Edição de 08 de Junho de 2022
 

Quarenta e cinco anos depois os primeiros funerais oficiais de vítimas do 27 de Maio de 1977 estão a ser realizados hoje.

Provedora de Justiça defende aumento da moldura penal para os cidadãos que violem os direitos das crianças 

País conta com oito novas centrais híbridas com autonomia de cinco mega watts cada

MPLA formaliza candidatura junto do tribunal constitucional tendo em vista às Eleições Gerais convocadas para 24 de Agosto

Sobe para 17 o número de mortos do acidente de comboio ocorrido no Irão

Quarta-feira 8 de Junho. O Manuel Augusto edita às notícias com técnica de Emanuel Catilina e Galacio Santana. Apresenta a Cristina Miranda.

….

Passados quarenta e cinco anos os primeiros funerais oficiais de vítimas do 27 de Maio de 1977 estão a ser realizados hoje, depois da entregue as famílias das ossadas de Nito Alves, Monstro Imortal, Comandante Sianuk e Ilídio Ramalhete, numa cerimónia carregada de emoção.

Momentos de emoção vividos hoje de manhã durante a entrega às famílias das ossadas de Nito Alves, Monstro Imortal, Comandante Sianuk e Ilídio Ramalhete.

A cerimónia que decorreu no quartel-general das Forças Armadas, foi presidida pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, que coordena a  Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP).

O responsável destacou que a entrega dos restos mortais resultou de um árduo trabalho.

Francisco Queiroz disse também que o momento é de reconciliação nacional.

Francisco Queiroz coordenador da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos, durante a cerimónia de entrega das ossadas de Nito Alves, Monstro Imortal, Comandante Sianuk e Ilídio Ramalhete, vítimas do 27 de Maio.

Os familiares emocionados agradecem o gesto e destacam o perdão as pessoas envolvidas nestas mortes, como disse o representante da família de Nito Alves.

Familiar de Nito Alves.

A família de Monstro Imortal entende que é necessário esquecer o passado.

Familiar de Monstro Imortal.

Já os filhos do comandante Sianuk, entendem que agora podem dizer que são seus filhos.

Representante dos familiares do comandante Sianuk, hoje na cerimónia de entrega das ossadas de Nito Alves, Monstro Imortal, Comandante Sianuk e Ilídio Ramalhete, vítimas do 27 de Maio, que hoje vão a enterrar.

O MPLA entregou, esta quarta-feira, ao Tribunal Constitucional (TC) a sua candidatura às eleições gerais de 24 de Agosto deste ano, tornando-se na primeira formação política a formalizar a sua proposta.

A candidatura foi apresentada pelo seu mandatário, general Pedro Neto, que apresentou 212 pastas documentais.

E a vice- presidente do MPLA, Luísa Damião, salientou que a entrega das candidaturas é fruto de um aturado trabalho desenvolvido pelo partido dos camaradas a nível de todo país.

Vice- presidente do MPLA, Luísa Damião

MPLA formalizou hoje a entrega de candidaturas junto do Tribunal Constitucional (TC), tendo em vista às Eleições Gerais agendadas para 24 de Agosto

Jornalismo e Eleições, é o lema escolhido pelo CEFOJOR para a acção de formação de jornalistas que decorreu nas instalações daquela instituição.

Ikuma Bamba, director do Centro de Formação de Jornalistas, diz que a acção serviu para colher informações por parte dos jornalistas, das experiências eleitorais brasileiras mais recentes.

Ikuma Bamba diz que as novas tecnologias de informação e comunicação têm ajudado os jornalistas a melhorar a cobertura eleitoral.

….

Ikuma Bamba, afirma que o CEFOJOR, vai continuar a desenvolver formações intensivas para que os profissionais de comunicação social desempenhem as suas actividades com imparcialidade e isenção.

….

Ikuma Bamba, director do Centro de Formação de Jornalistas.

….

A campanha de educação cívica para as eleições gerais de 24 de Agosto de 2022 inicia amanhã em todo o país, anunciou o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Kilundo.

O porta-voz afirmou que dentre os instrumentos destaca-se o guia prático do agente de educação cívica eleitoral, que visa o esclarecimento de dúvidas dos eleitores e a prestação de informações relacionadas com o processo eleitoral, e uma banda desenhada para divulgação massiva de acesso a todos os cidadãos, independentemente da sua idade.

….

A provedora de justiça, Florbela Araújo, mostra-se preocupada com a morosidade dos processos de regulação paternal, fuga à paternidade e a não prestação de alimentos que correm junto dos tribunais de comarca de Luanda.

….

Apesar do código penal e do processo penal terem aumentado as sanções contra os cidadãos que violem os direitos das crianças, Florbela Araújo pensa que as penas ainda são brandas.

….

Está em curso um memorando de entendimento entre a Provedoria de Justiça e o Instituto Nacional da Criança (INAC) para o acompanhamento de todas as questões relacionadas com a violência dos direitos das crianças.

….

Provedora de Justiça, Florbela Araújo, considera que a moldura penal para os cidadãos que violem os direitos das crianças são brandas.

O jornalista e escritor angolano, Sousa Jamba, defendeu em exclusivo a LAC, que a dinamização do sector do turismo em Angola passa pela promoção do turismo interno para o aumento das receitas fiscais.

Mais dados com o jornalista, Manuel Augusto.

….

Jornalista e escritor, Sousa Jamba, defende maior aposta do executivo no turismo interno.

….

E a Directora da Autentic Pint, empresa de certificação, considera que o país possui um enorme potencial para se tornar um dos países do continente líder do agronegócio.

Ana Pinto, afirma que a aposta passa pela certificação das empresas produtoras para a exportação de produtos ao exterior do país.

….

Mais de 30 empresas estão certificadas em vários sectores e perto de 18 esperam a certificação para a exportação de produtos agrícolas.

….

Angola possui potencial para se tornar um dos países do continente líderes do agronegócio defendeu a directora da Autentic Pint, empresa de certificação

….

O Governo investiu, de 2017 a 2022, em oito novas centrais híbridas de geração de electricidade com uma autonomia de cinco mega watts cada e que têm contribuído na estabilidade que se vê no fornecimento de electricidade em todo o país.

Estes indicadores foram avançados, ontem, em Luanda, na 6ª edição do “Café CIPRA – Diálogo Sem Mediação”, que abordou o tema “A Electrificação do País e o Seu Impacto na Atracção de Investimentos”, pelo secretário de Estado da Energia.

….

António Belsa da Costa disse na ocasião que os investimentos em centrais voltaicas, ciclos combinado como o do Soyo e em complexos hídricos como Cambambe e Laúca visam garantir uma maior autonomia na produção de electricidade.

Secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa.

O Instituto Médio Politécnico de Geociências leva a cabo uma feira de exposição de produtos petroquímicos enquadrada nas celebrações do dia mundial da química, a assinalar-se a 18 do mês em curso.

De acordo com o Director pedagógico, Mpassi Armando, a feira visa apresentar ao público o trabalho desenvolvido pelos estudantes, desde os conceitos teóricos, realização de pesquisas de campo e práticas laboratoriais.

….

A ocasião serviu igualmente para o empossamento do novo Secretário-geral da Associação Desenvolvimento e Solidariedade Social de Angola, Brito Machado.

O recém-empossado prometeu trabalhar com o executivo no reforço do sector da educação, saúde e desenvolvimento comunitário.

….

Secretário-geral da Associação Desenvolvimento e Solidariedade Social de Angola, Brito Machado.

Na actualidade internacional.

O balanço de mortos no acidente com comboio que ocorreu hoje perto da cidade de Tabas, no centro do Irão, subiu para 17, disseram as autoridades locais, sublinhando que dezenas de pessoas ficaram feridas.

“Dezassete pessoas morreram e outras 37 feridas foram transportadas para o hospital. O número de mortos deve aumentar, já que vários feridos estão em estado crítico”, disse o porta-voz do serviço nacional de emergências, Mojtaba Khaledi, citado pela televisão estatal iraniana.

De acordo com as autoridades locais, o acidente ocorreu quando o comboio, que transportava cerca de 350 passageiros, atingiu uma escavadora e descarrilou nos arredores de Tabas, no centro do país.

….

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou que o país lançará um ‘livro dos carrascos’, de modo a recolher provas dos crimes de guerra cometidos pelas forças russas em solo ucraniano. O anúncio foi feito durante o habitual discurso noturno do chefe de Estado à nação, na terça-feira.

“Na próxima semana, será lançada uma publicação especial – o ‘livro dos carrascos’ – um sistema de informação para recolher provas sobre criminosos de guerra, criminosos do exército russo”, revelou.

Para o responsável, esta será uma ferramenta fundamental no cumprimento da sua promessa de responsabilizar os militares russos, que cometeram aquilo que as autoridades de Kyiv descrevem como assassinatos, violações, e roubos na Ucrânia.

Data de Emissão: 08-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados