Notícias ao Almoço, edição de 07 de Julho de 2022

Já está em funcionamento a unidade complementar da refinaria de Luanda, inaugurada pelo presidente da república.

Deputados aprovam por unanimidade proposta de lei que autoriza regime tributário especial para Cabinda.

Cerca de dez milhões dólares em títulos da dívida pública, alienados a um investidor estrangeiro no primeiro trimestre deste ano.

Palancas Negras defrontam esta tarde, selecção das Ilhas Seychelles na segunda jornada da Taça Cosafa.

Mais de 1300 migrantes chegam à costa italiana.

ONU alerta que erradicação da fome no mundo até 2030 pode falhar.

Ponto

Hoje é quinta-feira, dia 07 de Julho de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias, com técnica de, Emanuel Catilina e final de emissão, de Ricardo Dias. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Boa Tarde,

Delegações do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e do ministério da Energia da Zâmbia reúnem-se esta tarde em Luanda, para analisarem o Projecto AZOP, que prevê a construção de um Oleoduto para o transporte de derivados de petróleo, como combustível e gás para o mercado zambiano.

O encontro das delegações dos dois países, está agendado para a Sede da Sonangol. Recorde-se que estudos de 2020, indicavam custos da ordem dos cinco milhões de dólares de investimento com a construção do Oleoduto que ligará Angola e Zâmbia.

E o presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta manhã a nova Unidade Complementar da Refinaria de Luanda. Uma infra-estrutura que segundo o Secretário de Estado de Petróleo e Gás, permitirá o aumento significativo da produção de Gasolina, fazendo com o que poupe centenas de milhões de dólares por ano com a importação de refinados.

RD – Alexandre Barroso 1

O Secretário de Estado do Petróleo e Gás, Alexandre Barroso quando falava esta manhã na Assembleia Nacional, sobre os ganhos económicos para o país, com a entrada em funcionamento a partir desta quinta-feira, da nova Unidade Complementar da Refinaria de Luanda, que foi inaugurada pelo presidente da República, João Lourenço.

Na mesma ocasião, o PCA da Sonangol, Sebastião Martins, reforçou a importância do aumento de capacidade de produção da Unidade Complementar sem descurar a vertente da preservação ambiental da nova infra-estrtura.

RD – Sebastião Martins

Sebastião Martins, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol.

Ainda na Casa das Leis, o Secretário de Estado do Petróleo e Gás, Alexandre Barroso, falou do futuro contrato de concessão do Bloco Zero nas águas rasas da Bacia do Congo, que permitirá à Sonangol e ao país, aumentar a capacidade de produção petrolífera, e o fornecimento de gás natural a Cabinda.

RD – Alexandre Barrosos 2

O Secretário de Estado do Petróleo e Gás, também se referiu aos futuros ganhos financeiros para o país, em receitas fiscais, com a exploração do Bloco Zero na Bacia do Congo.

RD – Alexandre Barroso 3

Alexandre Barroso, Secretário de Estado do Petróleo e Gás, quando intervinha esta manhã nos trabalhos da plenária da Assembleia Nacional.

Ponto

Cerca de dez milhões dólares em títulos da dívida pública, foram comprados por um investidor estrangeiro não residente cambial, no primeiro trimestre deste ano.

A operação foi realizada por intermédio de um banco nacional, revelou hoje em Luanda, a PCA da Comissão de Mercado de Capitais.

Maria Uini Baptista, esclareceu que a entrada de investimento estrangeiro, obriga o país a adoptar práticas mais ágeis, sofisticadas e transparentes.

RD-MUBaptista2

A PCA da CMC, revelou que países emergentes como Angola, têm -se tornado alternativas para grandes investidores internacionais, em parte pelas reformas que tornam o mercado nacional mais aberto e atractivo.

RD-MUBaptista1

Presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais, Maria Uini Baptista, e os desafios do investimento por não residentes cambiais.

Ponto

Os deputados da Assembleia Nacional, reunidos hoje em sessão plenária extraordinária aprovaram por unanimidade o projecto de lei que autoriza o chefe do executivo a legislar sobre o regime tributário especial para a província de Cabinda.

O documento remetido ao poder legislativo, com carácter de urgência pelo presidente da República, visa tornar aquela província num polo de atração de investimentos estrangeiros, redução de impostos fiscais e melhoria do ambiente de negócios, medidas que terão impacto na melhoria de vida da população.

O secretário de estado para as finanças e tesouro, Otoniel dos Santos apresentou o documento.

….

R.D.-Otoniel dos Santos

Secretário de estado para as finanças e tesouro, Otoniel dos Santos quando apresentava hoje na plenária o projecto de lei que autoriza o chefe do executivo a legislar sobre o regime tributário especial para a província de Cabinda.

Por sua vez, o deputado do MPLA, Mário Pinto de Andrade disse na ocasião que não se trata de um documento com fins eleitoralistas.

R.D.-Mário Pinto de Andrade

Mário Pinto de Andrade da bancada parlamentar do MPLA.

Também passou pelo crivo dos deputados a proposta de lei que autoriza o presidente da República a legislar sobre a extinção da concessão atribuída à concessionária nacional para petróleo e gás, que foi aprovada também por unanimidade.

Outra proposta que continuará a ser analisada no período da tarde, autoriza o presidente da República a legislar sobre a alteração ao regime fiscal aplicável à zona marítima de Cabinda

E também estará em evidência, após a pausa que já se verifica para o almoço, na sessão plenária, a proposta de alteração da Lei Geral do Trabalho.

Ponto

O Tribunal Constitucional vai publicar ainda hoje,  a relação provisória das candidaturas admitidas às quintas eleições gerais, após o encerramento há dois dias, do período de suprimento de irregularidades nas listas iniciais dos partidos políticos.

Por imperativo da lei, cada partido política deve apresentar um máximo de 355 candidatos a deputados, destes,220 efectivos e 135 suplentes.

O número total deve incluir 130 candidatos efectivos e até 45 suplentes para o círculo nacional e 90 efectivos e até igual número de suplentes para os 18 círculos provinciais. 

A Lei Eleitoral também obriga que cada partido político ou coligação concorra a todos os 19 círculos estabelecidos, ou seja, um nacional e 18 provinciais.

Enquanto isso, o porta- voz da CNE, Lucas Quilundo em recente entrevista a TV Zimbo avançou alguns desafios da comissão para tornar possível o pleito do dia 24 de Agosto

R.D.-Lucas Quilundo

Porta- voz da Comissão Nacional Eleitoral em declarações à TV Zimbo sobre as tarefas subsequentes, no quadro das quintas eleições gerais em Angola.

Ponto

Luanda vai acolher na segunda quinzena deste mês, a primeira edição do Fórum Banca e Imobiliário para debater entre outros aspectos o acesso aos créditos imobiliários, garantias, a situação e gestão dos imóveis e mecanismos que viabilizem o direito à habitação.

O fórum organizado pela Linear Comunicação, vai igualmente permitir uma maior  interacção dos players destes sectores, e a criação de possíveis parcerias.

A LAC ouviu hoje o presidente em exercício da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola, “Apima”, Cleber Correia que defendeu a necessidade de dinamização e regularização do sector.

R.D1-Cleber Correia1

E quanto ao facto da maioria da juventude não ter condições financeiras para aceder aos créditos imobiliários, o presidente em exercício da Apima, destacou algumas alternativas que passam pela compra de terrenos infra- estruturados.

R.D.2-Cleber Correia2

Presidente da Asssociação dos Profissionais Imobiliários de Angola, “Apima”, Cleber Correia, em declarações hoje à LAC a propósito do 1º Fórum Banca e Imobiliário, que se realiza na cidade capital, no próximo dia 22 deste mês.

Ponto

Do Desporto,

Os Palanca Negras, jogam esta tarde com a selecção das Ilhas Seychelles, partida agendada para a segunda jornada da vigésima primeira edição da Taça Cosafa que decorre em Durban.

Na primeira jornada, a nossa selecção sénior masculina de futebol, venceu a sua congénere das Ilhas Comores por 3/1, e espera-se que o onze nacional saia também hoje vitorioso do jogo que se disputa esta tarde, no estádio Rei Zwelithini.

Na antevisão do jogo, o comentador LAC para o futebol, Manecas Leitão disse que há boas perspectivas de que a nossa selecção consiga conquistar hoje mais três pontos e posicionar-se na primeira posição do grupo.

R.D.-Manecas Leitão

Comentador LAC para o futebol, Manecas Leitão e a previsão do jogo desta tarde entre a selecção nacional sénior masculina e a sua congénere das Sheychelles em cumprimento do calendário da 21ª edição da Taça Cosafa.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

As últimas da actualidade no Reino Unido indicam que o Primeiro-ministro britânico anunciou a  demissão após mais de 60 membros do seu governo se terem demitido desde terça-feira.

Boris Johnson acaba de confirmar, na primeira pessoa, que vai demitir-se do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

“Tornou-se claro que o parlamento do partido conservador precisa de um novo líder no partido e, consequentemente, um novo primeiro ministro”, começou por afirmar, concluindo que “o processo para escolher um novo líder deve começar agora”.

Como já era previsto, Boris Johnson referiu, contudo, que se manterá no cargo até que o processo de eleições esteja concluído, ou seja, até o outono.

O governante dedicou uma mensagem “a todos os que votaram no partido conservador em 2019”, a quem agradeceu “pelo incrível mandato que se seguiu” e explicou o motivo pelo qual tentou evitar a todo o custo abandonar o cargo.

“A razão pela qual me esforcei tanto para continuar nos últimos dias não foi porque queria [permanecer no cargo] mas porque senti que era o meu dever, trabalho e obrigação para convosco e para cumprir o que vos prometi”, disse, garantindo: “estou muito orgulhoso do trabalho feito por este executivo”.

Temos em directo o comentador LAC para questões internacionais, Mário Gerson para uma análise desta saída que já era previsível.

R.D.-directo 923 756 829 Mário Gerson

Comentador LAC para questões internacionais, Mário Gerson, sobre a demissão do primeiro ministro britânico, Boris Johnson.

Mil migrantes chegaram nas últimas 48 horas à ilha italiana de Lampedusa, a mais próxima da costa norte de África, enquanto continua o desembarque na Sicília de outras 306 pessoas resgatadas no Mediterrâneo, segundo as autoridades italianas.

O programa de refugiados e migrantes da Federação de Igrejas Evangélicas de Itália, “Mediterranean Hope” indicou haver cerca de 1500 pessoas no centro de recepção de Lampedusa, que tem capacidade para apenas 350.

As ONG’s apelam a uma recepção decente, transferências rápidas e vias de acesso legais

O porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Itália, Flavio di Giacomo, explicou, na rede social Twitter, que embora “os desembarques continuem limitados, mais de 12 mil pessoas chegaram recentemente à Lampedusa”.

Mais de oitocentos milhões de pessoas no mundo passam fome, alerta um relatório das nações unidas.

O documento  divulgado ontem, indica que o número de pessoas afetadas pela fome aumentou em 150 milhões durante a pandemia para cerca de 828 milhões de pessoas.

Maximo Torrero, economista da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), sublinha que o estudo também revela o aumento substancial da pobreza extrema e da desigualdade e destaca os maus resultados de todos os indicadores de nutrição. 

A situação é particularmente preocupante na Ásia, com 20% da população a enfrentar a fome em 2021. No mesmo período, no continente africano, 9% da população sofria de fome, e na América Latina e nas Caraíbas, 8,6%. 

Se nada mudar, o planeta vai falhar o objetivo de erradicar a fome até 2030. A ONU estima que nesse ano haverá cerca de 670 milhões de pessoas a passar fome, um número semelhante ao registado em 2015.

 

Data de Emissão: 07-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados