Edição de 06 de Abril de 2022
 

Professores universitários suspendem greve por trinta dias.

Angola só deve chegar a categoria de rendimento médio em 2024.

Petro/Progresso defrontam-se esta tarde, para o girabola. Chelsea/Real Madrid é o destaque da noite  europeia.

Organizações não -governamentais, denunciam crimes contra a humanidade no Tigray.

Papa Francisco pede fim da violência contra civis na cidade ucraniana de Bucha.

Ponto

Hoje é quarta-feira, dia 06 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Miguel Correia e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Ponto

Boa Tarde,

O Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior “SINPES” anunciou, a suspensão da greve, no sector público, por um período de 30 dias.

De acordo com o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, que falava à imprensa, esta decisão visa assegurar o recomeço das aulas no ensino público, e o cumprimento do calendário académico.

A LAC ouviu hoje o secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior “SINPES”, Eduardo Peres que avançou que a ideia de suspensão da greve, resultou de uma assembleia geral da classe, que analisou a proposta salarial apresentada pelo executivo.

R.D.-Eduardo Peres1

O líder sindical lamentou o facto da proposta remuneratória do governo não dignificar os professores universitários, e falou em linhas gerais das verbas sugeridas.

R.D.2-Eduardo Peres2

Eduardo Peres reiterou a boa vontade do “SINPES” em negociar, e especificou o que a suspensão da greve interpolada vai representar, em termos práticos.

R.D3-E.Peres3

O secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior, lembrou que só com um ensino de qualidade será possível o desenvolvimento sustentável do país e pediu mais flexibilidade por parte do governo.

R.D4- Eduardo Peres4

Secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior, sobre o levantamento da greve por um período de trinta dias, para que o governo analise a nova proposta salarial resultante da assembleia geral da classe, realizada no início deste mês.

E ainda sobre a greve dos professores, que agora foi suspensa, estudantes consideram-se prejudicados pela posição dos académicos.

RD – OP. Estudantes

Estudantes universitários e a greve dos professores que foi agora suspensa por 30 dias.

Recorde-se que o SINPES reclama a reposição de subsídios, seguros de saúde, melhoria das infraestruturas, e do Fundo de Investimentos Científicos para unidades orgânicas e universidades públicas e privadas, além da regularização da dívida pública, do processo de provimento administrativo excepcional e da formação contínua dos professores.
 
Representantes sindicais e a tutela do ensino superior, já realizaram três rondas negociais e a assinatura de um memorando, a 17 de Novembro último.

Ponto

Angola só deverá alcançar o status de país de rendimento médio, em Fevereiro de 2024, até lá o país deverá colmatar as lacunar que impediram a elevação ao patamar dentro do prazo originalmente estipulado.

De acordo com o ministro da economia e planeamento, Mario Caetano João, esta subida no ranking trará novas oportunidades para Angola, mas vai eliminar as flexibilidades em matéria de comercio internacional de que o pais dispõe actualmente.

RD-MCJOÃO

Ministro da economia e planeamento, Mario Caetano João

A coordenadora residente da ONU em Angola, Zahira Virani, o Executivo deve reforçar os passos para a diversificação da economia, para financiar as melhorias em matéria de bem estar humano e social.

RD-ZVirani

Coordenadora residente da ONU em Angola, Zahira Virani

O líder tecnico do sistema das nações unidas para o apoio ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Transição Suave (ENTS)  de Angola, Paul Akiwumi, diz que o governo angolano, deve usar os recursos da actividade extractiva para financiar medidas que reduzam a vulnerabilidade económica do país.

RD-PAkiwumi

Líder tecnico do sistema das nações unidas para o apoio ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Transição Suave (ENTS) de Angola, Paul Akiwumi.

Angola precisa melhorar questões como a vulnerabilidade da economia e os níveis de desenvolvimento humano para alçar a categoria de país de rendimento médio em 2024.

Ponto

A um dia do fim do processo de registo eleitoral oficioso, os Balcões Únicos de Atendimento estão a registar fraca procura, comparativamente ao período final, antes da prorrogação do processo.

A ronda realizada pela nossa reportagem esta manhã em alguns BUAPs da Capital, constatou pouca afluência de cidadãos e uma regularidade no processo de atendimento.

Entre os cidadãos ouvidos pela LAC, alguns defendem um atendimento mais célere, outros estão satisfeitos. Mas todos partilham a ideia da importância da actualização dos dados com vista as eleições de Agosto.

RD- OP.Eleições.

Cidadãos que hoje estiverem a actualizar os dados no processo de registo eleitoral oficioso que termina amanhã.

Onda de assaltos à mão armada, protagonizados por motociclistas preocupa moradores e a nova administração do Rangel, que realiza hoje o Conselho de auscultação e concertação social. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Ponto

Diminuir o endémico desconhecimento sobre o passado do país, é o que pretende o médico e historiador Carlos Mariano Manuel, com os três primeiros volumes da sua ‘História de Angola’ que serão apresentados sexta-feira em Luanda.

Na véspera do acontecimento, o também presidente da Liga Africana classificou como dever de cidadania, a publicação dos seus estudos que começaram há vinte e cinco anos.

RD – CMManuel 1

‘Angola, desde antes da sua criação pelos portugueses até ao êxodo destes, por nossa Criação’, é o título do trabalho científico do professor universitário Carlos Mariano Manuel, obra que já foi apresentada oficialmente em Portugal.

RD – CMManuel 2

O historiador, médico e presidente da Liga Africana, Carlos Mariano Manuel, quando falava à LAC sobre a sua História de Angola’ que será apresentada sexta-feira ao princípio da tarde no Museu de História Militar.

Ponto

Do desporto,

O Petro de Luanda defronta hoje o Progresso Sambizanga em jogo a contar para a vigésima quarta jornada do Girabola, que retoma agora, depois da suspensão temporária devido a greve dos árbitros por falta de pagamento.

Os petrolíferos lideram a prova com 54 pontos, enquanto o Progresso Sambizanga é o décimo quarto com 17 pontos.

Ainda hoje, o Sagrada Esperança defronta, no Estádio Mundunduleno, o Bravos do Maquis para acerto a décima nona jornada.

Na Europa, a noite fica concluída a primeira mão dos quartas-de-final da Liga dos Campeões, com o Chelsea a receber o Real Madrid e o Villareal a ter pela frente o Bayern de Munique.

Jogos que segundo o comentador José Cunha pendem a favor das equipas do Bayern e Real Madrid.

RD – JCunha

Comentador José Cunha e os jogos de hoje entre o Chelsea – Real Madrid e Villareal – Bayern de Munique, para a conclusão da primeira mão dos quartos-de-final da liga dos campeões.

Da Actualidade Internacional,

Organizações não-governamentais na Etiópia acusam as forças de segurança de estarem a realizar uma limpeza étnica e crimes contra a humanidade na região de Tigray Ocidental.

Segundo fontes da Human Rights Watch e da Amnistia Internacional as forças de segurança de Amhara “expulsaram centenas de milhares de civis tigrianos de suas casas e protagonizaram assassinatos, violência sexual, prisões arbitrárias em massa, saques, realojamentos forçados e recusa de ajuda humanitária”.

Num relatório conjunto, as duas ONGs dizem que “estes ataques generalizados e sistemáticos contra a população civil do Tigray constituem crimes contra a humanidade e crimes de guerra.

As ONGs exigiram do governo etíope o fim das “atrocidades”, o acesso de agências humanitárias à região do Tigray  e o apoio de iniciativas que garantam a responsabilização dos autores dos alegados crimes.

O Papa Francisco condenou as “atrocidades” cometidas pelas forças russas na cidade ucraniana de Bucha, e apelou ao fim do conflito.

O sumo pontífice, falava durante a sua audiência semanal na Cidade do Vaticano, e na ocasião sublinhou que é cada vez maior, a crueldade em Bucha, contra civis, mulheres e crianças indefesas.

Soube-se entretanto que as forças russas atacaram hoje um depósito de combustível e uma fábrica na região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, causando um número ainda incerto de vítimas, disse o governador da região, Valentyn Reznichenko.

 

Data de Emissão: 06-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados