Edição de 02 de Fevereiro de 2022

UNTA, CGSILA e Força Sindical apresentam amanhã a sua posição sobre o aumento do salário mínimo nacional em 50 por cento.

Principais partidos da oposição mostram-se preocupados com a contratação da empresa espanhola INDRA para prestar serviços durante as eleições gerais de agosto.

Tentativa de golpe de estado na Guiné-Bissau terá causado seis mortos

João Lourenço telefona à Sissoko Embalo…..E Domingos Simões líder do PAIGC condena o acto e pede inquérito rigoroso

Ataque a campo de deslocados na RDC causa 60 mortos 

Situação na Ucrânia leva Joe Biden a enviar mais militares norte-americanos para a Europa

 

Luanda com temperatura alta nesta quarta-feira, com a capital a registar 31 graus de máxima e 24 de mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Galácio Santana e técnica final de Mauro Costa. Hora informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

 

As três centrais sindicais do país apresentam amanhã em Conferência de Imprensa a posição oficial sobre o aumento do Salário Mínimo Nacional em 50 por cento, anunciado esta semana pelo governo.

A União Nacional dos Trabalhadores Angolanos-UNTA Confederação Sindical, A Central Geral dos Sindicatos Livres de Angola-CGSILA e a Força Sindical já mostraram o seu desacordo em relação a decisão do governo.

Os sindicalistas ponderam uma possível greve nacional. 

Jornalista Manuel Augusto.

 

UNTA, CGSILA e Força Sindical apresentam amanhã a sua posição sobre o aumento do salário mínimo nacional em 50 por cento.

As três centrais sindicais ponderam uma possível greve nacional.

…..

Em greve por tempo indeterminado já estão há um mês os professores do ensino universitário público.

O secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres, disse hoje à LAC que o fim da greve nas universidades públicas, só depende do Ministério de tutela.

 

O sindicato diz que continuam pendentes questões como a dívida pública aos professores e realização de eleições nas universidades.

 

O líder sindical realçou que o que se pretende com a luta é a melhoria da qualidade do sistema de ensino.

Eduardo Perez agradeceu a solidariedade do Movimento dos Estudantes Angolanos-MEA que vai realizar sábado uma marcha de protesto, para exigir que o governo atenda as reivindicações dos professores

Secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres sobre o impasse nas negociações com o governo para o fim da greve nas universidades públicas que dura já um mês.

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) convocou para o próximo Sábado, dia 05, em Luanda, uma manifestação para que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação chegue a um entendimento nas negociações com o Sindicato Nacional dos Professores para a retomada das aulas o mais depressa possível.

Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) que realiza à partir das 11 horas do próximo sábado uma manifestação, para exigir o regresso às aulas no ensino superior público.

 

Os Principais partidos da oposição mostram-se preocupados com a contratação da empresa espanhola INDRA para prestar serviços durante as eleições gerais de agosto.

Jornalista José Silva

 

UNITA e CASA-CE mostram-se preocupados com a contratação da empresa espanhola INDRA para prestar serviços durante as eleições gerais de agosto.

 

Angola vai receber cinco milhões e oitocentos mil euros da União Europeia para financiar o Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local em Angola (PASCAL).

A iniciativa foi hoje lançada pelo Ministério da Administração do Território e pela delegação da União Europeia em Angola.

O programa que vai ser implementado em 4 anos, pretende contribuir para o crescimento económico e desenvolvimento social do país, através de uma participação inclusiva da sociedade civil no processo de governação local.

Na primeira fase, vão ser contempladas cinco províncias como explicou a chefe de delegação da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen.

 

Chefe de delegação da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen.

O Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, diz que o projecto Pascal vai contribuir para a melhoria da qualidade da democracia no país.

 

Márcio Daniel espera também que a iniciativa contribua para a efectivação da aplicação das leis e participação eficiente da sociedade civil na governação.

 

Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Márcio Daniel, hoje no lançamento do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e Administração Local em Angola (PASCAL).

Iniciativa financiada pela União Europeia com um valor de 5,8 milhões de euros procura melhorar a participação da sociedade civil na governação.

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai colocar em Abril deste ano, no circuito financeiro do país, a moeda metálica de 200 kwanzas.

O lançamento da moeda acontece por ocasião das comemorações do vigésimo aniversário da paz e reconciliação nacional, a assinalar-se a 4 de Abril, cuja proposta foi aprovada e autorizada pela Assembleia Nacional em Novembro de 2021.

A informação foi hoje confirmada na cidade de Malanje, pelo vice-governador do BNA, Manuel Tiago Dias, na abertura do Sexto Encontro Nacional de Tesouraria do Banco Central.

Evento que junta especialistas nacionais e estrangeiros e vai abordar a promoção de boas práticas e a troca de experiências de outras realidades do nosso continente e da Europa.

As características das notas também serão analisadas durante o encontro dos bancários e parceiros.

Sebastião Banganga, Director de meios circulantes do Banco Nacional de Angola.

BNA realiza em Malanje Sexto Encontro Nacional de Tesouraria.

 

SIC deteve cinco cidadãos suspeitos de criarem perfis falsos de governantes e empresários no Facebook…..

Igreja Católica em Viana foi assaltada na madrugada de hoje

Operadores turísticos e hoteleiros criticam a manutenção do encerramento das praias.

 

Cinco cidadãos de uma rede criminosa que criava perfis falsos de figuras ligadas ao Governo e empresários na rede social (Facebook) foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Os implicados que também criavam websites com  aplicativo Multicaixa Express falsos para burlar cidadãos, foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira, em Luanda.  

De acordo com o SIC, a rede em causa está, também, envolvida na clonagem de cartões Multicaixa, na falsificação de documentos e uso de documentos falsificados.

A Delegação do Ministério do Interior em Luanda, por intermédio do Serviço de Investigação Criminal, apresenta, amanhã, no Comando Municipal de Belas, centralidade do kilamba, dois cidadãos pertencentes a um alegado grupo de malfeitores compostos por três elementos acusados de sequestrarem uma cidadã, funcionária bancária na Centralidade do Kilamba.

Facto ocorrido no passado dia 13 de Janeiro do corrente e que tem agora os esclarecimentos das autoridades.

Hermenegildo de Brito, Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Ministério do Interior em Luanda.

E acção criminosa voltou a atingir uma igreja…

A paróquia da Boa Nova da igreja católica no bairro da estalagem, município de Viana, foi assaltada por indivíduos, que levaram de lá, bens diversos.

De acordo com Irmão Maria, da referida paróquia, o assalto que durou cerca de vinte minutos, ocorreu durante a última madrugada.

Momento agora para actualizar os dados da covid-19 registados no país nas últimas 24 horas. 

Foram notificados 41 novos casos positivos, 254 pacientes recuperados e nenhum óbito.

 

E a responsável pela vacinação em Luanda diz que as ceitas religiosas e as fake news nas redes sociais têm influenciado a população que se furta a vacinação contra a covid 19. 

 

Repórter LAC Fortunato Cabina, que conversou com a responsável pela vacinação em Luanda.

Felismina Neto diz que as ceitas religiosas e as fake news nas redes sociais têm influenciado a população que se furta a vacinação contra a covid 19.

….

Os operadores turísticos e hoteleiros consideram exagerada a manutenção do encerramento das praias e piscinas, no âmbito da actualização das medidas do estado de calamidade.

A LAC promoveu hoje um debate sobre o impacto das restrições impostas por conta da Covid-19, ao sector do turismo.

O presidente da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola- AHRA, Ramiro Barreira, diz que o sector foi o que mais sofreu durante estes últimos anos, e defende que sejam os governos provinciais a avaliar e decidir as medidas que melhor se apliquem as suas realidades.

O presidente da AHRA diz não entender porquê praias e piscinas, que são parte essencial do apelo turístico, continuem encerradas.

Ramiro Barreira presidente da Associação de Hotéis e Resorts de Angola

A vice-presidente da Associação das Agencias de Viagens e Operadores Turísticos de Angola, Valeriana Pierry, aponta o potencial empregador do sector turístico, apesar dos elevados custos operacionais.

 

A operadora turística, realça que o sector, precisa de um plano director para reerguer-se, e retomar o caminho de crescimento.

 

Vice-presidente da Associação das Agencias de Viagens e Operadores Turísticos de Angola, Valeriana Pierry.

Os operadores turísticos e hoteleiros consideram exagerada a manutenção do encerramento das praias e piscinas, no âmbito da actualização das medidas do estado de calamidade.

 

Burkina Faso-Senegal abrem as 20 horas as meias-finais do CAN-2021, que se joga em 2022 nos Camarões.

Os senegaleses procuram a sua segunda final consecutiva, depois de no último Campeonato Africano das Nações terem perdido o trofeu para a Argélia.

Já o Burkina Faso busca a sua primeira final nesta competição.

O analista LAC José Cunha considera as duas equipas equilibradas e que o acesso à final será renhido.

 

José Cunha e o lançamento do Burkina Faso-Senegal, para a primeira meia-final do CAN. 

A outra meia-final será disputada amanhã com o anfitrião Camarões a medir forças com o Egipto de Mohamed Salah.

 

A calma regressou às ruas de Bissau, um dia depois da tentativa de golpe, quando ocorreram disparos no palácio do governo, onde decorria uma sessão do conselho de ministros, com a presença do presidente e do primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

 

E multiplicam-se as mensagens de repúdio ao “ato bárbaro”, que fez vários mortos. Mas também continuam as perguntas: afinal, o que aconteceu?

 

Em comunicado, a Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau refere que foi com “profunda preocupação” que tomou conhecimento da “tentativa de golpe de Estado perpetrada por um grupo de homens armados não identificados.

Pelo menos, seis pessoas morreram, de acordo com fontes militares. O parlamento guineense solidarizou-se com as famílias das vítimas.

Em declarações aos jornalistas, no Palácio da Presidência, em Bissau o Presidente Umaro Sissoko Embalo, afirmou ter-se tratado de um “ato bem preparado e organizado e que poderá também estar relacionado com gente relacionada com o tráfico de droga”.

 

Sissoko Embalo, que hoje falou com o seu homólogo angolano. O Presidente da República, João Lourenço, transmitiu, nesta quarta-feira, uma mensagem de encorajamento e solidariedade ao homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, na sequência dos tumultuosos acontecimentos ocorridos terça-feira.

De acordo com a página oficial da Presidência da República no Facebook, o Chefe de Estado angolano telefonou ao Presidente da Guiné Bissau a meio da manhã.

….

Já o presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, alertou hoje para a instabilidade na África Ocidental e pediu soluções à CEDEAO, após três golpes de Estado em 18 meses e uma tentativa falhada na terça-feira na Guiné-Bissau.

José Maria Neves condenou o acto na Guiné-Bissau.

 

O líder do PAIGC condena a tentativa de golpe que vitimou várias pessoas. Exige também um “inquérito sério” para apurar o que terá acontecido na terça-feira em Bissau e responsabilizar os culpados.

Na sua primeira reação aos ataques acorridos na terça-feira na sede do Governo guineense, o presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, manifesta-se preocupado com a violência registada em Bissau. E condena todas as tentativas de subversão da ordem constitucional por vias não democráticas.

Ao olhar para a situação o analista para politica Internacional Mário Pinto de Andrade, condena a situação e responsabiliza o presidente Sissoko Embalo, pela forma como tem gerido o país.

 

Mário Pinto de Andrade analista para política internacional e a situação na Guiné-Bissau, país que foi palco de mais uma tentativa de golpe de estado.

 

Pelo menos 60 pessoas foram mortas num ataque de milícia na manhã desta quarta-feira, num acampamento de deslocados no Leste da República Democrática do Congo, segundo o chefe de um grupo humanitário local e uma testemunha.

A fonte disse à Reuters que a milícia Codeco foi responsável pelos assassinatos, que ocorreram no acampamento de Savo, na província de Ituri (Nordeste).

 

Joe Biden vai enviar mais tropas para a Europa de Leste. A medida acontece numa altura em que o presidente dos Estados Unidos teme  uma possível invasão russa contra a Ucrânia.

Um funcionário norte-americano revelou que vão ser enviados mais militares para a Polónia, Alemanha e Roménia, em resposta às crescentes tensões entre as duas antigas nações soviéticas.

Isto acontece dias após a Casa Branca ter aprovado o destacamento de militares adicionais.

Recorde-se que, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos manifestou-se disposto a continuar o diálogo com a Rússia sobre a crise ucraniana, mas advertiu para “consequências rápidas e severas” do abandono por Moscovo da diplomacia e um ataque à Ucrânia.

 

Data de Emissão: 02-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados