Edição de 16 de Março de 2022
 

Centro de Investigação Cientifica da Universidade Católica assinala 20 anos e lança amanhã o Relatório Social de Angola 2019-2020

Governo começou a distribuir viaturas que vão facilitar escoamento dos produtos do meio rural para os centros urbanos

Depois da visita oficial a Cabo Verde, presidente da República segue em visita privada aos Estados Unidos

Gombe o ciclone já causou 20 mortes em Moçambique

Rússia e Ucrânia estão próximas de um acordo de cessar-fogo

Tribunal Internacional de Justiça ordena a Rússia a suspender invasão à Ucrânia.

…..

Luanda com 31 graus de máxima e 26 de mínima nesta quarta-feira. Marcamos o tempo na notícia

 

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

……

 

O Centro de Estudos e Investigação Científica-CEIC da Universidade Católica lança amanhã o Relatório Social de Angola 2019-2020.

Trata-se de um trabalho de pesquisa regulares anuais sobre o sector social que possibilitam verificar o grau de desenvolvimento destas áreas e os resultados conseguidos ao longo de um ano de governação.

A cerimónia do lançamento do documento também marca a celebração dos 20 anos de criação do CEIC.

….

E o governo começou hoje a distribuir carinhas para facilitar o escoamento da produção nacional das zonas rurais para os centros urbanos.

Cinquenta carrinhas foram hoje formalmente entregues na cidade de N’Dalatando, província Cuanza Norte, a operadores económicos de comércio rural, em acto presidido pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica Manuel Nunes Júnior.

O projecto vai abranger empresários em todo o país de Março a Maio deste ano.

 

As carrinhas, de marcas Mazda, Knaz e Volkswagen, estão avaliadas em 40 milhões de Kwanzas, mas os operadores estão adquirir os  meios a 9 milhões e 600 mil Kwanzas, um valor subvencionado pelo Governo em mais de 70 por cento.

….

 

As indústrias panificadoras do país receiam que o aumento do preço do trigo no mercado internacional em consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, terá impacto na sua actividade e no preço do pão em Angola, uma vez que dependem a 100% da importação de trigo, por falta de produção nacional.

A inquietação foi manifestada pelo Presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelarias de Angola.

Para Gilberto Simão o momento deveria ser aproveitado para o país refletir em torno da produção interna de trigo e outros cereais.

……

Presidente da Associação das Indústrias de Panificação e Pastelarias de Angola, Gilberto Simão.

Industrias angolanos preocupados com o aumento do preço do trigo no mercado internacional em consequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Situação poderá ter impacto na produção e no preço do pão no país.

….

As comissões especializadas da Assembleia Nacional definiram nesta quarta-feira o Estatuto do Administrador de Recuperação ou de Insolvência, que deverá funcionar sob a supervisão do Conselho Superior da Magistratura Judicial.

Trata-se de um diploma que visa assegurar a sobrevivência de empresas que estão economicamente falidas e salvaguardar os postos de trabalho.

 

O deputado João Guerra, da Comissão de Economia e Finanças, aponta algumas das atribuições do referido administrador.

…..

O deputado revela ainda que o Administrador de Insolvência deverá ser pelo Conselho Superior de Supervisão.

…..

Deputado João Guerra, da Comissão de Economia e Finanças, da Assembleia Nacional.

 

Parlamentares definiram o Estatuto do Administrador de Recuperação ou de Insolvência.

……

Uma investigação editorial divulgou novos documentos sobre a participação do Banco Espírito Santo Angola e do seu antigo presidente Álvaro Sobrinho num esquema para desviar milhões de dólares de um projecto de habitação social no país.

Investigação aponta a participação do extinto Banco Espírito Santo Angola-BESA e do seu antigo presidente Álvaro Sobrinho num esquema para desviar milhões de dólares de um projecto de habitação social no país.

….

O Kwanza foi a que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 porcento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do `rating`.

 

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, a moeda recuperou 20 porcento face ao dólar desde o início do ano, numa lista em que o rublo russo está na última posição, perdendo 37 porcento face ao valor actual do dólar.

De acordo com a Bloomberg, as exportações do petróleo angolano representam mais de 90 porcento das receitas de exportações do país, e a economia angolana deverá crescer 2,9 porcento este ano, depois de cinco anos de recessão económica.

Quanto a valorização do Kwanza face ao dólar, o consultor Galvão Branco, entende que apesar do preço do barril de petróleo influenciar, resulta também da política cambial adoptada pelo Banco Nacional de Angola.

Galvão Branco disse também que face a este cenário é preciso olhar para as reservas internacionais líquidas, no sentido de garantirem pelo menos nove meses de importações.

Consultor Galvão Branco.

Kwanza foi a que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 porcento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do `rating`, segundo a Bloomberg.

….

Daqui a pouco

Polícia em Luanda diz que mortes de detidos na esquadra de Cacuaco terá sido por doença

Serão conhecidos amanhã alguns ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’.

Livro será apresentando no Pátio da LAC.

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Transmitir uma informação mais adequada sobre o período de transição da Rádio Nacional é um dos principais objectivos que nortearam os autores do livro ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que será apresentando amanhã à tarde no Pátio da LAC.

Esta informação foi manifestada por Guilherme Mogas, coordenador do livro e antigo director-geral da Rádio Nacional de Angola.

Guilherme Mogas, coordenador do livro ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que será apresentado amanhã às 16 horas no pátio da LAC.

Um grupo de alunos da nona classe da Escola 1513 da Terra Nova realizou esta manhã uma visita de estudo à LAC, com o objectivo de saber mais sobre o funcionamento da Rádio.

Olímpia Josefa, professora de Língua Portuguesa, considera que a visita ajuda os alunos a saberem mais sobre as técnicas do jornalismo.

…….

Olímpia José, professora de Português da nona classe na Escola da Terra Nova frequentada pelos alunos Isabel Bandeira e Benvindo Micael, que ficaram mais informados sobre o funcionamento da rádio.

…….

E o director pedagógico da Escola, José Carlos Mateus destaca o carácter inédito da visita de estudo e promete repetir mais vezes a experiência.

……

José Carlos Mateus, director pedagógico da Escola 1513 da Terra Nova.

…….

E os alunos Isabel Bandeira e Benvindo Micael, manifestaram-se satisfeitos com a experiência que gostariam de ver feita por outros colegas interessados em saber mais sobre o trabalho dos radialistas.  

……

Opiniões de dois alunos da Escola 1513 da Terra Nova que hoje realizaram uma visita de estudo aos estúdios da LAC.

….

Somos LAC a rádio por dentro dos factos que marcam Luanda…..Do Cacuaco ao Longa………

A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal-SIC em Luanda continuam a investigar as causas que terão levado a morte em simultâneo de detidos na quadragésima primeira esquadra localizada no bairro Balumuka, no município de Cacuaco.

De acordo com o Novo jornal, relatos de populares e familiares das vítimas, apontam para pelo menos 10 mortos, números, entretantos não confirmados pela Polícia, que fala em três vítimas.

O porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional superintendente Nestor Goubel, aponta doença como a presumível causa da morte dos cidadãos.

…….

Superintendente Nestor Goubel porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

Polícia investiga morte em simultâneo de detidos em cela numa esquadra de Cacuaco.

….

As ravinas poderão cortar a circulação na comunidade de Ana Ngueve, distrito urbano de Calumbo, Viana.

A população com receio já está a abandonar a localidade.

Quem segue o impacto desta erosão do solo é repórter LAC Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina

Ravinas poderão cortar a circulação na comunidade de Ana Ngueve, distrito urbano de Calumbo, em Viana.

….

Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas últimas 24 horas.

Foram registados 29 novos casos, 14 pacientes recuperados e não houve a notificação de nenhum óbito

….

O Sagrada Esperança venceu, esta tarde, em Calulu, o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, por 2-0, em jogo da jornada 23 do Girabola2021/22.

..

O jornalista José Silva desenvolve a página desportiva

….

Foi o desporto na hora informativa com o jornalista José Silva

….

Vamos agora saber como está o mundo nesta quarta-feira

O número de mortes na sequência do ciclone Gombe em Moçambique subiu hoje de 17 para 20, indica a Organização Internacional das Migrações (OIM) com base nos dados mais recentes do Instituto Nacional de Gestão de Desastres.

De acordo com um boletim da OIM, nas províncias atingidas (Nampula e Zambézia) há pelo menos 400.175 pessoas afectadas, 82 feridos e 20 mortes, a par de danos em 301 escolas, 691 salas de aula e 17 centros de saúde.

Estima-se que haja 24.000 pessoas deslocadas.                   

As autoridades da saúde de São Tomé e Príncipe revelaram hoje que vai destruir mais de 50 mil doses da vacina Astrazeneca doadas por Portugal em Dezembro do ano passado, cujo prazo de validade expira este mês.

A informação foi revelada pela ministra da Saúde Filomena Monteiro, que explicou que o seu país não teve “tempo material para absorver essas vacinas, porquanto o país já tinha outras”.

A ministra da Saúde defendeu que o Governo não deveria ter recebido este lote de vacinas em Dezembro, explicando que o prazo de validade já indicavam que não seria possível a sua administração à população tendo em conta a fraca adesão ao processo de vacinação.

….

 

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, esta quarta-feira, que um aumento global dos casos de Covid-19 poder ser “a ponta do iceberg”, numa altura em que muitos países registam, também, uma queda nas taxas de testagem das populações, reporta a Reuters.

De acordo com os dados mais recentes, o número de novas infecções subiu oito por cento, a nível global, na semana passada, tendo como termo de comparação a semana anterior.

“São de esperar surtos, particularmente em áreas onde as medidas para prevenir a transmissão foram levantadas. Contudo, há níveis inaceitavelmente elevados de mortalidade em muitos países”, avisou ainda Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira, em declarações aos jornalistas.

O Tribunal Internacional de Justiça ordenou hoje que a Rússia suspenda a invasão à Ucrânia o mais rapidamente possível.

Mostrando-se “profundamente preocupada” com o “uso da força pela Federação Russa na Ucrânia”, a juíza Joan Donoghue deixou um aviso ao Kremlin: “O tribunal está completamente consciente da extensão da tragédia humana que está a ter lugar na Ucrânia”.

As ações das forças russas “levantam problemas muitos sérias à luz do direito internacional”, acrescentou a juíza.

………

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu para que os americanos aumentem a doação de equipamentos militares e a criação de uma nova aliança de países. Segundo ele, as instituições criadas após a Segunda Guerra Mundial já não são suficientes.

……….

Joe Biden anunciou que os Estados Unidos vão enviar mais armas e dinheiro para a Ucrânia devido à guerra travada no seu território desde a invasão da Rússia. O Presidente norte-americano declarou que seriam enviados sistemas de defesa antiaérea e antitanques, assim como drones militares para reforçar a capacidade militar ucraniana face ao ataque russo.

Biden disse ainda que seriam enviados mais 800 milhões de dólares em assistência para a Ucrânia. Desde que está na Casa Branca já enviou mais de dois mil milhões em ajuda para Kiev

………..

A jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, volta a antena da LAC, para mais uma análise a volta dos últimos desenvolvimentos do conflito.

…..

Jornalista angolana Ana Margoso, radicada no Reino Unido, e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

….

Tremor de terra deixa mais de dois milhões de japoneses às escuras

O Japão foi atingido por um forte tremor de terra na noite desta quarta-feira. O sismo, de 7,3 na escala de Richter, fez-se sentir sobretudo nas regiões de Miyagi e Fukushima e ocorreu às 23H36, hora local. O epicentro foi localizado junto à costa de Fukushima e motivou um alerta de tsunami por parte das autoridades, mas de acordo com a televisão pública japonesa a onda resultante da atividade sísmica não ultrapassou os 20cm.

O terramoto deixou mais de dois milhões de pessoas sem energia elétrica e provocou o descarrilamento de um comboio na região de Tohoku. Seguiam cerca de 100 pessoas a bordo e não há registo de feridos.

Assim está o mundo nesta quarta-feira

…..

De volta a actualidade nacional…e porque vem aí o dia do Pai

O executivo angolano diz-se preocupado com o aumento dos conflitos e desestruturação familiar, fuga à paternidade e a Maternidade.

Neste sentido, o MASFAMU promove esta sexta-feira o Acto Central do dia do Pai, 19 de Março, sob o lema: “ Pais Unidos pela Harmonia e Coesão Familiar”.

Jornalista Manuel Augusto

Jornalista Manuel Augusto

Executivo angolano, está preocupado com o aumento dos conflitos e desestruturação familiar, fuga à paternidade e a Maternidade.

Data de Emissão: 16-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados