Edição de 03 de Março de 2022
 

Professores do ensino universitário público estão em greve há 60 dias

Sindicato diz que representantes do governo não marcaram presença na reunião agendada para hoje

Será inaugurado amanhã em Luanda o primeiro Instituto Hematológico Pediátrico do país

Gala Palanca Negra Gigante 2022 vai eleger o melhor município de Luanda

Presidente Moçambicano exonera Primeiro-ministro

Invasão Russa à Ucrânia terá enorme impacto nos direitos humanos diz a ONU

Guerra já terá causado pelo menos 227 civis mortos, incluindo 15 crianças

Zelensky defende que diálogo directo com Putin é a única maneira de acabar com a guerra entre Rússia e ucrânia.

Ponto-LAC informação 2

Mais um dia quente em Luanda com a capital a registar 33 graus de máxima e 27 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

……

Ponto-Forte

Boa noite,

….

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu, esta quinta-feira, que a “única maneira de acabar com a guerra” é reunir-se diretamente com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

“Senta-te comigo para negociar, não a 30 metros”, afirmou o presidente, numa alusão a Putin e à longa mesa onde o russo se reúne com os seus conselheiros e líderes mundiais. “Eu não mordo. Do que é que têm medo?” Desabafou o presidente da Ucrânia.

Assim está a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A LAC está por dentro e segue este assunto que marca a actualidade mundial.

…..

Ponto-Mais Estação

…..

Seguimos com o país em notícias…….

Faz hoje 60 dias que os professores do ensino superior público do país estão em greve por tempo indeterminado.

Em causa o não atendimento das reivindicações mesmo após a assinatura de um memorando com o Ministério do Ensino Superior.

Entre as reclamações dos docentes estão a actualização salarial, maior aposta na investigação científica e a realização de eleições nas instituições académicas.

E no vai e vem e desentendimentos entre nas negociações a última semana apontava para alguma luz no fundo do túnel……

…….

RD-EPeres 4

……..

Secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres, em declarações feitas à imprensa na última semana……..

E quando estava agendada para hoje mais uma ronda de negociações, os representantes do Sindicato, dizem que foram surpreendidos pela falta de comparência dos membros do governo delegados para negociar, numa reunião marcada pelo próprio governo, nas instalações do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

De salientar que é neste encontro onde o representante dos docentes poderiam ter acesso a nova tabela salarial proposta pelo ministério que tutela o ensino superior no país

RD-EPeres 1

Assim sendo o prolongamento da greve a esta altura, é da inteira responsabilidade do ministério, disse o número um do sindicato dos professores.

RD-EPeres 2

De acordo com Eduardo Peres, a convocação de uma assembleia geral para avaliar a suspensão da greve, está pendente a apresentação da nova tabela salarial.

RD-EPeres 3

Eduardo Peres, secretário-geral do sindicato dos professores do ensino superior, e a greve no sector que já leve cerca de 60 dias, equivalente em 2 meses.

…….

E agastados com a situação e com receio da anulação do ano académico estão os estudantes

……

Depois de sair as ruas várias vezes para exigir celeridade do governo para acabar com a greve dos professores, eis que a agora o Movimento dos Estudantes Angolanos-MEA, está disposto a mediar as negociações entre a classe docente e o governo.

De acordo com o presidente do MEA, Francisco Teixeira, esta disponibilidade total será apresentada amanhã formalmente aos professores.

RD-FTeixeira 1

E uma das questões que tem fragilizado as negociações, é o dilema dos salários, que os docentes propõem que seja o equivalente a cinco mil dólares mensais.

O MEA tem em carteira várias propostas, e uma delas sugere que os professores sejam pagos por tempo de aula, que podem ser taxados a 20 mil kwanzas, por cada aula.

RD-FTeixeira 2

Não obstante as propostas para serenar os ânimos e terminar com esta greve, o MEA garante que as manifestações vão continuar e já está agendada mais uma para os próximos dias.

RD-FTeixeira 3

Presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos-MEA Francisco Teixeira.

A organização da sociedade civil que se ofereceu hoje para mediar as negociações entre o sindicato dos professores do ensino superior e o Ministério do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, para pôr fim a greve neste sector.

Estudantes das universidades públicas do país estão sem aulas há 60 dias devido a greve dos professores do ensino superior público.

…..

Sem aulas os estudantes dedicam-se à outras acções….e vão agora eleger as personalidades e instituições que marcaram pelo seu empenho profissional o ano 2021, na perspectiva dos estudantes e agora também do grande público.

Estamos a falar da Gala Palanca Negra Gigante, que este ano realiza no dia dois de Abril a sua nona edição sob o lema “A história não se apaga, recorda-se”.

O evento está inserido no centenário do Fundador da Nação António Agostinho Neto e vai decorrer precisamente no Memorial António Agostinho Neto.

……

RD-MAnanias 1

….

Mauro Ananias o coordenador da Comissão Organizadora.

O também mentor do projecto recorda alguns dos principais objectivos da Gala Palanca Negra Gigante.

…..

RD-MAnanias 2

….

Mauro Ananias ressalta a relevância de três programas de rádio, dois deles feitos aqui na LAC, que inspiraram a criação do evento.

…..

RD-MAananias 3

….

Grande parte das categorias que serão premiadas estão ligadas a comunicação social.

…..

RD-MAananias 4

…..

Para a presente edição serão introduzidas novas categorias com realce para a eleição do melhor município da província de Luanda.

…..

RD-MAnanias 6+5

….

E para a escolha do grande público já decorrem as votações até ao dia 28 de Março.

…..

RD-MAnanias 7

….

Mauro Ananias o Mentor e Coordenador da Comissão Organizadora da Nona Edição da Gala Palanca Negra Gigante.

Este ano acontece no dia dois de Abril sob o lema “A história não se apaga, recorda-se”.

O evento está inserido no centenário do Fundador da Nação António Agostinho Neto e vai decorrer precisamente no Memorial António Agostinho Neto.

……..

Ponto-Os Factos

…….

Será inaugurado amanhã em Luanda, o Instituto Hematológico Pediátrico com o objectivo de atender pacientes com anemia falciforme, bem como realizar exames que permitam aos pais decidirem ter filhos ou não.

Segundo as autoridades sanitárias a infraestrutura vai reduzir o número de doentes com anemia falciforme através de exames de especialidades antes dos pais decidirem ter filhos.

A unidade hospitalar prevê realizar ainda este ano o primeiro transplante de medula óssea no país.

…..

RD-FDomingos 1

Francisco Domingos responsável pelo Instituto Hematológico Pediátrico.

Em entrevista à Rádio Nacional o gestor garantiu que com o novo instituto a anemia falciforme terá um grande avanço em termos de tratamento e assistência medicamentosa.

……

RD-FDomingos 2

Francisco Domingos responsável do Instituto Hematológico Pediátrico.

A nova unidade sanitária que amanhã será inaugurada em Luanda

……

Ponto

….

Daqui a pouco

Ministra das Finanças diz no parlamento que o serviço da dívida condiciona criação de reserva financeira no país com aumento do preço do petróleo.

Assembleia Nacional aprovou o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado referente ao segundo trimestre de 2021.

Governo de Luanda esclarece processo de transferência dos vendedores do mercado de São Paulo, que será reabilitado 

Vamos abrir a linha aos nossos ouvintes para ouvir opiniões sobre a guerra no leste da Europa.

….

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Ponto-LAC Internet

….

Publicidade

….

A ministra das finanças disse hoje que o aumento do preço do barril de petróleo não vai permitir que o país crie reservas que desejaria, por causa do serviço da dívida, numa altura em que no mercado internacional o preço do barril está quase ao dobro do valor previsto no Orçamento Geral do Estado em execução, o que está a fazer com especialistas defendam a revisão do orçamental

Vera Daves de Sousa, explicou que apesar do aumento do preço do barril, Angola tem compromissos para o pagamento da dívida externa, que parte é feita em petróleo, e existem acordos que determinam pagamentos mais elevados, em função do preço do barril do petróleo.

A ministra falou também da produção petrolífera nacional que deve ter em conta, a questão do preço.

RD-VDSousa 2

…   

Vera Daves de Sousa respondia a questões colocadas pelos deputados na sessão parlamentar, que aprovou o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao segundo trimestre de 202.

A ministra disse ainda que a continuidade de construção de vias de acesso à várias zonas do País, está condicionada a disponibilidade de recursos.

RD-VDSousa 1

Ministra das finanças Vera Daves de Sousa, hoje na sessão parlamentar que aprovou o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado, com votos contra da UNITA e abstenção da CASA-CE.

O relatório de execução do OGE referente ao segundo trimestre de 2021, registou um saldo orçamental com superavit na ordem dos 101,8 mil milhões de kwanzas, período em que o saldo fiscal teve o mesmo percurso.

Segundo as autoridades, o País arrecadou, neste período, receitas no valor de 3,2 bilhões de kwanzas e realizou despesas no valor de 3,1 bilhões, registando um superavit de 101,8 mil milhões de kwanzas.

O saldo fiscal neste período foi também de superavit, na ordem dos 566,4 mil milhões de kwanzas, registando aumento acima dos 100 porcento.

A UNITA justificou o porque do seu voto contra o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado referente ao segundo trimestre de 2021

….

RD-MLAndrade

Deputada da UNITA Mária Luísa Andrade.

A CASA-CE absteve-se, porque segundo o deputado Makuta Nkondo, o relatório de execução do OGE referente ao segundo trimestre de 2021, não reflete realidade angolana.

RD-MKondo

Deputado da CASA-CE Makuta Nkondo quando justificava a Assembleia Nacional e as razões que levaram a CASA-CE a abster-se na sessão que aprovou hoje o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado referente ao segundo trimestre de 2021.

E os deputados votaram por unanimidade a resolução que aprova para ratificação o acordo de cooperação entre Angola e a RDC, no domínio da segurança e ordem pública.

Ponto-A Notícia e a Verdade

O mercado de São Paulo vai encerrar ainda este mês, para obras de reabilitação e ampliação durante noventa dias.

Esta medida, preocupa os mais de mil vendedores que temem que após as obras sejam colocados novos agentes, segundo disse hoje à LAC o presidente da Associação de Defesa dos Vendedores dos Mercados Informais.

Óscar Cardoso diz mesmo, que não houve aviso prévio por parte das autoridades.

RD-ÓCardoso

Óscar Cardoso presidente da Associação de Defesa dos Vendedores dos Mercados Informais.

E o vice-governador de Luanda para os serviços técnicos e Infra- estruturas, Cristino Mário Leitunga revelou à imprensa que não há razões para preocupações por parte dos vendedores, e anunciou a reabilitação de outros quatro mercados da capital, para gerar mais empregos.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

RD-F Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Governo de Luanda esclarece processo de transferência e garante espaço aos vendedores do mercado de São Paulo, que será reabilitado.

…..

Ponto-LAC Informação 1

….

Vamos saber agora como está o mundo nesta quinta-feira

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou hoje o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário. Na véspera já tinha afastado seis ministros de peso das suas pastas.

Em comunicado, a Presidência Moçambicana informa que, “no uso das competências que lhe são conferidas”, Filipe Nyusi exonerou Carlos Agostinho do Rosário do cargo de primeiro-ministro.

Não são adiantadas as razões para o afastamento.

Em despacho presidencial separado, o chefe de Estado moçambicano exonerou também Lídia de Fátima da Graça Cardoso do cargo de vice-ministra da saúde, refere o comunicado de imprensa

 

Na quarta-feira, Nyusi já tinha afastado seis dos seus 18 ministros.

……..

O desconforto do então Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, devido a forma como estavam a ser geridos alguns aspectos da governação, as dívidas ocultas e a necessidade de conferir uma outra dinâmica ao Governo, numa altura em que Moçambique se prepara para um ciclo eleitoral, são avançadas por analistas como razões que terão forçado o Presidente Filipe Nyusi a fazer as mexidas no seu Executivo.

Na generalidade, os analistas concordam que o caso das dívidas ocultas afectou a imagem da Frelimo, partido no poder, e do seu Presidente, Filipe Nyusi.

E o juiz da causa das dívidas ocultas concedeu hoje dois dias ao Ministério Público para apresentar as alegações finais no caso do maior escândalo de corrupção em que o estado moçambicano saiu lesado em pouco mais de 2 mil milhões de euros.

A decisão foi anunciada no início da sessão para as alegações finais e foi justificada pelo juiz da sexta secção do tribunal da cidade de Maputo Efigénio Baptista.

….

RD-EBaptista

Efigénio Baptista juiz que julga o caso dívidas ocultas em Moçambique

O julgamento do caso das dívidas ocultas iniciou em Agosto do ano passado e foram arrolados 20 réus e mais 50 declarantes, num esforço da justiça para encontrar e responsabilizar os autores que mergulharam Moçambique numa crise financeira profunda.

….

Pelo menos 18 pessoas morreram na terça-feira na sequência de um deslizamento de terra numa mina de ouro artesanal no noroeste da Guiné-Conacri, anunciou hoje o Governo.

“Até hoje de manhã encontrámos 18 corpos e 12 feridos, segundo a célula de crise criada”, disse o porta-voz do Governo guineense, Ousmane Gaoual Diallo, em declarações recolhidas pelo portal local Mosaique Guinée.

….

Agora a guerra no Leste do Europa…..

Pelo menos 227 civis, incluindo 15 crianças, foram mortos e outros 525 ficaram feridos na invasão da Rússia à Ucrânia, indica um comunicado do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Segundo o OCHA, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos já contabilizou 227 civis mortos, incluindo 15 crianças, e outros 525 feridos, dos quais 28 menores, na Ucrânia desde o início do conflito armado.

…..

A Alta-Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, alertou hoje para o “enorme impacto” da invasão russa nos direitos humanos de milhões de pessoas na Ucrânia.

“Oataque que começou em 24 de fevereiro está a ter um enorme impacto nos direitos humanos de milhões de pessoas em toda a Ucrânia”, afirmou Michelle Bachelet na abertura de um debate de urgência no Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre a guerra na Ucrânia.

….

E a segunda ronda de negociações entre as delegações russa e ucraniana sem acordo para cessar-fogo mas com luz verde para a criação de corredores humanitários.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, defendeu, esta quinta-feira, que a “única maneira de acabar com a guerra” é reunir-se diretamente com o seu homólogo russo, Vladimir Putin.

“Senta-te comigo para negociar, não a 30 metros”, afirmou o presidente, numa alusão a Putin e à longa mesa onde o russo se reúne com os seus conselheiros e líderes mundiais. “Eu não mordo. Do que é que têm medo?” Desabafou o presidente da Ucrânia.

Vladimir Putin, o presidente da Rússia, voltou a falar desta tarde sobre o conflito, onde elogiou os seus soldados como “verdadeiros heróis”, dizendo que as tropas russas estão a ser alvo de tortura.

Na declaração, a partir do Kremlin, após uma reunião do seu Conselho de Segurança, disse que muitos se têm juntado às tropas russas para lutar e anunciou um prémio póstumo a um soldado russo que ter-se-á “explodido” com uma granada para evitar ser capturado. 

Putin diz que os ucranianos e os russos são “um só povo”, mas que os ucranianos estão a ser “ameaçados e vítimas de lavagem cerebral”. Insiste, ainda, que a população da Ucrânia está assustada pela “propaganda” de Kyiv, e que a Rússia está a lutar contra os “neonazis” – referindo-se aos ucranianos. 

…..

Guerra no leste da Europa com repercussões em todo mundo……

Angola está atenta e faz leituras, comentários e também há posicionamentos

O grupo parlamentar da UNITA, maior partido da oposição angolana, submeteu à Assembleia Nacional um requerimento para discutir e votar um voto de protesto contra a guerra na Ucrânia.

…..

RD-LChiaka 1

…..

Liberty Chiyaka líder do Grupo Parlamentar da UNITA.

O maior partido da oposição angolana, não aceita que a guerra seja um caminho para resolver problemas políticos.

…..

A jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, diz que a guerra na Ucrânia e a resolução ontem aprovada pela assembleia geral da ONU, terão implicações no posicionamento geopolítico de África.

Ponto

RD-PFernandes-AMargoso

A partir do lado ocidental da Europa a Jornalista angolana, Ana Margoso, analisou para a LAC a guerra no leste da Europa.

…….

E é mais uma quinta-feira, onde abrimos a nossa linha telefónica para o ouvinte dar a sua opinião.

 

Qual é a sua leitura sobre este conflito. A Rússia terá sido pressionada e obrigada a realizar a operação militar na Ucrânia devido a alegada ameaça da NATO, junto as suas fronteiras?

Ou é uma posição que não justifica esta guerra?

Ligue para nós 222398948 e dê a sua opinião, porque o ouvinte também é parte da notícia.

Ponto-Forte

Recapitular

Fecho

 

 

Data de Emissão: 03-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados