo”, situado a cerca de 100 quilómetros, que escoa grandes quantidades de minério sul-africano.

Segundo a associação patronal, o funcionamento permanente deve incluir permissão para que os camiões “operem após as dez horas da noite, para garantir maior celeridade no escoamento das exportações e importações”.

O Irão deu hoje a conhecer, o seu mais recente míssil, que tem um alcance de 1.450 quilómetros, adiantou a agência noticiosa semioficial Tasnim. 

O anúncio foi feito no dia seguinte à retomada das negociações sobre o programa nuclear do país em Viena

O míssil foi apresentado durante uma visita dos principais líderes militares iranianos às bases de mísseis da Guarda Revolucionária do país, informou a referida agência noticiosa.

Segundo a agência, a arma estratégica trata-se de um míssil de longo alcance de terceira geração desenvolvido pela própria Guarda Revolucionária. Alimentado por combustível sólido, o míssil é capaz de penetrar em escudos de mísseis com alta manobrabilidade, revela a mesma fonte.

Ponto

Recapitular 

Fecho

Data de Emissão: 09-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados