A palavra do candidato, edição de 18 de Agosto de 2022
A PALAVRA DO CANDIDATO
Boa tarde, bem-vindos a mais um espaço reservado aos candidatos à Presidência da República, para que tenham mais uma oportunidade de clarificar a sua visão sobre os grandes desafios que o país tem pela frente.
Até ao momento, só foi possível realizar entrevistas com os candidatos Dinho Chingungi do P-NJANGO e Bela Malaquias do Partido Humanista de Angola.
Os demais candidatos têm justificado a sua indisponibilidade, por motivos de agenda, facto que é compreensível dada a intensidade das movimentações de caça ao voto, nesta fase decisiva da campanha eleitoral.
Por esta razão, hoje vamos recuperar as últimas declarações dos líderes das duas maiores forças políticas, designadamente, o Presidente João Lourenço, que acaba de presidir a um acto de massa na cidade de Benguela, e Adalberto Costa Júnior, que ontem esteve reunido, em separado, aqui em Luanda, com os embaixadores dos Estados Unidos e da União Europeia.
PONTO UNITA
Em declarações à imprensa, no final da audiência concedida ao embaixador doa Estados Unidos em Angola, o líder da UNITA denunciou uma alegada promiscuidade entre o Estado e o partido no poder, pelo facto de todos os governadores provinciais, administradores municipais e comunais serem simultaneamente os primeiros secretários do MPLA nas respectivas circunscrições, considerando que estariam a dar prioridade às questões partidárias em detrimento dos interesses do Estado.
– ÁUDIO – ACJ – 1
Quanto à posição da UNITA em relação aos resultados eleitorais, em caso de derrota, Adalberto Costa Júnior deixou claro que só aceitará se as eleições forem efectivamente livres e justas.
– AUDIO – ACJ – 2
Em relação às acusações de que a UNITA estaria a ser financiada pela família do antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, o líder do maior partido na oposição negou categoricamente, sublinhando que existem outros cidadãos com ligações ao MPLA que decidiram apoiar a via da alternância.
– ÁUDIO – ACJ – 3
No que toca às expectativas que pairam em torno da aitude da embaixada norte-americana em relação às eleições gerais, o candidato da UNITA clarificou a sua posição.
– AUDIO – ACJ – 4
Era o Presidente da UNITA, em declarações à imprensa, na tarde de ontem, no final das audiências que concedeu aos embaixadores dos Estados Unidos e da União Europeia.
PONTO MPLA
O presidente do MPLA João Lourenço no Estádio de Ombaka em Benguela esta tarde em acto político de massas, no âmbito da campanha eleitoral … Considerou que existem políticos que estão ao serviço de interesses alheios dos angolanos e apelou ao respeito da Instituições do Estado.
JLO – 1
João Lourenço louvou a postura da igreja e da sociedade civil pelo trabalho que tem feito, no sentido de tornar estas eleições pacificas.
O político, falou dos ganhos que a a região alcançou no seu mandato.
JLO – 2
O presidente do MPLA João Lourenço no Estádio de Ombaka em Benguela em acto político de massas, no âmbito da campanha eleitoral.
PONTO
Amanhã, teremos neste mesmo espaço uma grande entrevista com o candidato Manuel Fernandes, presidente da terceira maior força política do país, a CASA-CE, que deu garantias que estará entre nós, pontualmente, às 12 horas e 30 minutos.
BOA TARDE.