Edição de 01 de Março de 2022
 

Cerca de cinco milhões de cidadãos elegíveis não completaram as doses de vacinação contra covid, na capital do país.

Há utentes que usam certificados de vacinação alheios, denunciou a responsável do Centro de Alto Rendimento no Paz Flor.

Carnaval deste ano sem carácter competitivo, devido aos condicionalismos da pandemia da covid.

Pelo menos nove migrantes morreram em naufrágio ao largo da Tunísia.

Ponto

Hoje é terça-feira, 01 de Março, dia de Carnaval. A edição noticiosa é de, Albina Dias. Técnica de, Alexandre Campos   e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Ponto

Boa Tarde,

Luanda tem cerca de cinco milhões de cidadãos elegíveis que não completaram as doses de vacinação contra a covid, revelou hoje à LAC, a responsável pelo Posto de Alto Rendimento no Paz Flor, a médica, Felismina Neto.

R.D1.-Felismina Neto1

A médica especialista, Felismina Neto, destacou que apesar do novo decreto sobre o estado de calamidade pública, não impôr limites para a presença dos cidadãos em espaços públicos e privados, é fundamental cumprir com as normas de biossegurança, e sobretudo tomar as vacinas contra a Covid 19.

RD2-Felismina Neto 2

Felismina Neto que é também a directora do Programa Alargado de vacinação “PAV” ao nível da província de Luanda, denunciou que existem pessoas na capital do país, que usam cartões de vacina alheios para terem acesso à certos estabelecimentos.

R.D.4-Felismina Neto4

A médica realçou que as autoridades têm de tomar medidas para que algumas ceitas religiosas deixem de influenciar os fieis para não fazerem a vacinação contra a Covid.

R.D.3-Felismina Neto3

Felismina Neto, responsável pelo Posto de Vacinação de Alto Rendimento no Paz Flor em declarações hoje à Comercial.

Recorde-se que vigora desde as primeiras horas de hoje o novo decreto sobre o estado de calamidade pública, que prevê que os trabalhadores de empresas públicas ou privadas, que não apresentem o certificado digital, com as doses completas da vacinação contra a covid, tenham faltas injustificadas.

O decreto também prevê o regresso aos 100% da força de trabalho nas empresas, e o levantamento das limitações no número de pessoas nas cerimónias religiosas, ou fúnebres.

Também está prevista a abertura das praias e piscinas públicas à partir do próximo sábado, dia 5 de Março.

Ponto

Os principais grupos de Carnaval da capital exibem-se hoje em formato live às 16 e 30, que será transmitido Televisão Pública a partir das suas instalações do Centro de Produção do Camama.

A poucas horas do início do espectáculo de rua da maior festa popular angolana, António de Oliveira, Secretário-Geral da APROCAL, antecipou para a LAC, o alinhamento dos grupos no desfile central desta tarde.

RD – António de Oliveira 1

E o centenário do nascimento do primeiro presidente de Angola, é o tema do Carnaval deste ano, que não terá carácter competitivo.

RD – António de Oliveira 2

E apesar da diminuição do número de infecções da Covid 19 nas últimas semanas em Angola, António de Oliveira disse à Comercial que os cuidados com a Biossegurança no recinto do espectáculo desta tarde, estão garantidas.

RD – António de Oliveira 3

António de Oliveira, Secretário-Geral da APROCAL, Associação Provincial do Carnaval de Luanda. Está tudo a postos para o início do desfile central do Carnaval da capital que acontece às dezasseis e trinta no Centro de Produção do Camama da TPA, a Televisão Pública de Angola.

Ponto

A Sociedade Mineira de Catoca obteve durante o ano transacto lucros de mais de 200 milhões de dólares, montante já considerado muito acima da média nos últimos cinco anos.

De acordo com uma nota daquela empresa, esses lucros foram registados já sob gestão angolana e o documento destaca que durante a gestão da Alrosa, os lucros rondaram em média os 140 milhões de dólares de 2015 a 2018.

Além dos lucros, durante a gestão angolana, a Sociedade Mineira de Catoca aumentou os projectos locais à favor das comunidades, nos domínios da educação, saúde, abastecimento de água, fomento do empreendedorismo e o apoio à mulher rural, nos termos da responsabilidade social das empresas.

O economista, Carlos Miranda reconheceu hoje que as empresas nacionais, sendo bem administradas, têm futuro.

R.D1-Carlos Miranda1

E quanto ao clima de instabilidade na Ucrânia, Carlos Miranda considera que será nefasto para a economia angolana, e vai traduzir-se principalmente na subida de preços de alguns produtos da cesta básica.

R.D.2-Carlos Miranda2

Economista Carlos Miranda, ouvido hoje pela comercial a propósito dos lucros de mais de 200 milhões de dólares registados em 2021 pela Sociedade Mineira de Catoca, na vigência de uma gestão angolana.

E ainda sobre o sector diamantífero, vinte e nove mil, quatrocentas e quinze pedras de diamantes de diversos quilates, foram apreendidos pela Policia Nacional na província da Lunda Norte, em 2021, na sequência da “Operação transparência”.

A informação foi avançada pelo delegado do Ministério do Interior na Lunda Norte, Alfredo Quintino “Nilo”, quando discursava no acto provincial em alusão ao 46º aniversário da Polícia Nacional que revelou que durante a operação e no mesmo período foram  também apreendidos 557 mil e 500 dólares norte-americanos, 33 milhões, 586 mil, 950 kwanzas, que eram usados pelos garimpeiros nas suas operações ilícitas de exploração de diamantes.

E no sector dos hidrocarbonetos, o Secretario de Estado para os Petróleos, referiu recentemente em Luanda, que o aumento da quota de produção em 10 por cento até 2027, como um dos principais focos da Sonangol.

José Barroso elenca ainda, o aumento da capacidade de refinação e do armazenamento em terra, como metas para a petrolífera.

RD-JBarroso

Secretário de Estado para os Petróleos, José Barroso.

Enquanto isso em Nairobi, a secretária de estado para o ambiente, anunciou que o país está a trabalhar em parceria com outros estados, para a criação de mecanismos que permitam uma gestão sustentável do nitrogénio.

Paula Coelho falava em Nairobi, Quénia à margem da quinta assembleia das Nações Unidas Para o ambiente.

R.D.-Paula Coelho

Secretária de estado para o ambiente, Paula Coelho sobre a possibilidade de criação de unidades de gestão sustentável de nitrogénio.

Ponto

Um encontro entre feirantes da Vila Pacífica e o director dos mercados de Viana terminou com actos de agressão verbal. O repórter LAC, Fortunato cabina tem mais dados sobre o assunto.

R.D.-peça Fortunato cabina

Repórter Fortunato Cabina. Nas próximas edições traremos as reacções dos directores dos mercados e dos serviços integrados.

Ponto

Da Actualidade Internacional

Pelo menos nove migrantes africanos morreram, por afogamento, na sequência de um naufrágio ao largo da Tunísia.

Segundo a agência Reuters, o incidente ocorreu ontem, enquanto os passageiros tentavam atravessar o Mediterrâneo, com destino a Itália.

Segundo o Ministério da Defesa daquele país, outros nove migrantes foram resgatados pela Marinha. O incidente teve lugar ao largo de Chebba, na província de Mahdia.

Trata-se de mais um, de muitos incidentes que tem vindo a afetar as centenas de milhares de migrantes que, nos últimos anos, têm optado por atravessar o Mediterrâneo, numa tentativa de fuga da pobreza e das situações de conflito que assolam o Médio Oriente e África.

anexo Ucrânia

A União Africana (UA) diz ser “chocante e racista” que cidadãos africanos sejam impedidos de fugir do conflito na Ucrânia, e apela aos países que respeitem a lei internacional de quem foge da guerra, sem olhar a cor.

Essa posição, consta de um comunicado do Presidente do Senegal e presidente em exercício da União Africana (UA), Macky Sall, e do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat.

Os dois dirigentes apelam, “a todos os países que respeitem a lei internacional e mostrem a mesma empatia e apoio a todas as pessoas que fogem da guerra, independentemente da sua identidade racial”.

Sall e Faki dizem estar a seguir de perto os acontecimentos na Ucrânia, mostrando-se “particularmente perturbados” por relatos de que cidadãos africanos estão a ser impedidos de atravessar a fronteira da Ucrânia em busca de segurança.

E o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, acusou hoje o Presidente russo de ter destruído a paz na Europa.

Stoltenberg, que falava numa conferência de imprensa na localidade polaca de Lask, município de Lodz, reiterou que a Aliança Atlântica “condena a invasão brutal e injustificada da Ucrânia.

Jens Stoltenberg, que estava acompanhado pelo Presidente da Polónia, Andrzej Duda, acusou também a Bielorrusia de conivência na invasão da Ucrânia.

Soube-se entretanto, que as tropas da Bielorrússia, país aliado de Vladimir Putin e que acolheu o exército russo antes e durante a invasão na Ucrânia, terão atravessado a fronteira na região de Chernihiv Oblast, a norte de Kyiv para se juntarem aos russos.

A informação foi avançada pelo Kyiv Independent e confirmada pelo parlamento ucraniano, através do Twitter.

Enquanto isso, o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, considerou hoje que os bombardeamentos russos em Kharkiv, na Ucrânia, “violam as leis da guerra”.

E o Kremlin considerou hoje prematuro “fazer uma avaliação” das conversações realizadas ontem com o Governo de Kyiv sobre a invasão russa da Ucrânia iniciada há seis dias.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 01-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados