Edição de 01 de Abril de 2022
 

Economia angolana cresceu 0,7 porcento em 2021 e saiu da recessão em que estava desde 2016.

País tem apenas seis mil e duzentos créditos à habitação num universo de 30 milhões de habitantes.

Actualização do registo eleitoral prorrogado por mais sete dias.

Testes pré-embarque de Covid 19 deixam de ser obrigatórios nas viagens nacionais e internacionais.

FAF suspende Girabola por causa da greve dos árbitros por não pagamentos.

ONU diz que mais de 4 milhões de sírios dependem de ajuda humanitária

Ponto

Sexta-feira 01 de Abril. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galassio Santana. Apresenta a Cristina Miranda.

Ponto

Boa tarde,

A economia angolana saiu oficialmente no ano passado da recessão económica em que estava mergulhada desde 2016, crescendo 0,7 porcento no conjunto do ano, depois de uma expansão de 2,2 porcento no último trimestre, segundo fonte oficial.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a economia cresceu 2,2 porcento no último trimestre de 2021, beneficiando da expansão de 0,9 porcento no terceiro trimestre, permitiu compensar os crescimentos negativos de 0,47 e 0,13 porcento registados nos dois primeiros trimestres de 2021.

Segundo o INE, “o PIB acumulado ao longo ano até ao quarto trimestre de 2021 cresceu 0,7 porcento em relação ao igual período de 2020”, atribuindo a variação positiva, a primeira desde 2015, “fundamentalmente, às actividades de Agropecuária e silvicultura, Pescas, Diamantes, Indústria transformadora, Eletricidade e água, Comércio, Transporte e armazenagem, Correios e Telecomunicações, Administração Pública, e Serviços imobiliário e aluguer com 3,0%”.

O País tem apenas seis mil e duzentos créditos à habitação num universo de 30 milhões de habitantes, segundo o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

José Massano que falava no final reunião do Comité de Política Monetária, realizada ontem, onde abordou aspectos relacionados com anunciada linha de crédito de 858 mil milhões de kwanza para crédito habitacional, disse que perante a realidade, o crédito habitação é quase inexistente no País.

RD – JLMassano 3

O governador do BNA aproveitou o momento para dar mais detalhes sobre a possibilidade dos cidadãos contraírem crédito para aquisição de habitação nos bancos comerciais, nos valores que podem ir até aos 100 milhões de kwanzas.

RD – JLMassano 2

José de Lima Massano explicou que a medida começa a vigor dois meses depois da sua publicação em Diário da República.

RD – JLMassano 3

Governador do BNA, José de Lima Massano.

Ponto

O processo de actualização do registo eleitoral que deveria terminar ontem, foi prorrogado para mais sete dias.

A medida surge na sequência de uma auscultação do Chefe de Estado à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), indica a página oficial da Presidência da República.

O ministro da administração do território, Marcy Lopes, explicou os sete dias de prorrogação, começaram a contar hoje e são seguidos.

RD – MLopes 1

Marcy Lopes disse também que a prorrogação do registo eleitoral oficioso abrange o exterior do País.

RD – MLopes 2

Ministro da administração do território, Marcy Lopes e a prorrogação do registo eleitoral oficioso, que vai agora até ao próximo dia sete.

E hoje também começaram a vigorar as novas medidas do decreto da situação de calamidade pública para conter a propagação da Covid-19 no País.

As medidas apresentadas pelo ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, vão vigorar até ao dia 15 de Maio, e destacam-se o fim da obrigatoriedade do teste pré-embarque para viagens nacionais e internacionais.

RD – FPFuratdo1

O coordenador da Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19, explicou também que deixa de ser obrigatório o preenchimento do formulário de viagem para quem vier do exterior do País, mas quem não tiver a duas doses de vacinas, cumpre quarentena.

RD – FPFurtado 2

O novo decreto presidencial sobre a situação de calamidade pública põe fim as limitações na força de trabalho. Ou seja, tudo volta a cem porcento.

RD – FPFurtado 3

Ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República e coordenador da Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19, quando apresentava ontem as novas medidas do Decreto Presidencial sobre a situação de calamidade pública, que vão vigorar até ao dia 15 de Maio.

Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a liberação de 1 milhão de barris de petróleo por dia da reserva estratégica do país para conter a inflação e alta dos preços da gasolina, que dispararam após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A medida ficará em vigor por pelo menos seis meses.

O anúncio foi feito em um comunicado divulgado pela Casa Branca. A Casa Branca afirmou que a decisão foi tomada após consultas com aliados e parceiros dos Estados Unidos.

Segundo o governo americano, outros países poderão se unir à medida e também anunciar a liberação de mais petróleo de suas reservas estratégicas.

“A escala desta disponibilidade é sem precedentes: o mundo nunca teve uma liberação de reservas a essa taxa de 1 milhão de barris por dia por esse período de tempo”, diz a nota da Casa Branca.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, avalia como bem-sucedida a reestruturação feita no sector diamantífero.

Diamantino de Azevedo, falava esta manhã em Luanda, e apontou o aumento do investimento estrangeiro e de novos intervenientes nacionais como indicadores do sucesso das reformas neste subsector.

RD-DAzevedo1

O responsável, garantiu ainda que ao contrário do que se diz, o Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), não está parado, tendo algumas das suas principais componentes já perto da sua conclusão.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, que falava durante a cerimónia de apresentação de cem técnicos de geociências e GeoEngenharias, seleccionados de um universo de cinco mil candidatos.

O PCA da Endiama, empresa que vai receber os técnicos em regime de estágio, reconhece ser difícil a renovação dos quadros deste sector.

Ganga Júnior, realça que o pais tem ainda muito potencial a explorar, e que precisa de mão-de-obra jovem e qualificada.

RD-GJunior

PCA da Endiama, Ganga Júnior.

Cem jovens das áreas de GeoCiências e GeoEngenharias, serão a partir de amanhã integrados como estagiários nas unidades de Malanje, Lunda-Norte e Lunda Sul, por um período de dois anos.

Ponto

O sindicato dos médicos diz não temer o corte de salário e demissão de profissionais, anunciados pelo Executivo, por causa da greve. E promete manifestações sem parar a partir de amanhã.

Na sede do sindicato dos médicos está o repórter Fortunato Cabina.

Boa tarde Fortunato.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Sindicato dos médicos diz não temer o corte de salário e demissão de profissionais, anunciados pelo Executivo, por causa da greve. E promete manifestações sem parar a partir de amanhã.

Ponto

A primeira edição do Festival Internacional de Cinema Documental “Doc Luanda”, começa amanhã e vai até ao dia sete.

A iniciativa do Centro Cultural Portugal Angola (Camões), visa incentivar o intercâmbio cultural, estabelecer uma visão contemporânea do mundo e de Angola, através do cinema e da sua história, segundo o director executivo do “Doc Luanda” Henriques Santos.

RD – HSantos

Henriques Santos e a primeira edição do Festival Internacional de Cinema Documental “Doc Luanda”, que começa amanhã.

Ponto

Do desporto,

A Federação Angolana de Futebol, FAF, suspendeu o Girabola devido a anunciada greve dos árbitros, por falta de pagamentos.

Segundo um comunicado da FAF, a instituição tudo fez para superar a situação, mas não conseguiu e perante a posição dos árbitros, foi obrigada a suspender a prova que ainda tem sete jornadas a serem disputadas.

De acordo com o comentarista desportista Walter dos Reis, esta situação mancha pela negativa o nosso campeonato, embora esperada, porque os árbitros há muito anunciavam  a falta de pagamentos.

RD-WReis 1

O comentarista acredita que a falta de transparência para com o dinheiro do consórcio, é a causa principal deste problema.

RD-WReis 2

Comentarista Walter dos Reis, e a suspensão do Girabola devido a greve dos árbitros, por falta de pagamento.

Ainda do futebol, o Sagrada Esperança da Lunda Norte joga hoje a 18 horas com Zamalek do Egipto para a última jornada do grudo D da Liga dos Campeões Africanos.

As duas equipas jogam apenas para o cumprimento do calendário, já que não tem hipóteses de chegarem a outra frase da competição, porque ocupam a terceira e quarta posição deste grupo, que é liderado pelo Wydad de Casablanca.

A equipa marroquina joga amanhã com o Petro de Luanda que ainda pode vencer o grupo. Para isso, os petrolíferos, que já têm apuramento garantido, terão que vencer os marroquinos em casa.

O jogo entre Wydad e Petro de Luanda, acontece a 20 horas de amanhã, em Casablanca.

Ponto

Na política internacional,

O porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que 4,1 milhões de pessoas dependem da ajuda humanitária no noroeste da Síria.

Stéphane Dujarric disse que “no noroeste da Síria há 4,1 milhões de homens, mulheres e crianças que dependem de ajuda para satisfazer as necessidades mais básicas, e 80 porcento são mulheres e crianças”.

“As condições humanitárias na área estão a deteriorar-se devido às hostilidades em curso e a uma crise económica crescente”, acrescentou.

O ministro da Defesa Nacional de Moçambique,  Cristóvão Chume, considerou “não credíveis” informações sobre o reagrupamento da Junta Militar, uma dissidência armada da Renamo, principal partido da oposição, depois de as Forças Armadas terem dito que o grupo continua activo.

Chume avançou que “tudo o que possa dizer sobre isso são especulações ou informações que visam perturbar a zona centro” do país.

Grande parte das forças residuais da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), incluindo alguns membros da Junta Militar, aderiu ao processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), acrescentou.

Ponto

Recapitular

Fecho

 

 

Data de Emissão: 01-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados