Edição de 15 de Março de 2022
 

Polícia investiga morte em simultâneo de detidos em cela numa esquadra de Cacuaco.

Relatos populares apontam para pelo menos dez mortes..Polícia fala em duas vítimas

INAC regista mais de 30 casos de violência sexual contra menores entre Janeiro a Fevereiro deste ano.

Arrancou em Maputo o julgamento da ex-ministra do Trabalho moçambicana

No vigésimo dia de guerra..Russos e Ucranianos continuam a não encontrar acordo para o cessar-fogo

Mundo concentra-se na guerra no leste da Europa, enquanto voltam a aumentar os casos de Covid-19 em várias regiões. 

Ponto-LAC Informação 2

No dia de expansão da luta armada de libertação nacional Luanda registou 31 graus de máxima e 26 de mínima. Marcamos o tempo na notícia. 

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

….

Ponto-Forte

Boa noite,

…. 

A Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal-SIC em Luanda investigam as causas que terão levado a morte em simultâneo de detidos na quadragésima primeira esquadra localizada no bairro Balumuka, no município de Cacuaco.

De acordo com o Novo jornal, relatos de populares e familiares das vítimas, apontam para pelo menos 10 mortos, números, entretantos não confirmados pela Polícia.

Segundo os relatos os reclusos caíram inanimados após consumirem chá oferecido pelos efectivos da corporação em serviço no dia 05 de Março, mas só a autópsia irá confirmar as causas das mortes.

A LAC tentou contactar o Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional para mais esclarecimentos do caso, mas sem sucesso.

Entretanto, citado hoje pela Voz da América, o porta-voz do comando provincial superintendente Nestor Goubel, fala em duas vítimas mortais.

“O comando provincial teve o conhecimento desta informação e sabemos apenas que são dois detidos que pereceram no hospital municipal de Cacuaco”, disse o oficial da Polícia.

Já o Novo Jornal, apurou junto dos familiares das vítimas, que o caso remonta a 05 de Março, quando as vítimas, que, no dia hoje, 15 de Maço, ainda não foram sepultadas devido a atrasos nos exames da autópsia que os familiares das vítimas estão a exigir à polícia.

……

Mais de 30 casos de violência sexual contra a criança foram registados de Janeiro a Fevereiro do presente ano, em todo país, pelo Instituto Nacional da Criança (INAC).

Mais dados com o Jornalista, Manuel Augusto.

….

RD-MAugusto

….

Instituto Nacional da Criança regista mais de 30 casos de violência sexual contra a criança de Janeiro a fevereiro do presente ano.

INAC que assinala amanhã, 16 de Março, 31 anos desde a sua fundação. 

Mulheres de vários segmentos marcharam, esta terça-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, para repudiar abusos, violação dos seus direitos e condenação da descriminação social.

Durante a marcha as mulheres exibiram cartazes que apelaram ao respeito e cumprimento do lema “Igualdade de género hoje, para um amanhã sustentável “.

….

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, destacou nesta terça-feira os compromissos internacionais assumidos por Angola que visem a igualdade de facto entre mulheres e homens bem como a transversalidade da igualdade de género em todas as agendas internacionais.

Faustina Alves de Sousa falava em nome do Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP por ocasião da sexagésima sexta Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU que decorre em Nova Iorque 

….

RD-FAlves 1

….

A ministra também ressaltou os compromissos de Angola com a sustentabilidade e as alterações climáticas e sublinha as prioridades assumidas com a presidência da CPLP.

….

RD-FAlves 2

….

Para Faustina Alves o encontro que analisa o Estatuto da Mulher é um palco privilegiado para a congregação de esforços em torno da luta para a promoção da igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. 

RD-FAlves 2

Faustina Alves de Sousa, Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, que em Nova Iorque participa na sexagésima sexta Sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher da ONU.

…..

Ponto

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu hoje as chaves da câmara municipal de Mindelo, Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, das mãos do seu presidente.

A cerimónia ocorreu na sede do poder municipal de São Vicente, na presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, das Primeiras-Damas dos dois países e das delegações oficiais que acompanham os dois Chefes de Estado.

No segundo dia da sua visita de estado a Cabo Verde, o presidente João Lourenço deslocou-se a Ilha de São Vicente, a segunda maior do arquipélago cabo-verdiano. 

….

O Presidente angolano quem em Cabo Verde defendeu a via do diálogo para a resolução do conflito entre a Rússia e Ucrânia.

João Lourenço que discursava ontem a noite, no jantar oferecido pelo seu homólogo José Mária Neves, no âmbito da sua visita de estado, entende que, “talvez tenha havido nos últimos anos a oportunidade de dialogar e negociar para se prevenir a guerra.

O chefe de estado termina amanhã a sua visita oficial de dois dias a Cabo Verde.

……

Horas…..

Na politica interna

O Secretariado do Bureau Político do MPLA apreciou hoje o Plano Legislativo para o ano de 2022, elaborado na base dos próximos desafios políticos com destaque para as eleições gerais de Agosto do corrente ano.

Esta informação costa do comunicado final da quarta reunião extraordinária, sob convocação do presidente do MPLA, João Lourenço, orientada pela vice-presidente do partido, Luísa Damião.

O MPLA exortou também os angolanos a exercerem o seu direito constitucional de votar nas eleições gerais previstas para agosto próximo, num ambiente de perfeita harmonia e liberdade devendo, para o efeito, actualizar os dados por via do Registo Eleitoral Oficioso, caso tenham alterado a sua residência.

a reunião abordou ainda a agenda para a II Sessão Ordinária do Comité Central e o Projecto de Resolução que aprova o Regulamento do Conselho de Honra do MPLA, instituído por altura da realização do VIII Congresso Ordinário, realizado em Dezembro de 2021.

Os membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA enalteceram a intenção de Angola promover uma Cimeira com o objectivo de reflectir-se sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais em África.

…..

O Presidente da UNITA e Líder da Frente Patriótica Unida (FPU), afirmou que plataforma política eleitoral, continua a negociar com outras forças da sociedade para integrar o referido projecto político.

Adalberto Costa Júnior falava em entrevista a Voz da América, em Washington Estados Unidos.

…..

RD-ACJúnior 1

……

Adalberto Costa Júnior voltou a falar da necessidade do diálogo institucional em Angola e diz que a FPU que integra a UNITA, o Bloco Democrático e o Projecto PraJá-Servir Angola, solicitou um encontro com o presidente da república.

……

RD-ACJúnior 2

……

Em ano de eleições o político entende que deve-se se olhar para as eleições com normalidade, e não como algo de vida ou morte.

…..

RD-ACJúnior 3

…..

Presidente da UNITA e Líder da Frente Patriótica Unida (FPU), Adalberto Costa Júnior, que se encontra em visita de trabalho nos Estados Unidos da América.

RD-EXTRATO-SOM GUERRA

……

Num dia como hoje, 15 de Março, há 61 anos, acontecia a expansão da luta armada de libertação nacional.

Foi no dia 15 de Março de 1961 que guerrilheiros ligados a UPA-FNLA, deram início a uma série de ataques à quarteis e fazendas de colonos portugueses. 

….

País celebra hoje o dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional, instituído no ano passado.

……

Tudo começou há 58 anos. A rádio na memória dos factos.

….

Holden Roberto antigo guerrilheiro e presidente da FNLA, na altura fora do país, mostrou-se surpreendido com os ataques

…..

RD-HRoberto

….

Nacionalista Holden Roberto e os momentos que marcaram o 15 de Março.

…..

Pedro Santos Rodrigues também guerrilheiro da UPA-FNLA, fala de como foram preparados os ataques

…..

RD-PSRodrigues

….

Pedro Santos Rodrigues antigo guerrilheiro da UPA e os relatos de um facto que marca a história do país. Há 61 anos tiros e ataques marcaram a luta de libertação nacional.

…… 

Álvaro da Silva Tavares, antigo governador-geral de Angola, na altura dos factos, diz que foi um momento difícil para o regime colonial

…..

RD-ATavares

….

A rádio e a história do país. Depoimentos captados de uma reportagem da rádio televisão portuguesa-RTP, sobre a guerra colonial em Angola

…..

Adriano Moreira antigo ministro do ultramar considerou o acto um crime contra a humanidade

…….

RD-Amoreira

…..

Adriano Moreira antigo ministro do ultramar e as recordações dos ataques de 15 de Março de 1961

……

Ponto-SOM de Guerra

O país honra os seus heróis e são recordados no Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional, data de celebração nacional.

Ponto-Os Factos

O kwanza foi a moeda que mais valorizou desde o princípio do ano face ao dólar, ganhando 20 por cento, impulsionada pela subida dos preços do petróleo, aumento da estabilidade macroeconómica, política monetária e subida do “rating”.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, citada pela Lusa, a moeda nacional recuperou 20% face ao dólar desde o início do ano, numa lista em que o rublo russo está na última posição, perdendo 37 % face ao valor actual do dólar.

O preço do petróleo, apesar do abrandamento dos últimos dias na subida dos preços, quase duplicou de valor no ano passado, chegando a 139 dólares já este mês, o que representa uma valorização de 28% desde o início do ano, ainda que um barril de petróleo já esteja actualmente a ser transaccionado a cerca de 100 dólares.

As exportações angolanas representam mais de 90% das receitas de exportações, cuja a economia deverá crescer 2,9% este ano.

…..

Ponto-Vector

…..

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, disse que Angola necessita de quadros competentes, para o desenvolvimento do sector das Indústrias.

Diamantino Azevedo, manifestou esta pretensão ontem no Campus da Universidade Agostinho Neto, durante o lançamento de dois Cursos de Mestrado de Prospecção e Exploração de Diamantes, que serão ministrados naquela Academia.

…….

RD – Diamantino Azevedo 1

…….

Diamantino Azevedo, deu ainda como exemplo a seguir no capítulo da  melhoria da qualificação dos quadros nacionais, a formação obtida por universitários angolanos que regressaram recentemente de Itália, depois de feito formação na multinacional petrolífera ÉNÍ.

…….

RD – Diamantino Azevedo 2

……..

Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

E, Eugénio Silva, Secretário de Estado do Ensino Superior, reconhece a existência de uma lacuna na formação científica na área dos diamantes, e que os Cursos se enquadram na estratégia governamental de formação de quadros.

……..

RD – Eugénio Silva

…….

Eugénio Silva, Secretário de Estado do Ensino Superior quando discursava ontem em Luanda, durante o lançamento dos Curos de Mestrado de Prospecção e Exploração de Diamantes que serão ministrados na Universidade Agostinho Neto. 

….

Ponto

Daqui a Pouco

Moçambique recebe amanhã visita do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, em destaque cooperação bilateral e CPLP

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, reconhece impossibilidade da adesão do país à NATO

….

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

….

O livro contributos para a história da “Contributos Para a História da Rádio em Angola”, vai ser lançado na quinta-feira, dia 17, a partir das 16 horas, no pátio da LAC.

Os autores têm a noção de que o livro não esgota o património de conhecimentos sobre a história da radiodifusão angolana, sobretudo aquela que começou a ser feita depois da proclamação da independência em 1975. Daí, a escolha do título, ‘Contributos para a História da Rádio em Angola’.

Foi esta a razão invocada pelo coordenador da obra, Guilherme Mogas, para justificar a concretização do documento histórico, que será apresentado nesta quinta-feira às 16 horas, no pátio da LAC.

RD-GMogas

…Guilherme Mogas, coordenador do livro ‘Contributos para a História da Rádio em Angola’, que o público poderá adquirir esta quinta-feira, dia 17, às quatro da tarde no pátio da LAC.

No mês dedicado às mulheres, o jornalista José Rodrigues tomou hoje o Café da Manhã com a directora do Capital Humano, BAI, Irene Marisa Graça, que entende que ainda constitui um desafio para as organizações a valorização dos seus colaboradores.

O empoderamento das mulheres é outro desafio que se impõe a nossa sociedade, segundo Irene Graça.

RD-IMGraça1

Irene Graça ainda tenciona materializar a ideia de dedicar-se a tempo inteiro às franjas mais vulneráveis e sobretudo apostar na sua educação, factor fundamental para que haja equidade no género, e para o desenvolvimento individual e colectivo.

RD-IMGraça 2

A convidada de hoje do Café da Manhã, questiona o mais alto magistrado do país e os homens no geral sobre o que de facto se tem feito para que as nossas mulheres assumam realmente papéis mais relevantes, na tomada de decisão.

RD-IMGraça 3

Excertos da edição de hoje do Programa Café da Manhã, conduzido pelo jornalista LAC, José Rodrigues.

Horas…

….

Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas últimas 24 horas.

Foram registados 25 novos casos, 35 pacientes recuperados e não houve a notificação de nenhum óbito

As ravinas poderão cortar a circulação na comunidade de Ana Ngueve, distrito urbano de Calumbo, Viana. 

A população com receio já está a abandonar a localidade.

Quem segue o impacto desta erosão do solo é repórter LAC Fortunato Cabina.

RD-FCabina 

Repórter Fortunato Cabina

Ravinas poderão cortar a circulação na comunidade de Ana Ngueve, distrito urbano de Calumbo, em Viana.

Ponto-LAC Informação 1

….

Vamos agora saber como está o mundo nesta terça-feira

A antiga ministra do Trabalho, governadora de Sofala e ainda embaixadora de Moçambique em Angola, Helena Taipo, está entre os 11 réus acusados de crimes de peculato, abuso de confiança, participação económica em negócio e ainda crimes de falsificação, no uso de 1,6 milhões de euros, retirados das contas do estado moçambicano.

A Oitava Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, Moçambique começou hoje a julgar 11 réus.

 acusados no desvio de 1,63 milhões de euros do Estado. Entre os réus está a antiga ministra do Trabalho, Helena Taipo, que também já foi embaixadora moçambicana em Angola.

É um sinal positivo no combate à corrupção. Significa que as instituições estão a trabalhar. O sistema funcionou, foi capaz de detectar esta fraude, no que diz respeito ao combate à corrupção, mas agora entramos numa fase em que a justiça vai ter que com vista a reforçar sua credibilidade“, explicou Dércio Alfazema.

De referir que a audição propriamente dita dos réus tem início esta quarta-feira, um acto que deverá prolongar-se até ao dia 12 de Abril deste ano, mas sem direito a cobertura em directo pelos órgãos de comunicação social. 

E Moçambique recebe amanhã o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai á Maputo para uma visita de estado entre 16 e 21 de março.

Na agenda destaque para a cooperação militar, económica e cultural, esperando também uma troca de “pontos de vista” sobre o momento actual.

Em declarações aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “vários temas fundamentais” irão ser abordados durante a sua deslocação, começando por destacar a cooperação que Portugal está a fornecer, “no plano da formação militar”, a Moçambique.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua na ordem do dia e já falamos que o Presidente da República defendeu a diálogo para a resolução da crise.

Posição defendida também pela jornalista Ana Margoso.

RD – Amargoso

Jornalista Ana Margoso.

Ponto

O número de novos casos de Covid-19 registados em França está a aumentar. Na segunda-feira, registaram-se mais de 65 mil novas infeções em 24 horas.

Apesar disso, as autoridades gaulesas mantiveram o calendário que prevê o fim da apresentação dos certificados digitais e o uso obrigatório de máscara em locais fechados, com exceção dos transportes públicos, hospitais ou lares.

Na Alemanha, a pandemia volta a atingir níveis críticos e, de acordo com o Governo germânico, a situação vai piorar. O país tem registado números galopantes de novas infeções voltando aos níveis do início da pandemia, com cerca de 253 mil novos casos por dia.

O Reino Unido anunciou que vai iniciar o programa de quartas doses de vacinas contra a Covid-19 no final de março, para pessoas com mais de 75 anos.

O país assiste a um aumento de novos casos pela primeira vez desde o final de janeiro.

Na Ásia, a Coreia do Sul registou, esta terça-feira, um recorde de mortes diárias atribuídas à Covid-19. 293 morreram devido à doença em 24 horas. O número de casos está a aumentar consideravelmente, no entanto o Governo assegura que a resposta médica do país permanece estável.

A China está a enfrentar uma explosão de novos casos de Covid-19 inédita desde que a doença apareceu em Wuhan, em 2020.

A situação é mais preocupante na província de Jilin, no nordeste do país.

Milhões de chineses estão em quarentena.

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 15-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados