Edição de 08 de Junho de 2022
 

JORNAL 19H00

08.06.2022

 

Falta de casas de banho publicas em Luanda preocupa populares, ambientalista e especialista em saúde pública

 

Emoçoes fortes marcaram entrega dos restos mortais  de 4 vitimas dos acontecimentos de 27 de Maio

 

Primeiro lote de material eleitoral já no país, no dia em que MPLA formalizou candidatura no tribunal Constitucional

 

Nao havera injeccao de capitais publicos no Banco Economico, garante governador do BNA

 

Secretario Geral da ONU pede accao colectiva urgente para revitalizar o mar

 

 

….

Jornal às 19h00, com técnica de Klesio Bento, edicao de Laurinda Tavares, na apresentaçao estão a Géssica Leonardo e o Ricardo Ngolo.

JINGLE NOTICIAS

 

Sentimentos de dor e tristeza, mas também de gratidao, marcaram hoje o  momento da entrega dos restos mortais de quatro dos principais figuras dos acontecimentos de 27 de Maio de 1977.

No Quartel general das Forças Armadas juntaram-se familiares, amigos e membros do executivo para a cerimónia fúnebre, marcada pela entrega das ossadas de restos mortais de Nito Alves, Monstro Imortal  Sianouk e Ramalhete.

Membros da família comovidos, dizem que o acto poe fim a décadas de humilhação.

RD YURA MESQUITA

Yura Mesquita, filha de Arsénio Mesquita Sianouk.

E Caetano Joao, familiar de Caetano Joao “Monstro Imortal”, elogia o acto de coragem do executivo de Joao Lourenço.

RD CAETANO JOAO

 

Recordar um passado triste para que nada igual se repita. Nestes termos se pronunciou o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós.

RD FRANCISCO QUEIRÓS1

O Ministro da Justiça explicou na ocasiao que o processo para localizacao dos restos mortais cumpriu com as regras universais exigidas

RD FRANCISCO QUEIRÓS2

Francisco Queirós, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

Mais uma vez foi ressaltada a necessidade do perdao, para ultrapassar este momento triste da história de Angola.

Para o Pastor Aurélio Pombo, é sempre necessário praticar a arte do perdao,que considera uma virtude.

 

RD PASTOR AURELIO POMBO

A importancia do perdao para a sa convivencia… Ouviamos o Pastor Aurelio Pombo.

 

Recorde-se que o 27 de maio se refere aos acontecimentos sangrentos que tiveram lugar, em 1977, após um alegado golpe falhado contra o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que resultaram em milhares de mortos durante o combate ao chamado “fracionismo” dentro do MPLA

 

Em abril de 2019, o Presidente angolano, João Lourenço, ordenou a criação de uma comissão para elaborar um plano geral de homenagem às vítimas dos conflitos políticos que ocorreram em Angola, entre 11 de novembro de 1975, ano da independência de Angola, e 04 de abril de 2002, data que simboliza o fim de décadas de guerra no país.

Em entrevista a Rádio Nova, um dos membros da Comissão em representação da Sociedade Civil, Luis Jimbo, avança que esse passo, serviu para que hoje o olhar sobre os acontecimentos fosse diferente.

 

LUÍS JIMBO 1

 

O Plano de Reconciliação em Memória às Vítima de Conflitos Políticos prevê, entre outras questões, a emissão de certidão de óbito, a entrega dos restos mortais às famílias e a construção de um memorial único para todas as vítimas dos conflitos políticos registados no país.

 

Em 2021, na véspera do assinalar de mais um aniversario do alegado golpe de Estado, o Presidente João Lourenço pediu desculpas públicas em nome do Estado angolano pelas execuções sumárias levadas a cabo após o 27 de maio de 1977, salientando que era “um sincero arrependimento”.

a primeira vez em que foi feita uma homenagem às vítimas destes acontecimentos e de outros conflitos políticos

 

Para o jornalista, Mário Paiva, a data deve merecer um grande debate, por conta das famílias ainda feridas e os protagonistas de então.

 

RD MÁRIO PAIVA

 

JINGLE

 

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) recebeu, esta quarta-feira, as primeiras 50 toneladas de material eleitoral, proveniente da Espanha.

Trata-se de material não sensível, como kits de formação e banners.

Coube ao director geral do sector Público da INDRA, Pedro Viega, entregar o material ao presidente da CNE, Manuel Pereira da Silva.

É a caminhada para as quintas eleicoes gerais em Angola.

 

Numa altura em que comecou a movimentacao de Partidos políticos junto ao tribunal constitucional para apresentação de candidaturas visando a participacao nas Eleições de Agosto proximo.

 

O MPLA, partido no poder foi o primeiro na agenda, a entregar esta quarta-feira, a sua candidatura,  tornando-se na primeira formação política a formalizar a sua proposta.

A candidatura foi apresentada pelo seu mandatário, general Pedro Neto.

 

 

RD…PEDRO NETO

 

O MPLA vai concorrer numa lista liderada pelo seu actual presidente, Joao Manuel Goncalves Lourenco, como candidato a sua propria sucessao na chefia do Estado.

 

A segunda posicao e ocupada por Esperanca Maria Eduardo Francisco da Costa, actual secretaria de Estado das Pescas, que vai concorrer A vice presidencia da Republica.

 A vice presidente Luísa Damião, diz que o seu partido está organizado para vencer

LUISA DAMIÃO

A vice.Presidente do MPLA, Luisa Damiao.

Sobre este assunto o jurista Alberto Quexinacho considera as declaraçoes de Luisa Damião, proprias de um partido concorrente às eleiçoes. Para ele,  o  importante é que as candidaturas sejam apresentadas dentro do prazo estabelecido:

 

RD… ALBERTO QUEXINACHO 1

 

O jurista apela ainda a todos os fazedores de opiniões, a olharem para os partidos políticos sem distinção.

 

RD… ALBERTO QUEXINACHO 2

 

A avaliação do Jurista Alberto Quexinacho sobre o processo de apresentação de candidaturas às Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, ao Tribunal Constitucional.

 

 

O período de apresentação de candidaturas, que teve inicio segunda-feira última (06), vai decorrer até ao dia 25 do corrente mês.

O MPLA faz parte das 13 formações políticas já habilitadas a concorrer.

 

 

PONTO

 

O governador do Banco Nacional de Angola, disse hoje que não haverá nenhuma injeção de capitais públicos no Banco Económico de Angola, que resulta do saneamento do BES Angola, e que a reestruturação estará pronta ainda este ano.

“Queremos, até final deste ano, que as medidas mais impactantes sejam concluídas, disse José de Lima Massano, governador do Banco Nacional de Angola , à margem de um seminário em Carcavelos, nos arredores de Lisboa.

“Não haverá esforço adicional de fundos públicos para que o banco possa continuar a sua operação, foi a opção que seguimos e por isso, com o que está desenhado, não esperamos que outras perdas relevantes venham a acontecer, o sentido desta operação é proteger os depositantes e, dentro do possível, os investidores”, disse.

O responsável, que falava à margem do seminário “Novo Ciclo da Economia Angola”, na Universidade Nova, em Carcavelos, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal Angola, frisou qu e a banca “querimplementar as medidas mais impactantes até final do ano, e depois terã um período em que o banco vai continuar a fazer as suas correções, já numa lógica mais estratégica, mas do ponto de vista de equilíbrio das suas contas e adequação dos capitais, o processo de reestruturação tem de ficar pronto até final do ano”.

Uma das medidas acordadas foi a “conversão de depósitos em capital, assim como a conversão de parte da dívida subordinada também em capital”, explicou o governador, admitindo que tem havido alguns atrasos decorrentes da complexidade do processo e da intervenção de múltiplos agentes.

O ritmo da reestruturação do banco, admitiu, “é o possível, mas há uma coordenação de várias entidades, a Comissão do Mercado de Capitais, o Tesouro, o BNA, e nem sempre essa articulação permite a celeridade” que se gostaria, “mas o processo está em curso e a próxima assembleia de sócios será determinante para o programa de reestruturação do banco”.

O Banco Económico foi criado na sequência da falência do Banco Espírito Santo Angola (BESA), em 2014.

 

PONTO

 

Uma em cada 3 pessoas em todo o mundo não tem acesso a instalações sanitárias adequadas.

Não se trata, contudo, apenas da falta de uma casa de banho. A reduzida disponibilidade de instalações sanitárias públicas e comunitárias também é um problema.

E por cá,  cidadãos da cidade capital reclamam da escassez deste bem público.

 

RD: FALTA DE CASAS DE BANHOS

Populares da cidade de Luanda sobre  a falta de casas de banho públicas,

O médico Jeremias Agostinho fala das doenças que podem advir da falta de casas de banho publicas

RD JEREMIAS AGOSTINHO 1

 

O ambientalista Vladimir Russo refere-se ao saneamento basico como um problema das grandes cidades em Angola.

 

RD VLADIMIR RUSSO

 

 

JINGLE NOTICIAS

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu hoje uma “ação coletiva” urgente para “revitalizar os oceanos”, ameaçados pelas atividades humanas que “minam a biodiversidade”.

Esta quarta-feira, 8 de junho, é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos… Oceanos que cobrem 70% do planeta e produzem 50% do oxigênio da Terra.

 

 

Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas destacou que mais de um terço dos estoques de peixes são capturados a níveis insustentáveis do ponto de vista biológico. 

António Guterres lembrou ainda que uma “proporção significativa dos recifes de corais já foi destruída”, além da poluição causada por plástico ter chegado até as ilhas mais remotas e às áreas mais profundas dos oceanos”.  

Segundo o chefe da ONU, é preciso, com “urgência, de ação coletiva para revitalizar os oceanos” e para isso ele sugere que seja encontrado “um novo equilíbrio na nossa relação com o meio ambiente marinho, trabalhando em conjunto com a natureza e não contra ela”.  

 

A bióloga Marinha, Jéssica Ferreira, falando a Rádio Nova, afirma qie a costa angolana tem sofrido o bastante com a pouluição, resultado das actividades humanas.

JESSICA BIOLOGA 1

 

A biologa Marinha Jéssica Ferreira sobre o dia Mundial dos Oceanos.

O reporter João Caculo, traz outras ideias dos cidadãos sobre este dia.

 

RD JOÃO CACULO

Reportagem do João Caculo sobre o dia Mundial dos Oceanos.

 

 

Pelo menos cinco polícias dos Camarões morreram num ataque esta madrugada na cidade de Njitapon, na região noroeste, uma das duas de maioria anglófona naquele país africano, segundo as autoridades.

Os líderes separatistas disseram nas redes sociais que o ataque é uma resposta a um massacre de civis levado a cabo pelo Exército.

O incidente ocorreu dias depois de militares camaroneses terem matado cerca de 10 civis, incluindo uma menina de pouco mais de um ano, na mesma região, confirmou o Ministério da Defesa camaronês.

 

 


O atacante brasileiro, de 34 anos, manifestou enorme desejo de prolongar a relação com o clube petrolífero e não escondeu a ansiedade em ver renovado o contrato, tendo justificado a pretensão em continuar a vestir a camisola tricolor com os êxitos já conquistados na presente época.

O goleador do Petro de Luanda, Tiago Azulão, confessou, recentemente, em declarações à imprensa, por ocasião das celebrações do 16º título no Girabola, estar em processo de negociação do vínculo contratual com a direcção encabeçada por Tomás Faria.

Tiago Azulão voltou a confirmar ao serviço do Petro de Luanda os créditos que o notabilizam como avançado com relação muito íntima com os golos, ao conquistar o estatuto de melhor marcador do Girabola, com 21 golos, e, também, da Liga dos Campeões Africanos, com sete tentos rubricados. É a terceira vez, na maior competição de futebol em Angola, que o brasileiro alcança tamanha façanha, depois de liderar a lista de goleadores nos campeonatos de 2017, com 16 golos, e na época 2018, com 20.

Em 2019, o atacante deixou o Petro após quatro épocas brilhantes e coroada com 60 golos, para representar o Olympiakos de Nicósia, da segunda liga de futebol do Chipre, numa experiência pouco conseguida, tendo regressado em 2020 ao clube angolano tendo em vista a época futebolística 2020/2021. Na altura, o brasileiro chegou a ser apontado ao 1º de Agosto, mas tudo não passou de cogitações.

 

…..

O Bayern Munique está interessado na contratação do avançado Sadio Mané, porém a última oferta que chegou a Liverpool foi apelidada de “anedótica” pelos reds.

Uma opinião tecida pela direção dos reds e partilhada pelo diário britânico The Times, esta quarta-feira.

A Anfield Road chegou uma oferta do conjunto bávaro a rondar os 35 milhões de euros, incluindo variáveis, o que foi considerado pelo Liverpool de manifestamente pouco.

Recorde-se que o senegalês tem apenas mais um ano de contrato com os reds. A transferir-se para o Bayern, e de acordo com o diário Bild, o avançado iria auferir por época um salário bruto de 20 milhões de euros (cerca de 10 milhões de euros líquidos).

 

Data de Emissão: 08-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados