Edição de 02 de Maio de 2022
 

Central sindical reconhece que trabalhadores perderam poder de compra.

PGR vai leiloar este mês, carros topo de gama, no âmbito da política de recuperação de activos.

União Europeia diz que segurança em Moçambique progride na direcção esperada.

Hoje é segunda- feira, dia 02 de Maio de 2022. Mês dedicado aos trabalhadores. A edição noticiosa é de, Albina Dias, a técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Boa Tarde,

No mês dedicado aos trabalhadores, o secretário-geral da Unta Confederação Sindical, José Laurindo reconhece que o poder de compra dos angolanos reduziu, devido a crise pandémica, e reitera a disposição em prosseguir o diálogo com as autoridades para a melhoria das condições de vida dos angolanos.

E quanto a nova proposta de lei geral do trabalho que vai passar pelo crivo dos deputados em breve, o líder sindical diz que mereceu um amplo debate por parte da sociedade civil em particular da Unta, e se tudo corer bem, irá conferir mais dignidade a classe trabalhadora.

José Laurindo, secretário -geral da Unta Confederação Sindical.

Enquanto isso a ministra da administração pública, trabalho e segurança social, Teresa Rodrigues Dias em mensagem alusiva ao Dia Internacional do trabalhador que ontem se assinalou refere que o aumento do salário mínimo nacional em 50 por cento reflecte de alguma forma a vontade do governo em melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

Reconhece no entanto que as acções desenvolvidas, são ainda insuficientes face às necessidades dos trabalhadores.

Teresa Dias reitera que o executivo vai continuar a apostar em políticas que garantam o aumento da empregabilidade.

Recorde-se que a proposta da nova legislação laboral a ser submetida ao poder legislativo,  procura conformar as relações jurídico laborais à constituição, e prevê,  algumas inovações no que se refere aos contratos especiais de trabalho.

Um documento que segundo a titular da pasta do trabalho vai permitir um maior equilíbrio entre patronato e os trabalhadores.

Ministra da administração pública, trabalho e segurança social, Teresa Rodrigues Dias sobre algumas das alterações contidas na proposta de lei geral do trabalho, a ser submetida ao poder legislativo para análise e aprovação.

Depois do registo eleitoral oficioso, e da entrega à Comissão Nacional Eleitoral do ficheiro informático provisório dos cidadãos maiores, o Ministério da Administração do Território deu início a um processo em que os eleitores podem aceder aos seus dados, e caso não estejam correctos corrigi-los.

A informação foi hoje prestada à RNA, pelo director nacional do registo eleitoral oficioso, Fernando Paixão Manuel, que indicou que existem três modalidades para os eleitores confirmarem os seus dados.

O director nacional do registo eleitoral oficioso lembrou a necessidade de cumprimento dos prazos de eventuais reclamações por parte dos eleitores.

Caso os eleitores não vejam de imediato satisfeitas as suas reclamações face a eventuais erros nos seus dados podem apresentar recurso.

Director nacional do registo eleitoral oficioso, Fernando Paixão Manuel em declarações hoje a RNA.

A Procuradoria-Geral da República vai leiloar neste mês de Maio, viaturas de topo de gama cumprindo assim com os dispositivos constantes da Lei alargada da perda de bens aplicada pelos serviços de Justiça.

A informação foi prestada recentemente à TV Zimbo pela directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR, Eduarda Rodrigues.

Nesta entrevista televisiva, a magistrada falou ainda dos meandros da política de recuperação de activos dentro e fora do país, a das apreensões de bens que passam para a tutela do Estado, ou para posterior alienação.

Eduarda Rodrigues, directora do Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR, Procuradoria-Geral da República em entrevista recente ada à TV Zimbo.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) adjudicou a exploração de dois blocos petrolíferos, localizados na Bacia Marítima do Baixo Congo, às multinacionais Total Energies e Eni, ficando a primeira com o Bloco 16/21 e a segunda com o Bloco 31/21.

Essa medida surge na sequência do “Concurso Público Limitado das Bacias Marítimas do Baixo Congo e do Kwanza” que conduziram à constituição dos grupos empreiteiros Total Energies, para operar o Bloco 16/21, com uma participação de 100 por cento, e Eni e Equinor, ambas a  repartirem o Bloco 31/21, com 50 por cento de participação, cada. De sublinhar que a Equinor entra no negócio como “não operador”.
Segundo a ANPG, os Blocos 32/21, 33/21 e 34/21, da Bacia Marítima do Baixo Congo, e os Blocos 7/21, 8/21 e 9/21, da Bacia Marítima do Kwanza, não foram adjudicados, por falta

depropostas
A concessionária dará início ao processo de negociação directa dos referidos blocos com eventuais empresas interessadas, conforme definem os pontos quatro e cinco do Artigo 44º, da Lei n.º 10/04, de 12 de Novembro – Lei das Actividades Petrolíferas.

A Angonabeiro, subsidiária do grupo luso Nabeiro (Delta) vai iniciar, em outubro, a produção de cápsulas de café angolano, com uma capacidade instalada de até 10 milhões de cápsulas por ano.

De acordo com uma fonte daquela empresa as cápsulas vão ser produzidas na fábrica de café da Angonabeiro, na comuna do Kikolo, município de Cacuaco, em Luanda.

Aquela fonte indica que a maquinaria deve chegar ao país ainda durante o primeiro semestre deste ano, e as primeiras cápsulas de café angolano, serão comercializadas  sob a denominação ‘Ginga’.

O investimento na linha de enchimento de café em cápsulas faz parte do programa de apoio ao aumento da produção nacional de café fresco, através do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

A Angonabeiro investiu 8,4 mil milhões de kwanzas beneficiando de um financiamento de 4,9 mil milhões de kwanzas do Prodesi, destinado à renovação das linhas de transformação de café verde, novas linhas de embalamento de café em grão e moído, construção de uma linha de rebeneficiamento do café verde e a linha de produção de cápsulas de café.

O presidente da AIA, José Severino falou à Comercial a propósito da produção de cápsulas de café Ginga em Cacuaco.

As autoridades sanitárias iniciaram hoje um processo de aceleração do processo de imunização contra a Covid 19,segundo declarações à imprensa da directora provincial do Programa Alargado de vacinação.

Felismina Neto avançou que apenas onze milhões de angolanos tomaram a primeira dose de vacinação contra a COVID-19.

Felismina Neto, Directora Provincial do Programa Alargado de Vacinação.

Da Actualidade Internacional,

O vice-almirante Hervé Blejean responsável pela missão de treino militar da União Europeia (UE) para as tropas moçambicanas disse hoje que a segurança em Cabo Delgado, norte do país, progride “na direção certa”, após uma visita ao terreno.

A impressão é que as condições progridem, nomeadamente em redor das cidades, que é do que precisam”, assim como “no norte, em que a coordenação com a SAMIM [missão da África Austral] e o Ruanda será chave para a avaliação de segurança. Acredito que está a ir na direção certa”, referiu o diretor-geral da Capacidade Militar de Planeamento e Condução da UE.

A avaliação baseia-se “tanto nas discussões” realizadas, como “pela impressão no terreno”. 

Ministro russo comparou a ascendência judaica de Hitler com a do presidente ucraniano, ao justificar o argumento da “desnazificação”. O governo ucraniano acusou os russos de serem os “sucessores da ideologia nazi”.

Oministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, está a ser duramente criticado pelo governo ucraniano, mas também pelo israelita, depois de uma entrevista em que comparou o presidente ucraniano ao infame ditador e genocida germânico, Adolf Hitler.

Durante uma entrevista ao canal italiano Rete 4, citada pela agência Reuters, o jornalista questionou a propaganda russa, que justifica a invasão na Ucrânia argumentando estar a “desnazificar” o país, mencionando a ascendência judaica de Volodymyr Zelensky.

Lavrov desvalorizou as raízes do líder ucraniano no contexto da guerra. “Quando eles dizem ‘que tipo de desnazificação é esta quando somos judeus’, eu acho que Hitler também tinha origens judaicas, portanto isso não importa. Durante muito tempo, ouvimos as pessoas sábias judias dizer que os maiores antissemitas são os próprios judeus”, afirmou.

 

 

Data de Emissão: 02-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados