Edição de 04 de Maio de 2022
 

CMC lança programa de mentoria para pequenas e médias empresas

Sub secretária de estado norte- americana em visita de trabalho à Angola para debater segurança regional e desenvolvimento económico.

Rússia diz que há mercenários israelitas a lutar com o batalhão Azov

Hoje é quarta-feira, dia 04 de Maio de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

Boa Tarde,

A Comissão de Mercado de Capitais, lançou hoje em Luanda um programa de mentoría, para pequenas e médias empresas.

O “Programa Emergentes”, vai durante três anos, acompanhar startups e empresas de micro, pequeno e médio porte em vários aspectos que contribuam para o seu sucesso e estabelecimento efectivo no mercado nacional.

De acordo com a Presidente do Conselho de Administração da CMC, apesar de serem geradoras de empregos e do seu contributo para o fornecimento de serviços essenciais aos consumidores, estas empresas têm sérias dificuldades em obter financiamentos.

Maria Uini Baptista, realçou que questões como o elevado grau de exigência do mercado e as taxas de juros pouco ajustadas as PMEs, justificam as taxas de insucesso.

Caberá a Comissão de Mercado de Capitais, acompanhar as empresas seleccionadas por um período de três anos.

Presidente do Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais, Maria Uini Baptista.

A subdirectora do Gabinete de Desenvolvimento de Mercado da CMC, Juceline Paquete, revelou que entre os requisitos para aderir ao programa Emergentes, está a apresentação de perspectivas de crescimento, e modelo de negócios.

Subdirectora do Gabinete de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Mercado de Capitais, Juceline Paquete.

O PCA do  Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi, defendeu que estes modelos de negocio, devem ter a sua disposição soluções e serviços adequados as suas necessidades.

PCA do  Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), João Nkosi.

O “Programa Emergentes”, vai durante três anos, acompanhar startups e empresas de micro, pequeno e médio porte em vários aspectos que contribuam para o seu sucesso e estabelecimento efectivo no mercado nacional.

A sub-secretária de Estado norte americana, Wendy Sherman realiza hoje e amanhã uma visita de trabalho ao nosso país, para debater com as autoridades angolanas aspectos ligados a cooperação nos domínios da segurança, economia, e boa governação.

Segundo dados constantes de uma nota da embaixada dos Estados Unidos da América durante a sua visita vai analisar com representantes do executivo, a possibilidade de reforço do apoio norte-americano às acções de combate à Covid 19.

Wendy Sherman será recebida pelo presidente da República, com quem certamente irá  abordar a segurança na região Austral de África e também dos Grandes Lagos.

A delegação norte americana vai reunir-se com um grupo de empresários e antigos alunos da Mandela Washington Fellowship, estão envolvidos no empreendedorismo feminino e no engajamento de jovens. jovens.

Recorde-se que o périplo da sub-secretária de Estado norte americana, inclui também a África do Sul, Gabão e França.

O Comité Central do MPLA aprovou ontem a candidatura do líder do partido, João Lourenço, à Presidência da República de Angola nas próximas eleições gerais, agendadas para Agosto próximo.

A informação consta do comunicado de imprensa saído da Segunda Sessão Ordinária do Comité Central do MPLA, precedida de uma outra sessão do Bureau Político, ambas orientadas pelo  líder do partido, no poder, João Lourenço.

O órgão analisou as diversas tarefas a serem realizadas nas fases de pré-campanha e campanha eleitoral

….

Secretário do Bureau Politico do MPLA para a Informação, Rui Falcão Pinto de Andrade.

Na reunião o comité central do partido no poder também procedeu a movimentação de membros na sua estrutura.

….

Secretário do Bureau do Politico MPLA para a Informação, Rui Falcão Pinto de Andrade.

Comité Central do MPLA no poder esteve reunido e aprovou a candidatura do líder do partido, João Lourenço, à Presidência de Angola nas próximas eleições gerais, agendadas para Agosto próximo.

Também com a máquina eleitoral em movimento está o maior partido na oposição.

A UNITA realizou ontem a segunda reunião ordinária do comité permanente da comissão política com o objectivo de analisar o processo para a realização das eleições gerais em Agosto.

A reunião que decorreu no Complexo da Sovismo, em Viana, foi presidida pelo presidente do partido.

Adalberto Costa Júnior defendeu que o pleito deve correr num ambiente regular e democrático.

Presidente da Unita, Adalberto da Costa Júnior sobre o pleito eleitoral agendada para Agosto próximo.

Os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizam um encontro ministerial ainda este semestre para debaterem questões ligadas a mobilidade, revelou o secretário executivo da CPLP.

Zacarias Costa falava ontem à imprensa em Luanda, a margem da décima primeira reunião ordinária dos ministros da cultura da CPLP.

Conforme disse, a concretização do acordo de mobilidade entre os Estados membros, passa pelo empenho de cada país, mas está também condicionada, a ratificação por parte da Guiné Equatorial.

Secretário executivo da CPLP, Zacarias Costa em declarações à imprensa em Luanda à margem do décimo primeiro encontro dos ministros da cultura da comunidade.

Durante o encontro realizado ontem, em que Angola assumiu a presidência rotativa da comunidade na área do turismo. A propósito o secretário de estado deste pelouro, Helder Marcelino falou das prioridades de Angola durante este mandato.

Secretário de estado do turismo, Hélder Marcelino.

E o ministro do turismo e transportes, de Cabo Verde, Carlos Santos, que também falou à imprensa a margem da reunião destacou a parceria com a transportadora aérea angolana que contribui para o desenvolvimento económico dos dois países.

Carlos Santos defendeu na ocasião que a conectividade aérea é essencial para que haja mobilidade entre os estados membros da CPLP.

Por sua vez, o vice ministro da cultura e turismo de Moçambique, Fredson Bakar referiu a importância das ligações aéreas entre Luanda e Maputo que no seu entender deve ser reforçada e alargada a outros países em benefício dos estados membros da comunidade.

Fredon Bakar, vice ministro da cultura e turismo de Moçambique, em declarawções à imprensa à margem do encontro ministerial da CPLP.

O preço do petróleo do barril de brent para entrega em Julho, subiu nas primeiras horas de hoje mais de 2,5 por cento, atingindo o valor de 107, 72 dólares segundo informações veiculadas pela Investing.

Essa alteração surge depois da União Europeia ter anunciado hoje um embargo total ao petróleo russo.

 é uma das propostas incluídas no novo pacote de sanções contra a Rússia.

A medida, faz parte daquele que é o sexto pacote sanções, prevê o fim do fornecimento do petróleo bruto no prazo de seis  meses e de produtos refinados até ao fim deste ano.

O antigo Primeiro-ministro da Republica Democrática do Congo (RDC), Augustin Matata Ponyo Mapon, anunciou ontem em Kinshasa, a sua candidatura à eleição presidencial de 2023, revelou  o jornal congolês online “7sur7.cd”.

O antigo chefe do governo da RDC anunciou o facto na sessão de encerramento do primeiro congresso do se partido Liderança Governação e Desenvolvimento (LGD).

Na sua alocução, o também senador, abordou a questão da insegurança no Leste da RDC, que disse tratar-se de uma maldição de liderança e de governação que hoje se deve exorcizar.

Foi Primeiro-ministro de 18 de Abril de 2012 a 17 de Novembro de 2016.

A Rússia denunciou hoje a existência de “mercenários israelitas” a lutar na Ucrânia ao lado do batalhão Azov, que Moscovo classifica como uma unidade “nazi”.

A denúncia foi feita pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, numa entrevista à rádio Sputnik, em que realçou tratar-se de um assunto de que certamente os políticos israelitas não querem ouvir falar.

Fundado em 2014 por ativistas de extrema-direita antes de ser integrado às forças regulares, o batalhão ucraniano Azov estabeleceu-se como um dos maiores oponentes às forças russas que travam uma ofensiva militar contra a Ucrânia desde 24 de fevereiro.

Os seus membros, juntamente com outros combatentes ucranianos, recusaram-se a depor as armas em Mariupol (sudeste), onde os últimos defensores da cidade estão entrincheirados na siderúrgica Azovstal, contra a qual as forças de Moscovo lançaram ontem um ataque.

A Rússia proibiu hoje o acesso ao seu território a mais de 60 autoridades japonesas, incluindo o primeiro-ministro, Fumio Kishida, em retaliação pelas sanções impostas pelo Japão contra Moscovo na sequência da invasão da Ucrânia.

 

 

Data de Emissão: 04-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados