Edição de 07 de Fevereiro de 2022

Nações Unidas alertam para ocorrência de fome no nosso país, e outros da região.

Angola entre as dez principais economias africanas para investimentos este ano.

Senegal conquista  CAN e leva primeira vez trofeu para a sua galeria.

Ciclone deixa rasto de destruição no Madagáscar.

Hoje é segunda- feira, dia 07 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galássio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

O nosso país consta de uma lista de vinte outros, que poderá registar fome entre Fevereiro e Maio próximo, segundo um relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas Para a Alimentação FAO.

De acordo com a última edição do semanário Novo Jornal o alerta da FAO e do Programa Alimentar Mundial poderá agravar-se entre Fevereiro e Maio, devido ao impacto económico da Covid 19, alterações climáticas e preços elevados dos alimentos.

O director geral da Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente Adra, Carlos Cambuta, sublinha que embora seja um alerta, tem de ser tido em consideração por parte das autoridades.

Carlos Cambuta sugere a criação de políticas mais assertivas de apoio às famílias que se dedicam a agricultura e a concessão de créditos para a compra de instrumentos agrícolas.

O director geral da Adra pede ao governo que acompanhe a actividade das associações que representam os pequenos camponeses para que se reduza a situação de fome no país.

Director geral da ADra, Carlos Cambuta em declarações hoje à Comercial na sequência do alerta das Nações Unidas de que Angola poderá constar de uma lista de 20 países que irão registar um cenário de fome principalmente entre os meses de Fevereiro e Maio deste ano.

Angola está entre os dez melhores países africanos para se investir em 2022, segundo o Business Insider, um site de notícias que acompanha investimentos em África.

Num artigo escrito por Olayinka Sodiq, especialista em investimentos, finanças, mercados e branqueamento de capitais, o Business Insider coloca Angola na nona posição, à frente da Côte D’Ivoire.

“O relatório de riscos e oportunidades de investimento em Angola, sugere que o país é o segundo maior produtor de petróleo em África. Segundo estatísticas, Angola tem um PIB de 66,49 mil milhões de dólares. A Trading Economics previu que o PIB do país pode ultrapassar 100 mil milhões de dólares até 2022”, refere.

Para o crescimento do PIB de Angola, sublinha, contribuem o comércio, transporte, armazenamento, construção e pesca. São esses sectores que, na óptica de Olayinka Sodiq, representam oportunidades de crescimento para os investidores.

Para o economista Carlos Padre, apesar do País estar entre os dez melhores países africanos para investir em 2022, é preciso serem ultrapassados alguns problemas básicos que ainda entravam a captação de investimentos.

Carlos Padre disse ainda que o investimento também pode ser nacional, mas o sector privado atravessa dificuldades.

Economista Carlos Padre.

Angola está entre os dez melhores países africanos para investir em 2022, segundo o Business Insider.

Angola e o Brasil vão dinamizar os investimentos nos sectores do turismo sustentável e agricultura.

Delegações sectoriais dos dois países, reunidas de forma virtual nos termos do Comité Conjunto do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI),e representantes das associações empresariais, debateram o potencial do turismo sustentável, em termos de criação de empregos, diversificação económica e reforço da educação ambiental.

Debateram de igual modo, o quadro regulatório para os investimentos no nosso país, e o embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, avançou que a Comissão Bilateral de Alto Nível reúne-se em Maio próximo; referiu que há a possibilidade de expansão dos investimentos, com uma carteira de cerca de um bilião e trezentos mil dólares em projectos de empresas brasileiras.

Esses projectos deverão abranger a primeira fase da construção da Refinaria de Cabinda e o do Terminal Portuário da Barra do Dande, projetado ‘hub’ de armazenamento e a comercialização de combustíveis.

Destacam-se também projectos de cultivo de arroz, milho e feijão, assim como acções, na área de desenvolvimento agrícola de áreas irrigadas, para atenuar o impacto da seca no Cunene.

O  presidente da “AHARA” Associação dos Hotéis e Resorts de Angola, Ramiro Barreira disse à LAC que o sector enfrenta actualmente inúmeras dificuldades, decorrentes da crise pandémica, mas é altura de reerguer-se.

Ramiro Barreira entende que a experiência brasileira na área do turismo pode ser benéfica para Angola.

Presidente da Ahara, Ramiro Barreira, o momento exige dinamismo para a recuperação do sector, fortemente afectado pela crise decorrente da pandemia.

Assaltos a mão armada na periferia de Luanda levam moradores a criarem brigadas de vigilância.

Mais dados com o repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina.

Assaltos a mão armada na periferia de Luanda, leva moradores a criarem brigadas de vigilância.

Por outro lado, durante as últimas 96 horas, mais de duzentas pessoas foram detidas por participação em crimes diversos, numa altura em que quatro pessoas morreram em acidentes de viação nas estradas da Capital.

Os dados foram revelados por Nestor Goubel, Porta-voz do comando provincial da polícia Nacional.

Nestor Goubel, Porta-voz do comando provincial da polícia Nacional.

A segurança pública de bens e pessoas, voltou a estar sob análise na antena da LAC, esta manhã durante o Programa do Eleitor.

As sugestões dos nossos ouvintes, para melhorar a questão da segurança pública, esta manhã durante o programa do eleitor.

Angola vai organizar em Maio próximo em Malabo, Guiné Equatorial, uma cimeira sobre golpes de estado e terrorismo, anunciou à imprensa em Addis Abeba, o ministro das relações exteriores, Tete António, no termo da trigésima quinta sessão de chefes de estado e governos da União Africana.

Ministro das relações exteriores, Tete António, em declarações à imprensa em Addis Abeba, no termo da trigésima quinta sessão de chefes de estado e governos da União Africana.

Do desporto,

O Cuando Cubango Futebol Club venceu ontem o Recreativo do Libolo por 1-0, no jogo de encerramento da décima oitava jornada do Girabola.

No jogo da jornada, disputado sábado, Petro e 1º de Agosto empataram a uma bola, resultado que favoreceu o Sagrada Esperança que venceu o Desportivo do Huíla por 2-0.

Com este resultado, o campeão em título, soma 44 pontos, na segunda posição, e encurtou a diferença do líder Petro de Luanda para 4 pontos, já que os petrolíferos têm 48.

Já os militares do 1º de Agosto, na terceira posição, mantêm a diferença de 10 pontos do primeiro classificado e seis do segundo.

O Senegal conquistou ontem o CAN ao vencer na final o Egipto, no jogo decidido aos penaltis.

Após 120 minutos de jogos, os senegaleses foram mais felizes nos pontapés de sete metros e venceram por 4-2, conquistando assim o seu primeiro título africano de futebol sénior masculino.

O comentador José Cunha considera justa a conquista dos senegaleses.

José fez também um balanço da trigésima terceira edição do CAN e considerou de controvérsia.

Comentador José Cunha e a trigésima terceira edição do CAN, que terminou ontem com a conquista do Senegal pela primeira vez.

Da Actualidade Internacional, Terminou a trigésima quinta sessão ordinária da Asseembleia

Dez mortos e milhares de pessoas desalojadas, é o balanço da passagem do ciclone Batsirai pela ilha de Madagáscar.

Segundo as autoridades locais, rajadas de vento com cerca de 235 quilómetros destruíram no último sábado, várias vilas, e segundo estimativas do National Office for Risk and Disaster Management, cerca de 50.000 pessoas perderam as suas casas.

Recorde-se que o Madagáscar um dos países mais pobres do mundo e já tinha sido atingido em Janeiro pela tempestade Ana, que também deixou um rasto significativo de destruição.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defende reformas nas instituições e diz que o mundo precisa de mecanismos internacionais mais eficazes e democráticos para resolver os problemas da população.

Em entrevista à imprensa lusa, Guterres sublinha que as instituições internacionais com mais poder ou estão paralisadas por divisões geopolíticas, como é o caso do Conselho de Segurança, ou são antidemocráticas como muitas das nossas instituições financeiras internacionais.

O secretário-geral da ONU entende que a governação mundial “está a falhar exactamente no momento em que o mundo deveria unir-se para resolver problemas globais”.

O presidente francês, Emmanuel Macron, espera “construir uma solução histórica” para a segurança europeia durante a sua visita a Moscovo, agendada para esta segunda-feira, onde se irá reunir com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

Em declarações ao jornal Le Journal de Dimanche, poucas horas antes da viagem até à capital russa, Macron afirmou que pretende “construir uma solução história” para a resolução do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e assegurar a segurança europeia. O chefe de Estado francês diz ainda que, apesar dos 100 mil militares russos na fronteira, o objectivo do país não é uma invasão.

Fecho

Data de Emissão: 07-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados