A Última Palavra, com o Isaías Samakuva

A última Palavra, edição de 11 de Julho de 2024, nesta quinta-feira, o convidado do programa é o economista ISAÍAS SAMAKUVA.

ISAÍAS SAMAKUVA, ex-Presidente da UNITA, de 2003 a 2019, Coordenador do Conselho de Curadores da Fundação Jonas Malheiro Savimbi. Foi o quarto presidente do partido, e o primeiro eleito após a morte oficial de Jonas Savimbi. Foi também presidente interino do partido entre setembro de 2021 e Março de 2022.

Em conferência de imprensa sobre a Fundação Jonas Malheiro Savimbi, da qual é o coordenador-geral, Isaías Samakuva teve que responder às perguntas sobre a sua relação com o actual Presidente, João Lourenço, isso devido ao facto de ser recebido em audiência, ao contrário do que supostamente acontece com o actual lider da UNITA, Adalberto Costa Júnior.

«O Presidente João Lourenço é uma pessoa que eu vi a crescer, éramos vizinhos, eu sou um pouco mais velho que ele, mas os meus irmãos, enquanto vizinhos, eram mais próximos, conheço os pais», começou por afirmar Isaías Samakuva.

Isto antes de abordar uma conversa que teve com o Presidente João Lourenço e que o questionava sobre a ausência de Adalberto Costa Júnior: «Você pediu, eu estou a recebê-lo, quem me pede esta casa está de portas abertas», assegurou o Presidente angolano.

Isaías Samakuva também acabou por atacar os seus críticos: «De certo modo é complexo de inferioridade» pensar que por alguém conviver com o MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola -, quer dizer que «já se vendeu».

O antigo líder da UNITA – União Nacional para Independência Total de Angola -, que deixou o partido em 2019, pediu tranquilidade: «Eu preciso agora de me concentrar naquilo que estou a fazer e eu cheguei a dizer mesmo isso ao presidente da UNITA no dia 03 de maio do ano passado. Cumpri com o meu consulado, achei que depois de 16 anos de trabalho, de dormir curtas noites de três horas, de falta de tempo para os meus filhos, para a família, precisava de descanso, de um lado; de outro lado, era preciso deixar também espaço para os outros», concluiu Isaías Samakuva.

 
Data de Emissão: 11-07-2024 às 09:00
Género(s): Entrevista
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados