Edição de 08 de Fevereiro de 2022

OGE 2020 aprovado hoje na globalidade, com cento e trinta e dois votos favoráveis, 50 contra, e duas abstenções.

Selecções de futebol de Angola e Zâmbia de Sub 20, jogam esta tarde a contar para as meias -finais da Taça Cosafa. 

Argelinos escolhem hoje o seu o presidente: há registo de ataques a assembleias de voto no norte do país.

Ponto

Hoje é quinta- feira, dia 12 de Dezembro de 2019. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, António dos Santos e de, Alexandre Campos. Eu sou o, Sílvio de Abreu.

Ponto

….

Boa Tarde,

O programa de protecção social monetária que está a ser implementado de forma experimental, nas províncias do Moxico, Bié e Uíge, deverá atingir cerca de vinte mil crianças até 2020.

A iniciativa consiste na transferência de valores monetários às famílias mais vulneráveis, e que contam com menores de cinco anos de idade. 

Ana Teresinha do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, que coordena o projecto, revelou que estes montantes que são atribuídos de três em três meses, e variam de acordo com o número de crianças por agregado familiar, permitem melhorar os níveis nutricionais e o acesso aos serviços básicos como saúde e educação.

RD-ATeresinha

Ponto focal do programa de protecção social monetária, Ana Teresinha.

E a chefe de cooperação da União Europeia em Angola, Manuela Navarro, garantiu que o projecto tem tido um impacto positivo junto as comunidades dos seis municípios piloto, e defendeu a sua extensão ás demais províncias do país.

RD-MNavarro

Chefe de cooperação da União Europeia em Angola, Manuela Navarro.

Mais de três mil famílias das províncias do Bié, Moxico e Uíge, fazem parte do programa de protecção social monetária. A iniciativa ainda em fase piloto, está a contribuir para a redução da desnutrição e a melhoria do acesso a saúde e a educação.

Ponto

Os deputados da Assembleia nacional votaram hoje o orçamento geral do Estado para o exercício económico de 2020, com 132 votos favoráveis, cinquenta contra e duas abstenções.

O documento aprovado na globalidade prevê receitas e despesas no valor de mais de quinze biliões, e oitocentos e setenta e cinco mil milhões de Kuanzas.

Segundo a ministra das finanças, Vera Daves é o orçamento possível. Reiterou a necessidade do executivo honrar compromissos assumidos, e proporcionar melhores condições de vida a população.

R.D.-Vera Daves

Ministra das finanças Vera Daves sobre o OGE 2020, que exige algum rigor na qualidade das despesas, e medidas que ajudem a melhorar o sector privado.

O relatório parecer do OGE, aprovado na especialidade e hoje apresentado em sessão plenária reflecte o incremento do custo de vida e necessidade de serem tomadas medidas que impactem na vida da população.

R.D.-deputado relatório parecer

Por sua vez, o projecto de resolução apresentado pelo deputado, Joaquim Frederico Almeida evidencia acções para acelerar o Pac, e outras para reduzir a violência doméstica.

R.D.-Joaquim Frederico Almeida

Deputado Joaquim Frederico de Almeida

Ao argumentar as razões da abstenção do PRS, na votação, Benedito Daniel, referiu que o OGE, não serve as necessidades do povo e disse mesmo que as suas condições de vida vão piorar.

R.D.-Benedito Daniel

Presidente da bancada parlamentar do PRS, Benedito Daniel.

Manuel Fernandes da Casa-CE, considerou que o OGE 2020, não respeita as recomendações internacionais para a erradicação da pobreza.

R.D.-Manuel Fernandes

Manuel Fernandes da Casa CE.

Liberty Chiaca, presidente da bancada da Unita frisou que apesar das alteração feitas no documento que prevê despesas e receitas, ainda não é viável a estabilização macro económica.

R.D.- Liberty Chiaca

Deputado Liberty Chiaca, presidente da bancada parlamentar da Unita.

Por sua vez, o deputado Carlos Candanda sublinhou que o OGE 2020 não é sustentável, porque grande parte se destina ao pagamento de dívidas.

R.D.-Carlos Candanda

O deputado Carlos Candanda, sobre o Orçamento geral de estado 2020, hoje aprovado na globalidade com receitas e despesas de mais de quinze biliões, e oitocentos e setenta e cinco mil milhões de Kuanzas.

Américo Cunonoca do MPLA, destacou a importância do documento hoje Aprovado no parlamento.

R.D-Americo Cunonoca

Líder da Bancada Parlamentar do MPLA.

Ponto

Os governos de Angola e da República Democrática do Congo, decidiram ontem intensificar o patrulhamento na fronteira comum, para reduzirem os casos de emigração ilegal, contrabando de combustível e fuga ao fisco.

Essa medida surge na sequência de conversações no Dundo, entre delegações lideradas pelo delegado provincial na Lunda Norte, do Ministério do Interior, comissário Alfredo Lourenço (Nilo), e pelo Ministro Provincial do Interior, Segurança e Direitos Humanos, Munda Ngaand Tite, da República Democrática do Congo.

As partes decidiram registar os cidadãos residentes ao longo da fronteira comum, e sensibiliza- los sobre as normas internacionais de imigração.

Um encontro de alto nível vai realizar-se ainda este mês no posto  fronteiriço  de Shamajamo, localizado em território da RDC para debaterem assuntos bilaterais, e inaugurarem mercados comuns.

Ponto

Do Desporto, 

A selecção angolana de futebol de sub 20, defronta hoje a selecção da Zâmbia, a contar para as meias – finais da taça Cosafa. 

O jogo está marcado para as três e meia da tarde, no estádio Nkoloma, na cidade de Lusaka.

O comentador LAC para o futebol, Conceição Gaspar, considera que não será uma partida fácil, tendo em conta o factor casa.

R.D.-Conceição Gaspar

Comentador LAC para o futebol, Conceição Gaspar e a antevisão do jogo desta tarde em Lusaka, entre as selecções de sub vinte de angola e da Zâmbia a contar para as meias finais da taça Cosafa.

E o comentador LAC, José Cunha, destacou que é sempre importante a participação de equipas angolanas em competições internacionais.

R.D.-José Cunha

Comentador LAC para o futebol, José Cunha, durante  o Programa Manhãs de Desporto emitido todas as quintas feiras na LAC.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Duas assembleias de voto na Cabília, norte da Argélia, foram vandalizadas por grupos que se opõem à realização das eleições presidências que se realizam hoje no país.

De acordo com a agência France Presse, que cita testemunhas, duas assembleias de voto na cidade de Béjaia, na região da Cabília, foram alvo de atos de vandalismo.

Após mais de dez meses de contestação os argelinos votam hoje pelo sucessor do presidente Abdelaziz Bouteflika, apesar da votação estar a ser encarada como uma manobra política por parte dos poderes instalados no país para salvar o regime.

Cerca de 60 mil assembleias de voto estão a funcionar desde as 08:00 (07:00 em Lisboa) em todo o país, estando a televisão estatal a exibir imagens da participação nas várias regiões da Argélia.

O “Hirak”, movimento contra o regime que surgiu no passado dia 22 de fevereiro e que forçou a demissão de Bouteflika em abril, alerta que o poder, nas mãos dos militares, quis organizar estas eleições a “todo o custo”.

Para o movimento trata-se de uma “farsa eleitoral” que pretende manter o “sistema no poder desde a independência”, 1962 e sobretudo aqueles que controlam a política desde que Bouteflika foi nomeado presidente, há vinte anos.

Os cinco candidatos presidenciais são considerados pela oposição e por grupos de contestação como “filhos do sistema”.

No Reino Unido, cerca de 46 milhões de eleitores votam desde as primeiras horas da manhã de hoje para a escolha de 650 deputados.

Este pleito, é considerado crucial para o Brexit. 

Em certos meios políticos, diz-se que se trata de uma escolha entre um mentiroso compulsivo, o primeiro -ministro Boris Johnson, e um defensor do totalitarismo, Jeremy Corbyn que tem simpatia por sistemas totalitários.

Esta é a primeira vez que Boris Johnson se apresenta a umas eleições como primeiro-ministro. Foi ele quem solicitou a realização de eleições antecipadas, mas a campanha do líder conservador teve alguns percalços

Recapitular 

Fecho

Data de Emissão: 08-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados