Edição de 08 de Março de 2022
 

Angola apresenta na Expo-Dubai Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA.

Bayern de Munique – Salzburg, e Inter de Milão-Liverpool, jogam hoje para o acesso aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

Embaixador chinês na ONU apela à diplomacia e critica sanções à Rússia.

Ponto

Terça-feira 8 de Março, dia internacional da mulher. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Alexandre Campos e Emanuel Catilina. Apresenta o Pedro Fernandes.

Ponto

Boa tarde,

Angola apresenta hoje na Expo Dubai o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA”, que visa apoiar as famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade.

Lançado em 2020, em anos o Programa cadastrou 536.333 de um total de um milhão seiscentos e oito mil agregados familiares previstos para os quatro anos de vigência do Kwenda, que pretende reduzir a pobreza e as assimetrias sociais nas comunidade.

Financiado pelo Banco Mundial e o Executivo, o Programa de Fortalecimento da Protecção Social contempla quatro componentes, nomeadamente, transferências sociais monetárias, inclusão produtiva, municipalização da acção social e cadastro social único.

Os beneficiários do programa têm direito a 8.500 Kwanzas, mensalmente, que são pagos trimestralmente, fazendo com que cada agregado familiar receba 25.500 kwanzas, que podem ser utilizados na geração de outros rendimentos.

Carlos Cambuta, director da da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), entende que nas localidades onde o Kwenda está a ser implementado, as comunidades estão a ter alguma esperança.

RD – CCambuta 1

Carlos Cambuta defendeu ainda, que por uma questão de justiça social, o Kwenda deveria ser implementado de forma e simultâneo nos municípios.

RD – CCambuta 2

Director da ADRA, Carlos Cambuta e o o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA, que será apresentado hoje na Expo Dubai no âmbito do 8 de Março dia internacional de mulher.

Mulher que tem se destacado cada vez mais na sociedade em diferentes níveis.

A nível profissional muitas hoje desenvolvem actividades que eram tidas como de homens e com reconhecimento nacional e internacional, estas sentem-se integradas e lhes é dado o devido valor, como contaram a reportagem LAC.

RD – OP. Mulheres

Mulheres integradas profissionalmente no mercado do trabalho.

Mas nem sempre é assim, existem também os casos de violência doméstica que maioritariamente afectam as mulheres.

Trouxemos-lhe  a história de uma jovem mulher abandonada pelo marido e familiares, com três crianças e vive de esmolas nas ruas de Luanda.

Repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina e a história de uma jovem mulher abandonada pelo marido e familiares, com três crianças e vive de esmolas nas ruas de Luanda.

Publicidade

Angola vai formalizar ainda este mês, a sua candidatura à Iniciativa Internacional de Transparência nas Indústrias Extractivas – ITIE.

O dossier das peças finais de candidatura, foi revisto recentemente durante um encontro presidido pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e representantes do Comité Nacional de cooperação da ITIE que integra membros do governo, indústria e sociedade civil.

RD-DAzevedo 1

Diamantino Azevedo destacou o papel da ETIE para melhoria da gestão dos recursos minerais.

RD – DAzevedo 2

Ministro dos recursos minerais, petróleo e gás, Diamantino Azevedo hoje durante a sessão final de revisão do dossier para a apresentaçã, ainda este mês, da candidatura de Angola à Iniciativa Internacional de Transparência nas Indústrias Extractivas – ITIE.

O especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo em declarações hoje à Comercial, disse ser positiva a candidatura de Angola a ITIE, iniciativa que há muito deveria ter sido tomada.

RD-PQuingongo1

Especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo.

Angola vai formalizar ainda este mês, a sua candidatura à Iniciativa Internacional de Transparência nas Indústrias Extractivas – ITIE.

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola e o Ministério da Saúde continuam a negociar as respostas aos pontos que constam do caderno reivindicativo da classe, que levou os médicos a suspenderem à greve em Dezembro último.

Até ao momento muitos pontos continuam pendentes. O sindicato ressalta, no entanto, algumas questões que tiveram avanço

RD-AManuel 1

Adriano Manuel Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola.

O sindicalista diz que grande parte dos pontos assumidos no acordo com o governo estão longe de serem alcançados.

RD-AManuel 2

Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel. Classe continua a aguardar que Governo cumpra as promessas e atenda as reivindicações da classe.

Ponto

Do desporto,

Os primeiros apurados para os quartos-de-final da Liga dos Campeões serão conhecidos hoje depois de disputa da segunda mão dos oitavos de final.

O Bayern de Munique recebe o Salzburg, com quem empatou na primeira mão por um igual.

No outro jogo da noite, o Liverpool com vantagem de dois golos, devido a victória na primeira partida, vai a Itália defrontar o Inter de Milão.

Amanhã, o Manchester City recebe o Sporting de Portugal e o Real Madrid terá pela frente o PSG.

Ponto

Da política internacional,

O representante da China na ONU apelou no Conselho de Segurança ao reforço dos esforços diplomáticos para se evitar “uma crise humanitária em larga escala” na Ucrânia e criticou “as contínuas sanções unilaterais” contra a Rússia.

“A Rússia e a Ucrânia chegaram a um consenso sobre o estabelecimento de um corredor humanitário através da negociação. Espera-se que os dois lados superem as dificuldades encontradas no processo de implementação e garantam a segurança e tranquilidade do corredor humanitário”, disse Zhang Jun.

Os Estados Unidos e Venezuela discutem possível acordo para aumento do petróleo.

Nicolás Maduro revelou interesse em aumentar a produção de petróleo na Venezuela, caso uma das sanções impostas à Rússia seja a comercialização do petróleo nos mercados.

Segundo o New York Times, o presidente da Venezuela ter-se-á comprometido a aumentar a produção deste recurso natural numa reunião com as autoridades estadunidenses este fim-de-semana, numa reunião que terá sido “respeitável, cordial, diplomática”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Yair Lapid, garantiu segunda-feira ao seu homólogo norte-americano, Antony Blinken, a disposição de Israel mediar o conflito na Ucrânia com a Rússia, para pôr fim a uma “guerra desnecessária e cruel”.

Israel realizou a mediação em conjunto com a Alemanha e a França, destacou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel, através de um comunicado, após o encontro entre os dois governantes na Letónia.

O jornalista Pedro Fernandes falou com a jornalista Ana Margoso sobre o conflito entre a Rússia e a Ucránia.

RD – Amargoso

Jornalista Ana Margoso.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 08-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados