Edição de 16 de Março de 2022
 

Kwanza é a moeda que mais se valoriza face ao dólar, desde Janeiro, segundo Bloomberg.

Investigadores revelam ligação de Álvaro Sobrinho a desvio de milhões de dólares para projecto social no País.

Sagrada-Libolo jogam hoje para o Girabola.

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo diz que acordo sobre “garantias de segurança” está próximo.

Ponto

Quarta-feira 16 de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Emanuel Catilina e Galassio Santana. Apresenta a Cristina Miranda.

Ponto

Boa tarde,

O Kwanza foi a que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 porcento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do `rating`.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, a moeda recuperou 20 porcento face ao dólar desde o início do ano, numa lista em que o rublo russo está na última posição, perdendo 37 porcento face ao valor actual do dólar.

De acordo com a Bloomberg, as exportações do petróleo angolano representam mais de 90 porcento das receitas de exportações do país, e a economia angolana deverá crescer 2,9 porcento este ano, depois de cinco anos de recessão económica.

Quanto a valorização do kwanza face ao dólar, o consultor Galvão Branco, entende que apesar do preço do barril de petróleo influenciar, resulta também da política cambial adoptada pelo Banco Nacional de Angola.

RD – GBranco 1

Galvão Branco disse também que face  este cenário é preciso olhar para as reservas internacionais líquidas, no sentido de garantirem pelo menos nove meses de importações.

RD – GBranco 2

Consultor Galvão Branco.

Kwanza foi a que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 porcento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do `rating`, segundo a Bloomberg.

Uma investigação editorial divulgou novos documentos sobre a participação do Banco Espírito Santo Angola e do seu antigo presidente Álvaro Sobrinho num esquema para desviar milhões de dólares de um projecto de habitação social no país.

Jornalista Pedro Fernandes.

RD – PFernandes

Jornalista Pedro Fernandes.

Ponto

Mais de 30 casos de violência sexual contra a criança foram registados de Janeiro a Fevereiro do presente ano, em todo país, pelo Instituto Nacional da Criança (INAC).

Mais dados com o repórter Manuel Augusto.

RD-MAugusto

Repórter Manuel Augusto

Instituto Nacional da Criança regista mais de 30 casos de violência sexual contra a criança de Janeiro a Fevereiro deste ano.

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, destacou os compromissos internacionais assumidos por Angola que visem a igualdade de facto entre mulheres e homens bem como a transversalidade da igualdade de género em todas as agendas internacionais.

Faustina Alves de Sousa falava em nome do Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP por ocasião da sexagésima sexta Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU que decorre em Nova Iorque

RD-FAlves 1

A ministra também ressaltou os compromissos de Angola com a sustentabilidade e as alterações climáticas e sublinha as prioridades assumidas com a presidência da CPLP.

RD-FAlves 2

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa, que em Nova Iorque participa na sexagésima sexta Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU.

Publicidade

Transmitir uma informação mais adequada sobre o período de transição da Rádio Nacional é um dos principais objectivos que nortearam os autores do livro ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que será apresentando amanhã à tarde no Pátio da LAC.

Esta informação foi manifestada por Guilherme Mogas, coordenador do livro e antigo director-geral da Rádio Nacional de Angola.

RD – GMogas

Guilherme Mogas, coordenador do livro ‘Contributos Para a História da Rádio em Angola’, que será apresentado amanhã às 16 horas no pátio da LAC.

Um grupo de alunos da nona classe da Escola 1513 da Terra Nova realizou esta manhã uma visita de estudo à LAC, com o objectivo de saber mais sobre o funcionamento da Rádio.

Olímpia Josefa, professora de Língua Portuguesa, considera que a visita ajuda os alunos a saberem mais sobre as técnicas do jornalismo.

RD – OJosé

Olímpia José, professora de Português da nona classe na Escola da Terra Nova frequentada pelos alunos Isabel Bandeira e Benvindo Micael, que ficaram mais informados sobre o funcionamento da rádio.

RD – Opiniões-Alunos

Opiniões de dois alunos da Escola 1513 da Terra Nova que realizaram esta manhã uma visita de estudo aos estúdios da LAC.

Ponto

A circulação na comunidade de “Ana Nguengue”, distrito de Calumbo, está ameaçada devido a ravinas que ameaçam engolir casas, situação que já está fazer fugir a população da localidade.

Repórter Fortunato cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Ponto

Do desporto,

O Recreativo do Libolo defronta esta tarde o Sagrada Esperança em jogo de antecipação da vigésima terceira jornada do Girabola.

As duas equipas defrontam-se a partir das 15 horas na vila de Calulu, com a equipa da Lunda Norte, que ocupa a segunda posição na prova, a procurar encurtar a distância do líder Petro de Luanda.

Já o Libolo, que joga em casa, busca mais uma victória que permitirá a equipa sair do oitavo lugar onde se encontra com 31 pontos.

Os avançados Afimico Pululu, do Greuther da Alemanha, Dereck Kutesa, do Waregem da Bélgica, Lucas João, do Reading da Inglaterra e os médios Beny, do Trofense de Portugal, e Jaredi, do Petro de Luanda, são as novidades da convocatória da Selecção Nacional de Futebol para os jogos particulares com a Guiné Bissau e Equatorial, agendados para os dias 26 e 29, no Algarve, enquadrados na data FIFA.

Pedro Gonçalves convocou 28 jogadores, e deixou de fora Gelson Dala, por solicitação de dispensa.

Na Europa, hoje ficam concluídos os oitavos de finas da liga dos campeões com os jogos, Lille-Chelsea. Nesta partida a equipa inglesa está em vantagem devido a victória de 2-0, na primeira partida.

No outro jogo da noite, o Villareal de Espanha vai a Itália defrontar o Juventus, num jogo em aberto devido ao empate, a um golo, da primeira mão.

Ontem, o Benfica conseguiu o passe para os quartos-de-final da competição ao vencer na Holanda o Ajax por 1-0. Já o Manchester United ficou pelo caminho com a derrota, também de 1-0, diante o Atlético de Madrid, que chega assim as quartos-de-final da liga dos campeões.

Ponto

Na política internacional,

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que a Rússia e a Ucrânia estão próximas de chegar a um acordo para garantir a segurança no país.

“As negociações não são fáceis, pelos motivos óbvios”, afirmou, citado pela Reuters, referindo, porém, que “existe alguma esperança em chegar a um compromisso”.

“Há uma série de formulações dos acordos com a Ucrânia sobre o estatuto de neutralidade e garantias de segurança que estão prestes a ser alcançadas”, afirmou o chefe da diplomacia russa, segundo a agência noticiosa russa Interfax.

Entretanto, chefes dos governos da Polónia, República Checa e Eslovénia estão na Ucrânia para expressar o “apoio inequívoco” da União Europeia aquele país.

O que no entender da jornalista Ana Margoso, é um sinal de segurança na Europa é fundamental.

RD – Amargoso

Jornalista Ana Margoso.

…                                           

As forças armadas do Mali (FAMA) mataram um total de 16 rebeldes e destruíram bases ‘jihadistas’ em várias intervenções militares na semana passada, no âmbito das operações antiterroristas “Maliko” e “Kélétigui”, declarou hoje o Ministério da Defesa maliano.

Como parte da operação “Maliko”, o exército do Mali matou um alegado rebelde e confiscou munições em várias operações entre 08 e 15 de Março em Diabaly, na região de Ségou.

Por outro lado, as tropas malianas conseguiram repelir um ataque ‘jihadista’ após uma patrulha militar ter sido emboscada na floresta de Serma em Boni (centro-sul). Neste ataque, 12 rebeldes foram mortos.

Congressistas republicanos eleitos pela Florida acusaram o chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, de “trair” a luta pela liberdade na Venezuela e de colocar em risco a segurança dos Estados Unidos ao negociar com o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Segundo a Casa Branca, as negociações tiveram como objectivo discutir questões como “segurança energética” após a subida do preço do petróleo e do gás desde o início da invasão russa da Ucrânia.

Ponto

Recapitular

Fecho

 

 

Data de Emissão: 16-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados