Edição de 02 de Fevereiro de 2022

União Europeia lança programa de participação inclusiva da sociedade civil. Governo espera que iniciativa melhore qualidade da democracia. 

Operadores turísticos e hoteleiros criticam a manutenção do encerramento das praias.

Sindicato dos Professores do Ensino Superior considera que fim da greve nas universidades públicas só depende do governo.

Burkina Faso/Senegal abrem hoje meias-finais do CAN.

CPLP condena tentativa de golpe de Estado na Guiné Bissau.

Ponto

Hoje é quarta- feira, dia 02 de Fevereiro de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Alexandre Campos e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

A delegação da União Europeia, em parceria com o Ministério da Administração do Território lançaram hoje o Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local em Angola (PASCAL).

Financiado pela União Europeia, com um orçamento de 5,8 milhões de euros, o programa vai ser implementado em 4 anos, pretende contribuir para o crescimento económico e desenvolvimento social do País, através de uma participação inclusiva da sociedade civil no processo de governação local.

Na primeira fase, vão ser contemplados cinco províncias do País como explicou a chefe de delegação da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen.

Chefe de delegação da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, quando falava hoje na cerimónia oficial de lançamento do programa PASCAL, que segundo o secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, vai contribuir para a melhoria da qualidade da democracia no País.

O secretário de Estado espera também que o Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local em Angola, contribua para a efectivação da aplicação das leis e participação eficiente da sociedade civil na governação.

Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, hoje no lançamento do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local em Angola (PASCAL), financiado pela União Europeia e será implementado em 4 anos.

Ponto

Especialistas nacionais e estrangeiros realizam hoje em Malange, a sexta edição do encontro nacional de tesouraria, numa promoção do Banco Nacional de Angola.

O director de meios circulantes do BNA, Sebastião Banganga, falou à imprensa sobre o evento que visa a promoção de boas prácticas e a troca de experiências de outras realidades do nosso continente e da Europa.

Director de meios circulantes do Banco Nacional de Angola, Sebastião Banganga.

O Secretário de Estado para o Planeamento, lançou ontem o Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), no mercado da Xawande, em Malange, onde se prevê a formalizar 3 mil e 500 vendedores ambulantes, e de bancadas.

Milton Reis referiu que o processo de formalização da actividade económica em curso desde 2020,é gratuito e integra a prestação de vários serviços, constituição de sociedades comerciais singulares e formação.

Também prevê a atribuição de cartões de bancada ou de vendedor ambulante, assim como a concessão de micro créditos que variam entre os 50 mil, a sete milhões de kwanzas.

E o presidente da Associação de Defesa dos Vendedores dos Mercados Informais, Óscar Cardoso pede celeridade na execução do Prei nos mercados do município de Luanda.

Óscar Cardoso revelou por outro lado que um número significativo de vendedores informais regularizaram a sua actividade no quadro do Prei na capital do país, e avançou que existem já mais de vinte milhões de kuanzas para a atribuição de créditos a estes agentes económicos.

Ocar Cardoso presidente da Associação de Defesa dos Vendedores dos Mercados Informais.

Os operadores turísticos e hoteleiros consideram exagerada a manutenção do encerramento das praias e piscinas, no âmbito da actualização das medidas do estado de calamidade.

A LAC promoveu hoje um debate sobre o impacto das restrições impostas por conta da Covid-19, ao sector do turismo.

O presidente da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola, Ramiro Barreira, diz que o sector foi o que mais sofreu durante estes últimos anos, e defende que sejam os governos provinciais a avaliar e decidir as medidas que melhor se apliquem as suas realidades.

O presidente da AHRA, diz não entender porquê praias e piscinas, que são parte essencial do apelo turístico, continuem encerradas.

Ramiro Barreira presidente da Associação de Hotéis e Resorts de Angola

A vice-presidente da Associação das Agencias de Viagens e Operadores Turísticos de Angola, Valeriana Pierry, aponta o potencial empregador do sector turístico, apesar dos elevados custos operacionais.

A operadora turística, realça que o sector, precisa de um plano director para reerguer-se, e retomar o caminho de crescimento.

Vice-presidente da Associação das Agencias de Viagens e Operadores Turísticos de Angola, Valeriana Pierry.

Os operadores turísticos e hoteleiros consideram exagerada a manutenção do encerramento das praias e piscinas, no âmbito da actualização das medidas do estado de calamidade.

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) convocou para o próximo Sábado, dia 05, em Luanda, uma manifestação para que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação chegue a um entendimento nas negociações com o Sindicato Nacional dos Professores para a retomada das aulas o mais depressa possível.

Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) que realiza à partir das 11 horas do próximo sábado uma manifestação para que 0parte do Cemitério de Santa Ana para o Praça da Independência, para exigir o regresso às aulas no ensino superior público.

Por sua vez, o secretário -geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres, disse hoje à Comercial que o fim da greve nas universidades públicas, só depende do Ministério de tutela.

O líder sindical agradeceu a solidariedade do Movimento dos Estudantes do Ensino Superior, e realçou que o que se pretende na verdade é a melhoria da qualidade do sistema de ensino.

Secretário -geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres sobre o impasse nas negociações com o governo para o fim da greve nas universidades públicas que dura já um mês.

A responsável pela vacinação em Luanda diz que as ceitas religiosas e as fake news nas redes sociais têm influenciado a população que se furta a vacinação contra a covid 19. Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Do desporto,

Burkina Faso-Senegal abrem hoje as meias-finais do CAN. As duas equipas defrontam-se a partir das 20 horas. 

Os senegaleses procuram a sua segunda final consecutiva, depois de no último Campeonato Africano das Nacções terem perdido o trofeu para a Argélia.

Já o Burkina Faso busca a sua primeira final nesta competição.

A outra meia-final será disputada amanhã com o anfitrião Camarões a medir forças com o Egipto de Mohamed Salah.

Da Actualdade Internacional,

O Presidente João Lourenço, transmitiu hoje uma mensagem de encorajamento e solidariedade ao seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, na sequência da tentativa de golpe de Estado de ontem.

O chefe de Estado angolano “telefonou ao Presidente da Guiné-Bissau a meio da manhã desta quarta-feira, 2 de fevereiro”, segundo uma nota divulgada na página de Facebook da Presidência.

Angola, na qualidade de presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), já tinha condenado “veementemente a tentativa da tomada do poder pela força na Guiné-Bissau”, também Estado-membro da organização, saudando a “firme resposta das autoridades guineenses que levou ao restabelecimento da ordem”.

Vários tiros foram ouvidos ontem perto da hora de almoço junto ao Palácio do Governo da Guiné-Bissau onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e do primeiro-ministro, Nuno Nabiam.

Entretanto, segundo fonte governamental, militares entraram cerca das 17:20 no palácio do Governo e ordenaram a saída dos governantes que estavam no edifício.

A tentativa de golpe de Estado já foi condenada pela União Africana, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da presidência angolana, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e por Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Espanha.

Em declarações aos jornalistas, no Palácio da Presidência, o Presidente guineense afirmou ter-se tratado de um “ato bem preparado e organizado e que poderá também estar relacionado com gente relacionada com o tráfico de droga”.

O ataque provou pelo menos seis mortos e quatro feridos, segundo fontes militares e médicas.

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a cumplicidade da União Europeia (UE) e Itália desempenham “no hediondo sistema de regressos forçados de migrantes e requerentes de asilo à Líbia”, pelo menos há cinco anos.

Em comunicado, a ONG MSF, denuncia o facto do ciclo de abusos e de violência que migrantes e requerentes de asilo enfrentam na Líbia, ser consequência direta da irresponsável política de migrações da Europa, da qual faz parte o acordo firmado entre a Itália e a Líbia há cinco anos, a 22 de fevereiro de 2017″,..

De acordo com a MSF, mais de 32.400 pessoas foram intercetadas e forçadas a voltar à Líbia guarda costeira líbia só em 2021, número que representa o triplo registado em 2020.

Revela ainda que mais de 1.500 pessoas são reportadas como tendo morrido ou desaparecido nas águas em 2021, expressando “um alarmante aumento de 30%” na mortalidade no Mediterrâneo central em relação ao ano anterior.

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje a cumplicidade da União Europeia (UE) e Itália desempenham “no hediondo sistema de regressos forçados de migrantes e requerentes de asilo à Líbia”, pelo menos há cinco anos.

Em comunicado, a ONG MSF, denuncia o facto do ciclo de abusos e de violência que migrantes e requerentes de asilo enfrentam na Líbia, ser consequência direta da irresponsável política de migrações da Europa, da qual faz parte o acordo firmado entre a Itália e a Líbia há cinco anos, a 22 de fevereiro de 2017″,..

De acordo com a MSF, mais de 32.400 pessoas foram intercetadas e forçadas a voltar à Líbia guarda costeira líbia só em 2021, número que representa o triplo registado em 2020.

Revela ainda que mais de 1.500 pessoas são reportadas como tendo morrido ou desaparecido nas águas em 2021, expressando “um alarmante aumento de 30%” na mortalidade no Mediterrâneo central em relação ao ano anterior.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos e os países ocidentais de criarem um cenário desenhado para atrair a Rússia para uma guerra.

Putin afirmou que não iria ceder na sua posição de garantir aquilo que considera ser a segurança da Rússia.

O estadista que falava ontem durante a visita do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, sublinhou que as preocupações fundamentais russas foram ignoradas, e disse que a Ucrânia na NATO seria colocar em cima da mesa uma invasão contrária: ou seja, uma invasão ucraniana à Crimeia, território capturado pelos russos em 2014.

 

Data de Emissão: 02-02-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados