Edição de 07 de Março de 2022
 

Médicos e Enfermeiros continuam a aguardar que o governo cumpra as promessas e atenda as reivindicações dos profissionais

Prazos estabelecidos após acordos estão a chegar ao fim

Presidente da UNITA vai aos Estados Unidos a procura de apoios e mobilizar os angolanos para o registo eleitoral

Dos 277 angolanos cadastrados pelo governo, que fugiram da guerra na Ucrânia, apenas 34 regressaram ao país

Jacob Zuma apoia invasão Russa à Ucrânia e considera Putin um homem de paz

Russos e Ucranianos negoceiam efectivação de corredores humanitários

…….

Ponto-LAC Informação 2

………

30 de máxima e 26 graus de mínima foi a temperatura registada hoje em Luanda. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

………

Ponto-Forte

……….

Boa noite,

….

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola e o Ministério da Saúde continuam a negociar as respostas aos pontos que constam do caderno reivindicativo da classe, que levou os médicos a suspenderem à greve em Dezembro último.

Até ao momento muitos pontos continuam pendentes. O sindicato ressalta, no entanto, algumas questões que tiveram avanço

….

RD-AManuel 1

…..

Adriano Manuel Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola.

O sindicalista diz que grande parte dos pontos assumidos no acordo com o governo estão longe de serem alcançados.

….

RD-AManuel 2

…..

Amanhã dia 8 de março termina o prazo de 90 dias, pedido pelo governo, para atender as inquietações dos médicos.

Os profissionais terão por isso um dia de reflexão

….

RD-AManuel 3

….

Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel.

Médicos continuam a aguardar que o governo cumpra as promessas e atenda as reivindicações da classe.

….

No mesmo impasse estão os enfermeiros de Luanda, que ameaçam retomar a greve suspensa a 22 de Dezembro de 2021 devido ao alegado incumprimento das promessas relativas ao seu caderno reivindicativo feitas pelo Governo.

O Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda deu a conhecer que terminaram os prazos acordados com representantes de três departamentos ministeriais, sem que a maioria das exigências tivesse sido satisfeita.

“Material gastável não existe, alimentação não existe e o Ministério da Saúde não consegue dar resposta às horas acrescidas”, lamenta o sindicato.

…..

Ponto-A Notícia e Verdade

…..

O Presidente da UNITA inicia hoje uma visita de trabalho aos Estados Unidos da América com a mobilização de apoios para o processo eleitoral e a questão da observação internacional das eleições gerais de Agosto na agenda.

Segundo uma nota do secretariado de comunicação do partido, Adalberto Costa Júnior, vai aos Estados Unidos a convite de “altas figuras da sociedade e da política daquele país de referência democrática mundial” sem, no entanto, indicar quais as organizações e entidades individuais que formaram o convite.

Na agenda desta visita, constam encontros com as mais diversas instituições e com representantes da comunidade angolana.

Adalberto Costa Júnior, usará da oportunidade para reforçar a mobilização de apoios ao processo eleitoral, à observação internacional das eleições gerais de Agosto de 2022, num ambiente de tranquilidade, de pluralidade democrática e de transparência, diz a nota da UNITA.

….

Ponto-Os Factos

…..

Trinta angolanos chegaram, nas primeiras horas desta segunda-feira, a Luanda, provenientes da Polónia, em voo de repatriamento da TAAG organizado pelo Governo angolano.

Trata-se, na sua maioria, de estudantes que deixaram a Ucrânia devido à ofensiva russa naquele país.

……

RD-OP-1

…..

Os angolanos regressados à terra, após o drama da guerra no leste da Europa.

…..
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os repatriados  foram recebidos por uma delegação do governo chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, entre outras individualidades.

A Ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves garante todo apoio e considera um momento de satisfação.

…..

RD-FAlves 1

…..

Ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves.

Entretanto dos 277 cidadãos cadastrados apenas 30 aceitaram regressar ao país…243 ficaram em território polaco.

Quem veio diz não saber as razões para que os outros ficassem.

….

RD-OP-2

…..

Faustina Alves Ministra da Acção Social Família e Promoção da Mulher diz que a o governo fez a sua parte, e não se responsabiliza pelos que ficaram.

……

RD-FAlves 2

…..

João Amaral, piloto da TAAG, comandante do Boeing 777, que foi a Polónia, lamenta o desperdício.

…..

RD-JAmaral

….

João Amaral Comandante do Triple Seven da TAAG, que foi a Polónia resgatar os angolanos, fugidos da guerra na Ucrânia.

…..

A maioria não aceitou embarcar para Angola…e ficaram pela Europa….é o caso de Domingos de Oliveira e Teresa Teixeira.

Dois jovens de 22 e 21 anos que chegaram, este domingo, a Paris, capital francesa.

Dizem que querem ficar na Europa e escolheram a capital francesa para começar de novo.

….

RD-DOliveira 1

….

Domingos de Oliveira……Já Teresa Teixeira fala da opção pela Europa e o não regresso a Angola.

…..

RD-TTeixeira 1

….

A jovem angolana relata algumas situações de discriminação e racismo vividas na viagem entre a Ucrânia e a Polonia.

…..

RD-TTeixeira 2

….

Teresa Teixeira, jovem estudante angolana que vivia na Ucrânia, uma das cidadãs que optou por ficar pela Europa…e não embarcou no voo de resgate organizado pelo governo angolano.

….

Em Luanda estão 234 cidadãos na sua maioria estudantes, a sua chegada foram testados contra a covid-19, dois tiveram resultados positivos.

……

RD-FMufinda 1

…..

Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, disse que estão criadas as condições para acomodar os cidadãos repatriados.

Durante sete dias ficaram hospedados numa unidade hoteleira em Luanda e terão acompanhamento de vários especialistas como psicólogos, psiquiatras, e nutricionistas.

……

RD-FMufinda 2

…..

Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda e o plano de assistência aos cidadãos repatriados da Polónia, fugidos da guerra na Ucrânia.

Ainda no quadro da efectivação do plano de contingência de evacuação dos cidadãos angolanos, que se refugiaram na Polónia saídos da Ucrânia, o Governo garante que criou condições de recepção de todos os nacionais atingidos pelo conflito militar na Ucrânia.

Recorde-se que até sábado passado, chegaram a Varsóvia, capital da Polónia, 277 cidadãos angolanos, segundo o Ministério angolano das Relações Exteriores-Mirex.

Numa nota enviada ontem à Comunicação Social, o MIREX diz que o Executivo, mobilizou um meio aéreo, um Boeing Triple Seven, para trazer para Angola, a totalidade dos referidos cidadãos, incluindo os cônjuges nacionais e estrangeiros. Dos 277 cidadãos acolhidos em Varsóvia, apenas trinta aceitaram embarcar para Angola, tendo os restantes decidido permanecer em solo polaco por sua conta e risco.

….

E o analista Sérgio Calundungo, do Observatório Político e Social de Angola, dá nota positiva à acção do governo, de trazer de volta para o país, os cidadãos nacionais que corriam perigo de vida, devido à guerra na Ucrânia.

…….

RD-SCalundungo

……..

Sérgio Calundungo, analista da OPSA, Observatório Político e Social de Angola, e o regresso a Angola, de trinta cidadãos angolanos que abandonaram a Ucrânia, que está em conflito militar com, a Rússia.

……..

Ainda nesta hora informativa vamos ter o comentário e análise de Ana Margoso, jornalista angolana residente no Reino Unido, e a guerra na Ucrânia que caminha para a segunda semana de duração.

…….

Ponto-Mais Estação

………

Perto de quatrocentas denúncias sobre a violação dos direitos das crianças em todo o país, foram feitas ao INAC, Instituto Nacional da Criança, entre finais de Fevereiro e os primeiros dias deste mês.

Para além das violações sexuais que continuam a ensombrar o quotidiano de muitas crianças em várias províncias, foram detetadas em Viana, situações de trabalho infantil.

……..

RD-RDomingos 1

……..

Rosalina Domingos, a porta-voz do INAC apresenta-nos as estatísticas de violações dos direitos das crianças, no período de 25 de Março a 4 de Março.

…….

RD-RDomingos 3

……..

A responsável do INAC apela aos cidadãos para que denunciem situações de violações dos direitos das crianças.

…….

RD-RDomingos 2

…….

Rosalina Domingos porta-voz do Instituto Nacional da Criança-INAC e os dados das denúncias sobre a violação dos direitos das crianças registadas na última semana em todo o país

…….

Ponto

Após a reabertura das praias no fim-de-semana, munícipes e turistas acorrem em massa para tomar banho no rio de Calumbo.

E a capitania local alerta para os perigos em que incorrem muitos banhistas.

Mais dados sobre este assunto com o repórter LAC, Fortunato Cabina.

……..

RD-FCabina

……..

Repórter Fortunato Cabina e acorrida às zonas balneares, após o governo autorizar a reabertura das praias e piscinas.

…..

Ponto

….

A Nigéria não permitirá o recrutamento de cidadãos nacionais para combater na guerra em curso na Ucrânia, na sequência da invasão russa lançada a 24 de Fevereiro, anunciou hoje o Governo nigeriano.

“A Nigéria rejeita a utilização de mercenários em qualquer parte do mundo e não tolerará o recrutamento na Nigéria de nigerianos para combater na Ucrânia, ou em qualquer outro lugar”, disse o governo através de uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros publicada hoje no Twitter.

….

O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma manifestou o seu apoio à operação militar contra a Ucrânia lançada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, que classificou como “um homem de paz”.

 

“Estou seguro de que o Presidente Vladimir Putin fará tudo o que estiver ao seu alcance para fazer da paz uma realidade, porque sei que é um homem de paz”, disse o antigo chefe de Estado, segundo um comunicado emitido no domingo pela sua fundação.

 

Na mesma nota, Zuma considerou “justificável que a Rússia se sentisse provocada” pela possível entrada da Ucrânia na NATO.

…….

 

E terminou mais uma ronda de negociações entre Moscovo e Kiev, que decorreu esta tarde, e, aparentemente, com “pequenos resultados positivos”, segundo relatado por um negociador ucraniano citado pela agência Reuters. 

O encontro, que decorreu na região de Brest, na Bielorrússia, poderá ter encontrado pontos de acordo no que diz respeito a potenciais corredores humanitários.

“Alcançámos alguns resultados positivos no que diz respeito à logística dos corredores humanitários”, disse Podoliak, assessor da presidência ucraniana, na sua conta na rede social Twitter.

……

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov, e o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, vão estar frente a frente na Turquia já na próxima quinta-feira.

Com esta reunião de Lavrov e Kuleba em pano de fundo, conseguida pelo Presidente turco, Recep Erdogan, as negociações em curso na Bielorrússia, na turística cidade de Brest, que já vai, com a de hoje, na 3ª ronda, perdem claramente importância, até porque os dois lados têm apostado em manter as posições inamovíveis, o que tem impedido progressos válidos além dos acordados corredores humanitários nas cidades cercadas pelas forças russas.

Chamar Ana Margoso

….

Recapitulação

Fecho

Data de Emissão: 07-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados