Edição de 07 de Junho de 2022
 

CNE garante que não está proibida a presença de observadores internacionais nas eleições de Agosto.

País registou 137 de tráfico humano em oito anos.

Consultora estima que BNA baixe taxa básica de juro no segundo semestre.

ONU condena ataque contra igreja católica no sul da Nigéria

Terça-feira 7 de Junho. O Faustino Diogo edita às notícias com técnica de Emanuel Catilina e Galassio Santana. Apresenta o Sílvio de Abreu.

Boa tarde,

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) garantiu hoje que não há qualquer proibição para a presença de observadores estrangeiros, nas eleições gerais de 24 de Agosto.

A garantia é do comissário da CNE, Cremildo Paca, que falava a imprensa hoje em Luanda, a margem do Seminário Internacional da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP), onde esclareceu que os interessados devem dentro dos prazos inscrever-se junto dos órgãos competentes.

O comissario revelou ainda que a pandemia de covid-19, condicionou o processo de registo eleitoral dos angolanos no estrangeiro.

Comissario da CNE, Cremildo Paca.

O também comissario da CNE, João Damião, realçou que a votação antecipada exige uma logística e segurança adicionais, para se manterem os votos feitos previamente, selados e secretos até a data para a apuração geral.

A presidente da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, Maria do Rosário Gonçalves, veio partilhar a experiencia de um país que realiza eleições no estrangeiro desde 1995.

Presidente da Comissão Nacional de Eleições de Cabo Verde, Maria do Rosário Gonçalves, a margem do Seminário Internacional da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (ROJAE-CPLP).

E ontem, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, defendeu o reforço de membros da missão de observação europeia as eleições de Agosto.

Repórter Fortunato Cabina.

 

As ossadas de Nito Alves, Jacob João Caetano “Monstro Imortal”, Arsénio José Lourenço Mesquita “Sianuk” e de Ilídio Ramalhete, vítimas do 27 de Maio de 1977, vão ser entregues amanhã as famílias, em cerimónia que vai decorrer no Quartel General do Exército.

Segundo o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, que também coordena a Comissão de Reconciliação e Memória das Vítimas dos Conflitos Políticos (CIVICOP), as ossadas destas quatro pessoas encontravam-se junto dos restos mortais de cerca de 20 outros indivíduos, estando ainda a decorrer o processo de análise genética para determinar o ADN.

Francisco Queiroz disse também que estão localizadas mais zonas com restos de ossadas, mas a maioria está em Luanda.

Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, coordenador da CIVICOP, que amanhã entrega as famílias as ossadas de Nito Alves, Monstro Imortal, “Sianuk” e Ilídio Ramalhete, vítimas do 27 de Maio de 1977.

Os cidadãos e empresas que pretendem recorrer ao crédito habitacional bonificado já o podem fazer nos bancos que fazem parte deste programa.

Alguns bancos comerciais pedem às pessoas singulares seis documentos pessoais e 15 institucionais. No caso das empresas, os requisitos são outros.

Segundo o Banco Nacional de Angola (BNA), o prazo de solicitação do financiamento começa agora e vai até Maio de 2027.

O valor do crédito habitação deste normativo é de até 100 milhões de kwanzas, quando existem dois mutuários ou um mutuário com uma garantia, e de 50 milhões de Kwanzas quando existe apenas um mutuário.

A consultora Oxford Economics considera que o Banco Nacional de Angola deverá fugir à tendência geral e cortar a taxa de juro, de 20 para 19 porcento, prevendo uma descida da inflação para 14,9 porcento em Dezembro.

“Em forte contraste com o resto do mundo, esperamos que o BNA vá cortar a taxa de juro directora em 2022, já que a inflação continua a abrandar face aos actuais níveis elevados”, lê-se num comentário à decisão do Banco Nacional de Angola de manter a taxa de juro nos 20 porcento, na última reunião do Comité de Política Monetária

De acordo com o comentário, enviado aos investidores, estes analistas consideram que “a taxa de juro será cortada para 19 porcento no segundo semestre, para manter as taxas reais ligeiramente positivas, como é recomendado pelo Fundo Monetário Internacional”.

Para o economista Carlos Padre, a confirmar-se a redução da taxa básica de juro, os financiamentos poderão ficar mais baratos e ajudarão a economia nacional.

Carlos Padre espera que isto venha a contribuir para a dinamização do sector privado.

Economista Carlos Padre.

Consultora Oxford Economics considera que o Banco Nacional de Angola deverá fugir à tendência geral e cortar a taxa de juro, de 20 para 19 porcento, prevendo uma descida da inflação para 14,9 porcento em Dezembro.

Foi lançada hoje na cidade do Dundo, capital da província da Lunda-Norte, a primeira pedra para a construção do Campus da Universitário Luéji A’nkonde.

Trata-se de uma construção que será financiada pela ENDIAMA no âmbito da responsabilidade social da empresa pública, que de acordo com Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, deverá corresponder aos anseios da juventude local.

Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, quando discursava hoje no Dundo, na Lunda-Norte, durante a cerimónia de lançamento do Campus da Universidade Luéji A’nkonde, que será financiado pela ENDIAMA.

Do desporto

O Sagrada Esperança da Lunda norte recebe amanhã o Petro de Luanda para as meias-finais da Taça de Angola em Futebol.

Os petrolíferos que vão ao Dundo, garantiram presença as meias-finais com a victória de ontem sobre o Recreativo da Caála, por 2-1.

O vencedor do jogo de amanhã, defronta o Desportivo da Huíla na final da Taça de Angola, que está prevista para domingo, na cidade do Lubango.

Na Política internacional,

A ONU condenou o ataque perpetrado, no domingo, durante uma missa na igreja católica São Francisco de Xavier, em Owo, no sudoeste da Nigéria e no qual morreram mais de 50 pessoas.

O coordenador humanitário da ONU na Nigéria, Matthias Schmale, declarou que a representação da organização internacional no país condena “energicamente o brutal ataque contra os fiéis da igreja católica de São Francisco. A equipa envia as mais profundas condolências às famílias e amigos que choram as vítimas deste horrível crime”.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, passou no teste de uma moção de confiança, que foi aprovada no Parlamento de Londres pela maioria dos deputados, ontem.

Um total de 211 parlamentares votaram a favor de Boris Johnson e 148 contra.

A moção de censura foi apresentada por deputados do Partido Conservador, de Boris Johnson.

A situação está relacionada com o escândalo “Partygate”, as festas realizadas em Downing Street durante a pandemia Covid-19.

A Rússia colocou mais 61 funcionários dos Estados Unidos e principais executivos de defesa e média na sua “stop list”, proibindo-os de entrar no país, segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, citado pela CNN Internacional.

A lista divulgada inclui líderes das principais empresas de defesa, plataformas de comunicação social, agências de crédito, empresas de aeronaves e construção naval, bem como funcionários individuais do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

O ministério sublinha que as sanções são uma resposta às “sanções em constante expansão dos Estados Unidos contra figuras políticas e públicas russas, bem como representantes de empresas do país”.

 

 

Data de Emissão: 07-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados