Caderno Nova Gazeta, edição sobre "A Comissão de País"

Nesta edição de 17 de Abril de 2024, o programa tem como tema “A Comissão de País dentro de uma determinada Instituição”.

 A comissão do país e encarregados de educação é entendida o órgão representativo dos pais e encarregados de Educação na escola, e constitui a organização de base do núcleo familiar no estabelecimento.

Esta tem como finalidade prestar melhor colaboração entre os pais e encarregados de educação, alunos, professores e o corpo directivo da respectiva instituição, visando a correta formação dos educandos.

Afinal, Como estão organizadas as comissões de pais e encarregados de educação?

Quem pode ou não fazer parto deste órgão, quais são os deveres e direitos da comissão do país encarregados de educação e como actuam ou deveriam actuar nas instituições de ensino?

Perguntas que foram esclarecidas pelos seguintes convidados:

 Hamilton Sulo, representante do sindicato Nacional dos Professores;

Elísio Porto, Gestor Escolar e Professor.

Destaque também para as notas educativas que marcaram o processo de ensino-aprendizagem no país é fora dele:

As aulas no ensino geral retomaram nesta semana, o terceiro e o último trimestre teve início no dia 15 deste mês, ou seja, na segunda-feira. Conforme o calendário do Ministério da Educação, de 13 a 21 de Maio está prevista a prova dos professores sem interrupções de aulas, e de 17 a 25 de Junho será a prova trimestral ou final, aqui já com interrupções de aulas para as classes de transição;

A Assembleia Nacional acolhe desde ontem até hoje a terceira a reunião da Comissão da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, para analisar a situação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. De acordo com a nota do evento, a reunião de três dias vai analisar de forma objectiva questões relacionadas com as contribuições para a aplicação do documento nas escolas angolanas, e a política linguística do exterior do Brasil, bem como a história comum da língua dos povos da CPLP;

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, garante que vão ser implementados laboratórios de Química, Física e Biologia em todas as escolas públicas do ensino secundário do país. O projecto vai ainda disponibilizar bolsas de estudo a raparigas desfavorecidas no valor de 200 dólares por mês. O anúncio foi feito pelo secretário de estado para o ensino superior, Eugénio da Silva, que assegurou a contribuição de valores para as meninas carenciadas terminarem a formação.

Data de Emissão: 17-04-2024 às 11:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES

Relacionados