Edição de 21 de Março de 2022
 

Classe médica retomou hoje a greve por tempo indeterminado em todo o país, para exigir aumentos salariais e melhorias nas condições de trabalho.

Professores universitários prometem sair às ruas de 15 em quinze dias, até que o governo se pronuncie sobre a proposta salarial apresentada.

FAF anula título da Supertaça de Angola ao Sagrada Esperança.

Kremlin alerta que embargo europeu ao petróleo russo vai “atingir todos”

Hoje é segunda- feira, dia 21 de Março de 2021. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Boa Tarde,

Os médicos reataram hoje a greve por tempo indeterminado, para exigirem melhores condições de trabalho e sociais.

A paralisação surge na sequência de uma assembleia geral realizada em Luanda no último fim-de-semana em Luanda, com a presença de mais de trezentos médicos, e de outros 2500 profissionais, através da plataforma digital zoom.

O secretário -geral do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola “SINMEA”, Pedro da Rosa disse hoje à LAC que o reatar da greve acontece porque o governo não cumpriu com o prometido.

Pedro da Rosa avançou que o sindicato está disponível para o diálogo, mas garantiu que só retomam o trabalho com a concretização dos pontos constantes do caderno reivindicativo.

O secretário geral do SINMEA, lamenta que as autoridades inaugurem hospitais de referência devidamente equipados, mas não realizem concursos públicos nos dois últimos anos.

Secretário – geral do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola sobre a retomada da greve por tempo indeterminado da classe, para exigir do governo melhores condições de trabalho e aumentos salariais.

Paralisados também por tempo indeterminado, estão os professores universitários do sistema público que saíram no último fim-de-semana às ruas de Luanda para reclamarem do silêncio do governo, face à proposta do estatuto remuneratório apresentada pelo pelouro.

O secretário -geral do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres em declarações hoje à Comercial, sublinhou a importância da eleição dos gestores das unidades e avançou que caso as reclamações não se resolvam, irão realizar manifestações quinzenais.

O sindicalista entende que falta vontade política para resolver os problemas dos professores das universidades públicas.

Eduardo Peres secretário –geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior “SINPES”que promete manifestações de quinze em quinze dias, até que o executivo se pronuncie sobre a proposta do estatuto remuneratório apresentado pelo Ministério do Ensino Superior.

E ainda sobre este sector, anexo Pedro Fernandes 

A construção da Refinaria do Soyo, na província do Zaire, vai arrancar no próximo mês, segundo Faustino Conde Pongue, membro da Comissão Executiva da Sonangol Refinação e Petroquímica, que fez saber que empreendimento tem previsão de produção de 100 mil barris de petróleo diários.

A refinaria, avaliada em três mil milhões e 500 mil dólares, vai ser construída pelo consórcio Quantem, na localidade da Matanga e deverá estar concluída em 2025.

Ainda do petróleo, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biombustíveis (ANPG) está a liderar a operação de contenção de um derrame num poço de petróleo abandonado na localidade de Malembo, Cabinda, provocado por um acto de vandalização.

Segundo a ANPG, o incidente registou-se num poço de petróleo em terra, abandonado em 1960 e inactivo desde então. 

O director de segurança e ambiente da ANPG, Guilherme Ventura, explicou que o trabalho para minimizar os danos ambientais está a ser feito com o apoio da Chevron.

Director de segurança e ambiente da ANPG disse que a questão da responsabilização não está a ser analisada, porque o objectivo primário é estancar o vazamento.

Director de segurança e ambiente da ANPG, Guilherme Ventura.

Há problemas no PRS: o Tribunal Constitucional já notificou Benedito Daniel por alegada violação dos estatutos do Partido, segundo um grupo de membros liderados pelo ex deputado, Sapalo António.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

O abastecimento de água à cidade de Luanda, foi o assunto proposto para o Programa do Eleitor desta segunda-feira.

No geral, os ouvintes desta emissora referiram que não se justifica que a cidade capital ainda registe dificuldades de abastecimento de água.

A problemática do abastecimento de água à Luanda, foi o tema da edição de hoje do Programa a Voz do Eleitor, assunto que voltará à antena na próxima semana.

Do desporto,

A Federação Angolana de Futebol (FAF) anulou o título da Supertaça de Angola ao Sagrada Esperança, na sequência de protesto do Petro de Luanda, pelo facto desta ter sido disputada a uma mão, contrariando o regulamento.

A decisão saiu da Assembleia Geral Ordinária da FAF, realizada no fim-de-semana.

Esta decisão, encarada por muitos, como controversa apanhou a equipa Lunda de surpresa que não entente a decisão, seis meses depois de ter conquistado a supertaça.

O jogo foi feito em Setembro, e segundo o vice-presidente da FAF, José Carlos Miguel, a disputa por só mão teve a anuência dos dois clubes, devido às restrições impostas pela Covid-19.

Posição contrariada pelo Petro, que alega que a opção de um só jogo para a decisão da Supertaça, foi apenas da Federação e não dos clubes. 

Da Actualidade Internacional,

O Kremlin alertou hoje que um embargo europeu às importações de petróleo russo vai prejudicar seriamente o equilíbrio energético na Europa e irá “atingir todos”, quando a União Europeia estuda a possibilidade de novas sanções contra Moscovo.

“De facto, como sabemos, a questão do embargo ao fornecimento de petróleo está a ser ativamente discutida”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

O porta-voz russo sublinhou que se trata de “uma questão muito complexa, porque tal embargo terá uma influência muito séria no mercado mundial de petróleo bruto e prejudicará seriamente o equilíbrio energético no continente europeu”.

Dois comboios colidiram hoje em Jebel Jloud, a sul de Tunes, na Tunísia. 

A France Press avança que pelo menos 95 pessoas ficaram feridas, não se conhecendo para já mais pormenores sobre a colisão.

Imagens de meios de comunicação locais mostram pessoas a ser socorridas no local. 

“Os feridos foram levados para hospitais e não houve mortes”, disse o porta-voz da defesa civil Moez Triaa à France Press, acrescentando que um comboio continha passageiros, enquanto o outro estava vazio.

Um avião da companhia aérea China Eastern Airlines, que transportava 132 passageiros, caiu numa região montanhosa na cidade de Wuzhou, região de Guangxi, causando um incêndio, noticiou a televisão estatal chinesa, segundo informações da Administração de Aviação Civil da China.

As equipas de resgate já estarão no local, conforme indica o meio de comunicação estatal, não havendo, ainda, registo de vítimas mortais, segundo informações da Administração de Aviação Civil da China.

 

Data de Emissão: 21-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados