Edição de 11 de Março de 2022
 

Três cidadãos morrem na Huíla após desabamento de terra na região mineira de Cassinga

Unitel volta a esclarecer falhas na rede e não descarta hipótese de sabotagem

BP-Angola e ENI-Angola criam nova empresa para a exploração conjunta de petróleo e gás no país

Ramaphosa confirma a Nyusi apoio da África do Sul à candidatura de Moçambique para o Conselho de Segurança da ONU

Putin admite progressos positivos nas conversações com a Ucrânia

Ucrânia que acusa a Rússia de lançar ataque à Bielorrússia a partir do seu espaço aéreo, para justificar a entrada da Bielorrússia na guerra.

Dia marcado com ameaça de chuva em Luanda com a capital a registar 30 de máxima e 26 graus de mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Mauro Costa e técnica final de Anacleto José. Hora Informativa na LAC é com a Maria La-Vieter e o António Videira.

…..

Três cidadãos morreram e outros dois ficaram gravemente feridos, na sequência do desabamento de terra na localidade de Cassinga, município da Jamba, província da Huíla, quando as vítimas faziam escavações para exploração de ouro.

O incidente que correu na quarta-feira foi hoje confirmado pelo administrador comunal-adjunto de Cassinga, José Cahala.

A mina artesanal e ilegal em que as vítimas escavavam tem oito metros de profundidade e viu desabar a parte superior por volta das 22 horas, na localidade de Mupopo, a 37 quilómetros da vila da Jamba “mineira”, província da Huíla, disse o responsável.

Segundo ainda José Cahala, os corpos das vítimas só foram resgatados 24 horas depois, num trabalho que contou com o apoio dos bombeiros e Polícia Nacional, tendo sido sepultados com o apoio da administração local.

Os outros dois cidadãos do mesmo grupo estão gravemente feridos e recebem assistência médica no hospital do município do Cuvelai, no Cunene, de onde são originários.

…..

Nos últimos dias temos nos deparado várias vezes com este sinal, quando tentamos fazer uma ligação através da operadora de telefonia UNITEL…..

Uma situação recorrente e que tem deixado os utentes ou consumidores agastados, não está fácil comunicar.

…..

Clientes Unitel e as falhas constantes na rede da operadora de telefonia móvel……

Falhas que podem estar ligadas a uma acção de sabotagem segundo hipótese avançada pela Direcção da UNITEL. 

A empresa voltou a chamar hoje a imprensa para esclarecer a situação. 

Jornalista Pedro Fernandes.

…..

Pedro Fernandes que esteve na Conferência de Imprensa realizada hoje pela UNITEL.

Operadora de Telefonia volta a esclarecer falhas na rede e não descarta hipótese de sabotagem.

….

O Presidente da República, João Lourenço, efectua a partir de segunda-feira, uma visita oficial de dois dias a Cabo Verde.

Fontes oficiais na capital cabo-verdiana indicam que serão assinados vários acordos de cooperação, entre os quais um na área dos transportes que deve definir uma parceria entre as companhias aéreas da bandeira, angolana TAAG e cabo-verdiana T-A-C-V.

O assunto foi tema de conversa da visita do Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, a Angola, o primeiro país por ele visitado depois da posse em Novembro, e da deslocação à Praia do ministro angolano dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, em Outubro.

João Lourenço vai encontrar-se com o seu homólogo José Maria Neves e com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e visitará a ilha de São Vicente na terça-feira.

O chefe de estado angolano responde assim ao convite de Neves feito durante a sua visita a Luanda em Janeiro.

….

João Lourenço que já está em Luanda, após cumprir dois dias de visita à província do Cuando Cubango, no quadro da sua presidência aberta e governação de proximidade.

Na sua agenda desta sexta-feira o presidente da república visitou localidade do Missombo, antiga cadeia de repressão colonial, onde se perspectiva a transformação do equipamento prisional em complexo museológico, político e social.

Antes o presidente orientou uma reunião com o Governo da Província, onde recebeu informações sobre vários projectos sócio-económicos. 

O governador pediu a intervenção do presidente da República, para a conclusão ou reabilitação das estradas, por forma a permitir o desenvolvimento daquela região.

José Martins que fazia hoje de manhã o balanço ao chefe do executivo, da situação sócio económica da província sublinhou a necessidade de conclusão de obras de subordinação central, para permitir a mobilidade de pessoas e bens.

O governador do Cuando Cubango acredita que a província se devidamente apoiada, poderá arrecadar mais receitas para melhorar outros sectores como o ensino superior.

José Martins, pediu um reforço financeiro, para a reabilitação do Hospital Sanatório no Menongue.

Avançou que devido a extensão territorial do Cuando Cubango, a reestruturação dos aeródromos seria benéfica, a melhoria dos serviços de comunicação, colocação de mais esquadras e efectivos, assim como a colocação de multicaixas em toda a província.

José Martins também solicitou que o programa Kwenda priorize outras regiões, principalmente mais próximas da Namíbia.

No que se refere ao sector energético o governador do Cuando Cubango revelou que a população não tem luz, nem para ouvir as notícias, e há um único posto de combustível no Menongue para abastecer toda a província.

Governador do Cuando Cubango, José Martins hoje durante um encontro com o presidente da República e membros do executivo central em que expôs as múltiplas dificuldades da província, que condicionam o seu desenvolvimento da província.

….

Em relação a distribuição de energia eléctrica o Ministro João Baptista Borges, reconhece as carências e os constrangimentos com a energia distribuída através de fontes térmicas e aponta soluções.

…..

Ministro da Energia e Águas João Baptista Borges.

…..

O governador pediu mais esquadras, mais efectivos e melhores condições de acomodação para os efectivos da polícia nacional.

O Ministro do Interior Eugênio Laborinho tomou nota e diz que já há um trabalho em curso

…..

O Cuando Cubango também vai ganhar uma unidade de reação e patrulhamento e estão a ser feitos acertos para assegurar as eleições gerais de agosto.

….

Eugênio Laborinho promete também melhorar as condições da polícia de Guarda Fronteira.

…..

Ministro do Interior Eugênio Laborinho e os desafios do seu sector na província do Cuando Cubango.

…..

E as obras do Pólo Universitário de Menongue serão retomadas em breve, após a empresa responsável pela obra ter sido levada a tribunal por incumprimento do contrato.

….

Secretario de Estado Para o Ensino Superior Eugénio Silva e as obras do Pólo Universitário de Menongue, Cuando Cubango.

….

Estas foram algumas das questões avaliadas durante a reunião entre o Presidente da República, com o Governo da Província, onde recebeu informações sobre vários projectos sócio-económicos. 

João Lourenço já está em Luanda, após cumprir dois dias de visita à província do Cuando Cubango, no quadro da sua presidência aberta e governação de proximidade.

…..

Daqui a pouco

Mulheres invisuais reclamam papel mais interventivo na sociedade.

Nelo de Carvalho já não canta amanhã no Palácio de Ferro

Belas e Perigosas domingo no palco do Centro de Conferências de Belas.

….

Para seguir a notícia no seu rádio ou no toque do seu clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

O Comité das Mulheres da Associação Nacional de Cegos e Amblíopes de Angola reclama um papel mais interventivo na sociedade para a salvaguarda dos interesses dos seus membros.

Em declarações hoje à LAC, a presidente do Comité, Julieta Fernandes apontou alguns problemas sociais das mulheres invisuais, e sugeriu que o Ministério da Saúde crie material em braille para que as gestantes possam perceber as prescrições médicas.

Julieta Fernandes entende que é preciso empoderar as mulheres invisuais para melhor servirem o país.

Julieta Fernandes, presidente do Comité das Mulheres da Associação Nacional de Cegos e Amblíopes de Angola.

A província de Luanda registou em 2021, um milhão e duzentos e oitenta mil 899 casos de malária, dos quais 45 mil e 232 em mulheres gravidas.

Em 2020, a capital do país teve o registo de oitocentos e setenta nove mil e 349 ocorrências sendo 32.987 em mulheres gestantes.  

Está informação foi avançada pelo vice-governador para área Política e Social de Luanda, Dionísio da Fonseca durante a abertura da Feira Provincial da Saúde sob o lema “Zero Malária Começa Comigo”, que encerrou hoje bairro da Baixa de Cassanje, localizado no distrito urbano da Estalagem, município de Viana.

…….

Momento agora para actualizar os dados da Covid-19 no país nas ultimas 24 horas.

Foram registados 34 novos casos, e não houve a notificação de nenhum óbito e pacientes recuperados.

….

A união nacional dos artistas e compositores de Angola, fez saber que uma boa parte dos mais de cinco mil inscritos, não paga as quotas, mesmo depois da moratória de 2019.

Esta informação foi revelada pelo secretário-geral da organização, Eliseu Major.

Sendo assim, a UNAC informa que quem não o fizer até o dia 30 de Abril, perderá os seus direitos estatutários, ou seja, não estará sob protecção da instituição e não poderá participar nas suas assembleias-gerais.

Sabe-se pra já que até a esta altura já foi reformulado o regulamento do artista, que tinha sido elaborado em 2002, e nos próximos tempos serão atribuídas novas carteiras profissionais.

Com estas iniciativas, a UNAC, espera colocar ordem na indústria de entretenimento do país.

Secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores.

A UNAC que pretende colocar ordem na indústria de entretenimento e retirar os direitos estatutários a quem não regularizar as suas quotas até o próximo dia 30 de Abril.

Belas e perigosas é o título da peça teatral que estreia no próximo domingo dia 13. 

A peça é uma adaptação do Chicago, maior musical do mundo teatral e cinematográfico, a realidade angolana.

A peça que tem a patente da produtora Mentes Fabulosas, foi escrita por Tony Frampenio, contará com a participação figuras já conhecidas na indústria de entretenimento angolano, tais como, Sílvio Nascimento, Big Nelo, Karina Barbosa.

De acordo com a Neide Van-Dunem, directora executiva do projecto, apesar de ousada, tanto pela temática como pelos painéis publicitários distribuídos pela cidade, a verdade é que a peça fala sobre a problemática da violência no lar.

Neide Van Dunem, directora executiva do musical “Belas e perigosas”, que estreia neste domingo no centro de convenções de belas em duas secções e vai retratar a violência no lar.

Por sua vez Karina Barbosa uma das actrizes, que integra o elenco, acredita que esta peça poderá elucidar as pessoas sobre os vários tipos de violência doméstica, que muitas vezes passam despercebidos.

……

Karina Barbosa uma das várias actrizes que vai participar no musical Belas e perigosas.

…..

A jovem cantora cabo-verdiana SORAIA RAMOS considerada como a sucessora de CESÁRIA ÉVORA, realiza um concerto na segunda-feira à noite no Hotel ROYAL PLAZA em Talatona.

O concerto é um dos momentos da Gala Social de homenagem ao dia internacional da Mulher, e marca o regresso do Grupo CASABLANCA ao Show Bizz, quatro anos depois da suspensão das suas actividades, como realça o empresário HENRIQUE MIGUEL ‘RIQUINHO’.

……

O empresário HENRIQUE MIGUEL ‘RIQUINHO’ e o concerto que a Cantora cabo-verdiana SORAIA RAMOS, realiza na próxima segunda-feira à noite em Luanda

….

E foi anulado o concerto de apresentação do novo disco do  músico Nelo de Carvalho intitulado Njila Yamy (o meu caminho).

O evento estava agendado para amanhã no Palácio de Ferro em Luanda, devido ao falecimento de um dos integrantes da banda que iria acompanhar o artista 

Petro de Luanda-Sagrada Esperança da Lunda Norte jogam amanhã para a quarta jornada do grupo D, da Liga dos Campeões Africanos em futebol. 

As duas defrontam-se a partir das 17 horas no 11 de Novembro, numa partida que pode confirmar já a passagem dos petrolíferos para fase seguinte da competição, já que lidera o grupo com sete pontos.

O Sagrada tem a tarefa mais difícil, já que está na última posição do grupo D, com apenas um ponto, e está obrigado a vencer amanhã, para manter em aberto a possibilidade de ainda passar a outra fase.

A ronda quatro do grupo D, abre esta tarde com o Zamalek do Egipto a receber o Wydad de Cassablanca.

Amanhã também joga-se para o Girabola. A partir das 15 horas, a Académica do Lobito recebe o Progresso e o Interclub defronta o Desportivo da Huíla, partidas a contar para a vigésima segunda jornada.

No domingo, o Cuando Cubango recebe o Kabuscorp, o Wiliete vai a Benguela defrontar o Sporting local, o Recreativo da Caála joga com Desportivo da Lunda Sul e o 1º de Agosto recebe o Recreativo do Libolo. 

Sete pessoas condenadas por ataques foram executadas esta semana no Egipto, anunciaram hoje várias organizações humanitárias, lamentando a “ausência de críticas internacionais”.

Três homens condenados por um ataque reivindicado pelo grupo “jihadista” autoproclamado Estado Islâmico (EI), que provocou a morte de oito polícias no Cairo, em 2016, foram enforcados, avançaram fontes policiais e judiciais citadas pela agência francesa de notícias AFP.

Outras quatro pessoas, condenadas por outro ataque, também foram enforcadas, de acordo com organizações locais de direitos humanos.

……

O Presidente Cyril Ramaphosa, reiterou o apoio da África do Sul à candidatura de Moçambique para o Conselho de Segurança da ONU como membro não permanente em 2022/23.

A informação foi avançada no comunicado divulgado após o encontro com o chefe de estado Moçambicano Filipe Nyusi em Pretória, África do Sul.

Os chefes de Estado da África do Sul e Moçambique instaram, esta sexta-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas a mandatar o secretário-geral, António Guterres, a iniciar um diálogo entre a Rússia e a Ucrânia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu hoje que se registarem “certos desenvolvimentos positivos” nas conversações com a Ucrânia, que não especificou, durante uma conversa em Moscovo com o seu homólogo e aliado bielorrusso, Alexander Lukashenko.

“Há certos desenvolvimentos positivos, como fui informado pelos negociadores. Neste momento, há conversações quase todos os dias”, disse Putin, sem dar mais pormenores, citado pelas agências espanhola EFE e francesa AFP.

…..

A Ucrânia diz que a Rússia lançou um ataque à Bielorrússia a partir do espaço aéreo da Ucrânia. O objetivo será justificar a entrada da Bielorrússia na guerra.

A Ucrânia acusou esta sexta-feira a Rússia de ter dado início a uma operação de “bandeira falsa” na Bielorrússia, para justificar a entrada do país aliado na guerra.

Segundo a Força Aérea russa, “aviões russos” descolaram da Bielorrússia, entraram no espaço aéreo da Ucrânia e depois “fizeram a volta” de novo para a Bielorrússia, onde levaram a cabo um ataque aéreo que visou a vila de Kopani, na região de Brest, perto da fronteira ucraniana. 

….

Data de Emissão: 11-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados