Edição de 07 de Abril de 2022
 

Obras do Terminal Oceânico da Barra do Dande evoluem a bom ritmo

UNITA condena qualquer tentativa de tomada do poder com base em meios violentos

Registo Eleitoral Oficioso termina hoje

Sindicato da comunicação social são-tomense confirma levantamento da greve

Rússia suspensa do conselho de direitos humanos da ONU

….

Hoje é quinta-feira, dia 07 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Manuel Augustos. A técnica de Anacleto José, e final de emissão de, Mauro Costa. Ao microfone estou eu, Maria La-Vieter.

Boa Noite,

As obras do Terminal Oceânico da Barra do Dande evoluem a bom ritmo a constatação foi feita aquando da visita do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na manhã de hoje, para o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos.

Durante a incursão, foram apresentados os avanços de engenharia e áreas afins do projecto, realizados nos últimos dois meses, nomeadamente a base de vida, estaleiros, escola de solda e estrutura marítima, o que permitiu constatar, in loco, o bom ritmo das actividades.

O líder do sector manifestou a sua satisfação pelo que observou, tendo alertado para a necessidade de cumprimento dos prazos de conclusão das obras que estão previstas para o segundo semestre de 2023.

….

Com a construção do Terminal Oceânico da Barra do Dande o país aumentará a sua capacidade de armazenamento, em terra, de mais de 580 mil metros cúbicos.

….

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na manhã de hoje, quando constatava os trabalhos desenvolvidos no Terminal Oceânico da Barra do Dande.

 

O Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, assegurou em Luanda que o banco Caixa Angola vai “continuar a cumprir integralmente com a missão de contribuir para o sucesso e crescimento dos seus Clientes e de participar activamente no progresso e desenvolvimento económico e cultural de Angola”.

….

No entanto o economista, Carlos Rosado de Carvalho, destacou a responsabilidade, rigor, segurança, integridade e o respeito, como sendo a marca do trabalho desenvolvido pelo Caixa Angola com a sociedade.

….

Economista, Carlos Rosado de Carvalho, durante a reunião que juntou accionistas, membros do Conselho de Administração e Clientes do Banco Caixa Geral Angola (BCGA).

A UNITA chamou hoje a imprensa para apresentar o quadro real da inserção dos antigos combatentes e veteranos da Pátria e os 20 anos de paz.

O jornalista da comercial, Manuel Augusto, tem outros dados.

Jornalista, Manuel Augusto.

UNITA chamou hoje a imprensa para apresentar o quadro real da inserção dos antigos combatentes e veteranos da Pátria e os 20 anos de paz.

….

O Registo Eleitoral Oficioso termina hoje, depois de o processo ter sido prorrogado por sete dias, pelo que as autoridades apelam a todos os cidadãos que tenham mudado de residência ou completem pela primeira vez 18 anos de idade a atualizarem os seus dados.

O Registo Eleitoral Oficioso é o recenseamento de cidadãos angolanos maiores, legalmente habilitados para integrarem os cadernos eleitorais e, por conseguinte, votarem nas eleições gerais. O carácter oficioso do Registo Eleitoral implica a transferência automática das informações da Base de Dados de Identificação Civil, dos cidadãos detentores de Bilhete de Identidade, para a Base de Dados de cidadãos maiores.

Para efectuar o Registo Eleitoral, o cidadão deve apenas apresentar o Bilhete de Identidade que atesta a sua nacionalidade angolana, mesmo com a validade caducada, é considerado válido para o efeito dentro ou fora do país.

….

A presidente do Tribunal Constitucional, não quer que a instituição seja usada como arma pelos partidos que disputam o poder.

Laurinda Cardoso, falava hoje em Luanda durante um encontro para a capacitação das forças políticas em matéria de apresentação de candidaturas e contencioso eleitoral, onde garantiu a lisura e transparência do tribunal constitucional.

A presidente do TC, avançou que nesta fase de pré candidaturas, o órgão vai adoptar uma maior proximidade com os partidos, de forma a estabelecer uma relação de confiança.

Laurinda Cardoso, reiterou qua cabe ao tribunal constitucional, dar tratamento ao processo de candidaturas do Presidente da Republica, vice -presidente e dos deputados a assembleia nacional.

A presidente do TC, defendeu ser preciso que todo processo eleitoral seja conduzido de forma confiável, para que os seus resultados sejam aceites por todos.

Laurinda Cardoso, presidente do tribunal constitucional.

Manuel Fernandes da CASA-CE, garantiu que a coligação já se prepara para entregar a sua candidatura, e defendeu maior lisura na condução do processo.

Já Benedito Daniel do PRS, reitera que o TC não pode ter pendor partidário, e deve tomar decisões com base jurídica

Luísa Damião, vice presidente do MPLA, diz que os partidos devem confiar nas instituições, e garante que o partido no poder continua a afinar a sua maquina.

O TC reúne hoje os partidos e coligações de partidos para os capacitar em matéria de apresentação de candidaturas e contencioso eleitoral.

E numa altura em que o país se prepara para as eleições gerais de Agosto o Tribunal Constitucional tem legalizados apenas, onze partidos políticos e uma coligação, e continua a analisar os requisitos de dez comissões instaladoras e candidatos às presidenciais e a deputados.

Um assunto que é já a seguir desenvolvido pelo repórter LAC, Fortunato Cabina.

A Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, fez um balanço positivo da sua visita de trabalho, recentemente, à Zâmbia, a qual resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento com a sua homóloga, Caroline Sokoni, no domínio da Defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.

Neste memorando, destaca-se o assessoria jurídica dos cidadãos dos dois países, através de um representante das duas Provedorias nas despectivas Embaixadas.

….

Da parte Zambiana, ficou a promessa de concessão de bolsas de Estudos em Direitos Humanos para os níveis de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento para técnicos angolanos.

Apesar de a Instituição do Provedor de Justiça em Angola ser de menos tempo, do que a da Zâmbia, desde 1974, o nosso país passou a experiência de Serviços Províncias da Provedoria de Justiça noutras sete províncias, além de Luanda.

….

Provedora de Justiça, Florbela Rocha Araújo, fez um balanço positivo da sua visita de trabalho, recentemente, à Zâmbia, a qual resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento com a sua homóloga, Caroline Sokoni, no domínio da Defesa dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos.

Esta visita esteve enquadrada no âmbito do reforço institucional e o Aprofundamento das Relações entre as Provedorias de Justiça de Angola e da Zâmbia.

 ….

As autoridades angolanas estão a trabalhar para o agravamento das penas relativas ao tráfico de seres humanos, cuja moldura actual é de oito anos de prisão maior.

O facto foi revelado à imprensa em M´Banza Congo, Zaire, pelo director nacional dos direitos humanos, Yannick Bernardo, que disse igualmente que, Angola registou 132 casos de tráfico de seres humanos, nos últimos sete anos, com a província do Cunene a liderar, com 40 % das ocorrências.

Referiu que de 2014 a 2021 dos 26 sujeitos julgados por tráfico de seres humanos, 23 foram condenados.

Avançou também que actualmente estão sob investigação e investigação e instrução criminal cem processos e a tipologia mais frequente é a exploração de mão-de-obra barata, sexual e também o auxílio à imigração ilegal.

Além do Cunene também ocorre um número significativo de casos de tráfico de seres humanos nas províncias do Zaire, Cabinda e Lunda Norte e Sul.

O jurista e activista cívico, Salvador Freire ouvido hoje pela Comercial referiu também que a moldura penal associada ao tràfico de seres humanos é branda, urge alterá-la e ainda sensibilizar a sociedade, para que reduza a ocorrência destes casos.

Jurista e activista cívico, Salvador Freire que corrobora com a ideia da necessidade de agravamento das penas relativas ao tráfico de seres humanos.

O mundo celebra hoje o Dia da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1948, mas passou a ser comemorado apenas a partir de 1950. 

Por ocasião da efeméride o secretário-executivo da ANASO, António Coelho considerou triste o cenário da luta contra a sida, justificando que muitas pessoas continuam a morrer por causa da falta de antirretrovirais.

António Coelho reconheceu ser longo o caminho a percorrer na luta contra as grandes endemias, mas acredita no empenho dos actores da sociedade civil, dos parceiros internacionais, regionais e do executivo Angolano.

Disse que ANASO vai tudo fazer para combater o estigma e a descriminação que continua a ser uma barreira na luta contra a Sida.

O secretário-executivo da ANASO, lamentou o débil sistema de informação em saúde a nível do país.

Secretário-executivo da ANASO, António Coelho.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, considerou, esta quarta-feira, em Benguela, incipiente a educação inclusiva no país.

Segundo a governante, que falava à imprensa à margem da terceira Conferência sobre Boas Práticas no domínio da Educação Inclusiva, estas conferências surgem para imprimir maior dinamismo a este segmento, através da troca de experiências no domínio da gestão escolar, no sentido de se melhorar e consolidar o que já foi feito.

….

Questionada sobre a acessibilidade dos alunos com deficiência, Luísa Grilo reconheceu falhas, tanto da parte do seu ministério como das Obras Públicas, na altura da implementação dos projectos do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

Ministra da Educação, Luísa Grilo, considerando incipiente a educação inclusiva no país.

E o director Nacional de inclusão da pessoa com Deficiência, do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Micael Daniel, lembrou que a Lei n.º 10/16, de 27 de Julho, lei das Acessibilidades, estabelece as normas gerais, condições e critérios de acessibilidade para as pessoas com deficiência e com mobilidade condicionada e que infelizmente não têm sido respeitados durante a implementação dos projectos do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).

Director Nacional de inclusão da pessoa com Deficiência, do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Micael Daniel.

….

 

A rede de educação para todos considera validas as ideias para a alteração dos currículos escolares, Victor Barbosa diz ser fundamental que o pelouro ausculte primeiro os quadros nacionais do sector.

Víctor Barbosa defendeu que inicialmente é preciso reflectir sobre as políticas educativas e só depois rever os currículos escolares.

A Africell, quarta operadora móvel em Angola, procede neste momento numa das unidades hoteleiras da capital do país o lançamento dos seus serviços, dando assim mais um passo significativo para a transformação do sector de telecomunicações.

Quem acompanha este momento é o repórter LAC, Joel Domingos, boa noite…

Africell, quarta operadora móvel em Angola, procede neste momento numa das unidades hoteleiras da capital do país o lançamento dos seus serviços, dando assim mais um passo significativo para a transformação do sector de telecomunicações.

O jornalista e apresentador do programa radiofónico “Balumuka” da Rádio Nacional de Angola (RNA), Amaro Fonseca, foi homenageado, a título póstumo, na I edição do Festival Balumuka-Baluarte da Músika Angolana.

O festival, que teve inicio hoje, surge da necessidade de se valorizar e promover a música ancestral e os instrumentos tradicionais, segundo o coordenador da iniciativa, João Vigário.

….

Jornalista e apresentador do programa radiofónico “Balumuka” da Rádio Nacional de Angola (RNA), Amaro Fonseca, foi homenageado, a título póstumo, na I edição do Festival Balumuka-Baluarte da Músika Angolana.

….

Chegou ao fim a greve dos jornalistas em São Tomé e Príncipe com a assinatura de um memorando de entendimento entre os jornalistas e o Governo. A paralisação, teve início na manhã desta quarta-feira e foi levantada escassas horas.

A classe exigia uma nova grelha salarial e ainda o estatuto da carreira. Pontos que tinham vindo a ser alvo de um braço de ferro em várias rondas negociais, infrutíferas, que se vieram a traduzir no início do movimento grevista.

Teotónio Menezes, porta-voz do Sindicato dos Jornalistas de São Tomé e Príncipe, disse à agência noticiosa Lusa que “grosso modo” as reivindicações dos jornalistas e técnicos da comunicação social do país foram entendidas.

….

A sentença no caso do assassínio do antigo líder do Burkina Faso, traduziu-se em 11 condenações, incluindo três a prisão perpétua, e 3 absolvições. A sentença do Tribunal militar lida nesta quarta-feira foi mais severa do que o que pedira o Ministério público.

A viúva do antigo presidente assassinado reagiu à RFI. Para Mariam Sankara a memória do seu marido foi reabilitada.

Um julgamento que ocorreu 35 anos após os factos: a 15 de Outubro de 1987 o revolucionário Thomas Sankara, próximo do regime cubano, foi assassinado com 12 colaboradores seus.

A Assembleia-Geral da ONU votou a favor da suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos devido à invasão da Ucrânia e aos alegados crimes cometidos contra civis na cidade de Bucha.

A divisão foi total entre os 193 países que compõem a Assembleia-Geral da ONU sobre a suspensão da Rússia.

Para que a Rússia fosse suspensa, a proposta teria de ser votada favoravelmente por uma maioria de dois terços dos países presentes. Recorde-se que as abstenções não eram contabilizadas, numa votação que contou com 193 membros da Assembleia-Geral

Esta quinta-feira, o chefe da diplomacia ucraniana, Dmytro Kouleba, pediu aos países da NATO mais armas para combater as forças russas. A União Europeia está a ponderar um quinto conjunto de sanções que, pela primeira vez, vai incluir medidas no sector da energia.

À chegada à sede da NATO, em Bruxelas, para um encontro com os homólogos dos países da Aliança Atlântica, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kouleba, afirmou: “Venho pedir três coisas: armas, armas e armas. Quanto mais rápido forem entregues, mais vidas serão salvas e destruição evitada.”

Data de Emissão: 07-04-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados