Ediçao de 06 de Abril de 2022
 

União Africana elogia contributo da mulher angolana no processo de pacificação e reconstrução do país

Banco Sol anuncia aumento da carteira de depósitos na ordem dos 21,8% em relação ao período anterior.

Governo traça estratégia para transitar a País de Rendimento Médio

Antigo presidente do Burkina Faso condenado a prisão perpétua no caso Thomas Sankara

EUA anunciam novas sanções contra bancos russos e filhas de Putin

Ponto

Hoje é quarta-feira, dia 06 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Manuel Augusto. A técnica de, Anacleto José e final de emissão de, Galacio Santana. Ao microfone estou eu, Maria La-Vieter.

Ponto

 

 

 

Boa noite,

O Comissário para os Assuntos Políticos, da Paz e Segurança da União Africana, Bankole Adeoye, elogiou, hoje o contributo da mulher angolana no processo de pacificação, reconstrução e construção do país e de desenvolvimento e inclusão social dos mais vulneráveis.

Falando à imprensa no final de uma audiência com a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o responsável adiantou que a mulher angolana é um exemplo a seguir, tendo em conta a sua participação activa nos mais variados domínios da vida política, social e económica em Angola.

RD- B. Adeoye

Por seu turno, a ministra de Estado para a área Social, Carolina Cerqueira, disse ter aproveitado a oportunidade para transmitir ao responsável da UA informações sobre o papel da mulher angolana nos vários domínios da vida nacional, com particular realce para a sua contribuição e participação activa nos processos de integração, protecção e inclusão social dos mais vulneráveis.

….

RD- C. Cerqueira

Ministra de Estado para a área Social, Carolina Cerqueira.

Comissário para os Assuntos Políticos, da Paz e Segurança da União Africana, Bankole Adeoye, elogiou, hoje o contributo da mulher angolana no processo de pacificação, reconstrução e construção do país e de desenvolvimento e inclusão social dos mais vulneráveis.

O presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Portugal, Paulo Macedo, manifestou, nesta quarta-feira, em Luanda, a intenção da instituição financeira continuar apoiar projectos de construção de infraestruturas em Angola.

Ao falar à imprensa no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente angolano, João Lourenço, Paulo Macedo reafirmou a importância do mercado angolano, onde pretende continuar a apoiar projetos de construção de novas infra-estruturas.

RD.PMacedo-1

….

De acordo com o presidente da Comissão Executiva do banco, Angola desempenha no grupo Caixa um papel importante, “uma vez que há empresas portuguesas, há comunidade portuguesa, há aqui um papel a desempenhar”.

RD.PMacedo-2

Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de Portugal, Paulo Macedo.

E o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, efectua, de 12 a 13 deste mês (Abril), uma visita de trabalho a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.

A informação foi avançada nesta quarta-feira à imprensa pelo embaixador daquele país em Angola, Francisco Alegre Duarte, após testemunhar uma audiência com Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

….

RD.FAlegre Duarte

….

Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte.

….

Ponto

Altos funcionários do Bureau Internacional da Educação, órgão superintendido pela UNESCO, estão em Luanda, para junto do Ministério da Educação, traçar estratégias de melhorias do currículo escolar e da qualidade de ensino.

Amapola Alama, responsável do departamento de apoio técnico dos Estados membros para o currículo, do Bureau, disse que a sua vinda à Angola se prende com a definição de estratégia de apoiar o documento estratégico do sistema de Educação em Angola.

….

RD- A. Alama

Responsável do departamento de apoio técnico dos Estados membros para o currículo, do Bureau, Amapola Alama.

Altos funcionários do Bureau Internacional da Educação, órgão superintendido pela UNESCO, estão em Luanda, para junto do Ministério da Educação, traçar estratégias de melhorias do currículo escolar e da qualidade de ensino.

….

O Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior “SINPES” anunciou, a suspensão da greve, no sector público, por um período de 30 dias.

De acordo com o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, que falava à imprensa, esta decisão visa assegurar o recomeço das aulas no ensino público, e o cumprimento do calendário académico.

A LAC ouviu hoje o secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior “SINPES”, Eduardo Peres que avançou que a ideia de suspensão da greve, resultou de uma assembleia geral da classe, que analisou a proposta salarial apresentada pelo executivo.

R.D.-Eduardo Peres1

O líder sindical lamentou o facto da proposta remuneratória do governo não dignificar os professores universitários, e falou em linhas gerais das verbas sugeridas.

R.D.2-Eduardo Peres2

Eduardo Peres reiterou a boa vontade do “SINPES” em negociar, e especificou o que a suspensão da greve interpolada vai representar, em termos práticos.

R.D3-E.Peres3

O secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior, lembrou que só com um ensino de qualidade será possível o desenvolvimento sustentável do país e pediu mais flexibilidade por parte do governo.

R.D4- Eduardo Peres4

Secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior, sobre o levantamento da greve por um período de trinta dias, para que o governo analise a nova proposta salarial resultante da assembleia geral da classe, realizada no início deste mês.

E ainda sobre a greve dos professores, que agora foi suspensa, estudantes consideram-se prejudicados pela posição dos académicos.

RD – OP. Estudantes

Estudantes universitários e a greve dos professores que foi agora suspensa por 30 dias.

Recorde-se que o SINPES reclama a reposição de subsídios, seguros de saúde, melhoria das infraestruturas, e do Fundo de Investimentos Científicos para unidades orgânicas e universidades públicas e privadas, além da regularização da dívida pública, do processo de provimento administrativo excepcional e da formação contínua dos professores.
 
Representantes sindicais e a tutela do ensino superior, já realizaram três rondas negociais e a assinatura de um memorando, a 17 de Novembro último.

Ponto

….

O banco Sol anunciou hoje em conferência de imprensa um crescimento na carteira de depósitos na ordem 21,8% em relação ao período anterior.

Mais dados com o jornalista, Manuel Augusto.

RD- Manuel Augusto

Jornalista da comercial, Manuel Augusto.

Banco Sol anuncia um crescimento na carteira de depósitos na ordem 21,8% em relação ao período anterior, quanto ao activo liquido, houve um aumento de 13% em relação a 2020.

….

Angola só deverá alcançar o Status de país de rendimento médio, em Fevereiro de 2024, até lá o país deverá colmatar as lacunar que impediram a elevação ao patamar dentro do prazo originalmente estipulado.

De acordo com o ministro da economia e planeamento, Mário Caetano João, esta subida no ranking trará novas oportunidades para Angola, mas vai eliminar as flexibilidades em matéria de comércio internacional de que o país dispõe actualmente.

RD-MCJOÃO

Ministro da economia e planeamento, Mário Caetano João.

….

A coordenadora residente da ONU em Angola, Zahira Virani, o Executivo deve reforçar os passos para a diversificação da economia, para financiar as melhorias em matéria de bem estar humano e social.

RD-ZVirani

Coordenadora residente da ONU em Angola, Zahira Virani

O líder tecnico do sistema das nações unidas para o apoio ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Transição Suave (ENTS)  de Angola, Paul Akiwumi, diz que o governo angolano, deve usar os recursos da actividade extractiva para financiar medidas que reduzam a vulnerabilidade económica do país.

RD-PAkiwumi

Líder tecnico do sistema das nações unidas para o apoio ao desenvolvimento da Estratégia Nacional de Transição Suave (ENTS) de Angola, Paul Akiwumi.

Angola precisa melhorar questões como a vulnerabilidade da economia e os níveis de desenvolvimento humano para alçar a categoria de país de rendimento médio em 2024.

Ponto

A Presidente da Associação de Jovens Mulheres Empoderadas, Nilsa Ernesto, repudiou todos os actos de violência praticados sobretudo contra à criança, manifestando-se preocupada com as denúncias recebidas diariamente de abuso sexual contra menores.

Lembrou que a violência doméstica ainda é um grande obstáculo na concretização da promoção da igualdade de género, bem como na participação da mulher no desenvolvimento da sociedade.

RD.NErnesto-1

A Presidente da Associação de Jovens Mulheres Empoderadas, Nilsa Ernesto, fala das consequências da violência sexual contra menores e aconselha a denúncia.

….

RD.NErnesto-2

Presidente da Associação de Jovens Mulheres Empoderadas, Nilsa Ernesto, que repudiou todos os actos de violência praticados sobretudo contra à criança, manifestando-se preocupada com as denúncias recebidas diariamente de abuso sexual contra menores.

….

Estamos a horas da primeira edição do festival Balumuka, baluarte da música angolana.

E por dentro deste evento cultural que arranca nesta quinta-feira e que pretende trazer ao público a importância da música ancestral angolana, está o repórter LAC, Joel Domingos.

RD- Peça Joel Domingos

Repórter LAC Joel Domingos, e o festival Balumuka, que começa, no palácio de ferro.

Regime legal dos direitos de autor e conexo, a implementação da lei do mecenato bem como a gestão da carreira artística são alguns dos temas que estarão em análise nesta quinta-feira num encontro promovido pela União Nacional de Artistas e Compositores.

  1. EManjor-1

O secretário-geral da UNAC, Eliseu Manjor, fala da importância da implementação da lei do mecenato.

RD.EManjor-2

Secretário-geral da UNAC, Eliseu Manjor.

….

Diminuir o endémico desconhecimento sobre o passado do país, é o que pretende o médico e historiador Carlos Mariano Manuel, com os três primeiros volumes da sua ‘História de Angola’ que serão apresentados sexta-feira em Luanda.

Na véspera do acontecimento, o também presidente da Liga Africana classificou como dever de cidadania, a publicação dos seus estudos que começaram há vinte e cinco anos.

RD – CMManuel 1

‘Angola, desde antes da sua criação pelos portugueses até ao êxodo destes, por nossa Criação’, é o título do trabalho científico do professor universitário Carlos Mariano Manuel, obra que já foi apresentada oficialmente em Portugal.

RD – CMManuel 2

O historiador, médico e presidente da Liga Africana, Carlos Mariano Manuel, quando falava à LAC sobre a sua História de Angola’ que será apresentada sexta-feira ao princípio da tarde no Museu de História Militar.

Ponto

….

Cerca de 13 especialistas do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) de Luanda e Bengo participam do curso de teatro dirigido aos técnicos de educação e prevenção de acidente contra engenhos explosivos.

Segundo o director -Geral adjunto do INAD, Loneque Agostinho Diu, o teatro é um veículo fundamental para atrair a atenção das pessoas em zonas recônditas e reduzir o número de mortes por engenheiros explosivos.

….

RD.LDiu

Director -Geral adjunto do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Loneque Agostinho Diu e o curso de teatro dirigido aos técnicos de educação e prevenção de acidente contra engenhos explosivos.

Ponto

A um dia do fim do processo de registo eleitoral oficioso, os Balcões Únicos de Atendimento estão a registar fraca procura, comparativamente ao período final, antes da prorrogação do processo.

A ronda realizada pela nossa reportagem esta manhã em alguns BUAPs da Capital, constatou pouca afluência de cidadãos e uma regularidade no processo de atendimento.

Entre os cidadãos ouvidos pela LAC, alguns defendem um atendimento mais célere, outros estão satisfeitos. Mas todos partilham a ideia da importância da actualização dos dados com vista as eleições de Agosto.

RD- OP.Eleições.

Cidadãos que hoje estiverem a actualizar os dados no processo de registo eleitoral oficioso que termina amanhã.

….

Onda de assaltos à mão armada, protagonizados por motociclistas preocupa moradores e a nova administração do Rangel, que realiza hoje o Conselho de auscultação e concertação social. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O Ex-Presidente do Burkina Faso, Blaise Compaoré, foi condenado à revelia a prisão perpétua por cumplicidade no assassinato do seu antecessor Thomas Sankara, num golpe de Estado em 1987.

O julgamento no Tribunal militar da capital do Burkina Faso arrastou-se ao longo de seis meses e foi também perturbado pelo golpe de Estado de 24 de Janeiro passado.

Thomas Sankara, famoso líder panafricano, ficou apenas 4 anos no poder, no Burkina Faso, tendo chegado à chefia, também na sequência de um golpe de Estado..

Este que era, no entanto, amigo de Sankara, viria a chegar à chefia do Estado na sequência da eliminação do célebre líder e de outras doze pessoas.Thomas Sankara, era conhecido como o “Che Guevara africano”, este revolucionário marxista foi baleado mortalmente aos 37 anos.

……

Moçambique: vão ser encerradas últimas 5 bases militares da Renamo

Nas próximas semanas, retoma, em Moçambique, o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), que visa o encerramento das últimas cinco bases militares da Renamo, principal partido da oposição. A decisão foi anunciada no final de um encontro à porta fechada entre o chefe de estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder do principal partido da oposição, Ossufo Momade.

Abre-se mais um capítulo no processo DDR, marcado por avanços e recuos. O entendimento alcançado entre Filipe Nyusi e Ossufo Momade para a retoma do processo, que deve igualmente ser acompanhado pela criação de condições para que os guerrilheiros ainda acantonados em cinco bases possam regressar a casa, foi bem recebido na sociedade moçambicana.

……………

Organizações não governamentais, como a Amnistia Internacional, denunciam crimes de guerra e crimes contra a humanidade no Tigray, região do norte da Etiópia. As ong denunciam o consentimento e a possível participação das forças federais etíopes no que chamam de limpeza étnica.

Esta ong, mais a Human Rights Watch, lançaram um relatório sobre a questão e apelam à responsabilização dos culpados.

Expulsões, execuções, violações são alguns dos dados denunciados, actos perpetrados por milícias e forças de segurança na parte ocidental do Tigray, norte da Etiópia, palco de um conflito entre rebeldes do Tigray e tropas federais desde Novembro de 2020.

As organizações não-governamentais apelam a que as tropas centrais de Addis Abeba garantam o acesso à área por parte de organizações de defesa dos direitos humanos.

……

Os Estados Unidos vão adoptar novas sanções económicas e financeiras “devastadoras” contra a Rússia, visando os grandes bancos e as filhas adultas de Vladimir Putin, anunciou esta quarta-feira a Casa Branca.

Além de proibir todos os novos investimentos na Rússia, o Governo do Presidente Joe Biden promete aplicar restrições ainda mais duras aos principais bancos russos, Sberbank e Alfa Bank, bem como a várias grandes empresas estatais, em resposta às “atrocidades” cometidas na Ucrânia.

Estas duas instituições bancárias deixarão de poder fazer transações com os Estados Unidos, em qualquer moeda.

Washington também vai aplicar sanções às duas “filhas adultas” de Vladimir Putin, Katerina Tijonova e Maria Vorontsova, que já tinham sido alvo de sanções por parte da União Europeia (UE).

….

Putin considera acusações sobre Bucha “provocação grosseira e cínica”

O Presidente russo, Vladimir Putin, descreveu hoje como “provocação grosseira e cínica” a acusação de massacre de civis por forças russas na cidade ucraniana de Bucha, perto de Kyiv.

Durante uma conversa com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, Putin mencionou em particular “a provocação grosseira e cínica por parte do regime de Kyiv na cidade de Bucha”, de acordo com um comunicado de imprensa do Kremlin.

Esta é a primeira reação do Presidente russo sobre este assunto que causou indignação internacional.

Mais desenvolvimentos da situação entre a Russia e a Ucrania com a Jornalista Ana Margoso.

  1. AMargoso

Jornalista Ana Margoso

Putin considera acusações sobre Bucha “provocação grosseira e cínica”.

….

O antigo presidente Barack Obama voltou à Casa Branca onde se juntou ao atual presidente Joe Biden na celebração do 12° aniversário da lei de cuidados de saúde mais conhecida por “Obamacare”.

Biden, que era o “número dois” do ex-presidente norte-americano Barack Obama quando o ‘Affordable Care Act’ (ACA),’, se tornou lei em março de 2010, quer estender o alcance da lei para que esta abranja um número ainda maior de cidadãos.

No evento, Joe Biden assinou uma ordem executiva para fechar uma “falha familiar” na implementação da lei de 2010, que o seu Governo acredita que ajudará a alargar a 200.000 pessoas a cobertura de cuidados de saúde acessíveis.

 

 

Data de Emissão: 06-04-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados