Edição de 08 de Abril de 2022
 

Cerca de mil crianças aguardam por cirurgias cardíacas na capital do país.

Comunidade, LGBTIQ+ lança esta tarde mostra cultural em Luanda.

União Europeia e Reino Unido avançam com sanções contra a Rússia.

Ponto

Hoje é sexta-feira, dia 08 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de Miguel Correia e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde,

Cerca de mil crianças estão na lista de espera, para sofrerem intervenções cirúrgicas de caracter cardíaco.

De acordo com a médica Gloria Mawete, na lista há casos de diferentes complexidades, sendo que os mais graves são a minoria.

RD-GMawete2

Esta tarde, o especialista norte-americano William Novick, vai no âmbito da sua fundação, falar aos profissionais angolanos sobre patologias de fórum cardíaco em crianças.

RD-GMawete1

Médica Gloria Mawete.

Há cerca de mil crianças á espera de intervenção cirúrgica, para tratar de doenças de fórum cardiovascular.

Ponto

Arrancam na próxima segunda- feira,  as jornadas técnico-científicas alusivas ao dia do trabalhador mineiro.

Para marcar os 37 anos de existência da efeméride, várias actividades vão decorrer em cinco províncias do país.

De acordo com o Director Nacional para os Recursos Minerais, André Buta, entre cinco a onze mil angolanos, terão no sector mineiro a sua fonte de sustento.

RD-A.Buta1

A exploração de recursos geológicos, vive um período de diversificação, em que deixa de estar restrito aos diamantes e começa já a olhar, para minerais como o ouro, o ferro, o manganês e em breve o cobre.

RD-A.Buta2

Director Nacional para os Recursos Minerais, André Buta.

Enquanto isso o especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo defendeu hoje a necessidade de integração de mais empresas angolanas na prestação de serviços na indústria dos hidro carboneto, para que o país arrecade dividendos financeiros, obtidos anualmente na ordem dos biliões de dólares.

R.D.1-Patrício Quingongo1

Patrício Quingongo referiu-se a algumas acções em curso, para a concretização da ideia dos conteúdos locais.

R.D.1-P.Quingongo2

Especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo em declarações hoje à estação emissora.

A quarta operadora de telefonia em Angola, Africell arrancou ontem com as suas operações em território nacional.

O administrador executivo da empresa, Gonçalo Farias, garante que a entrada da Africell vai reequilibrar o mercado, que hoje é fortemente dominado por apenas um player.

RD-GFarias

Administrador executivo da Africell, Gonçalo Farias. A quarta operadora de telefonia já está em actividade.

Ponto

A população desfavorecida do Distrito Urbano do Morro dos Veados e Arredores conta desde hoje com os serviços de um centro materno infantil.

A estrutura inaugurada pela primeira -dama de Angola, Ana Dias Lourenço é a materialização do Programa de Saúde, Assistência Social e Médica da Fundação Lwini e da Administração Municipal de Belas.

O Centro, orçado em mais de cento e quarenta milhões de kuanzas, possui cinco blocos e serviços de maternidade, berçário, consultas externas de pediatria, internamento.

A sua directora, Maria Emília Cativa disse à imprensa que além dos serviços de especialidade, também serão atendidos casos de urgência.

R.D.-Maria Emília Cativa

Maria Emília Cativa directora do Centro Materno Indfantil, da Fundação Lwini, situado no Morrro dos Veados em Luanda.

E os jornalistas nacionais estão a ser capacitados em matéria de investigação científica. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre este assunto.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina

Ponto

Veja Além, do Seu Preconceito” é o tema da exposição fotográfica a ser lançada às duas da tarde, de hoje no Centro Cultural Angola Brasil, na baixa de Luanda, por iniciativa da ONG Íris e o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento “PNUD”.

As obras da autoria de membros da comunidade LGBTIQ+ retratam o seu quotidiano, e o estigma que sofrem, e estarão patentes até ao próximo dia 22 de Abril.

Hermengarda Cadete da ONG angolana, Íris, falou à LAC sobre a exposição, lembrou que a comunidade LGBTIQ+ quer alguma visibilidade, e também destacou que é essa franja da sociedade é detentora de direitos e deveres, tal como os restantes cidadãos.

R.D.1-H.Cadete1

Hermengarda Cadete denunciou que a comunidade de lésbicas, gays bissexuais, transsexuais é vítima de discriminação que começa mesmo no seio familiar.

R.D.2-H.Cadete2

Hermengarda Cadete da ONG, Íris, que em parceria com o PNUD lança esta tarde no Centro Brasil Angola em Luanda a campanha e exposição fotográfica “Veja Além Do Seu Preconceito”.

E ainda a actualidade histórico e cultural, na capital do país.

Anexo Pedro Fernandes

Ponto

Do Desporto,

O Wiliete de Benguela defronta esta tarde, no Estádio da Ombaka, a equipa do Cuando Cubango, a contar para a vigésima quinta jornada do girabola.

O destaque nesta jornada vai para a partida depois de amanhã, no Estádio da Tudavala entre o Desportivo da Huíla,  e 1º de Agosto.

Amanhã jogam o Recreativo do Libolo/ Académica do Lobito ), no estádio de Calulo , e no Dundo Lunda Norte, o campeão Sagrada Esperança/Sporting de Benguela.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A União Europeia (UE) e o Reino Unido vão incluir as filhas do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nas respectivas listas de sanções devido à invasão russa da Ucrânia. 

Segundo o jornal britânico The Independent, que cita fontes oficiais, a UE proibiu Maria Vorontsova, de 36 anos, e Katerina Tikhonova, de 35, de viajar no espaço europeu e congelou os seus bens.

Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico disse que as filhas de Putin, e Yekaterina Sergeyevna Vinokurova, filha de Lavrov, vão ficar proibidas de entrar em território britânico e terão bens congelados.

 

 

 

Data de Emissão: 08-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados