Edição de 06 de Junho de 2022
 

Malária continua a ser desafiadora para o sector da saúde, admite Sílvia Lutucuta; Casos aumentam, mas mortes pela doença caem.
Só 56 das 109 rotas de autocarros previstas para Luanda, estão em actividade.
Na Nigéria: Sobe para 50 o número de mortes apos ataque a igreja.

Ponto

Hoje é Segunda-feira, 06 de Junho de 2022. Com a técnica de Emanuel Catilina e Galacio Santana. Edita e Apresenta, o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,
A Malária continua a representar um desafio para o sector da saúde, admitiu hoje Sílvia Lutucuta.
A ministra da Saúde, falava hoje na Huila, durante a abertura do trigésimo conselho consultivo do seu pelouro, onde considerou positivo o balanço do último quinquénio.

RD-SLutucuta1

Sílvia Lutucuta, destacou que fruto dos investimentos feitos no sector, os indicadores têm melhorado, com as mortes materno-infantis e por malária a sofrer uma redução.

RD-SLutucuta3

A ministra da saúde, realçou ainda o aumento de mais de oito mil leitos, na rede publica de saúde, e destacou o aumento das unidades de especialidade.

RD-SLutucuta2

Ministra da saúde, Silvia Lutucuta.
Numa altura em que o sector da saúde está sob análise na Huila, o repórter LAC, Fortunato Cabina, ouviu pacientes e familiares nas unidades sanitárias aqui da Capital.

RD-PeçaCabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Ponto

Os partidos políticos e as coligações partidárias concorrentes às eleições gerais de Agosto próximo podem apresentar as suas candidaturas ao Tribunal Constitucional a partir desta segunda-feira, 6 de Junho.
A Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, determina que a apresentação das candidaturas por parte das formações políticas concorrentes, deve ocorrer até 20 dias após a convocação do sufrágio.
O Presidente da República, João Lourenço, convocou na passada sexta-feira, 3, as quintas eleições do país, e publicadas em Decreto Presidencial. A partir desta segunda-feira, 6, marca também a data do início oficial da entrega das candidaturas.
O director para os partidos políticos do TC, Mauro Alexandre, esclarece que nenhuma força politica, agendou para hoje a entrega da sua candidatura.

RD-MAlexandre

Director para os partidos políticos do TC, Mauro Alexandre.

Apenas 56 rotas de autocarros, estão em operação em Luanda, das mais de cem previstas para a Capital.
De acordo com o Director dos transportes, Trafico e Mobilidade Urbana, o aumento quer de rotas quanto de meios está a ser feito.

RD-ACampos2

Amadeu Campos, revelou que o Sequele ganha hoje quatro autocarros que vão ligar a centralidade á Vila de Cacuaco.

RD-ACampos1

O responsável, esclarece que o sistema de bilhética electrónica, que está a ser implementada, vai permitir maior transparência na arrecadação.

RD-ACampos3

Director dos transportes, Trafico e Mobilidade Urbana, Amadeu Campos.
O número de autocarros e rotas que ligam as diferentes áreas de Luanda, está a ser aumentado.
Um concurso público para o acréscimo de mais sessenta veículos está em andamento no GPL.

Cinquenta estudantes angolanos, foram selecionados para um programa de formação especializada, em França.
Segundo o director de comunicação institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e gás, Luciano Canhanga, os alunos de áreas ligadas ao sector energético, vão frequentar instituições de referência naquele país.

RD-LCanhanga

Director de comunicação institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e gás, Luciano Canhanga.

O mercado editorial, vai contar a partir desta semana com uma nova publicação, o Magazine do Conteúdo Local.
A revista, vai compilar as informações dos principais players do mercado petrolífero nacional.
De acordo com o fundador da PetroAngola, Patrício Quingongo, a revista surge para fomentar a participação do angolano na indústria de Petróleo e Gás

RD-PQuingongo

Patrício Quingongo, fundador da PetroAngola, que nesta semana lança o Magazine do Conteúdo Local.

Ponto

A Polícia deteve um grupo de cinco cidadãos em Luanda, todos da mesma família por alegado envolvimento no rapto e venda de uma criança de quatro anos, natural da República Democrática do Congo.
De acordo com informações hoje veiculadas pela TPA, o homem que abordou a mãe da criança cidadã da RDC que se encontrava na província do Zaire em situação ilegal, terá simulado a intenção de se relacionar com a senhora, e depois de ganhar a sua confiança raptou a menor, vendendo-a por cinco milhões setecentos e sessenta mil Kuanzas.
O homem de nome Júlio, que se encontra ainda foragido, terá dito a mãe que a criança morreu, e por outro lado manteve a senhora sob cativeiro no Bairro do Prenda.
De acordo com os dados divulgados pela TPA, o departamento de ilícitos Penais da Polícia apurou que a verba terá sido dividido pelos membros da rede já detidos, enquanto realiza diligências para encontrar a criança, que se presume esteja ainda na província do Zaire.
O porta- voz do Comando provincial da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, confirmou à imprensa a detenção desta rede de tráfico de seres humanos.

R.D.-Nestor Goubel

A LAC contactou a polícia, o Sic e o director geral do Inac, que prometem mais esclarecimentos sobre este caso.
………………………….
Perto de oitenta pessoas morreram na sequência de acidentes de viação registados nas estradas do país, entre os dias 26 de Maio e 1 de Junho.
Durante o mesmo período, a Polícia Nacional arrecadou mais de seis milhões e oitocentos mil kwanzas resultantes das mais de mil e setecentas multas aplicadas aos automobilistas nas dezoito províncias.
…….
RD – Venâncio Vicente 2
…….
O inspector-chefe Venâncio Vicente da direcção de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, que acrescenta ainda terem sido detidos para esclarecimentos, mais de setecentos suspeitos da prática de crimes diversos.
…….
RD – Venâncio Vicente 1
…….
O inspector-chefe Venâncio Vicente da direcção de Comunicação Institucional e Imprensa da Polícia Nacional, e o balanço da Segurança Pública no país entre finais de Maio e 1 de Junho.

Ponto

Da Actualidade Internacional,
Homens armados atacaram uma igreja católica no sudoeste da Nigéria, vitimando, pelo menos, 50 pessoas, segundo avançam a Reuters e a Associated Press (AP). Contudo, as autoridades ainda não confirmaram o número total de vítimas mortais.
A porta-voz da polícia estatal, Ibukun Odunlami, revelou que os homens armados atacaram a igreja com armas de fogo e explosivos.
“Ainda é cedo para dizer exatamente quantas pessoas foram mortas. Mas muitos fiéis perderam a vida, enquanto outros ficaram feridos no ataque”, adiantou a responsável à agência de notícias AFP.
O ataque ocorreu durante as celebrações do domingo de Pentecostes, no estado de Ondo.
Entre os mortos estarão várias crianças, segundo disse Ogunmolasuyi Oluwole, representante local, à AP.

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva, que estava na pré-campanha para as eleições presidenciais de outubro, teve um teste com resultado positivo para a covid-19, pela segunda vez, mas está assintomático.
Segundo uma publicação da equipa de campanha nas redes sociais, Lula, de 76 anos, e a esposa, Rosângela da Silva, de 55, “vão ficar em confinamento solitário e sob acompanhamento médico pelos próximos dias”.
A publicação acrescenta um atestado médico onde consta que Lula está “em bom estado geral” e refere ainda que a esposa do ex-líder brasileiro “tem sintomas leves”.
Lula já tinha tido um primeiro teste com resultado positivo para a covid-19 durante uma viagem a Cuba, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. O ex-presidente recebeu quatro doses da vacina, a última em abril.
Lula, ex-chefe de Estado entre 2003 e 2010, declarou a sua pré-candidatura no início de maio.
O líder do Partido dos Trabalhadores lidera a disputa com 48% dos votos, muito à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (27%), segundo uma sondagem do Datafolha publicada em 26 de maio.
Para vencer à primeira volta é necessário mais de 50% dos votos.

Data de Emissão: 06-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados