Canal Energia, edição de 27 de Outubro de 2023
Muito bom dia, caros ouvintes.
Quinzenalmente aqui presentes, repetindo uma saudação que se renova à cada sexta-feira.
Canal Energia o nosso compromisso com a informação através dos factos que ocorrem no país e no mundo.
Estamos na frequencia dos 95.FM e vamos até bem próximo das oito horas e trinta minutos.
—–
spot Canal Energia
—-
Hoje todos os caminhos levam-nos à refinaria de Luanda. Uma reportagem que se impõe numa altura em que o país pensa e aposta na construção de refinarias, contra a incômoda dependência da refinação do nosso petróleo no estrangeiro. Aconteceu no passado dia 20 de Outubro quando a equipa do canal energia foi recebida por profissionais angolanos que trabalham 24 sobre 24 horas.
—–
jingle de apresentações.
—–
É com estes homens e mulheres que conversamos sobre o funcionamento e perspectivas da melhorada refinaria de Luanda, numa altura em que se vão tornando realidades, a construção de outras três refinarias do Lobito, Soyo e Cabinda, num momento em que o discurso é da estabilização e dinamização da actividade produtiva e de luta contra o declínio.
—-
ponto musical forte
—-
Canal Energia no ar consigo, a competência da informação. O país e o mundo numa conjuntura internacional cada vez mais complexa com fenómenos condicionantes no mercado dos hidrocarbonetos.
O preço do petróleo em alta , apoiado pelas especulações sobre eventual escalada da guerra entre Israel e o Hamas.Uma valorização que reflete um movimento especulativo de um possível envolvimento de grandes produtores de petróleo como o Irão e os Estados Unidos, o que poderia resultar em problemas de oferta. Segundo a imprensa internacional, a possibilidade do Irão entrar na guerra é dos riscos mais monitorado pelo mercado.
Entretanto em Angola a estratégia do sector passa pela estabilização da produção para que se atenue a crise do declínio.Isto mesmo foi expresso no já tradicional discurso do presidente da República sobre o estado da Nação.
——
spot canal energia
—–
DISCURSO DO PRESIDENTE (5 MIN.)
—–
Presidente João Lourenço e um breve olhar sobre o sector dos petróleos durante o discurso sobre o Estado da Nação..
—-
spot Canal Energia
—–
Canal Energia na frequência da informação e da actualidade. Uma actualidade dominada por factos marcantes na indústria petrolífera. Depois da Gemcorp para o financiamento da refinaria de Cabinda, para onde esta semana se deslocou o ministro Diamantino Azevedo, dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Angola dá mais um passo para aumentar substancialmente a capacidade de refinação de petróleo. Dentro de quatro anos fica concluída a construção da refinaria do Lobito. Eu volto já com toda a reportagem.
—–
ponto musical curto(forte)
—–
Não deixe de acompanhar a visita da equipa do canal energia à refinaria de Luanda. A conversa foi com uma “equipa competência” de angolanos.
—–
NOVAMENTE COMPACTO DE APRESENTAÇÕES
—–
Acompanhe ao longo deste programa de rádio.95,5 FM.
—–
spot Canal Energia
—–
PEÇA ALEXANDRE LUCAS LOBITO
——
spot Canal energia
—–
A modernização e ampliação da refinaria de Luanda permite a quadruplicação da capacidade de refinação do petroleo. Um ganho da principal e mais antiga refinaria de Angola construída nos anos 50.É dentro dessa realidade que nos introduzimos para saber e mais e informar melhor.
—–
HENRIQUE PEDRO -DIRECTOR DE OPERAÇÕES (5.50)
——
Ao ser recebido na refinaria o petróleo passa por um processo ou vários processos para a produção de diversos derivados, entre eles a gasolina, o gasóleo, o petróleo iluminante, o gás butano ,entre vários outros derivados. Estamos na continuidade com o engenheiro Henrique Pedro-Director de Operações da refinaria de Luanda.
—–
HENRIQUE PEDRO ( +- 10 min.)
——
Avaliado em aproximadamente 230 milhões de dólares, o projecto da modernização e ampliação da refinaria de Luanda teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da petrolífera italiana ENI, na supervisão da engenharia e construção. João Mayer, coordenador do projecto fala ao Canal Energia.
—–
JOÃO MAYER (4.04)
—–
A aposta na construção , ampliação e modernização de refinarias responde a um chamamento estratégico com efeitos positivos na economia. É disso que nos fala Igor Francisco-vogal da unidade de refinação e petroquímica, responsável pela supervisão da operação da refinaria de Luanda.
——
spot curto canal energia
——
IGOR FRANCISCO-(2.34)
—–
Igor Francisco vogal da Unidade de refinação e petroquímica da refinaria de Luanda. E com levantamos a conversa com os demais engenheiros sobre sobre um assunto que polemiza a construção de refinarias numa altura em que o mundo está cada vez mais com tendência para a transição energética. Uma conversa na qual intervêm também os engenheiros Henrique Pedro, João Mayer, Helga Simões, Cláudio Faria, Ednezer Faria e Francisco Faustino.
——-
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA (14.02)
——-
Transição energética versus refinarias. Pontos de vista e convergências. Convergências na complementariedade entre refinarias.
——
DESAFIOS DAS REFINARIAS -(5.53)
——
Canal Energia na refinaria de Luanda, onde estivemos hoje. Uma reportagem, um encontro com profissionais comprometidos com o desenvolvimento do país. Vinte e quatro sobre vinte e quatro horas…histórias de vida que se cruzam com a história da própria refinaria. Quem são estes homens e mulheres que transformam as nossas vidas. Como tudo começou?
——
compacto e biografias
——
E termina mais esta saga quinzenal do seu programa Canal Energia. Foram destaques: o contrato para a construção da refinaria do Lobito e a reportagem na refinaria de Luanda. No próximo programa falaremos do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo. Luís Fernandes é o nosso convidado.
——
extrato curto e significativo (30 segundos)
——
É para acompanhar na próxima edição. Daqui a 15 dias. Bom dia e até lá.
——-
INDICATIVO