Edição de 01 de Junho de 2022
JORNAL 19 HORAS
01.06.2022
»»» Mais de 4.700 crianças foram vítimas de abuso sexual em todo país em um ano.
»»» Presidente da República inaugura maior hospital materno infantil do País.
»»»» Unita anuncia lista dos candidatos as eleições na próxima semana
»»» Polícia Nacional na Huíla em prontidão para assegurar as eleições gerais deste ano.
»»» Do Desporto – Seleção Nacional vence república centro africana na primeira jornada de qualificação do campeonato africano.
…………………………………………..
Quarta-feira, 1 de Junho de 2022,Assinala-se hoje o dia mundial da criança.
—-…..—….—
Jornal às 19H00, na “Rádio Nova” com técnica de Clesio Bento, edita e apresenta Ricardo Ngolo e a Dena Francisco.
Mais de 4 mil e 700 casos de abuso sexual contra crianças foram registados em Angola entre Março de 2021 e Março de 2022, com Luanda a registar o maior número.
O Director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, disse que a sua instituição tem promovido campanhas de sensibilização, de forma a mitigar esta situação que nos últimos dias tem preocupado a sociedade em geral.
RD PAULO KALESI 1
O responsável, referiu ainda que o INAC, realizou um estudo sobre as crenças e práticas culturais, que contribuem para o aumento destes casos.
RD PAULO KALESI 2
Questionado sobre o casamento infantil, Paulo Kalesi respondeu.
RD PAULO KALESI 3
Palavras do director do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalesi, sobre o aumento de casos de abuso sexual contra crianças.
-.-.-.-.-.-
O Instituto Nacional da Criança (INAC) prevê a redução considerável de menores nas ruas de Luanda, até o final do ano em curso, com a implementação dos programas sociais de inclusão familiar.
Um dos projectos garantido é o Kuenda, desenhado pelo Executivo para a transferência de uma renda mensal fixa, no valor de oito mil e 500 kwanzas às famílias vulneráveis.
O jornalista Joaquim Mussungo falou com algumas crianças que ganham a vida engraxando sapatos.
RD… JOAQUIM MUSSUNGO
Celebra-se hoje o dia mundial da criança, a data lembra a Declaração dos Direitos da Crianças em todo o mundo.
Oferecer melhores condições de saúde e reduzir a motalidade infantil é um dos objectivos com a entrada em funcionamento do novo hospital materno infantil, em Luanda.
A propósito desta data,o presidente da república João Lourenço inaugurou hoje a nova unidade sanitária denominada Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes.
RD: JOÃO LOURENÇO 1
João Lourenço, saudou os jovens profissionais de saúde que muito têm feito neste sector.
RD: JOÃO LOURENÇO 2
Palavras do Presidente da república Joao Lourenço.
Segundo a ministra da Saúde Sílvia Lutukuta o hospital vai aumentar a cobertura dos serviços de pediatria e maternidade, contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil no País.
RD… SILVIA LUTUKUTA 1
Ministra da Saúde Sílvia Lutukuta.
Presidente da República inaugurou hoje o maior hospital materno infantil do País, cujo nome foi atribuido ao Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, situado no bairro Camama, município de Belas.
PONTO
Angola e o Brasil assinaram esta quarta-feira, em Luanda, um acordo denominado Programa de Cooperação sobre Desenvolvimento da Agricultura em Áreas Irrigadas e Agricultura Familiar.
O acordo, no âmbito da cooperação e a parceria estratégica entre os dois Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi assinado pelo director de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Sardinha, e o director da Agência Brasileira de Cooperação, Rui Carlos Pereira, conforme uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve hoje acesso.
Angola e Brasil mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios, com particular enfoque para a política, diplomacia, economia, defesa, transportes, cultura e o sector empresarial.
O economista Wilson Chimoco disse que este acordo pode ajudar na dinamização da diversidade económica.
RD WILSON CHIMOCO
Economista Wilson Chimoco.
-.-.-.-.-.-
E nesta sexta-feira o Presidente João Lourenço deverá reunir-se com o Conselho da República, reunião que poderá resultar na convocação das eleições gerais agendadas para Agosto deste ano.
A propósito deste assunto, o Manuel Luamba conversou com o sociólogo Sérgio Calundungo.
RD… MANUEL LUAMBA
O Manuel Luamba e a visão do sociólogo Sérgio Calundungo, sobre a reunião do conselho da República esta sexta-feira que poderá resultar na convocação das eleições gerais deste ano.
PONTO
Lista da Unita dos candidados às eleições de agosto podem ser conhecidas na próxima semana, diz o líder daquele partido Adalberto Costa Júnior.
O político disse hoje que quer apresentar na próxima semana a lista de candidatos às eleições de agosto, uma escolha que devera refletir “a pluralidade que o seu partido tem estado a partilhar com a sociedade civil.
Falando numa videoconferência com jornalistas, Adalberto da Costa Júnior disse que a UNITA vai avançar com um amplo acordo com outros partidos políticos e a sociedade civil. Faltam ainda alguns passos. Talvez na próxima semana teremos toda esta formatação concluída.
O jurista Alberto Quexinacho fez a seguinte análise sobre este anúnico.
RD: ALBERTO QUEXINACHO
Palavras do jurista Alberto Quexinacho.
-.-.-.-.-.-
Uma conduta exemplar antes, durante e após as eleições gerais, previstas para Agosto próximo é o apelo dado hoje aos partidos políticos pelo comandante provincial da Polícia Nacional no Cunene.
O comissário Leitão Ribeiro fez este apelo num encontro de concertação sobre segurança pública em época eleitoral, em que participaram líderes e representantes dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA e da coligação CASA-CE.
Na ocasião, Leitão Ribeiro disse que os partidos, enquanto protagonistas do processo, devem primar pela harmonia, concórdia e paz, bem como facilitar o trabalho da polícia.
Quanto ao encontro, afirmou que permitiu colher os pontos de vista de cada partido, sobre a melhor forma para garantir o respeito pela diferença e das acções que concorram para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas.
Mais participação das mulheres nas eleições de agosto próximo, é um marco registado no pleito eleitoral de 2022,com as estatísticas a indicarem para um aumento de mais de 50%, conforme avança o politólogo Lutina Santos.
RD… LUTINA SANTOS
Para a socióloga Verónica Esperança, mais do que estarem representadas, é importante que as mulheres tenham voz efectiva.
RD… VERÓNICA
Socióloga Verónica Esperança.
PONTO
Um cidadão nacional de 49 anos foi detido nesta terça-feira pelo Serviço de Investigação Criminal por falsificação de vistos de viagem para Portugal e Brasil.
A informação foi avançada pelo director do gabinete de comunicação institucional e de imprensa do SIC, geral Manuel Halaiwa explica como a suspeito actuava.
RD: MANUEL HALAIWA 1 19. 06.22
O director do gabinete de comunicação institucional e de imprensa do SIC, geral Manuel Halaiwa
INTERNACIONAL
Conselho Noroegues para Refugiados disse hoje que as dez crises de deslocados mais negligenciadas do mundo estão todas em África, sublinhando que, pela primeira vez, todos os países que se incluem essa lista são africanos.
A África lidera a classificação anual das crises de deslocados mais negligenciadas em 2021, elaborada pelo Conselho Noroegues para Refigiados, que em edições anteriores incluía países de outros continentes, como Venezuela e Honduras.
“O facto de as crises mais negligenciadas do mundo estarem todas na África indica o fracasso crónico dos agentes de decisão, doadores e dos média em lidar com conflitos e sofrimento humano neste continente”, disse o secretário-geral do Conselho, Jan Egeland, citado num comunicado, segundo a agência de notícias espanhola EFE.
O CNR colocou a República Democrática do Congo (RDCongo) em primeiro lugar na lista dos países em que as crises de deslocados foram mais negligenciadas, pelo segundo ano consecutivo.
O nordeste da RDCongo tem sido afetado pela violência de grupos armados e conflitos intercomunitários, com um aumento acentuado dos ataques a campos de deslocados desde novembro de 2021.
.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.–.
Três militares e quatro civis foram mortos no início da semana por extremistas islâmicos do BokoHaram na região norte dos Camarões segundo fontes das autoridades locais.
O posto militar de Hitawa, perto da fronteira com a Nigéria, “foi atacado na noite de segunda-feira por membros do BokoHaram”, declarou à agência noticiosa France-Press uma autoridade local, a coberto do anonimato.
Em julho de 2021 haviam sido mortos cinco militares e um civil, em Ziqué, na ponta norte dos Camarões, por uma “horda de terroristas fortemente armados da seita Boko Haram”, segundo o Ministério da Defesa do país.
A rebelião do Boko Haram estalou em 2009 no nordeste nigeriano e espalhou-se aos países vizinhos.
Desde então, as Nações Unidas afirmam que os extremistas islâmicos já assassinaram mais de 36.000 pessoas (especialmente na Nigéria) e provocaram três milhões de deslocados.
.-.-.-.–..-..-.-.-.-.-.
A guerra na Ucrânia “poderia terminar amanhã”, diz Antony Blinken, em declarações foram feitas numa conferência de imprensa que contou com o secretário de Estado e o líder da NATO Jens Stoltenberg, onde discutiram o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Numa conferência de imprensa conjunta, esta quarta-feira, em Washington, o secretário de Estado americano Antony Blinken e o líder da NATO que tiveram oportunidade de falar sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Assim, o líder da NATO, diz que o novo pacote de armas para a Ucrânia, já anunciado esta terça-feira, é “exatamente o que eles precisam” e fortalecerá o país em quaisquer negociações no futuro.
Acrescentou ainda que a NATO só foi fortalecida pelo conflito, algo que ele acredita que a Rússia não esperava depois de invadir a Ucrânia. Reiterou igualmente que a NATO defenderá “cada centímetro” do território da aliança e que 20 mil tropas extra foram enviadas para o flanco leste.
Sobre as preocupações da Rússia interpretar o pacote de armas para a Ucrânia como uma escalada, Blinken sublinhou que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi claro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, sobre as consequências da invasão russa.
“Não havia como esconder a bola. Fomos extremamente claros sobre isso desde o primeiro dia, com o presidente Biden a comunicar diretamente ao presidente Putin. Fizemos exatamente o que dissemos que faríamos”, afirmou.
E reforçou que o presidente dos EUA disse a Putin que queria menos NATO, mas em vez disso, “está a receber mais NATO, mais tropas e mais membros”.
DESPORTO
cautelas da Selecção Nacional de futebol, durante a recepção hoje da congénere República Centro Africana no estádio 11 de Novembro, em Luanda é a sugestão do antigo internacional Fabrice Maieco “Akwá.
Em antevisão do jogo da 1ª jornada do grupo E, de acesso ao Campeonato Africano de 2023, na costa do marfim, defendeu rigor defensivo e eficiência na finalização, para anular qualquer iniciativa do adversário para vencer a partida.
Em seu entender, independentemente do fraco historial, a RCA já venceu Angola em 2016, no seu reduto (3-1), enquanto um ano antes, em 2015, o resultado foi desfavorável (0-4), em jogo realizado na província da Huíla.
Angola procura a nona participação no evento continental, após a última em 2019, no Egipto. A República Centro Africana busca a primeira presença.