Edição de 08 de Fevereiro de 2022

Bispos católicos preocupados com pobreza assustadora no País.

Portugal deixou de exigir teste PCR à entrada mas Angola vai continuar a exigi-lo antes do embarque no 4 de Fevereiro.

Aumento salarial para professores em greve é “processo delicado e complexo”, diz Governo.

Treze milhões de pessoas passam fome no Corno de África devido à seca.

Ponto

Terça-feira 8 de Fevereiro, dia internacional da internet segura. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Anacleto José e Emanuel Catilina, apresenta o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

Portugal deixou de exigir um teste RTPCR a quem chegue às suas fronteiras, passando a ser suficiente o certificado válido de vacinação, mas, o Ministério da Saúde e Comissão Interministerial de Combate à Covid-19, em Angola, vai continuar a exigir um teste negativo válido com menos de 72 horas pré-embarque, para Portugal.

Uma das razões apontadas para que se mantenha a exigência de testes negativos à Covid-19 a saída e à entrada em território nacional é que Angola tem as suas fronteiras fechadas, como o determina o último decreto Presidencial sobre as medidas de contenção da pandemia.

No entanto, o médico e mestre em saúde pública, Jeremias Agostinho, entende que a posição de Portugal faz sentido por causa da variante Ômicron, e que defende que Angola deveria também deixar de exigir o teste RTPCR, pelo menos para Portugal.

RD – JAgostinho 1

…  

O médico disse também que a tendência de desconfinamento do acidente, vais se alastrar a mais países.

RD – JAgostinho 2

Médico e mestre em saúde pública, Jeremias Agostinho.

Portugal deixou de exigir um teste RTPCR a quem chegue às suas fronteiras, passando a ser suficiente o certificado válido de vacinação, mas, Angola, vai continuar a exigir um teste negativo válido com menos de 72 horas pré-embarque, para Portugal.

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) considerou que o quadro social no País é marcado por uma “pobreza assustadora, perda de poder de compra, desemprego galopante e degradação de hábitos e costumes”.

A posição foi manifestada ontem depois dos bispos terem reunido da primeira Assembleia Plenária da CEAST que decorreu em Benguela pelo porta-voz Dom Belmiro Tchissengueti.

RD- B Tchissengueti

Dom Belmiro Chissengueti porta-voz da CEAST.

Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé recomendam também maior dialogo, transparência e a participação dos cidadãos nas eleições gerais de 2022.

O presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba, considera que todos os candidatos devem partir em igualdade de circunstâncias.

RD-DImbamba 1

Presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba.

CEAST considera que o quadro social no País é marcado por uma “pobreza assustadora, perda de poder de compra, desemprego galopante e degradação de hábitos e costumes”.

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura FAO em parceria com a Universidade de Oxford alargou o leque de indicadores, para obter de forma mais segura informações sobre a pobreza nos meios rurais.

De acordo com um documento recentemente divulgado, constam agora dos estudos de medição da pobreza multidimensional no campo, itens como a qualidade da nutrição, segurança alimentar e educação.

O novo método de medição do índice global multidimensional de Pobreza MPI já foi testado em países como Etiópia, Malauí, Níger e Nigéria.

Por cá, Willy Piassa da Rede Contra a Pobreza Urbana considera oportunas as inovações introduzidas pela FAO e a universidade de Oxford na aferição dos níveis de pobreza, e realça, que os estudos sociais têm de ser dinâmicos.

RD-WPiassa1

No caso de Angola Willy Piassa considera que a educação, e o controlo da natalidade são fundamentais para prevenir os ciclos de pobreza.

RD-WPiassa 3

Willy Piassa referiu-se a alguns desafios que os países em desenvolvimento têm de enfrentar para a redução da pobreza.

RD-WPiassa 2

Willy Piassa da Rede Contra a Pobreza Urbana em declarações à comercial a propósito dos estudos da FAO em parceria com a Universidade de Oxford que introduiziram a qualidade da nutrição, segurança alimentar e educação nos itens para aferir a pobreza rural.

Publicidade

A realização de eleições gerais este ano, marcam o auge da trajectória democrática de Angola, defendeu o hoje Onoffre dos Santos

O juiz conselheiro Jubilado do Tribunal Constitucional, falava durante um encontro sobre os doze anos da nossa constituição.

RD-OSantos1

O juiz conselheiro Jubilado do Tribunal Constitucional, rebate críticas ao sistema eleitoral angolano, garantindo que apesar dos resultados dos pleitos anteriores, em que houve maioria absoluta, a carta magna prevê a possibilidade haver uma maioria relativa.

RD-OSantos 2

O juiz conselheiro Jubilado do Tribunal Constitucional, Onoffre dos Santos, sobre alguns aspectos da nossa constituição, que no último sábado assinalou doze anos.

Ponto

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovaçã considera que o aumento salarial dos professores universitários, em greve há mais de um mês, é um “processo delicado e complexo”, mas garante que já decorrem acções no Governo sobre esta reivindicação.

Em comunicado de imprensa, a instituição avança que “decorrem acções a nível do Executivo, em sede de uma abordagem mais geral da matéria salarial da administração pública”.

Segundo o Governo, as inquietações dos docentes universitários, constantes do seu caderno reivindicativo, têm merecido a atenção das autoridades do país.

Aumento salarial, melhores condições laborais, pagamento da dívida pública e eleições dos corpos diretivos das instituições públicas do ensino superior são algumas das reivindicações dos professores angolanos em greve desde 03 de Janeiro de 2022.

Encarregados de educação manifestam-se preocupados com crianças expostas a riscos na internet, no dia internacional da internet segura, que hoje se comemora.

Repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Ponto

Da página internacional,

Treze milhões de pessoas estão a passar fome na Etiópia, Quénia e Somália na sequência da seca no Corno de África, a pior desde 1981, alertou hoje o Programa Mundial de Alimentos da ONU.

Esta situação requer intervenção humanitária imediata e apoio contínuo às comunidades para construir a sua resiliência para o futuro”, disse o director do Programa Mundial de Alimentos para aquela região africana, Michael Dunford.

“As colheitas estão destruídas, o gado está a morrer e a fome está a aumentar à medida que a seca recorrente atinge o Corno de África”, disse Dunford.

De acordo com esta organização da ONU, as taxas de desnutrição são altas e continuarão a crescer se medidas urgentes não forem tomadas no sul e sudeste da Etiópia, sudeste e norte do Quénia e centro e sul da Somália.

As primeiras tropas norte-americanas, que reforçam os aliados da NATO na Europa Oriental, já chegaram à Roménia confirmou o ministro da Defesa do país, Vasile Dancu, esta terça-feira, citado pela Reuters.

O objectivo destas forças militares é reforçar a fronteira com a Ucrânia, tendo em conta a ameaça das forças russas neste local.

A Rússia e a China defenderam que apenas sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas são legais, criticando a imposição “unilateral” de sanções por países como os Estados Unidos.

“Apenas as sanções do Conselho de Segurança são legais” e representam “uma ferramenta importante para responder às ameaças no mundo”, sustentou o vice-embaixador russo na ONU, Dmitry Polyanskiy, durante um debate no Conselho de Segurança.

Na mesma toada, o embaixador chinês na ONU, Zhang Jun, frisou que “sanções unilaterais coercivas são uma grande fonte de preocupação”, porque “apenas agravam o equilíbrio de poder”.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 08-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados